Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Importância Das Calorias Para Perder Peso


galvao

Posts Recomendados

Exemplos de situações que saber demais nutrição pode ajudar, sem fugir da termodinâmica:

*Posso trocar minhas comidas de 3 em 3 horas por algo mais gostoso e prático, fazendo com que eu ano fique de saco cheio do esporte e sobreviva a mais tempo nisso :) . E é isso que eu to tentando passar para as pessoas.

*Saber como meu corpo pode reagir com tal alimento/ tal micronutriente

*Saber como o corpo reage a diversas situações e por tanto saber controlar as calorias e talvez manipular os macros em fases diferentes

*Saber os suplementos novos que possam te ajudar.. (mesmo que eu não acredito que apareça nada que mude muito a composição hormonal de uma pessoa, podem surgir algo que se prove benéfico em estudos como creatina para força, beta alanina para quem faz treino de resistência, entre outras coisas...)

Agora entendi o que quis dizer :) concordo, apesar de ainda achar que o CxB nao vale tanto a pena se formos ver por esse lado. Claro que voce, por ex, tem diversas vantagens em cima daquele que nao tem estudo acima do basico sobre nutricao; mas supondo que coloquemos voce e a outra pessoa do exemplo simplesmente seguindo a termodinamica, duvido que voce vá se sair muito melhor brother... talvez voce ganhe um shape leeevemente melhor, mas o "saber demais" na pratica pouco vai influenciar, visto que ambos ainda vao estar sobre a lei da termodinamica. SE voce usar de seus conhecimentos pra tentar escapar da termodinamica e ingerir micronutrientes especificos, ou manipular algum hormonio... ai sim. Mas se ambos forem partir apenas do ponto de vista "ingerir X/Y/Z ao dia e acabou", eu nao acho que sirva pra muita coisa o conhecimento aprofundado...

Concorda ou acha que o conhecimento aprofundado serve pra muita coisa na pratica Quenca? :) se voce comecar a seguir uma dieta hoje baseada na termodinamica e outra pessoa tambem comecar a seguir, porem ela tem apenas o conhecimento minimo... acha que voce vai terminar muito melhor do que ela só por saber como a insulina está agindo no seu corpo sobre tal refeicao, e ela nao? Se voces dois vao estar seguindo uma dieta fundada na ideia de "termodinaca existe e domina, entao simplesmente siga as calorias/macros do dia", o que muda durante as refeicoes voce pensar "agora minha insulina deve estar em 30mol/l" e o outro pensar "que sorvete gostoso"? :)

(deu pra entender o que eu quis dizer? AHAUUAHUA)

@eduardostz

Acho que me expressei errado/voce compreendeu errado! :D Essa frase que voce deu quote, eu estava apenas expondo o ponto de vista do Quenca. Como eu disse, eu concordo em boa parte POREM discordo em alguns pontos, e esses pontos me levam a acreditar que uma dieta como LG pode ter diversos beneficios sim (enquanto o Quenca acredita que o jejum só traz vantagens psicologicas, por assim dizer).

Abracos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 65
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Concorda ou acha que o conhecimento aprofundado serve pra muita coisa na pratica Quenca? :) se voce comecar a seguir uma dieta hoje baseada na termodinamica e outra pessoa tambem comecar a seguir, porem ela tem apenas o conhecimento minimo... acha que voce vai terminar muito melhor do que ela só por saber como a insulina está agindo no seu corpo sobre tal refeicao, e ela nao? Se voces dois vao estar seguindo uma dieta fundada na ideia de "termodinaca existe e domina, entao simplesmente siga as calorias/macros do dia", o que muda durante as refeicoes voce pensar "agora minha insulina deve estar em 30" e o outro pensar "que sorvete gostoso"? :)

Pera aí também né craw eu concordo que ajuda, mas não tanto assim, vc tá analisando casos extremos. Eu tava comparando alguém que tem o conceito de nutrição tradicional e conservador (e místico, leia-se Chris Aceto) para um Lyle Mcdonald (não que eu concorde com 100% das coisas dele), por exemplo. Daí eu acho que não muda tanto, tirando as vantagens que eu tenho de não se importar com coisas irrelevantes. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha teoria é minha verdade universal, afinal eu preciso me firmar em algo para continuar, mas isso não quer dizer que eu sou irredutível e aberto a novos pensamento (mas que façam sentido, né?)

