Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reeducação Postural e o Esporte de Rendimento


LeandroTwin

Posts Recomendados

Podemos implementar um trabalho postural visando não só a prevenção de lesões, mas também a melhora da performance

Reeducação postural e o esporte de rendimento.

Dois temas aparentemente distintos, mas nós aqui na VIPFISIOPERSONAL, Campinas/SP e Indaiatuba/SP, unimos o trabalho postural ao esporte de alto rendimento há muito tempo, mais especificamente há 15 anos.

Esse tema é controverso e geralmente gera discussão mesmo. Vamos ao ponto das divergências:

1) Atleta de alto nível sofre de algumas alterações posturais devido ao gesto desportivo.

2) A reeducação postural consumiria um tempo precioso da preparação do atleta.

3) As alterações posturais são causadas pelo gesto desportivo, que é praticado várias vezes por semana. Será que a reeducação postural consegue revertê-las?

Vamos aos fatos, a repetição de gestos desportivos realmente causam alterações posturais em alguns casos específicos; esportes unilaterais, esportes que causam posicionamento excessivo, ou exigem movimentos repetitivos em flexão ou em extensão.

A reeducação postural demanda um tempo, que poderia estar sendo usado para a preparação do atleta, mas esse tempo deve ser encarado também como preparação física, pois os benefícios que trará serão importantíssimos na performance.

Há atletas que treinam 20-30 horas semanais ou até mais, e a dúvida relacionada à eficácia da reeducação postural é pertinente, mas o que vemos na prática são respostas positivas, com melhora no desempenho, remissão de patologias e de quadros álgicos e a satisfação do atleta.

Mas também há alguns casos em que o profissional não consegue uma boa resposta postural, muitas vezes devido à fase do treinamento, mas nesses casos devemos ter outro pensamento, que é não deixar o quadro se agravar ainda mais, o que já é de grande valia. Num segundo momento, quando esse atleta estiver em uma fase de transição, podemos dar mais atenção a essas necessidades posturais e deixar os treinos mais brandos.

Qual é o real benefício da reeducação postural?

Podemos ver essa questão de duas formas:

1) Otimização do desempenho.

2) Prevenção de lesões.

Na primeira situação temos vários casos de melhora de desempenho, como por exemplo com a atleta Maraline Pardin, que pratica luta de braço e é acompanhada pela Equipe há mais de 8 anos. E é um dos casos mais complexos que passou por aqui.

Quando ela nos procurou, tinha lesões no membro superior (cotovelo, punho, mãos e dedos), fizemos toda a reabilitação dessa atleta pautada pela reeducação postural, o que resultou em melhora de desempenho e ela permanece todos esses anos sem lesões.

É simples o raciocínio, apesar do processo de reabilitação ser complexo.

Os músculos encurtados exigem um esforço extra do seu antagonista.

O músculo que contrai contra a ação de um antagonista encurtado terá sempre que vencer todas as condições impostas pelo desporto, somado à força exigida para executar o movimento contra a resistência do encurtamento do opositor. Essa condição gera exaustão precoce.

Quando esses músculos encurtados são tratados, promovem um grande benefício aos antagonistas, que têm seus movimentos liberados.

Na segunda situação, temos um raciocínio holístico, pois temos que pensar nas cadeias musculares e suas conexões. Estamos falando então de comprometimento generalizado, ou seja, afeta toda uma cadeia muscular.

Alterações posturais posicionam as articulações de forma anti-fisiológica, comprimindo alguns compartimentos articulares e tracionando os compartimentos opostos.

As articulações quando trabalham com regime de compressão, sofrem desgaste prematuro, conhecido também como artrose que é uma doença degenerativa. Como o nome mesmo diz, degenera, e o alvo são as cartilagens que revestem as articulações.

Os pontos que trabalham em regime de tração promovem um “afrouxamento” dos ligamentos, o que futuramente pode culminar em uma lesão ligamentar; um bom exemplo é o joelho com hiperextensão, e nesse caso o ligamento que está sendo tracionado é o famoso ligamento cruzado anterior.

Concluindo, podemos implementar um trabalho postural visando não só a prevenção de lesões, mas também a melhora da performance.

Dr. Eduardo Ayub Lopes.

Diretor da VIPFISIOPERSONAL.

Fisioterapeuta Esportivo.

Educador físico especialista em fisiologia do exercício e biomecânica.

www.vipfisiopersonal.com.br

www.totalmuscularstretching.com.br

[email protected]

Por Dr. Eduardo Ayub Lopes

Diretor VIPFISIOPERSONAL

Fisioterapeuta Esportivo

Rua dos Bandeirantes, 693, Cambuí, Campinas - SP

(19) 3252-5656

http://www.vipfisiopersonal.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...