Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Disciplina Do Ferro


Philipp

Posts Recomendados

arnold_schwarzenegger_in_conan.jpg

Arnold como conan

Matéria retirada da revista JMF nº78

Sentado ao lado de seu pai,no alto da montanha,estas foram as palavras que o jovem Conan atentamente ouviu seu pai proferir.Uma lição ao jovem e futuro guerreiro.Conan seguia a disciplina do aço e,graças a essa disciplina,ele conseguiu manter-se firme no objetivo único de vingar a morte de todo o seu povo cimério.

Não fosse a disciplina,seu objetivo,seu objetivo teria sido falho e totalmente inútil.A disciplina forja coisas em um homem,que podem fazer com que ele realize o objetivo mais impossível aos olhos dos que não acreditam que o impossível hoje pode não o ser mais amanhã.

Decidi fazer minha estréia como articulista da Jmf escrevendo sobre um pouco de cada assunto e com o foco em algo que costumo chamar de DISCIPLINA DO FERRO.Os bodybuilders da atualidade talvez tenham esquecido a Disciplina do Ferro ao lado do hack de agachamento,ou embaixo do banco de supino,mas acredito que a grande maioria da atualidade nem sequer a aparendeu,antes mesmo de passar pela porta da academia.

A forma de treino e alimentação utilizadas antigamente ainda persistem em pouquíssimos lugares comandados por antigos treinadores,ou seja,aquelas academias que sobrevivem ao longo dos anos sem serem tocadas pelos modismos atuais impostos pela indústria da "boa forma" - ou seria a indústria que vive dos que buscam a boa forma?

No ano de 1983,eu tinha 13 anos,53kg e 1,80 de altura - um legítimo filé de borboleta e,pra complicar ainda mais,deixava meus cabelos crespos crescerem até o estágio "Black Power".Minha aparência era motivo de risos e gargalhadas,até o momento em que comecei a dar jeito nisso e decidi não quebrar a cara de todo mundo,mas praticar algum esporte,para descarregar a raiva.Isso me levou primeiramente a experimentar as lutas,mas logo conheci o treino com pesos e nunca mais o abandonei.Não em tornei o Mr.Olympía,nem mesmo campeão estadual,mas já incomodei muito como treinador com meus atletas em diversos eventos,não só aqui no Brasil,mas lá fora também.

deadlift-arnold.jpg

Quando comecei a puxar ferro não existia internet(isso ainda era apenas um projeto ultra-secreto de uso militar),não existia Whey protein,BCAA's,Creatina,Equipamentos modernos e coisas como livros sobre o assunto eram raros e,o mais incrível ainda ,é que a famosa "Deca Grega" ainda não tinha sido inventada,talvez pelo simples fato de que o seu "fabricante" ainda não tinha nascido!Então surge uma pergunta:"Como,então,a galera daquela época ficava grande e definida?" A resposta úncia vem da palavra DISCIPLINA.Os treino no passado eram de verdade!

O TREINAMENTO

Sim,no passado treinava-se de verdade!Ainda há muitos bodybuilders que seguem as regras da "Old School",que ainda treinam de verdade-esão eles os que que sempre ocupam o lugar mais alto do pódio e,mesmo quando não o fazem,respeitam seu adversário e o cumprimentam pela vitória.Atitude hoje não muito vista em palcos de eventos,não só a nível nacional,mas em mundiais também,tal atitude é chamada respeito ao adversário.No passado,o conceito BODYBUILDER era levado mais a sério e construir,lapidar,forjar o físico era o que se buscava.Contruir o que ainda não existia-Músculos!Depois,lapidar tais músculos e,finalmente,levá-los à forja extrema,para que eles fossem gravados em seu código genético para sempre e durassem até os últimos dias de sua vida.Hoje parece que tal fórmula mudou e escuto sempre: " Vou tomar um stano pra trincar,um clembuterol pra definir e um deca grega pra blindar!"

arnold-barbell-press-behind-neck+.jpg

Infelizmente,oque vai trincar e quebrar será a cara e o bolso desses indivíduos,que optam pelo RESULTADO antes do TREINO.Quero deixar bem claro -e espero que muitos me odeiem por isso:RESULTADO só existe antes de TREINO no dicionário!Posso não ter sido campeão estadual ou nacional de bodybuilding,mas o pouco de bíceps que carrego é meu e não de uma ampola!

