Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Pirâmide É Melhor?


Caah

Posts Recomendados

Oi Caah fui eu quem questionou lá no diario da Mone sobre piramides e o Mateus gentilmente me respondeu, ai fui dar uma pesquisada pra entender melhor como funcionava, encontrei vários textos mas este ta bem explicadinho.

bjs

METODO DE TREINO: PIRAMIDES

Objetivo: força e hipertrofia muscular.

Praticante: intermediário e avançado

Procedimento: Os métodos de treino por pirâmide são: 1) Crescente – aumenta o peso e diminui as repetições ao decorrer da seqüência das séries; 2) Decrescente – diminui o peso e aumenta as repetições ao decorrer da seqüência das séries; 3)Truncada (crescente/descrente) aumenta o peso e diminui as repetições nas primeiras séries, em seqüência, diminui o peso e aumenta as repetições para as últimas séries. Encerra-se a série quando se chega a um determinado número de repetições (geralmente no meio da pirâmide), não se chega ao topo da pirâmide (1RM).

Na pirâmide crescente o tempo de recuperação aumenta ao longo das séries, iniciando com 1 minuto entre a primeira e a segunda série, progredindo até 2 minutos para as últimas séries Na pirâmide descrente reduz ao longo das séries, iniciando com 2 minutos entre a primeira e a segunda série, reduzindo até 1 minuto para as últimas séries. Na pirâmide truncada pode ser mantido próximo de 1 minuto ao longo das séries.

Exemplos:

› Séries Repetições Intervalo

Pirâmide Crescente

Agachamento 5 12 – 10 – 8 – 6 – 4 1’até 2’

Pirâmide Decrescente

Bíceps no cross 5 4 – 6 – 8 – 10 – 12 2’ até 1’

Pirâmide Truncada

Tríceps corda 5 12 -10 -8 – 10 – 12 1 minuto

O método de pirâmide crescente atribui um trabalho muscular de modo tensional progressivo, o que pode ajustar o estímulo hipertrófico para o desenvolvimento das miofibrilas musculares (actina-miosina). Os métodos de pirâmide decrescente e Pirâmide Truncada atribuem um trabalho muscular de modo metabólico, direcionando o estímulo hipertrófico para o desenvolvimento hipertrófico sarcoplasmático (figura 1).

phipertrofias.jpg

Para o desenvolvimento da hipertrofia muscular, torna-se interessante a prática dos métodos de pirâmide crescente, decrescente e truncada. Esses métodos contribuem para a manutenção da resposta hipertrófica, evitando a acomodação do sistema muscular mesmo estímulo de treino.

Referências:

Uchida et al. Manual de Musculação. São Paulo: Phorte, 2008.

http://personaltrainer.blog.br/metodo-de-treino-piramides/

EDIT: se este post fosse movido para a area de treinamento acredito que teriamos muitas informações a mais.

Editado por Cacaupb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Oi Caah fui eu quem questionou lá no diario da Mone sobre piramides e o Mateus gentilmente me respondeu, ai fui dar uma pesquisada pra entender melhor como funcionava, encontrei vários textos mas este ta bem explicadinho.

bjs

METODO DE TREINO: PIRAMIDES

Objetivo: força e hipertrofia muscular.

Praticante: intermediário e avançado

Procedimento: Os métodos de treino por pirâmide são: 1) Crescente – aumenta o peso e diminui as repetições ao decorrer da seqüência das séries; 2) Decrescente – diminui o peso e aumenta as repetições ao decorrer da seqüência das séries; 3)Truncada (crescente/descrente) aumenta o peso e diminui as repetições nas primeiras séries, em seqüência, diminui o peso e aumenta as repetições para as últimas séries. Encerra-se a série quando se chega a um determinado número de repetições (geralmente no meio da pirâmide), não se chega ao topo da pirâmide (1RM).

Na pirâmide crescente o tempo de recuperação aumenta ao longo das séries, iniciando com 1 minuto entre a primeira e a segunda série, progredindo até 2 minutos para as últimas séries Na pirâmide descrente reduz ao longo das séries, iniciando com 2 minutos entre a primeira e a segunda série, reduzindo até 1 minuto para as últimas séries. Na pirâmide truncada pode ser mantido próximo de 1 minuto ao longo das séries.

