Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agônistas E Antagonistas


Visitante Rodrigo1985

Posts Recomendados

Visitante Rodrigo1985

Olá galera , estou aqui mais uma vez para compartilhar algo que achei interessante para a galera .....( Atenção cuidado com os comentários galera ) é apenas uma máteria! ( http://www.multiesportes.com.br/?p=2860 este é o link)

"Todos os músculos no corpo humano possuem seu antagonista. Sendo que, algumas vezes, o próprio músculo pode ser antagonista dele mesmo, como no caso dos músculos abdominais nos movimentos de flexão lateral da coluna. Relembrando a anatomia dos feixes retos dos músculos abdominais, estas fibras possuem uma disposição lateralizada em relação ao eixo do movimento (a coluna vertebral). Sua inserção ocorre na linha Alba – faixa tendínea que se estende do processo xifoide à sínfese púbica – esta sim, alinhada à coluna vertebral. Devido a esta lateralização das fibras do reto abdominal e pelo fato de possuírem inervações distintas, as fibras dispostas ao lado direito da coluna vertebral são agonistas para o movimento de flexão lateral para este mesmo lado, enquanto que as fibras deste mesmo músculo dispostas do lado esquerdo possuem uma ação antagônica limitando o movimento.

Bem, nessa altura você deve estar se perguntando: e o que toda essa informação pode trazer em termos de benefícios ao meu corpo?

Muitos culturistas, incluindo Arnold Schwarzenegger no seu apogeu, acreditam que treinar os músculos agonistas e antagonistas juntos é uma ótima maneira de aumentar a força e o volume muscular. Os principais benefícios deste treinamento são adicionar força para o segundo exercício.

Algumas pesquisas mostram que, quando é realizado um exercício para um grupo muscular e, em seguida, outro exercício para o grupo muscular antagonista, o desenvolvimento de força é maior para o segundo exercício. Este fator ocorre devido a um sistema conhecido como propriocepção, que possui, dentre outras características, capacidade de diminuir os riscos de lesões nas estruturas músculo-tendíneas.

Neste caso, sua ação ocorre da seguinte maneira: quando é gerada uma tensão elevada em um determinado grupo muscular, o sistema nervoso central emite um sinal para que este grupo muscular relaxe evitando que uma tensão excessiva ocasione lesões potenciais nestes músculos. Ao mesmo tempo, enquanto os músculos agonistas recebem o estímulo propenso ao relaxamento, os músculos antagonistas recebem um estímulo para contrair-se melhorando o mecanismo contra lesão (ou seja, o balanço entre relaxamento e tensão leva ao equilíbrio para evitar riscos de contusões).

Assim, quando realizamos, por exemplo, um exercício para o tríceps antes de executar um exercício para o bíceps, o primeiro torna-se mais propenso a relaxar e diminuir sua ação como músculo antagonista. Desta maneira, com o tríceps mais relaxado devido à ativação do mecanismo de propriocepção, o bíceps conseguirá exercer uma força maior estando pré-ativado com o estímulo de contração recebido pelo sistema nervoso central. Através deste mecanismo, os músculos tornam-se mais hábeis em ativar suas unidades motoras. Isto contribui com o aumento da sobrecarga das sessões de treinamento, estimulando mais as fibras musculares a se adaptarem para o crescimento.

Outra vantagem deste tipo de treinamento é que o tempo gasto na academia é muito menor se comparado ao modo tradicional. Afinal, dois grupos musculares são treinados sequencialmente sem intervalos de descanso. Assim, menos tempo na academia resulta em mais tempo de repouso que, aliado a uma alimentação adequada, acelerará seu crescimento. Isso não é ótimo?

