Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Catuaba


Ruan.90

Posts Recomendados

catuaba.jpg

A Catuaba é uma planta medicinal também conhecida como Catuaba-Marapuama, Catuaba-Selvagem, Catuabinha, Caramuru, Tatuaba, dentre outros. Inclui as espécies Erythroxylum catuaba, Erythroxylum vacciniifolium, Trichilia catigua, Anemoegma arverse, Anemopaegma mirandum, Bignonia miranda, Anemopaegma sessilifolium e outras que possuem as mesmas propriedades medicinais. A Catuaba é a mais famosa das plantas afrodisíacas do Brasil, conhecida por sua capacidade de fortalecer as ereções. Pertence a família Bignoniaceae.

Usos Tradicionais: afecção do sistema nervoso, AIDS (HIV), ansiedade, bronquite crônica, demência, doenças nervosas e emocionais, esgotamento, estresse emocional, falta de memória, fadiga crônica, fraqueza, frigidez, hipocondria, impotência sexual (disfunção erétil), insônia, insuficiência mental, Mal de Alzheimer, nervosismo, neurastenia, paralisia.

Propriedades Medicinais: afrodisíaco, ansiolítico, antibacteriano, antioxidante, diurético, estimulante, estimulante do sistema nervoso, expectorante, imunoestimulante, tônico, vasodilatador.

A Catuaba também é um afrodisíaco útil no tratamento da impotência sexual (disfunção erétil) e prostatite, e tem sido estudada por seus possíveis benefícios de proteção contra contra infecções oportunistas em portadores do vírus HIV (AIDS).

Na medicina popular brasileira, atualmente, a Catuaba é considerada um estimulante para o sistema nervoso central com propriedades afrodisíacas. A decocção da casca é comumente usada para a impotência sexual, agitação, nervosismo, dores, fraquezas, falta de memória ou esquecimento, e fraqueza sexual. A Catuaba funciona como um estimulante do sistema nervoso, sobretudo quando se trata de impotência funcional dos órgãos genitais masculinos. É um afrodisíaco seguro, usado sem nenhum efeito nocivo. Aqui no Brasil é considerado um afrodisíaco com “eficácia comprovada”, e, além de tratar a impotência, é empregado para vários tipos de problemas nervosos, incluindo insônia, hipocondria e dores relacionadas ao sistema nervoso central (tais como a ciática e neuralgias).

Na Europa é feito um chá da casca é usada para fraqueza sexual, impotência, debilidade nervosa e exaustão. Herbalistas e profissionais de saúde usam a Catuaba nos Estados Unidos como um tónico para a função genital, como estimulante do sistema nervoso central, para a impotência sexual, cansaço geral e fadiga, insônia relacionada à hipertensão arterial, agitação e falta de memória. A Catuaba é benéfica para homens e mulheres como afrodisíaco, mas é na área da impotência masculina que os resultados mais marcantes foram relatados e não há evidências de efeitos colaterais, mesmo após o uso a longo prazo.

A Catuaba é mais comumente disponível em forma de bebida e tintura, mas também pode ser tomada como uma decocção. Para ter o efeito máximo, a tintura deve ser colocada em pequena quantidade de um copo com água e uma pequena color de chá de suco de limão. A tintura da Catuaba libera alcalóides e taninos. Os povos nativos da Amazônia que usam catuaba combinada com Muira Puama, permitindo que a mistura repouse em água morna durante a noite para fazer uma infusão de medicamentos.

Algumas variedades de Catuaba contém ioimbina. O componente antibacteriano da erva é cinchonaina. A planta ainda é constituída de catuabina, ácidos graxos, fitoesteróis, antioxidantes, flavonóides, taninos, resinas e lipídeos. As partes medicinais da planta utilizada são as folhas, a raiz e a casca da Catuaba. A planta não deve ser utilizada durante a gravidez.

Existem váriações nas árvores da Catuaba, sendo que algumas delas são de pequeno porte, atingindo cerca de 3 metros de altura, como é o caso da Erythroxylum catuaba, nativa da Norte e Nordeste do Brasil. A espécie Trichilia catigua pode chegar a 10 metros de altura. A Anemopaegma é uma grande árvore, crescendo até mais de 40 metros de altura e chamada de Catuaba-Verdadeira.

A Catuaba tem uma longa história de uso na medicina herbal como um afrodisíaco. Os índios Tupi do Brasil foram os primeiros a descobrirem as qualidades afrodisíacas da planta e durante os últimos séculos compuseram muitas canções elogiando suas qualidades e capacidades.

Povos indígenas e locais usam a Catuaba por gerações. Como já dito, é a mais famosa de todas as plantas afrodisíacas brasileiras. Em Minas Gerais há um ditado que diz que “se o pai ter um filho até os 60 anos, o filho é seu, depois dessa idade o filho é da catuaba!”.

Fonte: http://www.medicinaisplantas.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tenho tomado todos os dias um composto energético/estimulante. Estou muito surpreso com os resultados.

O composto inclui:

Catuaba

Guaraná

Ginseng

Ginkgo Biloba

Marapuama

Principais efeitos:

Aumento da libido

Aumento do desempenho fisíco ( atividade aeróbica e anaeróbica)

Maior estado de concentração e alerta.

Mais disposição ( parece que o corpo está mais leve)

Eliminação do excesso de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...