Na internet há várias comunidades sem sites de relacionamento,que tratam o assunto TREINO com a maior "seriedade" e posso dizer com certeza que,se algum dia você postar algo perguntando sobre qual octanagem ideal para um combustível de foguete que irá para Marte,pode ter certeza de que tais moderadores de fórum e experts em treino,dieta,suplementação e uso de drogas terão a resposta para sua pergunta,antes mesmo que a NASA publique algo!Assimc como o pai de Conan disse ao jovem guerreiro que não confiasse em homens,mulheres e feras,eu peço a você que deseja seriamente tornar-se um verdadeiro bodybuilder para não acreditar em tais "feras" de internet,a não ser que os mesmos provem dentro da academia,na barra de agachamento,suas teorias e metodologias.Treinar significa entrar na academia feito um cavalo que puxa uma carroça.

arnold-squats1.gif

O cavalo usa um acessório chamado cabresto,qua ainda no Sul,algumas vezes,o pessoal chama de "óculos do cavalo".Ele serve para direcionar o cavalopara onde você deseja-puxando a rédea para a direita,ele se desloca para a DIREITA,puxando para a esquerda,ele se desloca para a ESQUERDA..e se você mantiver a rédea reta,ele anda sempre em FRENTE.É assim que você deve andar dentro da academia:SEM OLHAR PARA OS LADOS E SEMPRE EM FRENTE,RUMO AO SEU OBJETIVO.Sempre buscando a vitória,ao invés de bundas e som alto.

arnold-chest.gif

Reveja seu treino e veja se a "Old School" está presente nele.Tem agachamento com barra livre,ao invés da barra guiada?

Não?Então está errado!Tem desenvolvimento com barra ao invés de maquina estilosa?Não?Outro erro!Tem levantamento terra?Rosca direta?Supino reto com barra?Se os básicos não estiverem presentes em uma série,como atingir em cheio as grandes massas?

Os exercícios básicos são completos,ou seja,atingem direta e indiretamente vários músculos.Usar caneleiras na posição de 4,tentando obter os glúteos dos sonhos,é uma ótima maneira de aumentar a frequência masculina na academia;é um exercício que de chamo de "comercial".Agachar com um balde em sua frente,que pode ser enchido com vômito a qualquer momento,é algo desagradável e difícil de se executar,uma experiência de vida,mas é algo completo,algo que atinge várias unidades motoras no glúteo e coxar quando bem feito,algo que não é apenas funcional e,sim,que FUNCIONA pra valer!Insisto sempre nos básicos,para que meu atletas sejam sempre completos.Peço que revise seus treinos e poderá,infelizmente,descobrir que está sendo sabotado por alguém: VOCÊ!

A DIETA E A SUPLEMENTAÇÃO

E a dieta do bodybuilder atual,como será que anda?Tudo limpo e perfeito,muita suplementação,muita disciplina,tudo feito sem gordura,tudo integral,tudo...NATURAL!Será mesmo tudo NATURAL?

Lembro claramente de ter aprendido com um antigo treinador de minha região um programa alimentar para ganho de massa que iniciava o dia com 1/2 dúzia de ovos inteiros batidos com 500 ml de leite integral,algumas colheres de aveia e um pouco de mel e levedo de cerveja.Junto com essa bebida,eu deveria comer um bife mal passado.Admito,fiz algumas tantas vezes que me foi possível suportar tamanha quantidade de ALIMENTO e obtive resultados satisfatórios em ganho de peso e VOLUME para meu "físico" naquela época.Quando não podia comer tudo isso,comia a metade.E hoje,como é o desjejum da galera?

arnold-schwarzenegger.jpg

Um pobre shake com água,pois se colocar whey com leite eu poderei "estar fazendo" com que as proteínas do whey entre em competição com as proteínas do Whey!Interessante!E leite,quer seja integral ou desnatado,contém lactose,que embaça o físico e deixa a pele grossa;então ,se eu comer um pedação de queijo,poderei ir parar no inferno de Hades!

Todos querem ficar definidos ANTES de ficarem VOLUMOSOS.

Não desejo incentivar o consumo de alimentos ricos em gordura,mas gostaria de alertar você,que é magro e que enxerga em seu físico coisas como clavícula,acrômio,tíbia e várias vértebras dorsais,que pense antes de comer "Limpo".O critério primo de avaliação da NABBA em uma competição é chamado de VOLUME.Isso quer dizer que o atleta tem de ter TAMANHO.Não quer dizer que ele deve ter dois metros de altura e,sim,que todos os que para ele olharem,independente de sua estatura,notem de imediato que o mesmo é BODYBUILDER,mesmo que ele esteja vestido.Isso é VOLUME,e é por isso que você nunca conseguirá,se iniciar no esporte tentando tomar "W" para secar!

O volume se consegue com algo que ficou perdido na cozinha dos bodybuilders atuais que possuem as prateleiras lotadas de potes de aminoácidos,NO2 Expander 3000,Whey isolado Ultra micro Nano Filtrado e outros milagres e promessas da indústria de suplementos.

