Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Stronglift 5X5


Jorge Whey

Posts Recomendados

4 horas atrás, busarello disse:

Discordo.

Templates de treino a la Reg Park (Strong lifts, ripetoe, etc) focam na progressão simples e não na carga. Começar perto da sua carga máxima em um lift significa que vai travar cedo, fazer deload cedo e ferrar o protocolo.

É preciso lembrar que o objetivo é aprender progressão simples e, provavelmente, ter base para métodos mais complexos de manipulação de carga. Hipertrofia, neste caso, é colateral...

Agora eu fiquei na dúvida também. Por exemplo. Há um tempo atrás, quando eu treinava agachamento livre 4x10 com 70kg, eu fiz um teste de 1RM meio nas coxas, e cheguei em 100kg, com medo de me arriscar a uma carga maior. Então eu poderia fazer o 5x5 com 85kg, certo? Mas na real, eu teria começado com 80kg mesmo, que era um peso que eu percebi que eu ainda controlava bem e que eu me sentia seguro com ele nas costas. Seria ruim se eu tivesse começado com 80kg, levando em conta que eu treinava rotineiramente com 70kg?

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador
30 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

Agora eu fiquei na dúvida também. Por exemplo. Há um tempo atrás, quando eu treinava agachamento livre 4x10 com 70kg, eu fiz um teste de 1RM meio nas coxas, e cheguei em 100kg, com medo de me arriscar a uma carga maior. então eu poderia fazer o 5x5 com 85kg, certo? Mas na real, eu teria começado com 80kg mesmo, que era um peso que eu percebi que eu ainda controlava bem e que eu me sentia seguro com ele nas costas. Seria ruim se eu tivesse começado com 80kg, levando em conta que eu treinava rotineiramente com 70kg?

O teste de 1RM, seja qual for (há formulas que dão um resultado satisfatório baseado na carga que você usa para n reps, por exemplo), fornece um norte apenas. Independente do resultado, QUEM OPTA POR ESTES TEMPLATES DE PROGRESSÃO SIMPLES deve começar COM A BARRA (OLÍMPICA) VAZIA.

 

A barra olimpica masculina pesa 20 quilos. Estas barras que vemos na maioria das academias pesa entre 12 a 15 quilos. EU SUGIRO começar com 20 quilos e, portanto, completar com anilhas se for o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, busarello disse:

O teste de 1RM, seja qual for (há formulas que dão um resultado satisfatório baseado na carga que você usa para n reps, por exemplo), fornece um norte apenas. Independente do resultado, QUEM OPTA POR ESTES TEMPLATES DE PROGRESSÃO SIMPLES deve começar COM A BARRA (OLÍMPICA) VAZIA.

 

A barra olimpica masculina pesa 20 quilos. Estas barras que vemos na maioria das academias pesa entre 12 a 15 quilos. EU SUGIRO começar com 20 quilos e, portanto, completar com anilhas se for o caso.

 

Eu fui colocando peso e fazendo 1 rep, colocando peso e fazendo 1 rep. Até eu sentir que cheguei muito perto do limite. Fiz na gaiola com as barras laterais caso precisasse soltar a barra (não precisei). Por isso eu chutei baixo esses 100kg kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, busarello disse:

O teste de 1RM, seja qual for (há formulas que dão um resultado satisfatório baseado na carga que você usa para n reps, por exemplo), fornece um norte apenas. Independente do resultado, QUEM OPTA POR ESTES TEMPLATES DE PROGRESSÃO SIMPLES deve começar COM A BARRA (OLÍMPICA) VAZIA.

 

A barra olimpica masculina pesa 20 quilos. Estas barras que vemos na maioria das academias pesa entre 12 a 15 quilos. EU SUGIRO começar com 20 quilos e, portanto, completar com anilhas se for o caso.

Então sempre com barra vazia... ok!!
E a diferença do SL 5x5 e o treino 5x5 do Reg Park ? eh só os exercicios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

 

32 minutos atrás, thektk disse:

Então sempre com barra vazia... ok!!
E a diferença do SL 5x5 e o treino 5x5 do Reg Park ? eh só os exercicios?

A diferença são os exercícios e o volume. Reg Park é BEM mais volumoso se considerar as 3 fases. Na fase inicial é bastante parecido com o SL e o Ripetoe.

 

Quanto a carga inicial, há diversas formas de fazer para quem não é iniciante. 

O template fala em barra vazia e isso serve para praticamente todo mundo. Quem já tem uma boa consistência de treino e maneja cargas razoáveis pode tentar algumas coisas diferentes.

01 - Baixar a carga de forma que chegue nas suas cargas estimadas de 1RM em cerca de 12 semanas;

02 - Usar a barra vazia (olimpica ou equivalente em carga) e adicionar  cadencia baixa, intervalo baixo e auxiliares para complementar, até o momento em que as cargas dos exercícios do template sejam, por si só, desafiadoras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, busarello disse:

O teste de 1RM, seja qual for (há formulas que dão um resultado satisfatório baseado na carga que você usa para n reps, por exemplo), fornece um norte apenas. Independente do resultado, QUEM OPTA POR ESTES TEMPLATES DE PROGRESSÃO SIMPLES deve começar COM A BARRA (OLÍMPICA) VAZIA.