Gostei de ter visto vc dizendo isso Quenca, pq essa coisa de verdade absoluta ou universal é complicada, nesses 6 seis anos que eu treino já vi muita verdade virar mentira.

Agora quanto a questão da aplicação dos conhecimentos na prática acho que, mesmo tendo a termodinâmica como princípio básico, algumas táticas antigas ainda são muito válidas como a de comer de "3 em 3 horas", pois no meu caso sempre funcionou, isso sacia minha fome e me ajuda no psicológico por estar comendo mais vezes no dia, mesmo quando o Craw chegou no fórum com os novos conceitos de dieta eu nunca pensei em abandonar minha velha "3 em 3", pq ele sempre deu certo pra mim, o que não vale é ficar neurótico pra não perder a hora da refeição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pera aí também né craw eu concordo que ajuda, mas não tanto assim, vc tá analisando casos extremos. Eu tava comparando alguém que tem o conceito de nutrição tradicional e conservador (e místico, leia-se Chris Aceto) para um Lyle Mcdonald (não que eu concorde com 100% das coisas dele), por exemplo. Daí eu acho que não muda tanto, tirando as vantagens que eu tenho de não se importar com coisas irrelevantes. :)

Ah sim, eu estava falando de algo mais "extremo" mesmo. O que eu quis dizer foi: por ex, se meu irmao tivesse 16 anos e estivesse comecando no bodybuilding hoje, eu o ensinaria apenas sobre a lei da termodinamica, como montar os macros do dia e SÓ. Nao ensinaria como a insulina atua no organismo, como o GH/testo influenciam os ganhos, sobre micronutrientes etc... ensinaria o basico do basico mesmo. A partir disso, o que quis dizer é que, mesmo voce tendo 1.000x mais conhecimento teorico do que ele, na hora de aplicar na pratica, o abismo torna-se praticamente inexistente. Por mais que voce possa conhecer a funcao de cada enzima no corpo, tanto voce quanto ele estao limitados pela termodinamica; logo, na pratica vao terminar praticamente juntos (a nao ser que voce tente escapar da termodinamica, como dito).

Enfim, nao tem muito o que discutir sobre isso, respondi mais pra nao deixar sem resposta e aproveitando o que o eduardostz disse; no final das contas, se exclurimos os detalhes, sao horas e horas de estudos pra ter uma aplicacao minima na pratica.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JB,

Abrir a mente é conhecer vários caminhos para se chegar a um objetivo e não esse seu ponto de vista de que "determinação é tudo".

Fala Jorjão !

Nada a ver véio, longe de mim achar que isso é pessoal, muito pelo contrário, o debate é ótimo e estamos sendo bastante civilizados......huahuahuahuahua..... É verdade !

Jorge, sempre procuro entender e aplicar novos conceitos, em 13 anos de musculação já fiz as mais variadas dietas e misturas de dietas.....hehehehehe..... coisa que até o Quenca falou q eu não entendi, mas eu entendo, aplico e vejo os resultados.

Desculpem se passo ser um cara tradicionalista, mas eu como de 3 em 3 horas, isso me faz bem, não passo fome e me adapto muito bem aos meus objetivos, como já relatei aqui, tenho apenas 1,72m, já chequei a 92kg em bulk, assim como já tive 69kg com 3% de BF utilizando a mesma dieta apenas alterando as quantidades de macronutrientes, mas sempre comendo de 3 em 3 horas e dormindo de estômago vazio.

Mesmo assim, continuo experimentando novos conceitos.....hehehehehehe....

Meu pai sempre disse: "Time que está ganhando se mexe sim, mas só se for pra ganhar de goleada"..... Não vejo como ganhar de goleada, estou muito satisfeito com meu tônus, densidade, BF.... tá tudo ok, mas quem sabe um dia a coisa muda. E não venham com aquele papo que o organismo não reconhece pão branco de pão integral, etc.... Tudo isso reflete em alguma coisa, seja no cheiro do seu peido, nas espinhas e furúnculos que saem no seu corpo, na consistência das suas fezes, etc..etc...etc... Estou com 37 anos e vejo que tenho muita qualidade e isso se deve ao que eu como há muito tempo.

Vamos lá, me metralhem......hehehehehehehehe..... brincadeira. Tô curtindo pacas esse forum !