Exemplos:

› Séries Repetições Intervalo

Pirâmide Crescente

Agachamento 5 12 – 10 – 8 – 6 – 4 1’até 2’

Pirâmide Decrescente

Bíceps no cross 5 4 – 6 – 8 – 10 – 12 2’ até 1’

Pirâmide Truncada

Tríceps corda 5 12 -10 -8 – 10 – 12 1 minuto

O método de pirâmide crescente atribui um trabalho muscular de modo tensional progressivo, o que pode ajustar o estímulo hipertrófico para o desenvolvimento das miofibrilas musculares (actina-miosina). Os métodos de pirâmide decrescente e Pirâmide Truncada atribuem um trabalho muscular de modo metabólico, direcionando o estímulo hipertrófico para o desenvolvimento hipertrófico sarcoplasmático (figura 1).

phipertrofias.jpg

Para o desenvolvimento da hipertrofia muscular, torna-se interessante a prática dos métodos de pirâmide crescente, decrescente e truncada. Esses métodos contribuem para a manutenção da resposta hipertrófica, evitando a acomodação do sistema muscular mesmo estímulo de treino.

Referências:

Uchida et al. Manual de Musculação. São Paulo: Phorte, 2008.

http://personaltrainer.blog.br/metodo-de-treino-piramides/

EDIT: se este post fosse movido para a area de treinamento acredito que teriamos muitas informações a mais.

Muito bom esse texto, vo até incorporar uma série pirâmide decrescente no meu treino de ombros =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Éverton Udson

Mem uma mem outra. Ambas são boas.

Se usar muito a crescente por um certo tempo o seu corpo se acostuma e logo a decresente se tornere melhor naquele momento.

Mas se usar só a decrescente, ocorrera o inverso.

E se ficar alternado muito entre uma e outra por um "certo tempo", o melhor sera não usar mem uma mem outra.

ou seja

"Não há bem que sempre dure" (frase do Ronnie Coleman)

Ronnie-Coleman-2.jpg

Editado por Éverton Udson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O método de pirâmide crescente - desenvolvimento das miofibrilas musculares. O método de pirâmide decrescente - desenvolvimento hipertrófico sarcoplasmático

Sinceramente? Achei que era o contrario.

Sei que os dois metodos abrangem as duas mas na minha visao a Decrescente focaria mais na miofibrila ja que temos mais força e explosao pra usar na repetiçao mais baixa ja que eh a primeira serie. Ao contrario do crescente.

Sera que isso esta certo?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita gente usa sem saber pra que estão usando.

Seguindo o princípio da sobrecarga, eu nunca entendi o por que de diminuir o número de repetições na pirâmide crescente...

Pra mim, nunca fez sentido...

Prefiro fazer até a falha, sem "piramidar".

E a decrescente consiste em continuar o exercício, compensando a falta de "força" com a dimunuição do peso...

Bombar o sarcoplasma !!!

Bom para os "isoladores".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PIRÂMIDE CRESCENTE OU DECRESCENTE NÃO ESTÁ RELACIONADA AS REPETIÇÕES COMO ALGUNS MENCIONARAM ACIMA. ESTÁ LIGADA A CARGA.

CRESCENTE = - CARGA E + REPETIÇÕES. EXEMPLO 12,10,8.

DECRESCENTE = + CARGA E - REPETIÇÕES. EXEMPLO 8,10,12.

Editado por RVB7.trainer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro a decrescente afinal você tem gás pra detonar com peso máximo na primeira e na ultima com pouco peso só precisará de resistência =)

eu faço a pirâmide decrescente pra ombros (remada alta) e logo após terminar deixo o peso minimo da pirâmide e faço quantas repetições eu aguentar já que é meu ultimo exercicio do dia xD, eu estrago meu ombro todo treino assim e senti diferença depois que comecei a fazer. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PIRÂMIDE CRESCENTE OU DECRESCENTE NÃO ESTÁ RELACIONADA AS REPETIÇÕES COMO ALGUNS MENCIONARAM ACIMA. ESTÁ LIGADA A CARGA.

CRESCENTE = - CARGA E + REPETIÇÕES. EXEMPLO 12,10,8.

DECRESCENTE = + CARGA E - REPETIÇÕES. EXEMPLO 8,10,12.

Pelo que você descreveu é justamente o inverso do que você mesmo afirmou...

Ps: não escreva todo o texto em caixa alta. É ruim de ler, equivale a gritar e é contra as regras do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que você descreveu é justamente o inverso do que você mesmo afirmou...

ou você não entendeu...

Começa com mais peso e menos repetição, isso é decrescente, pois você estará diminuindo sua carga progressivamente.

Começa com menos peso e mais repetição, isso é crescente, pois você estará aumentando sua carga progressivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...