Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Real Quantidade De Carboidratos Na Batata Doce


Gustavo Blima

Posts Recomendados

Estava eu montando uma dieta aqui, quando fui pegar alguma referencia da quantidade de carboidratos existentes na batata doce vi que cada lugar mostra uma coisa (Sem exageros), vamos aos dados:

Carboidratos a cada 100 gramas de batata doce crua:

Embrapa - 26gr

http://www.cnph.embrapa.br/sistprod/batatadoce/composicao_uso.htm

Nutrition Data - 20gr

http://nutritiondata.self.com/facts/vegetables-and-vegetable-products/2666/2

Taco (Unicamp) - 28gr

http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_versao2.pdf

PeerTraining - 20gr

http://www.peertrainer.com/DFcaloriecounterB.aspx?id=2875&v=1

Pode parecer frescura, mas pra alguém que come grandes quantidades de batata doce por dia faz muita diferença, podendo trazer 30gr de carboidratos pra menos ou para mais.

Mas aí é que entra a parte mais estranha, quando a batata é cozida ela muda a quantidade de carboidratos na tabela TACO:

Taco - 18gr (Diferença de 10gr)

Mas depois que eu cozinho 300 gramas de batata e peso depois de cozida, ainda continua os benditos 300 gramas, sem tirar e nem por. O que seria isso? Erro na tabela? Alguém tem outra tabela que seja confíavel?

(Por isso que eu não cresço viu huaduhaduha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

A tabela nutricional de alimentos preparados (cozido, assado, grelhado e etc.) se difere a alimentos crus. Quanto a batata doce, a quantia de carboidratos entre os tipos de batatas doce existentes (branca, amarela, roxa), também são distintos. Logo, você deve calcular de acordo com o tipo da batata e o preparo. Adianto que, a roxa contém menor quantia de carboidratos por porção igual que as outras de sua família.

abraços.

Editado por thiagobass
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano é o seguinte, se tiver em bulking considere o menor valor, se estiver em cutting considere o maior. :lol:

Agora de boa, normalmente quando cozinhamos arroz, feijão, etc, o valor do carboidrato diminui porque eles ficam "inchados de água" logo 100g de arroz não vai ser só de arroz mas sim de arroz + água, já carne normalmente é o contrário pois perde muita água.

Bom foi isso que me explicaram, não me peça referência rsrs.

Editado por remeres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano é o seguinte, se tiver em bulking considere o menor valor, se estiver em cutting considere o maior. :lol:

Agora de boa, normalmente quando cozinhamos arroz, feijão, etc, o valor do carboidrato diminui porque eles ficam "inchados de água" logo 100g de arroz não vai ser só de arroz mas sim de arroz + água, já carne normalmente é o contrário pois perde muita água.

Bom foi isso que me explicaram, não me peça referência rsrs.

To considerando 24gr (Peguei a média huauha).

Em relação ao peso isso é que é o estranho, batata não mudou o peso .O arroz quando cru é mais leve, quando cozinha fica mais pesado, mas a batata se manteve com o mesmo peso e o carboidrato diminuiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para todos os efeitos cara, ou vc bola a dieta inteira pesando alimentos crus, ou toda a dieta pesando alimentos preparados.

No caso do peito de frango: 100g contém X proteínas, mais depois, se grelhado, ele perde água, mais a quantidade de proteinas continua a mesma, mesmo com o peso diminuído.

A batata pode perder alguns carboidratos no cozimento, que, como o nome diz, é carbono e água. Eles se quebram, apesar de continuarem na batata, mais podem ser carbono e água. Pode ser que a batata perca carboidratos e absorva água, igualando seu peso, enfim, são diferenças, mínimas.

Diferenças essas que, na verdade, se você levantar mais uma vez do sofá pra atender um telefone, por exemplo, já fica elas por elas.

Enfim, mesmo seguindo uma tabela, num tem como saber se tem EXATAMENTE isso lá na po** da batata. hehe

NUM DÁ PRA SEGUIR TUDO CERTINHO AO PÉ DA LETRA...

É mesmo isso que o Remeres disse, depende do seu objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que ai os valores tão bem parecidos...

Pior eu que calculava batata doce COZIDA sempre com base na TACO, que dizia ter 18g de carbo... Depois que fui ver a do Fernandows que tinha 28g, algo assim (cozida também).

Mas eu entendo vc, isso é relevante quando se está em um cutting controlando bem os carbos, por exemplo....

Pior que nem em cutting eu to, é mais uma paranóia de ex-gordo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Eu costumo simplesmente cortar a batata em pedaços de 150/200g, pesados enquanto crua, enrolo no papel alumínio e coloco para assar por 1h, mais ou menos. Como o peso é o mesmo (já que não tem água para atrapalhar o cálculo :P), fica fácil pegar a quantidade certa usando o valor dela crua...
Nunca tentei, mas acho que dá para por um temperinho na batata, fechar com um pouco de cebola, alho... Alho assado é bom demais :laughingsmiley: ou canela... Hipertrofia nos leva a fazer cada gororoba rs

Mas, viu, recomendo você a usar uma tabela só para TUDO. A da Unicamp me parece bem confiável...


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...