Abraço,

*JB*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, eu estava falando de algo mais "extremo" mesmo. O que eu quis dizer foi: por ex, se meu irmao tivesse 16 anos e estivesse comecando no bodybuilding hoje, eu o ensinaria apenas sobre a lei da termodinamica, como montar os macros do dia e SÓ. Nao ensinaria como a insulina atua no organismo, como o GH/testo influenciam os ganhos, sobre micronutrientes etc... ensinaria o basico do basico mesmo. A partir disso, o que quis dizer é que, mesmo voce tendo 1.000x mais conhecimento teorico do que ele, na hora de aplicar na pratica, o abismo torna-se praticamente inexistente. Por mais que voce possa conhecer a funcao de cada enzima no corpo, tanto voce quanto ele estao limitados pela termodinamica; logo, na pratica vao terminar praticamente juntos (a nao ser que voce tente escapar da termodinamica, como dito).

Enfim, nao tem muito o que discutir sobre isso, respondi mais pra nao deixar sem resposta e aproveitando o que o eduardostz disse; no final das contas, se exclurimos os detalhes, sao horas e horas de estudos pra ter uma aplicacao minima na pratica.

Abracos

Realmente, um grande problema que eu vejo hoje é a pessoa ter um grande conhecimento teorico acerca de hormonios, enzimas, micronutrientes, macronutrientes, entre outras coisas, e na hora de colocar na pratica...nao sabe como fazer. A grande quantidade de teorias novas confundem a cabeça das pessoas e, na tentativa de colocar algo 'moderno' na pratica, as pessoas acabam fazendo algo rapido. Por ex: WD voltado para musculaçao é algo EXTREMAMENTE complexo, que necessita de detalhes para ser aplicada com sucesso (minha opiniao). Se voce quiser fazer um WD 'meia boca', manipulando so macronutrientes, eu acho melhor ir fazer outra coisa porque nao compensa mesmo (pra que fazer uma dieta que vai ajudar um voce a ter aqueles 2-3% a mais que o zezinho meia boca?)

Assim como a discussao 'quanto de proteina devo ingerir pra hipertrofia' nao tem resposta definida, eu acredito que a maioria das pessoas tem um potencial genetico bom. O que acontece é que todo mundo faz PRATICAMENTE a mesma coisa, logo, quem possui fatores geneticos que nao beneficial esse tipo de dieta, nao vai se beneficiar DA dieta. Vo da um exemplo pratico pra entender melhor:

a minha digestao é H-O-R-R-I-V-E-L. Descobri que se eu comer um prato de 800g (200g carne, 400g arroz + feijao + 200g salada por ex) eu passo MUITO mal e vo no banheiro pouco tempo depois. Imagine um cara como eu fazendo uma WD que necessita de ingestao de MUITOS alimentos? Poise, eu fiz. Mesmo comendo 60% do peso total da minha comida de salada, muita fibra, pouca carne e enzimas digestivas, eu passava mal. Apenao ao aumentar MUITO a dose de enzimas eu consegui resolver o problema, mas o CXB se tornou baixissimo e eu abandonei esse tipo de dieta.

EU penso hoje que a manipulaçao dos macros é importante? CONCERTEZA. Diria que 97% dos resultados ligados a dieta envolvem a manipulaçao dos macros.

POREM, conhecer o seu corpo, e como ele reage perante os macros ajuda a melhorar os 2-3% restantes dos resultados. Vo dar outro exemplo pratico: eu so extremamente sensivel a carboidratos. Um dia resolvi testar de colocar os carbos apenas no pos-treino, e, 2 meses depois, tinha obtido uma boa perda de gordura, mantendo a força. Simplesmente funcionou pra mim e eu nao abandono mais esse tipo de dieta. Eu deixei de comer de 3 em 3 horas? Nao, mas limito os carbos ao periodo pos treino pra obter o menor ganho de BF possivel. Funcionou PARA MIM.

Por isso digo, pegue uma teoria, leia-a, aprenda o que ela diz e teste na pratica. O seu potencial genetico envolve INUMEROS fatores (digestao, absorçao, reaçao do organismo pos-refeiçao, niveis de hormonios circulantes, numero de receptores, sensibilidade a hormonios e fatores de crescimento, nivel de recuperaçao, entre MUITOS outros) que podem potencializar ou nao os seus ganhos apos algum tipo de dieta e treino, e voce so sabera isso testando.

ps: desculpem pelo texto ENORME e praticamente inutil, mas eu quis expor minha opiniao sobre o assunto.