Oque foi perdido,deixado de lado,chama-se ALIMENTO.

mestre-do-peitoral-03.jpg

Bioquimicamente,seus músculos são como um pedaço de carne que é rica em proteínas,que é composta de carbono,hidrogênio,oxigênio e nitrogênio.Então,o segredo do ferro é comer mais proteína?Em parte isto é certo e,em parte,é errado.oque é necessário é um equilíbrio,um ajuste de dosagem,pois tudo oque é fornecido demais ao seu organismo é taxado com um alto preço-e,no caso da proteína,são cobradas várias "taxas" para o seu processamento- e oque não é utilizado podre sofrer desaminação(saída do nitrogênio)e a proteína em exesso acaba ficando com cara de carboidrato e utilizada como energia!Mentira?Pegue um livro daqueles de química de segundo grau,aquele empoeirado e uma caixa atirada no sótão de sua casa,abra na parte de química orgânica e veja a composição básica dos carboidratos.

Você notará que neles existe o carbono,o oxigênio e o hidrogênio,elementos prontos para serem utilizados como ENERGIA.Pegue os lipídios e observe:a mesma coisa ocorre.A proteína só precisa desanimar para que ser torne lenha na fogueira-e voc~e fica se empanturrando de caras proteínas,pensando que tudo irá se converter em massa magra!

O corpo necessita de energia.É uma máquina e,sem energia,nenhuma máquina funciona!Dosar adequadamente cada macronutriente na dieta e fazer com que a grande maioria dos mesmos seja proveniente de ALIMENTO é um dos maiores segredos para o sucesso-não apenas no bodybuilding,mas em qualquer esporte.Não gaste seu dinheiro em um produto milagroso que promete eliminar o cortisol de uma vez por todas no organismo,um produto que aumente em 400% sua produção de GH com apenas uma dose!Um produto que irá liberar um gás em seus músculos que o expandirá até sua camiseta de treino virar pano de chão.

arnold_usando_detonador_de_.jpg

DISCIPLINA=coloque isso em tudo oque faz,seja em seu treino,em sua dieta,em sua vida e notará que,seguindo as regras básicas da "Old School"(Que podem ser aprendidas com muita leitura e perguntando aos mais velhos em sua academia),você obterá sucesso garantindo em tudo o que estiver disposto a fazer.

Talvez eu tenha despertado a ira dos que esperavam ler um artigo sobre como tomar a cápsula do milagre muscular.

Sinto muito e,a vocês,deixo a mesma frase dita pelo TERMINATOR 3: " A RAIVA É MAIS ÚTIL QUE O DESESPERO".TREINE SEMPRE FORTE E SÉRIO!

arnold_schwarzenegger-1422.jpg

Editado por Philipp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Muito bacana o texto, porém, como tudo na vida tem seus prós e contras.

Não menospreze um cara queutiliza esteróides e o taxe de vida fácil, sou um cara que nunca tomou hormonio sintetico, mas tenho amigos que o fazem e sei o quanto os caras ralam, claro que tem os idiotas que tomam "bomba" e treinam como se não tomassem.

Os suplementos não são tudo, porém, ajudam e muito. Sou um cara que tomo minha 1 duzia de claras cruas todos os dias, tenho 3 refeições de proteina sólida (carne) e suplemento com whey. Quando suplemento com creatina, intensifico o treino, seja na intensidade, seja na diminuição dos intevalos. Os suplementos no meu modo de entender são muito importantes para construir massa muscular de maior qualidade, os alimentos são os principais responsáveis pela construção de massa, mas sem os suplementos como Whey Isolada ou hidrolizada, não chegaríamos na qualidade muscular que vimos hoje, principalmente na fase de DM.

O texto é muito interessante e instrutivo, principalmente para os novatos que iniciam no esporte já suplementando, porém, no meu modo de ver os recursos ergogênicos que temos hoje, devem sim ser usados com consciência, sabedoria e principalmente SEGURANÇA e mesmo com todos esses recursos que temos hoje o diferencial continua sendo a DISCIPLINA, isso é o que diferencia os campeões dos 2º, 3º e assim por diante, havendo ou não suplementos e outros recursos ergogênicos.

Abraço,

*JB*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai cara,os suplementos estão ai para melhorar uma dieta que já deve ser perfeita,e devemos ter dedicação,disciplina,exercícios básicos na rotina e etc..não é facil o dia-a-dia de quem leva esse esporte á sério,mas isso que faz toda a diferença.

Não é coisa de meses pra ficar "fortinho" é coisa de anos para ter um físico invejável.

Abraços!

Editado por Philipp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...