Ir para conteúdo

Heavy Duty Or Not?

masterjokerdll

Posts Recomendados

Postado

eu vi um video do dennis wolf, jay cutler treinando (posso estar errado) mais ele não treina na intensidade que dorian yates, mike mentzer (por exemplo) treinavam e cresce, não intendo isso.

o sistema heavy duty é o melhor? ele é o real No pain, no gain, como funciona isso?

eles não chegam naquela falha e gritam de dor como alguns, treinam com carga so que mais suave :S

Postado

Acho que faltou um puco de pesquisa tem várias coisas sobre Heavy Duty aqui cara...

Mas só respondendo vc rapidamente, NÃO, nao existe essa de melhor treino, tanto é que como vc disse os ambos crescem...

Se quer saber realmente qual é melhor PRA VC, só tem um jeito...

Abraços

Postado

tipo eu so seguidor do HD mais eu vejo em videos aquele Dennis Wolf treinando com carga mais mt menos intensidade que mike mentzer por exemplo, eu uqeria saber se essa diferença (um cresce tem fazer tanto sofrimento e otro quase dismaia de esforço pra crescer) existe um certo ou errado (dennis poderia crescer mais se entraswse mais no modo de treino HD)?

vlw :D

Postado

Eu acho um tema interessante de debate (embora já possa ter eu eu não vi) ultimamente vinah treinando meio no estilo HD, mas vendo por exemplo os treino e pensamentos do Craw69(visto que muita gente gosta e faz, e por ele sempre ter embsamente em suas idéias) venho revendo algumas coisas, mas acho bom o HV, mas uma coisa que não ligava era pro descanso (ligava, mas agora com HV tenhp pesusado mais) e principalmente sobre o dano no sistema nervoso central, teve uma época que tava com queda de libido e tal, acho que podia ser por isso.

Postado

Apesar de eu nao achar correto dizer que tal coisa é errado ou tal coisa é certa, Heavy Duty e as teorias do Mentzer ja estao ficando pro passado. Já está mais do que provado (e provado eu digo com estudos e na pratica) que o treino até a falha está longe de ser a melhor forma de se treinar para qualquer um, que MGF (myogenic growth factor, liberado quando o musculo é treinado com pesos [portanto com quanto maior frequencia voce treinar um musculo, mais MGF voce tem circulante e mais ele tem potencial de crescimento; mas obviamente sabendo conciliar com boa frequencia/volume/recuperacao, nao adianta querer treinar peito com 15 series todos os dias) é um dos fatores mais importantes na hipertrofia, que a recuperacao muscular nao é tao lenta quanto a galera imagina (vá falar isso pros bulgaros que treinam o mesmo musculo 3x por dia)... enfim, eu nao vou me aprofundar porque nao quero dar uma de "sou do contra", mas eu compartilho da opiniao que os HITers (quem pratica HIT) cresce simplesmente porque treina pouco e come muito.

Abracos

Postado

Só pra complementar um pouco...

A idéia de crescer que EU acredito é o seguinte, ninguém fica grande por fazer um treino muito foda, ninguem cresce mais por fazer um treinamento muito intenso, seu crescimento nao vai depender de um ou outro treino em si, e sim de vários treinos...

Seu resultado vai vir de uma somátoria de treinos, ou seja o que importa é a regularidade de seus treinos, assim como a alimentação, descanso e etc.

Postado

As teorias de Arthur Jones e Mentzer ja ficaram no passado a decadas.

Jones errou na quantidade de treino, e na sua frequencia o que era obvio que qualquer sujeito normal entraria em Overtraining, a nao ser pessoas EXTREMAMENTE beneficiadas como Casey Viator.

Mentzer errou no aspecto descanso. Ele achava que para treinar membros inferiores deveriamos estar recuperados os outros membros e vice-versa, foi o ponto fundamental do erro dele.

E ambos erraram na quantidade de exercicios paras os musculos, hj sabemos que quem quer ser atletas devem trabalhar os musculos em varios feixes assim como varios angulos diferentes. Coisas que Jones e Mentzer nao se importavam.

O que ficou das ideias dos dois foi a alta intensidade e seus fundamentos como: minima quantidade de tempo de treino, altas cargas, cadencia lenta, pouco volume e etc...

