Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecer Ou Alongar Antes De Iniciar O Treinamento?


fernandows

Posts Recomendados

Essa com certeza é uma dúvida freqüente entre os freqüentadores de academias, corredores anônimos, atletas de fim de semana dentre outros.

Vou esclarecer de forma simples , para que seus treinos e sua condição física sempre melhorem.

1º Exemplo – Vou praticar musculação.

Para iniciar o treino de musculação devemos sempre nos aquecer. O aquecimento pode ser realizado em qualquer ergômetro como esteira , bicicleta e transport ( simula caminhada ou corrida sem impacto). Esse aquecimento deve durar de 5 á 10 minutos. Ele é muito importante mesmo que o treino não seja direcionado para membros inferiores, pois com o aquecimento geramos um maior fluxo de sangue e oxigênio para o corpo todo e inclusive nossos músculos. Com isso um melhor desempenho e a diminuição de riscos de danos musculares.

Podemos alongar também antes da musculação?

A resposta é sim!

E tem uma regrinha muito fácil : não há necessidade de alongar aquele grupo muscular que você vai trabalhar na sessão de treinamento. Você até pode alongar caso lhe traga conforto, porém sem buscar um aumento de amplitude articular. Alongue durante 10 segundos apenas e não levando a articulação até o desconforto. Pode ser feito antes do treinamento e não há necessidade de alongar novamente depois.

Agora se quer ter músculos mais alongados e uma maior amplitude articular, deve-se alongar por pelo menos 20 segundos e ai sim em um dia que não praticou a musculação para aqueles grupos musculares.

Ex: vai treinar peitoral e tríceps, então alongue a musculatura de membros inferiores, dorsais , deltóides(ombros) e bíceps. E deixe para alongar peitoral e tríceps quando esses músculos não forem trabalhados.

2º Exemplo – Vou praticar atividade aeróbica.

A regra é bem parecida: Se a corrida for com duração prolongada ou de ritmo intenso, alongue os membros inferiores sem buscar o desconforto. Se quer ter pernas mais flexíveis, as alongue em dia que não ira praticar aeróbico ou treino de musculação para membros inferiores.

O aquecimento será feito no ergômetro utilizado ou se for correr, nadar, andar de bicicleta ou patins, é só começar em um ritmo mais fraco e gradativamente subir o ritmo até alcançar a proposta de seu treinamento.

Fácil não é? Então mãos á obra!

FONTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Já vi alguma coisa que o alongamento prejudica a hipertrofia, mas não deixo de fazer.

Acredito ser importante para a preparação dos músculos para fazer força.

Principalmente quando você começa a pegar umas cargas consideráveis (130kg Supino, 420kg no leg, etc)

acredito que seja importante.

Eu particularmente sempre me alonguei e NUNCA tive lesões ....... já vi vários camaradas não alongarem e se fud****.

Um comentário em relação ao aquecimento....10 min acho um pouco demais para os ectomorfos, 2 a 3 min bem feito acho ser suficientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim existem artigos até atuais que relatam que alongamento não ajuda na hipetrofia e também que alongamento _pasmem_ pode facilitar lesões.

Eu não alongo nem aqueço e nunca me lesionei e assim vou continuar, sou preguiçoso pra essas coisas e ponto final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,esse lance de alongar ANTES do treino de MUSCULAÇÂO é bem controverso,no entanto existem estudos feitos pela medicina do esporte que dizem que perde-se força e potência no treino.Já citei o artigo cientifico aqui no fórum.

Na revista Super Treino,há uma matéria sobre isso tb,dizendo o mesmo e que durante o exercício com pesos,já se faz o alongamento,dependendo da amplitude que vc realiza.E se ainda quiser fazer algongamento "usuais"que sejam feitos bem LONGE do treino com pesos.

Só pra constar :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...