SIGA NESTA DIREÇÃO

A partir de hoje seu programa terá uma nova divisão de sessões. As segundas e quintas-feiras você dedicará seu treinamento para os músculos do peito, costas, ombros e abdominais; terças e sextas-feiras sua dedicação será para coxas, panturrilhas, bíceps, tríceps e antebraços. Na segunda vez em que você for treinar um grupo muscular, a ordem dos exercícios deve ser invertida. Por exemplo, na terça, se você realizou o exercício de bíceps antes do exercício de tríceps, na quinta você realizará o exercício de tríceps antes do exercício de bíceps. Se possível, procure definir exercícios que possuam ângulos de movimentos parecidos, ao invés de escolher, por exemplo, qualquer exercício de bíceps e em seguida realizar qualquer exercício de tríceps. Para ajudar, recomendamos seguir nosso programa de treino para músculos agonistas e antagonistas.

ATENÇÃO

Siga este plano de treinamento por 4 a 6 semanas e, então, volte a sua rotina de treinamento. E atenção. Não repita o programa agônico-antagônico por pelo menos 8 semanas."

Treino de musculos agônicos e antagônicos em ABCD

A- Peito, costas , ombros e abdominais

Supino Inclinado (3 X 6 a 8) + Puxador vertical aberto (pulley) (3 X 8 a 10)

Supino reto (3 X 6 a 8) + Remada horizontal (3 X 8 a 10)

Crucifixo crossover (3 X 6 a 8) + Elevacao lateral (3 X 8 a 10)

Pullover (3 X 6 a 8) + Elevacao frontal (3 X 8 a 10)

Rotacao lateral cabo (3 X 6 a 8) + Rotacao medial cabo (3 X 8 a 10)

Abdominal reto (3 X 15) + Extensores da coluna com barra (3 X 8 a 10)

B- Coxas , panturrilhas , bíceps, tríceps e ante-braço

Flexora ( 3X 6 a 8 ) + extensora ( 3 X 8 a 10 )

Avanço tronco reto ( 3X 6 a 8) + Avanco Tronco Inclinado (3X 8 a 10)

Panturrilha em pé ( 3X 6 a 8) + Tibial anterior (3X 8 a 10)

Rosca direta ( 3 X 6 a 8) + Triceps pulley (3 X 8 a 10)

Rosca Scott ( 3 X 6 a 8) + Tricpes testa (3 X 8 a 10)

Rosca punho ( 3 X 15) + Rosca punho invertida (3 X 12 a 15)

4a feira = DESCANSO

C- Peito, costas , ombros e abdominais

Puxador vertical aberto (pulley) (3X 6 a 8) + Supino inclinado (3 X 8 a 10)

Remada horizontal (3X 6 a 8)+ supino reto (3 X 8 a 10)

Elevacao lateral (3X 6 a 8) + crucifixo crossover (3 X 8 a 10)

Elevacao frontal (3X 6 a 8) + pullover (3 X 8 a 10)

Rotacao medial cabo (3X 6 a 8) + rotacao lateral cabo (3 X 8 a 10)

Extensores da coluna com barra (3 X 15)+ abdominal reto (3 X 12 a 15)

D- Coxas , panturrilhas , bíceps, tríceps e ante-braço

Extensora (3X 6 a 8) + Flexora (3X 8 a 10)

Avanco tronco inclinado (3X 6 a 8) + avanco tronco reto (3X 8 a 10)

Triceps anterior (3X 6 a 8) + Panturillha em pe (3X 8 a 10)

Triceps puley (3 X 6 a 8)+ Risca direta (3 X 8 a 10)

Triceps testa (3 X 6 a 8)+ rosca scott (3 X 8 a 10)

Rosca punho invertida (3 X 15)+ rosca punho (3 X 12 a 15)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Visitante Rodrigo1985