Na decada de 80 Dorian ja utilizava esses conhecimentos sabendo de seus erros e assim o aprimorou.

Se esse estudo que vc falou é verdade entao essa pessoa deve ganhar o Nobel da Musculação, pois ate hj no comunidade cientifica nao existe nenhuma pesquisa que comprova algum tipo de treinamento ideal. Existem algumas como de Bompa, Poliquin dentre outras provadas cientificamentes que geram resultados mas nenhuma delas funcionou para X individuos ou sequer funcionou praticamente.

O que é chegar a falha ? Podemos chegar a falha em 3 faeses diferentes, ( exentrica, concentrica e isometrica) podemos chegar a falha com 1,2,3~4 series em diversos tipos de treinamento, bi-sets, tri-sets, drop/up sets repetições forçadas......inumeras maneiras de chegar a falha, entao especifique o que é chegar a "falha"

A falha em relação ao HIT consta que vc deve fazer apenas uma serie, entre media 4~20 rep a depender do grupo muscular, e levando ate a falha exentrica ou isometrica a depender do exercicio. Simplismente nao existe nada provado e nem a favor do HITers.

HITers crescem porquem comem treinam pouco??? Todos que buscam hipertrofia comem quantias enormes, nao so os HITers.

Postado

[...]

Se esse estudo que vc falou é verdade entao essa pessoa deve ganhar o Nobel da Musculação, pois ate hj no comunidade cientifica nao existe nenhuma pesquisa que comprova algum tipo de treinamento ideal. Existem algumas como de Bompa, Poliquin dentre outras provadas cientificamentes que geram resultados mas nenhuma delas funcionou para X individuos ou sequer funcionou praticamente.

O que é chegar a falha ? Podemos chegar a falha em 3 faeses diferentes, ( exentrica, concentrica e isometrica) podemos chegar a falha com 1,2,3~4 series em diversos tipos de treinamento, bi-sets, tri-sets, drop/up sets repetições forçadas......inumeras maneiras de chegar a falha, entao especifique o que é chegar a "falha"

A falha em relação ao HIT consta que vc deve fazer apenas uma serie, entre media 4~20 rep a depender do grupo muscular, e levando ate a falha exentrica ou isometrica a depender do exercicio. Simplismente nao existe nada provado e nem a favor do HITers.

HITers crescem porquem comem treinam pouco??? Todos que buscam hipertrofia comem quantias enormes, nao so os HITers.

E onde eu disse que existe treinamento ideal? :rolleyes: eu disse que existem pesquisas mostrando que MGF é um dos fatores mais importantes a ser considerado na hipertrofia, só. Estou falando de fisiologia/bioquimica/afins, nao de treinamento, quem interpretou isso foi voce :)

Quanto a falha, concordo, ja faz alguns meses que escrevi a mesma coisa porem de forma mais explicada em um topico. Quando digo até a falha, estou dizendo uma falha muscular comum; nao há necessidade de complicar o que é simples: ou voce falha neuro ou voce falha metabolica/muscularmente, outras denominacoes sao pouco reproduzidas na pratica e podem facilmenter serem inseridas em alguns desses 2 conceitos basicos.

E nao estou falando de profissionais. Nao adianta usa-los como base de comparacao, os pros já estao injetando tanta coisa que passaram de atletas pra farmacias ambulantes, nao da pra querer tirar conclusao com base neles; estou dizendo que os caras comuns de foruns e academias que treinam HIT em geral tem como ideologia tambem a alimentacao pesada pra auxiliar recuperacao, enquanto um individo está treinando biceps/triceps com 5 isoladores pra cada, os HITers tendem a ficar em casa comendo uma refeicao de 1000cals... entao sim, eles treinam menos e comem mais do que a galera padrao, é isso que estou dizendo :) nao disse que HITers comem muito e o resto nao come nada, foi uma frase mal escrita (por minha parte, obviamente) tentando passar a ideia de que os HITers tendem a valorizar mais ficar em casa comendo do que ir treinar.

Do mais, nao discordo de voce, apenas quis explicar porque voce interpretou errado o que eu disse ;)

Abracos

Postado

Realmente, interpretei isso de maneira diferente, assim como eu tive outras pessoas tbm podiam ter. entao achei melhor observar alguns pontos.

Apesar daqui nao ser lugar de falar sobre treinamentos.

