Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Papel Do Igf-1 Na Hipertrofia Muscular


LeandroTwin

Posts Recomendados

Há algumas décadas, especificamente no final dos anos 80 e início dos anos 90, o hormônio do crescimento humano – HGH – figurava entre os recursos ergogênicos como uma das opções mais utilizadas pelos atletas de elite, especialmente bobybuilders profissionais. De fato, nesta época utilizou-se em larga escala não somente o HGH bem como a insulina exógena como meio de potencializar força e hipertrofia musculares.

Neste cenário, surgia muito timidamente um novo aliado na busca da melhora do desempenho entre os atletas aficionados por biochemical enhancement. Este, bastante conhecido entre os estudiosos da fisiologia humana, despontou como mais uma opção para otimizar o desempenho atlético. Sim, estamos falando do atualmente comentadíssimo Insulin-like Growth Factor – o IGF-1. Como foi mencionado acima, há muito tempo já eram conhecidos os efeitos deste poderoso hormônio, o que não era usual era sua utilização como recurso ergogênico. Em uma das seções de Sports Drugs (atualmente esta seção da revista já não mais existe, talvez por Weider temer que sua imagem seja associada com drogas) de uma edição de 1998 da Flex Magazine, assinada pelo Science Editor Chris Street, um leitor escreveu curioso perguntando acerca dos efeitos do IGF-1. Todavia, seu uso como método ergogênico ainda era obscuro, pois apenas naquela década é que começaram a ser conduzidos estudos em maior escala. A própria fabricação de IGF-1 através de gene recombinante ainda era uma novidade.

Hoje, entretanto, o IGF-1 é utilizado em diversos tratamentos médicos, especialmente em casos de distrofias musculares graves, como as que ocorrem na doença de Duchenne e na recuperação de HIV soro-positivos.

Sua apresentação é na forma de pó liófilo que deve ser reconstituído com água destilada. Como ocorre com o HGH e a insulina, este fármaco deve ser mantido sob refrigeração adequada, para que sua cadeia polipeptídica não se desnature. Após a reconstituição, mesmo em refrigeração sua ação pode gradualmente ser neutralizada em dias.

Como não podia deixar de ser, a despeito do que aconteceu com os inibidores de miostatina, a indústria da suplementação aproveitou-se da idéia e atualmente o mercado oferece varias opções de suplementos que “prometem” aumentar a produção de IGF-1, porém com já era de se esperar, nenhum desses efeitos foi comprovado em estudos sérios.

Mas, afinal de contas, o que é o IGF-1? Nosso organismo produz vários hormônios que ficaram conhecidos como fatores de crescimento, que nada mais são do que substâncias que mediam importantes vias metabólicas de síntese e assimilação. As somatomedinas IGF-1 e IGF-2 desempenham um papel de grande importância no anabolismo de uma maneira geral, não tão somente do músculo esquelético estriado, mas também de diversos outros tecidos e órgãos.

Descoberto há cerca de 50 anos, embora já tendo muitas de suas ações conhecidas, ainda reserva mais estudos para ser elucidado completamente. O IGF-1 é composto por uma cadeia de cerca de 70 aminoácidos, sendo, portanto um hormônio peptídico. Sua produção ocorre principalmente no fígado e seus efeitos anabólicos se assemelham aos da insulina humana. Exerce importante ação no metabolismo do tecido ósseo, cerebral, neuronal e evidentemente, das células musculares.

Vale a pena ressaltar que o principal mecanismo de anabolismo observado na ação do Hormônio do Crescimento Humano (HGH) se deve ao fato deste mediar a atividade do IGF-1, o que por si só já justificaria a notável capacidade anabólica desta somatomedina. Também a tradução de sua denominação (fator de crescimento insulino-mimético) revela a estreita semelhança entre esta substância e outro poderoso peptídeo renomadamente anabólico: a insulina.

Alguns estudos corroboram com estas propriedades do IGF-1, em particular no sentido de reverter a perda muscular observada em idades avançadas. Em um estudo conduzido por pesquisadores da University Pensylvania School of Medicine, observou-se que a administração de IGF-1 recombinante proporcionou uma melhora significativa na força e volume muscular em ratos adultos, em contrapartida a diminuição destas características que ocorrem com o avanço da idade. Outro estudo, publicado no Journal of Applied Phisiology - Anabolic influences of insulin-like growth factor I and/or growth hormone on the diaphragm of young rats – demonstrou que a administração combinada de HGH e IGF-1 se mostrou superior em anabolismo do que as administrações isoladas destas duas substâncias. Muito provavelmente isto se deve ao fato que os efeitos mediadores de GH em relação ao IGF-1 são independentes a produção local de somatomedinas por outros tecidos.

É inegável o efeito anabólico deste hormônio, porém seu uso não é tão livre de perigos quanto qualquer outro método proibido. Embora este peptídeo não apresente efeitos diretos sobre o eixo hipofisário-testicular, já foram feitas observações em estudos sobre a (improvável???) relação entre IGF-1 e aumento da expressão de uma enzima já bastante conhecida por nós, que promove uma série de efeitos típicos do uso de AAEs – a 5α redutase – responsável pela conversão de testosterona para dihidrotestosterona. Como podemos ver, o estudo do metabolismo humano nos revela que não existe reação isolada em nosso organismo. A coisa é bem mais complicada do que parece...

BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA!

Links dos artigos:

http://jap.physiology.org/cgi/reprint/82/6/1972

http://edrv.endojournals.org/cgi/content/full/28/6/603

http://www.pnas.org/content/95/26/15603.long

Por Madilson Medeiros ([email protected])

Personal Trainer Graduado em Educação Física CREF 1684-CE

Pós-graduado em Nutrição e Exercício Físico

Atleta deca-campeão de Fisiculturismo

http://www.madilsonmedeiros.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

A relacao do igf-1 com a 5 alfa redutase é bem complicada leandro , envolve mtos fatores e dosagens altas com longo tempo de uso dependendo da cadeia pepetidica tb , mas se assemelha com o gh porem é diferente , como citado os 2 em conjunto tem uma boa sinergia por um boost duplo! Pena que aqui no brasil agnt nao ache com facilidade esses peptideos para testar :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Um otimo stack eh gh com igf1 insulina e akele outro peptidio ghrp6 é um bom stack da pra crescer legal , com densidade pelo fator do glicogenio por conta da insulina , forca e qualidade pela lipolise! Agora o preco eh salgado da pra comprar um carro se bobiar ehauheuah

se usar peptideos e hormonios liberadores de gh nem precisa do gh sintético, ai o preço cai BASTANTE. ghrp-2/ghrp-6/ipamorelin não é tão caro assim, já o igf é mais salgado.

:lol: não vejo a hora de testar esses peptideos :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

p ghrp6 teria propriedades mto parecidas com o gh em si! Agora n sei como conseguir esses peptideos aqui , tb tenho mta vontade , so sei do tio draggo ter conseguido trazer no mais nunca ouvi falar por aqui nao e vc carlos?

ghrp significa peptideos liberadores de gh. então eles apenas estimulam seu corpo a produção do GH, apesar de ser uma produção estimulada os picos são muito altos, maiores que dosagens altas de gh sintético e cada peptideo tem seus colaterais e poder de liberação de gh.

aqui de pessoas usando jamais vi/li, sequer conheço quem conheça da existencia deles, tirando umas 2 ou 3 pessoas aqui do próprio fórum.

eu conversei com o tio draggo e fui pesquisando por conta própria, mas como não é relevante ao tópico pode MP se quiser ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...