E aí galera o que vcs acharam da matéria?

````````````

`Evite Flood - Postar duas mensagens ou mais consecutivamente é considerado flood. Esqueceu de colocar alguma informação em seu post ? É para isto que existe a possibilidade de editá-lo. Postar para colocar o tópico no topo do fórum também é considerado flood. Evite também posts com contéudo inútil, contendo risadas, apenas dizendo sim, não, ou ok e posts que não adicionam nada a discussão.

Punição: Aviso

Reincidência: 07 Dias de Punição

Segunda Reincidência: Banimento

Editado por Pengo
flood
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estou treinando peito e costas no mesmo dia e sinceramente o treino está muito intenso e desgastante ainda mais que na maioria das vezes estou fazendo bí-set e esses treinei tão intenso que eu por varias vezes deitava no banco do supino pra descansar e tb varias vezes balançava a cabeça pra não ficar tonto mas eu estou gostando dos resultados é como diz a velha frase no pain no gain, sem dor sem ganhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Rodrigo1985

Bom não sei avaliar se o treino é bom ou ruim, mas so tentando pra saber se dara resultado.

Vou salvar este treino e quem sabe daqui alguns meses testo ele!!

vlwss

Concerteza! Não há como apenas olhar um treino desses e dizer é fraco ou muito ruim ou então é muito bom sem ter experimentado , eu particularmente antes de colocar fiz um treino de um mês apenas com peito e costas no mesmo dias e não em agônicos e antagônicos e acabei ganhando um pouco mais de densidade nas costas pois estava precisando e um pouco de volume no peitoral , gostei muito! rssrsrs. Agora a matéria é interessante e serve apenas para dar uma variada no treino!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo como costas + peito possa render, é muito desgastante, só treinando sem falha pra aguentar. Opinião pessoal.

+1

Apesar de durante o treinamento de peito vc ativar alguns músculos das costas e vice-versa não vejo como alguem que tem uma vida levemente agitadade e longe de estimulantes vai ter disposição pra fazer +/- 4 exercicios em bi-set por dia. Sendo que essas 4 exercicios não são tipo rosca concentrada e triceps coice, são exercicios de peito e costas, muito pesados que exigem bastante do fôlego.

Acaba por perder a vantagem de manter a tensão em alguns pontos por ter que diminuir a carga para aguentar fazer.

E tem também a questão do sangue no músculo, dividir entre peito/costas é mais complicado do que biceps/triceps por exemplo.

Com biceps e triceps eu já acho bem interessante. Agora peito e costas é complicado.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Rodrigo1985

+1

Apesar de durante o treinamento de peito vc ativar alguns músculos das costas e vice-versa não vejo como alguem que tem uma vida levemente agitadade e longe de estimulantes vai ter disposição pra fazer +/- 4 exercicios em bi-set por dia. Sendo que essas 4 exercicios não são tipo rosca concentrada e triceps coice, são exercicios de peito e costas, muito pesados que exigem bastante do fôlego.

Acaba por perder a vantagem de manter a tensão em alguns pontos por ter que diminuir a carga para aguentar fazer.

E tem também a questão do sangue no músculo, dividir entre peito/costas é mais complicado do que biceps/triceps por exemplo.

Com biceps e triceps eu já acho bem interessante. Agora peito e costas é complicado.

Abraço

Isso concerteza eu concordo com vc sobre peito e costas, bastante sugado mesmo! Eu já fiz uma vez e gostei do resultado mas não é treino pra se ficar fazendo não ...É bom pra um teste e concerteza daí se pode tirar um de bíceps e tríceps e um peito e costas , a mesma coisa sobre pernas mas o treino todo eu também não colocaria não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí galera o que vcs acharam da matéria?

Minha opinião é que Supersets entre agonistas e antagonistas é bastante eficaz na fase de DM.

Gosto bastante desse tipo de exercício quando feito com cargas baixas e alta repetição, não utilizaria esse expediente em hipertrofia(exceto para braços e extensor/flexor para pernas) prefiro negativas ou dropsets.

Abraço,

*JB*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Rodrigo1985

Minha opinião é que Supersets entre agonistas e antagonistas é bastante eficaz na fase de DM.

Gosto bastante desse tipo de exercício quando feito com cargas baixas e alta repetição, não utilizaria esse expediente em hipertrofia(exceto para braços e extensor/flexor para pernas) prefiro negativas ou dropsets.

Abraço,

*JB*

é verdade , treinar com uma quantidade significativa de peso eu mesmo não consigo faze-lo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...