Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos E Verdades A Respeito Do Índice Glicêmico Dos Alimentos


AugustoO

Posts Recomendados

Publicidade

Alguém faolou: No caso dos alimentos fibrosos , nao gasto mais kcal normais pra digeri-los ?

A reposta é: sim.

Alimentos fibrosos e protéicos requerem mais proteínas (enzimas) para serem digeridos, consequentemente se eleva o gasto calórico.

O que nao estao enxergando é o seguinte.

Se voce ingerir mais do que gasta ira acumular gordura , mas isso nao quer dizer que voce nao possa manipular O QUANTO VOCE GASTA através da alimentação.

Alimentos que elevem o gasto calórico pos prandial (como as proteinas, as fibras, os mais ácidos, o proprio vinagre) tudo isso faz com que no final do dia voce tenha gastado um pouquinho mais . Porém se voce ingerir kcal em excesso, nao adianta alimento funcional, fibroso, proteico , nao sei mais o que.

Voces entendem?

A TMB nao é uma coisa fixa. Um maratonista de elite come frouxo 900g de carbo por dia e nao engorda. Bem pelo contrario, se nao se cuidar fica desnutrido. Porque? Porque ele criou demanda prévia. Ele direcionou aquela kcal excessiva que nao pro tecido adiposo, ou seja, pra ele armazenar mais do que gastar tem que ser muuuuuuuuuuuuita kcal (isso acontece com corredores amadores e esporádicos, lembram que eu ganhei peso correndo propositalmente?).

Se a demanda diária exceder o consumo, voce perde peso . Se essa perda (ou ganho) vai ser de massa magra ou gorda depende da composição da sua dieta.

Portanto comer 1000 kcal em excesso de proteina e 1000 kcal em excesso de carboidratos É DIFERENTE.

Voce vai acumular gordura sim. Mas digamos que 1000 kcal de carbo voce acumularia 3x gordura, e 1000 kcal de proteina seria 1x porque voce criou demanda prévia (musculação).

Parem, por favor, de generalizar tudo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

!!

não sei quem falou aqui que as proteínas não são necessárias, mas como o Ney apontou acima, SIM, mantendo as proteínas numa faixa boa a composição corporal se modifica SIM com calorias iguais comparado na falta de proteínas...

mas isso também n significa que se deve comer só proteínas.. chega uma hora que não vale a pena mais aumentar (até fica pior). E claro, vc também pode engordar comendo só proteínas.

Estipulando as proteínas, a partir desse momento.. calorias são só calorias. daí vc completa com carboidratos e gorduras (pelo menos o mínimo) do jeito que for melhor pra vc.

se vc for resistente a insulina deve se usar mais gorduras e menos carboidratos, dosando até achar um equilíbrio legal (para que a oscilação de glicemia/insulina não te traga problemas)..

edit: ser resistente a insulina não é algo muito comum, que fique claro.

Editado por quenca333
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quenca, mas quando consumimos uma quantidade de calorias que não precisamos ele não seria armazenada como gordura?

Veja só meu raciocínio, não ligue para os valores absurdos:

Vamos supor que estamos andando e que gastamos 5kcal por segundo, temos que escolher um alimento de 1000kcal para comer, um de baixo I.G. que demora 180 seg pra ser digerido e outro de alto I.G.que demora 1 seg pra ser digerido e ficaremos um intervalo de 3 horas sem comer até a próxima refeição.

Se comecemos o alimento de baixo I.G. ganharíamos aproximadamente 5,56 kcal do alimento e perderíamos 5kcal de estarmos andando o que sobraria 0,56kcal que seria "armazenado" e no final do período o balanço seria de 100kcal positivo.

Se comecemos o alimento de alto I.G. ganharíamos 1000kcal do alimento e perderíamos 5kcal por estar andando e sobraria 995kcal que seria armazenado, mas como ficaríamos o restante do período sem comer gastaríamos 895kcal e o balanço no final seria 100kcal positiva.

No final dos dois períodos o balanço foi de 100kcal positiva. Mas veja, quando consumimos o de alto i.g. 995kcal foi armazenada vamos supor de gordura e depois ele precisou de 895kcal, mas esse 895kcal não sabemos de onde ele tirou, poderia ter tirado dos músculos, do figado, etc. ou seja comendo o alimento de alto i.g. poderíamos está perdendo massa magra e ganhando gordura.

Hehe, é isso. Eu sei que a coisa é bem mais complicada, dependeria da atividade, e diversos outros fatores, mas da uma luz ai.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Quenca falou tudo..tanto é que em qualquer livro que tenham usado isótopos ou até mesmo o balanço nitrogenado positivo se observa o seguinte (resumidamnte):

Ingestao proteica por kg de peso - taxa de oxidação de proteinas

1g/kg - 5 a 10% de proteinas oxidadas

1,8g/kg - 10 a 15%

1,9 a 2,2 - 16 a 20%

acima de 2,2 até 40% das proteinas sao oxidadas.

Por isso que eu falo, proteinas demais também é dinheiro jogado fora..e o balanço nitrogenado positivo esta sempre mais ligado as kcal do que a ingestao proteica.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

disturbed, eu não entendi nada do que vc falou, mas saiba que o nosso corpo tem várias maneiras de arranjar a energia, o que pode ser bastante complicado para eu tentar exemplificar em uma situação:

a- nutrientes que estão entrando nele neste momento

b- simplificando, alguns "estoques" de nutrientes

c- gordura

d- músculo

Quando vc tem um consumo de proteínas adequado ele sempre tenderá buscar energia em a, b ou c (essas formas de obtenção de energia coexistem e não necessariamente se anulam, ok?). não tente complicar

Editado por quenca333
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...