Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinamento E Preparação Física Para Jiu-Jitsu, Judô, Luta Olímpica, Submission E Mma


Dipunker

Posts Recomendados

Galera estou fazendo um MIX de artigos que tenho aqui sobre treinamento e preparação física voltada para MMA. Espero que gostem:

1- Preparação Física para Jiu-Jitsu, Judô, Luta Olímpica, Submission e Grappling

Qual é a semelhança existente entre exercícios com argola de ginastas olimpicos e lutadores? Aparentemente nenhuma. No entanto, em ambas atividades é necessária força de preensão manual (pegada) em situação de desequilíbrio ou instabilidade. Assim, dentre outros exercícios possíveis, pode ser útil se acrescentar às rotinas de treinamento exercícios de flexão de cotovelos utilizando argolas em vez de barra. No material audiovisual que segue podemos observar que a quantidade de variações de exercícios utilizando este equipamento é extensa. Aconselhamos fortemente a incorporá-los na rotina de preparação física dos atletas de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate.

2-Alongamento antes da luta melhora a performance e previne de lesões no MMA e Jiu-Jitsu?

Sempre sou questionado sobre esse assunto: alongamento previne de lesões? Alongamento antes do treino de luta ou antes da competição melhora o desempenho? Segundo uma revisão abrangente do tema na literatura científica a resposta é não para as duas perguntas.

Nesse artigo, os autores verificaram no total 43 estudos sobre o tema e chegaram às seguintes conclusões:

1) A prática do alongamento agudo (logo antes do treino e/ou competição) apresenta efeito prejudicial à performance muscular e a realização antes do exercício não implica em menor número de lesões;

2) O alongamento crônico (realizado frequentemente - sessões específicas e reservadas para desenvolver a flexibilidade) acarreta em melhoras na performance e prevenção de lesões em longo prazo. Vale salientar que sempre é recomendável a realização de exercícios de alongamento somente após o aquecimento;

3) Acredita-se que há outros mecanismos, provavelmente relacionados ao processo de aquecimento, que justificaria menor incidência de lesões e melhora na performance.

Além desse estudo baseado em revisão de literatura, no livro Pronto Pra Guerra apresento informações sobre algumas pesquisas realizadas com atletas de Jiu-Jitsu e Taekwondo nas quais verificou-se redução da força ou da potência nos exercícios e/ou golpes subsequentes aos alongamentos. Fiquem atentos!

Sugiro realizar treinamento de flexibilidade em sessão de treino separada e, além disso, como citado, ser precedido de aquecimento geral (corrida e/ou trote por 5-10 minutos).

3-Preparação Física para competir ou competir para elevar o preparo físico?

Muitas vezes quando um atleta campeão retorna às competições após ausência em função de lesão ou outros motivos, ganhando ou perdendo, costuma alegar que sentiu um pouco de dificuldade por estar fora do “ritmo” de competições.

O que poderia ser esse tal “ritmo” de competições? Nesse contexto, a preparação física aumenta a capacidade de o lutador atingir melhor desempenho competitivo ou o fato de competir aumenta o nível de preparo do atleta?

Para tantos questionamentos, apresento algumas explicações baseado em algumas evidências encontradas no MMA, Jiu-Jítsu e em outras lutas, apresentadas no livro Pronto Pra Guerra.

O termo “ritmo” de competição, popularizado por lutadores, nada mais é do que a percepção subjetiva do atleta ao analisar seu rendimento e/ou seu estado atual de preparo físico, técnico-tático e psicológico, comparando com outros competidores adversários.

Geralmente, os atletas utilizam para estimar seu “ritmo” de competição as seguintes palavras precedentes: “mais”, “menos”, “fora”, “dentro”, “maior”, “menor”,”melhor” ou “pior”. Quantas vezes já não ouvimos lutadores em entrevistas explicar: “Não fui bem. Estava fora do ‘ritmo’ de competições” ou então “Apesar de estar parado há algum tempo de lutar, com menor ‘ritmo’ de competição, consegui a vitória”.

Em diversos estudos foi observado que, nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combates, somente em competições era observada exigência fisiológica máxima. Em diversas variáveis biológicas analisadas verificou-se que apresentavam elevações significativas comparadas a valores em repouso e, principalmente, comparadas às simulações de combate (Leia-se: sparring - MMA e Boxe; “rola” - Jiu-Jítsu, Submission e Grappling; randori - Judô).

