Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Que Acontece Com Seu Corpo Quando Você Toma Refrigerante


Lycann

Posts Recomendados

1-Após os primeiros minutos

Uma latinha de refrigerante tem aproximadamente o equivalente a 10 colheres ( chá ) de açúcar ( a Associação Americana de Cardiologia recomenda que esse consumo seja de 9 colheres diárias para homens e 6 para mulheres). Essa quantidade de doce tomada de uma só vez seria o suficiente para sobrecarregar seu corpo e deixá-lo enjoado,

Porém o ácido fosfórico contido nessas fórmulas corta parte do sabor do açúcar e você, consequentemente, consegue engolir.

2-Após 20 minutos, aproximadamente.

Há um pico de açúcar na sua corrente sanguínea e sua insulina – hormônio responsável pela redução da glicemia, a taxa de glicose no sangue, e que promove o ingresso da glicose nas células – vai ás alturas. Seu fígado responde a isso queimando qualquer açúcar disponível no organismo – e há muito disso nesse momento – e transforma boa parte em gordura.

3-Após os 40 minutos

Se seu refrigerante preferido tem cafeína, ela foi toda absorvida. Suas pupilas estarão mais dilatadas, sua pressão sanguínea mais alta e como resposta seu fígado mais açúcar no seu sangue. Os receptadores de adenosina - agora ligados á cafeína – não enxergam a adenosina, um hormônio responsável pela diminuição do ritmo do corpo . Agora você não consegue relaxar e os vasos sanguíneos do seu cérebro estão comprimidos.

4-Após os 45 minutos iniciais

Seu corpo aumenta a produção da dopamina – um dos hormônios envolvidos na sensação de prazer. Fisiologicamente, o processo é muito similar ao que acontece com usuários de heroína.

5-Após uma hora

O ácido fosfórico do refrigerante se liga ao cálcio, ao magnésio e ao zinco que estão no seu intestino. Isso, combinado com as altas doses de açúcar ou de adoçantes artificiais, aumenta a excreção do cálcio via urina.

6-Ao final da primeira hora, aproximadamente.

A cafeína tem propriedades diuréticas. Nesse momento, se você for ao banheiro , seu corpo vai passar a excretar junto com a urina, uma parte do cálcio , magnésio e zinco que deveria servir para manter seus ossos saudáveis , além de uma boa parte de eletrólitos – cargas elétricas que facilitam diversas funções celulares , incluindo as ligações entre neurônios – e água .

7- Finalmente, após uma hora.

Nesse momento você já foi ao banheiro e mandou todas aquelas substâncias do refrigerante, junto com diversos minerais, eletrólitos e água. O pico de glicose está em uma curva descendente e seu corpo quer mais ( afinal , isso ativa os centros de prazer no cérebro ) . Você começa a ficar irritado. Alguém pode sugerir que é hora de fazer uma pausa e ir á lanchonete tomar um refrigerante.

Fonte: Jornal Tá na Mão ( Saúde ) – Diário de Sorocaba 19 de setembro de 2010

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...