Esse seu ponto de vista é explicado.

Em relação a comparação, nos sempres nos comparamos com profissionais da area.

E utilizamos algumas tecnicas que eles usam pq nos adaptamos a partir de varios fatores como eles, se alguem com caracteristicas de biotipo e predominancia de fibras for um ecto como Flex Wheeler ele fara um treino parecido com o dele.

Dorian explica todos as heranças do antecessores do HIT em seu treinamento. Por isso comparei a ele.

So nao vamos nos comparar na intensidade que eles usam, na frequencia deles, recuperação e etc......fisiologicamente eles tem um "supercorpo"

E a falha do HIT é feita neuro e muscularmente, pelo menos essa foi a ideia primaria de Jones

Postado

Interessante a discussão. Falando sobre treino com o Craw certo dia comentei que por um ano inteiro só treinei o HD classico.

Nunca fiquei tão denso, porém o volume deixou muito a desejar. Lembro que eu tinha uns 39 de braço uns 9 a 10%BF e depois fui para uns 40 de braço e mantive o BF , mas claro que chato como sou nao vou colocar isso tudo na "conta" do HD. Só lembro que tinha gente experiente que perguntava o que eu tav atomando pois parecia estar deixando a matriz mais compacta.

Chega certa hora do HD que nao adianta... vc sente falta de usar mais exercicios e a intensidade que era pra quebrar homeostase se torna rotineira....ou seja, vc assume uma nova homeostase de treinamento.

Mas isso é meu e é empírico. No campo do treinamento sou apenas um especula rsrsrs.

TInha vezes que tinha que treinar peito a cada 10 dias pq simplesmente não conseguia ... DMT era absurda e isso nunca significou (pra mim) aumento de volume!

Aprendi a malhar muito bem naquela epoca..era quase uma meditação com pesos. Experiencia pessoal 100% , mas hoje nao faria novamente.

Abraços

Postado (editado)

Pessoal com 20 anos de experiência em musculação, incluindo anos de treinos errados tentativas, suplementação das mais diversas e EAS, afirmo que não há treino genérico ideal. O que se verifica é que existe treino adequado para genéticas individuais e peculiares.

Atualmente realizo o HD split a cada dois dias em treino de 30 minutos. No meu caso por experimentação os resultados são fantásticos em relação ao volume muscular, força e redução de lesões musculares. Há 15 anos não faço mais uso de EAS, apenas glutamina e creatina, é obvio que não se fica gigante como os americanos somente assim, existe outros fatores e não estou dizendo apenas em relação aos EASs.

A única coisa que posso dizer que é consenso geral do pessoal, que descanso e alimentação são fundamentais. Não adianta catabolismo é o pecado.

Essa briga sobre cadência, intensidade, freqüência, suplementação e outras buzz words é coisa para se estudar e não adianta querer impor supostas verdades aos outros, é muito particular. Conheço atletas que treinam 5 vezes por semana e tem ótimos resultados, outros treinam duas e também estão muito bem. Já vi ao morar em Tampa na Florida atletas não treinarem braço deixando seu desenvolvimento em função do crescimento indireto. Detalhe dava certo para eles.

Como podemos generalizar se há endomorfos, mesomorfos, altos, baixos, etnias e outros fatores que podem determinar o desenvolvimento muscular. Na minha vida neste esporte ingrato já presenciei dosagens altas de substâncias que a grande maioria nunca ouviu falar, com resultados quase que nulos e outros casos o uso quase que ridículo com resultados além do esperado. É a particularidade genética, tanto que na minha memória repousa o caso de um colega que treinava seis vezes por semana, 2 horas por dia, comia mal e era gigante, como se explica isso? Fiz uma vez o mesmo que ele e só me machuquei.

Não adianta é necessário estudar sobre os tipos de treino, mas sempre se levando em consideração descanso e alimentação.

Não é uma ciência exata infelizmente.

Outra coisa que gostaria de colocar em relevo aqui é um comentário sobre um detalhe interessante sobre o HD. Ao treinar com um parceiro e em uma academia que permita usar os aparelhos de forma adequada, vc tem que sentir que usou os músculos no seu máximo e quando digo seu máximo e fizer a ultima repetição com o colega gritando e fazendo passar do limite e se sentir morto após o treino. Agora, quem já fez HD no dia de perna e conseguiu sair andando normalmente, não fez HD é a única certeza que tenho nesse esporte.

