Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Existe Carga "excessiva" Na Musculação De Qualidade?


Visitante usuario_excluido22ss

Posts Recomendados

Visitante usuario_excluido22ss

Saudações a todos!

Este é meu primeiro tópico! Treino há 5 anos, mas nunca participei de forums. Mas uma rápida lida nos tópicos e artigos do site me fizeram mudar de idéia. Vou aprender muito por aqui :)

Sempre treinei musculação focando dois pontos:

1) Usar um peso (carga) que permita fazer de 8 a 15 repetições, onde as 3 a 5 últimas repetições sejam, digamos, bem "intensas", com dificuldade para terminar a repetição, mas com qualidade de movimento, relativamente lento na fase negativa. Normalmente, tenho um parceiro de treino que me ajuda (spot) nas últimas repetições.

2) Utilizar os princípios de treinamento (drop-set, biséries etc.) regularmente, mas sempre mantendo o foco de um peso (carga) que me faça realizar as 3 a 5 últimas repetições de modo descrito acima ("intenso").

Baseado nisso, atingi cargas bem altas em determinados exercícios. Por exemplo: faço 8 a 15 repetições no Leg Press 45° com carga de 430 kilos. Faço as repetições, na fase negativa, lentas e as 3 a 5 últimas tenho dificuldade de terminá-las ("intenso").

Sempre pensei que assim estaria maximizando a intensidade do exercício e, portanto, a hipertrofia.

Essa semana mudei de academia e, consequentemente, de professor. Quando fui fazer meu treino de pernas e coloquei a carga de 430 no Leg, fui imediatamente repreendido pelo professor. Resumidamente, seus argumentos foram os seguintes:

1) NÂO se deve usar cargas excessivas, MESMO que vc consiga realizar o exercício até mesmo com facilidade com tal carga. POR QUE? Por que as articulações, partes moles, juntas e tendões NÃO acompanham o fato do músculo conseguir fazer o movimento do exercício.

2) O resultado disso é, no curto, médio ou longo prazo, não importa quando, vc MUITO provavelmente terá LESÃO nas articulações, partes moles etc., pois é muita "pressão" nos ossos e articulação. Mesmo que o músculo consiga fazer o exercício com tal carga, as articulações sofrem com o tempo.

3) Utilizando cargas menores, mas realizando exercícios de modo mais lento ou com princípios de treinamento variados, especificamente pausa de repouso, drop-set e biséries (algumas repetições com carga alta, e várias repetições até a fadiga do músculo, tirando 50% da carga), CONSEGUE-SE UM NÍVEL DE INTENSIDADE SEMELHANTE AO USO DE MUITA CARGA e, consequentemente, uma hipertrofia semelhante, mas com a grande vantagem de NÃO sobrecarregar suas articulações.

4) Não importa se vc consegue fazer o exercício com 1000 kilos de carga. Cargas altas são lesivas para as articulações. A pressão das articulações que se determinou em testes laboratoriais, por exemplo, no agachamento até 90 graus com ALTA carga, foi bem MAIOR que a pressão nas articulações com o agachamento A FUNDO (altamente criticado pelo fato de descer até mais de 90 graus), com carga BAIXA (adequada para se fazer X repetições). Isso significa que com cargas mais baixas vc consegue fazer um exercício com intensidade adequada para a hipertrofia, mas sem sobrecarregar as articulações.

Por isso, gostaria de saber vossa opinião:

1) Afinal, é verdade que treinar com altas cargas, com o tempo, terei alta possibilidade de lesionar minhas articulações? Mesmo eu podendo fazer o exercício com altas cargas, é melhor diminuir o peso e fazer repetições mais lentas ou usando outros princípios de treinamento?

2) A intensidade do exercício realmente permanece semelhante com uma carga alta, onde consigo realizar repetições até 15 com qualidade... em relação à fazer o exercício com menos carga, mas fazendo mais repetições com, por exemplo, uso do drop-set?

3) Outra coisa que questionei ao professor: o que seria carga EXCESSIVA? Como determinar que a carga para, digamos, tríceps na testa com barra e 30 kilos de cada lado, está ou não excessiva? Mesmo eu fazendo um exercício com qualidade de movimento, a carga de 30 kilos de cada lado está excessiva??

4) Na minha concepção, não há como determinar um valor numérico para um determinado exercício, alegando que a partir daquela carga, há EXCESSO de peso. Por exemplo: não dá pra determinar que Leg Press a partir de 200 kilos, é carga excessiva, para seres humanos masculinos saudáveis de biotipo tal, MESMO que o indivíduo consiga fazer as repetições com alta qualidade de movimento (as articulações não acompanham!)