No Jiu-Jítsu, por exemplo, foram observados valores maiores da frequência cardíaca dos lutadores nas competições principais comparados a competições de controle. Já no MMA, foi observado significativa elevação do lactato sanguíneo dos atletas comparados a situação de treinamento (sparring), em especial quando a luta ia para decisão dos juízes, ou seja, completando o período total previsto para o combate (Ex: UFC - 3 rounds de 5 minutos ou 5 rounds de 5 minutos no caso de disputa de título/cinturão).

Além disso, similarmente, em estudos realizados com atletas de outras lutas, observou-se que eles apresentavam nas competições principais valores maiores de frequência cardíaca e lactato sanguíneo, além de maior grau de tensão psicológica.

A principal razão sugerida pelos autores desses estudos em função de ter sido observado diferenças significativas entre as avaliações em situação de treinamento (controladas) e competição, foi o componente psicológico. Versaram que, em função da pressão pela vitória e de outros fatores psicológicos oriundos das competições, ocorrem situações/solicitações fisiológicas mais exigentes para o lutador. Nesse contexto também foi verificado que, quanto maior a importância dada a competição, as exigências fisiológicas aumentam proporcionalmente.

Cientes dessas evidências, cientistas e técnicos de Modalidades Esportivas de Combate, em especial as que estão presentes nos Jogos Olímpicos (Boxe, Taekwondo, Judô, Luta Olímpica e Esgrima), começaram a utilizar como estratégia de treinamento, a inclusão do atleta em maior número de competições, dentre outros, com dois objetivos principais: 1) Familiarizar o atleta com diversos fatores psicológicos oriundos da competição; 2) Elevar o nível de preparo físico funcional (específico), pois somente nessas condições o atleta é exigido em nível superior ao verificado em treinamento, promovendo, consequentemente, elevados ajustes posteriores em seu preparo físico.

Desse modo, treinadores de atletas de elite (campeões internacionais e/ou olímpicos) de Luta Olímpica – estilos livre e greco-romano – determinam que esses lutadores participem de 50-70 combates distribuídos pelas competições oficiais ao longo do ano. Comparado a esses atletas, boxeadores de elite realizam quantidade bem menor de combates distribuídos anualmente (de 25-30 combates).

Além da competição principal (aquela na qual se espera o resultado máximo do lutador), podem ser programadas competições ao longo de todo período competitivo e, até mesmo, no período anterior, sob quatro perspectivas:

A) Competição preparatória – o intuito é adaptar o atleta à situação competitiva e ao planejamento técnico-tático. Geralmente é realizada internamente, na própria academia, mas nada impede que seja realizada em outro local;

B) Competição de controle – realizada com intuito de avaliar a capacidade do lutador e, caso necessário, realizar ajustes no treinamento. Pode ser realizada internamente na própria academia; contudo, para avaliação mais realística em conformidade com as situações competitivas, recomenda-se que seja realizada em local externo como, por exemplo, outra academia na qual o técnico ou o próprio atleta tenha relacionamento amistoso com os membros da equipe. Além disso, podem-se combinar os combates para o mesmo horário verificado na competição principal e aumentar os componentes psicológicos (Ex: torcida, córner, etc.);

C) Competição de ligação ou modelar – competição externa, sem importância classificatória para o atleta, geralmente, caracterizada pela participação de atletas de nível regional;

D) Competição eliminatória – competição externa de relevância considerável, pois é por meio dela que o atleta se classifica para as competições mais importantes.

Ressalto que a tendência atual na preparação de atletas de elite de modalidades de combate é utilizar as primeiras três perspectivas de competição – preparatória, controle e ligação – como principal forma de preparação para as competições eliminatórias e principais (Exemplos de competições principais: Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu – CBJJ/IBJJF; Campeonato Mundial de Submission Wrestling – ADCC; Campeonato Mundial de Grappling – Fila; “Disputa pelo cinturão” – UFC).

Concluo afirmando que é altamente recomendável não só a realização da preparação física com intuito de competir, mas, também, de competir com intuito de elevar o preparo físico. Assim, como citado anteriormente, serão mobilizados poderosamente componentes físicos e psicológicos do atleta que, além de desenvolver estabilidade psicológica em referência às dificuldades do processo competitivo, aperfeiçoar as técnicas e táticas mais eficazes em competição, elevará seu nível de preparo físico, de acordo com o planejamento adequadamente manipulado visando a competição mais importante ou principal.