Fato interessante em relação ao HD ocorreu no ano de 2010. Em fevereiro fiz um exame completo de coração com direito a eco e demais exames e testes complementares que mostrou tudo ok e qualidade cardiovascular adequada, bom para alguém na minha idade. Depois de 8 meses fazendo HD refiz o exame tudo normal porém com um comentário adicional, qualidade cardiovascular acima da média. Bem nunca fiz aeróbio, vai saber o que ocorreu, mas fiquei feliz.

Editado por BRAINCREAM
Postado (editado)

Acho que não adianta ficar se baseando em vídeos de atletas, comparando com a grande maioria eles estão em condições bem diferentes e é irado ver o Dorian, o Branch treinando, mas vão procurar o tanto de lesões que o Dorian teve durante a carreira. Até pra os atletas parece que a coisa tá mudando, é só ver os treinamentos do Hany Rambod, Charles Glass.

Crescer os caras crescem, até no tempo de Arnold que se malhava por duas horas e as vezes duas vezes por dia os caras cresciam, o ideal é saber se essa é a melhor forma para vc chegar no físico que vc deseja. Eu particularmente prefiro utilizar a periodização, alternando períodos com treinos com mais intensidade(tensionais) e outros com treinos com mais volume (metabólicos).

OBS.: editado pra tirar um assento de "metábólicos".

Editado por galvao
Postado

Muito boa essa discussão, falem mais se tiver algo a mais para falar.

O cara que tem vasta experiência de 25 anos fala muito bem também.

Lí tudo leria mais se tivesse, esses assuntos sim valem a pena e são do interesses de todos realmente que vem até o fórum.

Parabéns pra vocês. :D

Postado

Concordo e quanto aos treinos e tal, que até na épca do Arnold treinando duas horas por dia e tal, e uns outros que treinavam de maneira X e Y cresciam e tal. Acho que deve se dar prioridade para métodos que que a maioria cresceria, não que apenas um ou outro crescem. Por exemplo treino A 90% do pessoal cresce(hipoteticamente, só a termo de exemplificação), B 80%, C 70%, D 40% da populaçao tem resultados satisfatorios ou hipertrofia por exemplo. Acho que se deve começar a dar prioridade e entender o treino A (que da mais resultado para a maioria), depois o B, C e assim sucessivamente, até os treinos que dão certo para poucos indivíduos.

Postado

Concordo e quanto aos treinos e tal, que até na épca do Arnold treinando duas horas por dia e tal, e uns outros que treinavam de maneira X e Y cresciam e tal. Acho que deve se dar prioridade para métodos que que a maioria cresceria, não que apenas um ou outro crescem. Por exemplo treino A 90% do pessoal cresce(hipoteticamente, só a termo de exemplificação), B 80%, C 70%, D 40% da populaçao tem resultados satisfatorios ou hipertrofia por exemplo. Acho que se deve começar a dar prioridade e entender o treino A (que da mais resultado para a maioria), depois o B, C e assim sucessivamente, até os treinos que dão certo para poucos indivíduos.

Se eu entendi o que vc falou, a questão é por quanto tempo o treino "A" seria efetivo para tal indivíduo, por que além da individualidade, nosso corpo sofre inúmeras adaptações e até o próprio Dorian fez modificações no Heavy Duty ao longo da carreira.

Postado

Otimo Post

Charle Glass e Hany sao otimos treinadores, essse ultimo fez um trabalho fantastico com Jay e Phill, sera que o fst-7 veio pra dominar uma nova ordem de treinos? Mas vem a velha questao de volta, treino é particular. Sem duvidas essa nova metodologia esta se popularizando rapidamente, ja vejo nas academias varias pessoas a utilizando.

HD aumenta sim a capacidade cardiorespiratória, é comprovado.

No semestre passado comecei a "fazer" iniciação cientifica e comecei um projeto de pesquisa sobre o pai do HIT Arthur Jones e suas rotinas Fullbody, passei 3meses fazendo os treinos com 4pessoas incluindo eu. Os resultados foram incriveis: volume, perda de gordura, força, massa muscular e capacidade aerobica foram adiquiridos num progama de treino a cada dois dias. Tudo ia otimo, pensei que iria convencer os meus professores que o treino de alta intensidade era o melhor.

