Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vai Uma Pitada De Sal Aí?


Posts Recomendados

Vai uma pitada de sal aí?

O consumo de sódio precisa ser na medida certa! Em excesso, pode prejudicar o emagrecimento e sua saúde.

Garfo e faca na mão, boca salivando e uma fome danada! Aquele belo prato está à sua frente com uma refeição bela, nutritiva e saborosa, mas... E se acrescentar um pouquinho a mais de sal só para deixar a comida mais palatável?

Esse hábito pode ocasionar sérios problemas para a saúde, inclusive prejudicar no processo de emagrecimento por conta da ação negativa de retenção de líquidos que o excesso de sódio ocasiona.

O sal (Cloreto de Sódio – NaCl) é tido como um dos primeiros temperos da culinária e também um dos conservantes mais antigos (tanto de uso industrial quanto doméstico). No último dia 26, comemorou-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e um dos vilões desta batalha é o alto consumo de sódio na alimentação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a ingestão de sal deve ser de até 6g por dia (seis colheres rasas de café), mas boa parte da população brasileira ultrapassa esse índice por conta dos alimentos com alto teor de sódio.

A maioria dos alimentos industrializados contêm sódio. Do refrigerante aos sucos artificiais em pó. Os campeões são os embutidos (presunto, salame, mortadela, salsicha) e defumados, os caldos concentrados e temperos prontos, as sopas instantâneas, os salgadinhos industrializados em pacotes, os queijos amarelos, os pratos prontos congelados e produtos em conservas, como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito. Enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha, além de salgadinhos como batata frita, amendoim salgado e outros são também compostos por altos índices do mineral.

"estudos indicam que o brasileiro excede a quantidade diária de sódio em mais de duas vezes o limite recomendado"

Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo apontou que a quantidade diária de sódio disponível para consumo nos domicílios brasileiros foi de 4,5 g por pessoa (ou 4,7 g para uma ingestão diária de 2.000 kcal), excedendo, assim, em mais de duas vezes o limite recomendado de ingestão desse nutriente (que é de 2,4 g). A maior parte do sódio disponível para consumo provém do sal de cozinha e de condimentos à base desse sal (76,2%). Uma quantia de 10 ml do molho de Shoyu Tradicional, bastante utilizado na culinária oriental, contém 600 mg de sódio!

Emagrecimento

Juntamente com o Potássio, o Sódio é responsável por equilibrar a distribuição dos líquidos no organismo e ajuda também a regular a função muscular e nervosa. Em excesso o Sódio causa um desequilíbrio que fará com que o corpo retenha mais líquido do que o necessário, prejudicando no emagrecimento e ocasionando inchaço nos tecidos, o que pode aumentar a pressão arterial.

E a Falta?

A carência de sódio é rara já que o sal se encontra num número elevado de alimentos, porém, pessoas que vivem em climas quentes ou praticam exercício físico intenso, perdem quantidades significativas de sódio pelo suor. As conseqüências da falta do mineral são: pressão arterial baixa (hipotensão), cãibras, desidratação, secura da boca e vômitos.

Doce também tem sódio!

Parece estranho, mas é a verdade. Diversas guloseimas contêm uma porcentagem (mesmo que considerada baixa) do mineral. Paçoca, pé de moleque, biscoito recheado e até sorvete são alguns dos alimentos doces que apresentam sódio em sua composição.

Água tem Sódio?

Sim, mas não em grande quantidade. Para se ter uma ideia, a água mineral sem gás de uma marca conhecida possui 22,36 mg/l da substância. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão máxima de sódio é de 2g por dia.

Substitua o sal por...

Que tal proporcionar mais sabor para suas preparações culinárias, reduzir o consumo de sal e sódio e ainda se beneficiar de temperos que possuem qualidades funcionais? Isso é possível sim e não é necessário muito esforço para encontrar opções que cabem perfeitamente em suas receitas. Confira alguns exemplos:

Cúrcuma (ou Açafrão da Terra): sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-dourado, extraída da raiz seca e moída da planta. Além do sabor, serve para dar cor aos alimentos. Utilizado em pratos com ovos, pickles, molhos cremosos, maioneses, massas, frango, peixes, arroz e pães.

Manjericão: sabor marcante e agradável é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes.

Coentro: moído pode ser usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes;

Páprica: pose ser salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos.

Curry: realça o sabor dos alimentos e é indicado na preparação de carnes, aves, peixes, sopas, molhos, arroz, queijos, legumes, camarões, ovos e canapés.

FONTE: http://www.emex.com.br/a_balanca_e_voce/a_balanca_e_voce/id/365/r/vai-uma-pitada-de-sal-ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Excelente tópico... exagero no sal quando ponho no ovo... não consigo comê-los sem lascar uns 2 g de sal (na porção de 2-3 ovos.

Como como umas duas vezes por dia fico no limiar...se for considerar o resto da dieta com certeza passo do limite aceitável... e laiá, preciso diminuir isso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Nossa, realmente é verdade, mas com certeza, não digo que é impossível, mas é muito difícil MESMO conseguir não consumir mais que 2,4g de sódio, sendo que com a vida corrida que as pessoas tem, fica praticamente impossível conseguir preparar alimentos em casa, que sejam naturais e não apelar para os industrializados, sendo assim, fica muito complicado conseguir controlar essa quantidade de sódio nos nossos alimentos, mas, tenho uma pergunta, não seriam as mulheres as que mais sofrem com o excesso do sódio? e, tomando bastante água (no caso os 2L recomedados) não eliminariamos quantidade significativa do excesso desse sódio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo topico, o sódio de mais estraga o shape mesmo, retém muito líquido.

Outro tempero que eu gosto de usar pra temperar os ovos, e o peito de frango, é o Chimichurri.

E o molho shoyu, pode ser usado pra substituir o sal também, mas cuidado pra não trocar "Um quilo por mil gramas" pq ele também tem muito sódio.

Alimentos enlatados como nossas tão amadas latinhas de sardinha e atum, também tem bastante sódio.

E tem que ficar de olho nos suplementos também, por exemplo o NO-Explode, tem 580mg de sódio na dose.

Pra quem não consegue deixar o sal de lado, existe o Sal de Potássio, que vende em casas de produtos naturebas e é um pouco mais caro que o sal normal, é salgado igual mas não tem sódio.

Editado por Bellator
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nunca adiciono sal nos alimentos que preparo, carnes e ovos faço com curry, os outros condimentos eu nao conheço vou comprar para experimentar, eu uso tambem bastante o molho ingles no preparo dos alimentos, que tem menos sodio que o shoyu,

um exemplo 15g(uma colher)

de molho ingles geralmente tem entre 10-20% de sodio nas marcas que vejo quando vou comprar

já o shoyu tem entre 25-40%, da ingestão diária recomendada, então pra quem nao gosta do shoyu ou quer diminuir mais ainda no sodio tá ai a dia,

eu nao vivo mais sem molho ingles acho MUITO bom !

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...