 

A barra olimpica masculina pesa 20 quilos. Estas barras que vemos na maioria das academias pesa entre 12 a 15 quilos. EU SUGIRO começar com 20 quilos e, portanto, completar com anilhas se for o caso.

As das minhas academias antes da atual eram sempre de 6 a 8kg... nem a pra agacho que eu achava pesar 10 a 12, na verdade pesava 8kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, busarello disse:

 

A diferença são os exercícios e o volume. Reg Park é BEM mais volumoso se considerar as 3 fases. Na fase inicial é bastante parecido com o SL e o Ripetoe.

 

Quanto a carga inicial, há diversas formas de fazer para quem não é iniciante. 

O template fala em barra vazia e isso serve para praticamente todo mundo. Quem já tem uma boa consistência de treino e maneja cargas razoáveis pode tentar algumas coisas diferentes.

01 - Baixar a carga de forma que chegue nas suas cargas estimadas de 1RM em cerca de 12 semanas;

02 - Usar a barra vazia (olimpica ou equivalente em carga) e adicionar  cadencia baixa, intervalo baixo e auxiliares para complementar, até o momento em que as cargas dos exercícios do template sejam, por si só, desafiadoras.

Show de bola...mesmo c a barra livre fazer sempre as 5x5?

Eh mto arriscado treinar sozinho esse protocolo?

Alguém c experiência em fazer esse treino sozinho?

 

Aprendendo demais aqui.... Vlew 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...

Boa tarde pessoal.

 

Certamente quem já seguiu este treino notou que existem dias que o mesmo peso que já foi levantado no treino anterior está pesando bem mais.

 

É como se houvesse uma perda de força, e onde você conseguia fazer 5/5/5/5/5 você aguenta 4/3/3/2/2

 

-As vezes a alimentação não foi boa neste intervalo desde o último treino

-As vezes as noites de sono entre um treino e outro não foram boas

-As vezes mesmo com alimentação e descanso adequados, isso acontece

 

Quando isso ocorre, o que vocês fazem?

 

Seria produtivo reduzir a carga em 10 % e aumentar o numero de repetições quando isso ocorrer?

Ou talvez dar mais um dia de descanso?

Será que meu corpo não está aguentando o treino?

 

Obs: Eu faço o 5x5 dia sim dia não(A - off - B - off - A - off - B - off - etc...) gerando 4 agachamentos pesados por semana, sem o descanso de dois dias no final de semana (Tenho meus equipamentos em casa)

 

 

Tenho 29 anos e peso aproximadamente 100 kg (Sou gordinho)

 

Meus melhores levantamentos são:

Agachamento: 137 kg totais - 5/5/5/4/3 (Dou de 2 a 4 segundos em cima do movimento criando um descanso)

Supino: 97 kg totais - 5/5/5/5/4

Militar: 57 kg totais - 5/5/5/5/5

Remada com barra - 87 kg totais 5/5/5/5/5 (Aquela que encosta no chão e da uns 2 segundos a cada repetição)

Nunca testei meu 1 RM

 

Meus levantamentos não são nada expressivos, ainda mais se levar em consideração meu peso. Mas adicionei estas informações para vocês terem uma ideia do ponto onde estou (Praticamente iniciante) e poderem me ajudar.

 

Desde já muito obrigado!

 

Editado por Luiz Menegheti
Add informações e correções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 28/01/2020 em 15:13, Luiz Menegheti disse:

Boa tarde pessoal.

 

Certamente quem já seguiu este treino notou que existem dias que o mesmo peso que já foi levantado no treino anterior está pesando bem mais.

 

É como se houvesse uma perda de força, e onde você conseguia fazer 5/5/5/5/5 você aguenta 4/3/3/2/2

 

-As vezes a alimentação não foi boa neste intervalo desde o último treino

-As vezes as noites de sono entre um treino e outro não foram boas

-As vezes mesmo com alimentação e descanso adequados, isso acontece

 

Quando isso ocorre, o que vocês fazem?

 

Seria produtivo reduzir a carga em 10 % e aumentar o numero de repetições quando isso ocorrer?

Ou talvez dar mais um dia de descanso?

Será que meu corpo não está aguentando o treino?

 

Obs: Eu faço o 5x5 dia sim dia não(A - off - B - off - A - off - B - off - etc...) gerando 4 agachamentos pesados por semana, sem o descanso de dois dias no final de semana (Tenho meus equipamentos em casa)

 

 

Tenho 29 anos e peso aproximadamente 100 kg (Sou gordinho)

 

Meus melhores levantamentos são:

Agachamento: 137 kg totais - 5/5/5/4/3 (Dou de 2 a 4 segundos em cima do movimento criando um descanso)

Supino: 97 kg totais - 5/5/5/5/4

Militar: 57 kg totais - 5/5/5/5/5

Remada com barra - 87 kg totais 5/5/5/5/5 (Aquela que encosta no chão e da uns 2 segundos a cada repetição)

Nunca testei meu 1 RM

 

Meus levantamentos não são nada expressivos, ainda mais se levar em consideração meu peso. Mas adicionei estas informações para vocês terem uma ideia do ponto onde estou (Praticamente iniciante) e poderem me ajudar.

 

Desde já muito obrigado!

 

deload de 10% funciona, mas se fica muito difícil prosseguir com a progressão linear, é hora de algo diferenciado, tipo um texas method, pra manter próximo do que vinha fazendo, dando ao corpo mais tempo pra recuperar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...