A verdade bateu na minha cara, pros praticantes de culturismo ela não é interessante ser usada por um periodo maior que 3meses pois ela trabalha o musculos em poucos feixes, o que nao é benefico as profissionais quais tem que trabalhar o musculos em varios feixes e angulos.

Pessoas com problemas de coração, pressao, ma formação articular dentre outros, tbm nao é aconselhavel.

Dentre outros problemas o maior foi durante uma pessoa que estava fazendo os treinos, foi gerada uma zona isquemica no coração.

è um treino muito arriscado, os bb PRO ctz nunca iriam fazer um treino desses pois devido a utilização dos AE´s o tecido muscular esqueletico do coração esta muito maior do que o normal, ou seja, um treino desse = morte (quase)

Creio eu que por isso e outros fatores que Yates se baseou e fez seu proprio treino de alta intensidade.

Uma coisa que me impressiona é o volume do Treino de Jay no DVD Undisputed, carai, o cara tem que ter muita capacidade energetica pra fazer tudo aquilo. Outra coisa é que ele nao usa tanto peso quantos os outros, ver Ron, Rockel e Kai treinando parecem que é montagem a quantidade de peso.

Vendo algumas das promessas mais famosas mudialmente, Evan, Alexey , Lorenzo, Winklaar ( apesar de velho) todos estes tem treinos bem volumosos, so o Winklaar que tem um treino mais intenso, mas hoje parece nao so ser uma tendencia mas uma padronização de treinos extensos.

Postado (editado)

é Todos Falaram Acima

Lee Priest Só treina em alto volume ele nao acredita em H.I.T

E o Coleman Socava peso fazia tudo torto e repetição me fala

tem alguem daquele tamanho?

igual amigo acima falou pode te ferrar todo ou te beneficiar

Treino é Tentativa e erro

meu chefe só me passa treino alto volume

e cresci muito e cresço até hoje

Mais eu jogo o discanso (Quase ou = a rest-pause) pra ter intensidade

Eu acho o treino tem ser a combinação de ambos intensidade e volume

só OS picos funcionam + nao pra todos (Picos eu digo Ou alta intensidade ou Alto volume)

E Obs: FST-7 nao é novo nao o cara uso conhecimentos antigos e aplico do modo dele! (entao a base é antiga tambem)

e nao querendo ser grosseiro

em vez de ficar se perguntando qual treino

Faça, Treine se dedique em qualquer treino você faça Seja H.I.T,GST,FST-7

Seus resultados seram sempre otimos, com 1 alimentação adequada e suplementação !!

Editado por Inuyasha
Postado

Danilo, o que você quis dizer com sei lá o que esquemica no coração do sujeito que tava treinando hit?

Eu rí com o Inuyasha dizendo que o Coleman socava peso e fazia tudo torto. kkkk

Eu sou do grupo dos que treina pesado e intenso também, eu dou um minuto pra cada série e um minuto entre cada exercício. :mellow:

Postado

Zona isquemica é uma area de risco de infarto cardiaco

Ela pode ser gerada a devidos fatores, no caso o coração começa a fibrilar e nao contrair(bombeamento), essa fibrilação faz uma lesao no musculo cardiaco.

Eu particulamente tenho resultados mais significativos com treinos de intensidade alta e volume medio/baixo.

Coleman foi uma aberração genetica, nossa o cara foi o maior ogro. Admiro muito ele, sues treinamentos de peras eram animais. Apesar de ter desproporções musculares e assimetria o volume dele é impressionante.

Postado (editado)

eu concordo que nao existe treinamento perfeito,

no meu caso em sempre treinei 5 vezes por semana e fico 2 horas na academia, nao faço exercicios até a falha total e tenho ótimos ganhos, consigo perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo com uma dieta boa sendo seguida de modo regular(nao sou pró e fujo muito da dieta).

pro segundo semestre desse ano estou planejando um treino HD,estou completando 3 anos de treino mesmo que nao continuo em maio, acho que tenho experiência e conhecimento sobre meu corpo suficientes pra tentar um treino assim pela primeira vez, veremos como vai ser, eu acho que cm a quantidade de metodos de treinamento que existe pegar somente um colocar num pedestal e segui-lo pro resto da vida é besteira, cada método treinamento trás beneficios diferentes mesmo que dentro do mesmo esporte, um ótimo exemplo já foi dado por uma amigo dizendo que o cardiovascular dele melhorou com o periodo em que treinou HD,