abraços e bons treinos para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, um grande problema que eu vejo hoje é a pessoa ter um grande conhecimento teorico acerca de hormonios, enzimas, micronutrientes, macronutrientes, entre outras coisas, e na hora de colocar na pratica...nao sabe como fazer. A grande quantidade de teorias novas confundem a cabeça das pessoas e, na tentativa de colocar algo 'moderno' na pratica, as pessoas acabam fazendo algo rapido. Por ex: WD voltado para musculaçao é algo EXTREMAMENTE complexo, que necessita de detalhes para ser aplicada com sucesso (minha opiniao). Se voce quiser fazer um WD 'meia boca', manipulando so macronutrientes, eu acho melhor ir fazer outra coisa porque nao compensa mesmo (pra que fazer uma dieta que vai ajudar um voce a ter aqueles 2-3% a mais que o zezinho meia boca?)

Assim como a discussao 'quanto de proteina devo ingerir pra hipertrofia' nao tem resposta definida, eu acredito que a maioria das pessoas tem um potencial genetico bom. O que acontece é que todo mundo faz PRATICAMENTE a mesma coisa, logo, quem possui fatores geneticos que nao beneficial esse tipo de dieta, nao vai se beneficiar DA dieta. Vo da um exemplo pratico pra entender melhor:

a minha digestao é H-O-R-R-I-V-E-L. Descobri que se eu comer um prato de 800g (200g carne, 400g arroz + feijao + 200g salada por ex) eu passo MUITO mal e vo no banheiro pouco tempo depois. Imagine um cara como eu fazendo uma WD que necessita de ingestao de MUITOS alimentos? Poise, eu fiz. Mesmo comendo 60% do peso total da minha comida de salada, muita fibra, pouca carne e enzimas digestivas, eu passava mal. Apenao ao aumentar MUITO a dose de enzimas eu consegui resolver o problema, mas o CXB se tornou baixissimo e eu abandonei esse tipo de dieta.

EU penso hoje que a manipulaçao dos macros é importante? CONCERTEZA. Diria que 97% dos resultados ligados a dieta envolvem a manipulaçao dos macros.

POREM, conhecer o seu corpo, e como ele reage perante os macros ajuda a melhorar os 2-3% restantes dos resultados. Vo dar outro exemplo pratico: eu so extremamente sensivel a carboidratos. Um dia resolvi testar de colocar os carbos apenas no pos-treino, e, 2 meses depois, tinha obtido uma boa perda de gordura, mantendo a força. Simplesmente funcionou pra mim e eu nao abandono mais esse tipo de dieta. Eu deixei de comer de 3 em 3 horas? Nao, mas limito os carbos ao periodo pos treino pra obter o menor ganho de BF possivel. Funcionou PARA MIM.

Por isso digo, pegue uma teoria, leia-a, aprenda o que ela diz e teste na pratica. O seu potencial genetico envolve INUMEROS fatores (digestao, absorçao, reaçao do organismo pos-refeiçao, niveis de hormonios circulantes, numero de receptores, sensibilidade a hormonios e fatores de crescimento, nivel de recuperaçao, entre MUITOS outros) que podem potencializar ou nao os seus ganhos apos algum tipo de dieta e treino, e voce so sabera isso testando.

ps: desculpem pelo texto ENORME e praticamente inutil, mas eu quis expor minha opiniao sobre o assunto.

abraços e bons treinos para todos.

Achei um comparssa.....huahuahuahuahua.....

Isso é que é saber se explicar, não tenho as manhas....mandou bem, me visualizei na sua explicação.

Valeu Matheus !

Abraço,

*JB*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um comparssa.....huahuahuahuahua.....

Isso é que é saber se explicar, não tenho as manhas....mandou bem, me visualizei na sua explicação.

Valeu Matheus !

Abraço,

*JB*

nao é que eu nao concorde com voce, na verdade concordo, com o quenca tbm ... Eu nao acho que só as calorias importem, longe disso, alem dos macros serem importantes, acho que tem os horarios legais para se distribuir cada um neh, é so ter bom senso... depois que vc achou uma dieta legal para voce, nao tem muito o que ficar mechendo (ai entra a termodinamica para ganhar/perder massa/gordura), isso que quis dizer, tendeu? Nao adianta ficar muito de paranoia, tipo, se falto meu peito de peru a tarde um dia, mando um pouquinho de whey no lugar, contanto que tenha a mesma prot, essas coisas, nao vao fazer diferença...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...