Amanha irei incrementar o topico com mais artigos que irei procurar na internet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

cara muitio massa

valeu demaiss bixo

adorei os exercicios de argola do japa

akele de ir pras costas é otimo nunca tinha pensado nisso

vo aderir a ele

eu quero arrumar eessse livro pronto pra guerra ai

to com uma rotina de treino de mma muito loka que ta me deixando bom

vou colar ela aki espero nao incomodar

se atrapalhar por favor moderação delete meu post

essa dieta ée resultado de muitos anos de estudo e eu estou sempre modificando ela quanto mais eu aprendo

atualmente esta assim:

1 - muito queijo minas ou ricota fresca+ leite + mixiricas( muitas) 2 ovos caipira

2 - massa + pokin de creatina (pretreino)

3- whey + massa (postreino)

4 - almoço muita verdura inhame cenora batata mandioca arroz carne frango ovo alternadamente as vezes feijao tudo em alta dose alface tomate

5 - mixiricas ricota fresca leite se falta algo 1 ovo caipira

6- pretreino e postreino

7 - janta tipo almoço

8 - ricota + leite e frutas

atum oou sardinha 2 vezes por semana e azeite extravirgem tambem pra pegar o omega 3 e 6, limonada tambem rola e outros sucos naturais que prese4rvam a juventude beterraba também o maximo que puder

agua sempre 20 minutos antes de uma refeição em grande quantidade para que ela nao dissolva os acidos do estomago

variaçoes

bro é muito facil fazer um café damanha natural

o meu hoji foi

ovo caipira ricota frito no leite + leite banana

queria aveia mas nao tinha

sai fora de nescau café e manteiga essas porcarias faz mal

pão tambem ja ouvi falar q faz mal, só como pão integral

meu almoço agora está sendo um peito de frango sem pele acho q vai rolar uma maçã tambem euheuhe acabou rolando foi um pedaço de ricota e leite

janta - 3 inhames 2 xuxus, tres ovos caipira uma banana um pokinho de leite nada de óleo

suco de limao sem acucar

antes de dormir vai rolar só um leitinho com whey

cara eu quero aveiaaaaa

OS TREINOS

os treinos sao regados da trilha sonora de god of war hahahah um anabolizante natural

o treino é o seguinte

nao tem muita ordem certta

só procuro deixar costa junto com biceps e peito junto com triceps

ombro levantando os pesos so com o ombro . abrindo os braços com os pesos. pra frente tambem e girando uma rodela de peso por cima da cabeça

com trapezio to meio na duvida pq li q a remada do trapezio estraga o tendao entao to sem saber como malhar o trapezios

antebraço dia sim dia nao

rola muita lombar tipo levantamento terra lombar lateral tambem e deitado de barriga pra baixo

perna rola agachamento livre , exercicios de resistencia com caneleiras de lado de frente e tal

akele que é como se fosse um chute sentado com as duas pernas ao mesmo tempo

e o deitado de barriga pra baixo puxando os joelhos otimo pra dar triangulos e sair de chave de perna tambem fico apertando uma almofada entre os joelhos fortalece muito a guarda

muito pescoço com caneleiras na cabeça e puxando um pano pesado com a mandibula

rola um exercicio cabuloso q eu nao sei o nome começa parecendo um levantamento terra

mas depois joga o peso la pra cima e estica os braços pra cima da cabeça, esse é brutal

mas nada mais destruidor q o agachamento livre haahahahaha

barras pendurado no kimono

malho tornozelos tambem abrindo eles com uma borracha em volta dos pés otimo pra fugir de chave de pé e travar o cara nos ganchos

panturrilha de vez em quando eu faço com peso do corpo mesmo num degrauzinho uma perna de cada vez

rola tambem uns abdominais de varios tipos

o tira proza que é um exercício onde vc enrrola uma corda com um peso amarrado em volta de um pau só girando o pau com os braços esticados pra frente

e o bom e velho boxe com uns 2 ou 3 kilo em cada mão

acho q de musculaçao é só isso

alem disso

rola luta todo dia

jiujitso com muitos faixa preta o0 isso é a unica coisa mais brutal agachamento hahahaha

e muai thai de leve com os amigos e pesado no saco ate morrer no gás por tres rounds

oq leva uns 6 oiu 7 minutos cada muita joelhada canelada porrada cotovelada chute e tal

treino climch e esgrima com os amigos wrestling rola tambem só quedas

e meu predileto o MMA juntando tudo num treno só

mas esse nao rola com frequencia nao só uma vez por semana é muito perigoso

alem disso tambem treino ground and pound num saco de pancada podre que tem aki

suja meu tatame todo o maldito por isso eu espanco ele violentamente hahahahahha

além disso treino o bom e velho boxe com os broders

de sugestoes plz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...