é claro que nao se deve começar treinamentos sem nenhum acompanhamento se você nao tem conhecimento o suficiente, mais se você tem o conhecimento e/ou tem o tempo para estudar sobre tal treinamento, vc tem mais é que treinar e aí tirar suas conclusões, funcionou pra você? não?

tambem já lí muito sobre como heavy duty esta ultrapassado, mais será mesmo que ele deve ser banido pra sempre da minha vida? mesmo ultrapassado se usado da maneira correta esse e outros metodos considerados velhos e/ou ineficientes podem trazer ótimos beneficios.

eu por enquanto nao posso dizer se hd funciona, ou se é bom ou nao, tenho a seguinte opinião:

não se avalia nada sem ter testado(mesmo que teoricamente), falar que o treino de branch warren é o melhor sem ter treinado ou visto estudos comprovando que é o melhor é no mínimo errado(pra nao dizer estúpido)

Editado por fabiuh
Postado (editado)

Muita comparação com os competidores, eles devem ser usados como modelos de estímulo ao treinamento com pesos, mas de forma alguma seus treinos e dietas poderiam ser aplicados para pessoas que não fazem uso de determinadas substâncias.

Há um costume em citar Arnold, Dorian, Lee Priest entre outros. Concordo plenamente que todos são exemplos de desenvolvimento muscular maravilhoso, mas garanto que a quantidade de Halotestin, Methosarb, Cheque Drops, Anabolicum Vister, IGF1 e outros EAs que utilizam é aquém das possibilidades de qualquer ser humano sem acompanhamento médico. Quando digo acompanhamento médico é realizar US testicular e abdômen superior e inferior trimestralmente, exame de sangue das enzimas específicas da função hepática além de controle da densidade sanguínea pelo fato de muitos utilizarem IPO. Não desconsiderando, ainda aqueles que utilizam os hormônios tireoidianos e da função pancreática.

Excluído o parágrafo acima, devemos levar em consideração apenas os atletas mais próximos da normalidade e realidade em que vivemos. Assim, considerar o melhor ou pior treino é ser um tanto preconceituoso e até mesmo reacionário. Testes pessoal vamos nos testar e verificar resultados. Resulta medo sair da área de conforto, sim obviamente, mas se não houver a experimentação de protocolos de treinamento de hipertrofia diversos não há com ter a certeza 100% de este ou aquele modelo ser melhor ou pior para mim, para você ou para o outro.

Editado por BRAINCREAM
Postado (editado)

Acabei de reler tópicos anteriores e um detalhe complexo tem incomodado. Alguns citam " vários estudos", mas ninguém cita a fonte e nemmesmo comenta se foi estudo qualitativo ou quantitativo, estudo de caso, metaestudo e o que seria ideal a famosa pesquisa científica baseada na análise fundamentada.

Outro detalhe afirmando que os alterados geneticamente competidores(RSS) de fora "socam pesos". Cabe aqui lembrar, isso foi verificado em vídeos,revistas ou algum dos senhores já acompanhou um treino ao vivo desses atletas?

Modesta parte eu vi alguns atletas antigos do Brasil como Marcelo Pelaio, Mauro Capelano e Frances treinando, e não verifiquei a utilização de pesos ao extremo com freqüência. E ao morar na Florida pude verificar alguns atletas treinando e nada diferente. Todavia quando havia sessões de fotos ou vídeos, olha pessoal, o que aparecia de pesos de alumínio pintados para parecerem ferro.

Engraçado foi a entrevista do Lee, que quando indagado sobre o suposto gasto mensal de 20.000 dólares em EAS ele desmentiu justificando que o prêmio para uma competição era inferior e assim não valia a pena usar. Meu Deus, esqueceu de mencionar que tem um patrocínio avaliado em 250 mil dólares de laboratórios, suplementos e empresas de equipamentos.

Uma dica voltando ao mundo dos normais, se querem ver pessoas supostamente mais próximas do treino e competição natural, confiram os campeonatos do Musclemania.

Abraços

Editado por BRAINCREAM

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...