Aguardo vossa ajuda, pois não quero correr o risco de lesionar minhas articulações, mas também não quero fazer um exercício que não atinja meus objetivos de hipertrofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Companheiro estas duvidas são as mesmas de pessoas que dizem que o Levantamento Terra faz mal para a coluna , se você encontrar seu meio termo entre PesoXQualidade você estará no caminho certo.

uma pergunta; "Você já viu Tom Platz treinando Pernas?"

É sem duvidas o treino mais hardcore para pernas que eu já vi:

Veja isto!

Ele faz simplesmente 23 reps com 230 kilos , hoje ele esta na 3º idade , ele está com as articulações lesionadas e etc.

NÃO ele permanece com muita saude! não creio que tenha todo esse efeito nas articulações que seu instrutor lhe disse , é claro usando o bom senso no treino e cargas altas todos iremos longe!

Abraço e Bons Ganhos;

Editado por Douglas Vinicius
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vai ter problema nas articulaçoes se aumentar o peso assim que o musculo consegue

os tendoes,ligamentos tambem fortalecem,mas de forma mais lenta,por isso aumentar a carga repentinamente,como acontece com que toma um AE ou uma Crea so pq o musculo aguenta é lesivo,agora aumentar a carga de forma lenta e gradual nao,pois como ja disse,os ligamentos/tendoes se fortalecem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22ss

Obrigado colegas, pelas respostas!

O professor explicou que existe muito preconceito no fisiculturismo, e o uso de altas cargas para atingir objetivos de hipertrofia MÁXIMA é um deles (tivemos uma longa conversa).

Simplesmente, os atletas de musculação tem um bloqueio mental muito grande que, se diminuírem a carga, diminuirão a hipertrofia de seus músculos.

Ele explicou que se altas cargas fossem o melhor exemplo de treinamento para hipertrofia, os powerlifters seriam MUITO mais musculosos que os próprios bodybuilders.

Existem estruturas do seu corpo que NÃO se fortalecem com o treino como, por exemplo, os discos intervertebrais, meniscos, cartilagens protetoras de articulações (aquela estrutura meio gordurosa amarela que vemos nas articulações da galinha, especialmente na coxa).

Com o tempo, com altíssimas cargas, essas estruturas PODEM (repito: podem) se degenerar e, consequentemente, ocorrer uma lesão nas articulações.

O fato de articulações e tendões se fortalecerem é realmente um fato, como dito pelo colega, mas não são todas as estruturas articulares que se fortalecem.

O problema permanece: como determinar o que seria carga EXCESSIVA para um atleta, MESMO que o indivíduo realize as repetições de maneira correta??

Uma coisa que esqueci de perguntar ao professor: existe estatísticas de lesões em indivíduos treinados que treinam com altas cargas, comparadas a atletas que treinam com cargas mais baixas?

Seria interessante levar essa questão a médicos ortopedistas, mas não conheço nenhum que seja atleta de musculação :D . Não sei os senhores, mas tenho uma tendência a não dar muito crédito a médicos que nunca levantaram um haltere na vida, hehehe.

Existem até professores de educação física que só pegaram em pesos nas aulas práticas na universidade e nunca mais :D

Mas todas as opiniões são válidas!

Um questionamento que apareceu na minha mente:

POR QUE MUITOS BODYBUILDERS ALTAMENTE TREINADOS SOFREM LESÕES GRAVÍSSIMAS COM O TEMPO? Eles não tem os músculos mais fortes? Os tendões mais fortes? Eles NÃO aumentam as cargas repentinamente...

Por que vários deles tem lesõe tão graves, como ROMPIMENTO de tendões (fortalecidos)? SERÁ QUE NÃO SERIA PELAS CARGAS ALTÍSSIMAS QUE OS MESMOS USAM EM SEUS TREINOS?

Dorian Yates lesionou o tríceps, simplesmente rompeu. E OLHA QUE ELE TREINAVA BASICAMENTE EM MÁQUINAS.

Um fato a se pensar....

Editado por caaete
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tudo parte do principio da adaptacao! Se voce treina a um certo tempo , se alimenta corretamente , dsenvolvendo seus musculos com maturidade , com uma boa hipertrofia miofibrilar , celulas satelites abundantes... seu desenvolvimento for gradual , suas articulacoes e tendoes tenderam a acompanhar seu desenvolvimento , por tanto assim nao havera carga excessiva desde que execute o movimento com as alavancas corretas... bom voce conseguira bons resultados variando os tipos de treino sim , mas nunca serao iguais , sempre um treino desenvolvera mais algum tipo de estimulo , seja ele metabolico hormonal variando de acordo com pausas e niveis hormonais liberando mais testo ou gh , seja ele mais focado no volume sanguineo ( sarcoplasmatico ) , focado nas fases e falhas onde certa parte desenvolvera melhor e seu musculo suportara uma certa tensoa dependendo do movimento e de sua fase propriamente dita... e muitos outros fatores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato é: Não existe isto de "peso limite" na musculação. O q fode as pessoas é achar q pegar um peso maior irá torna-las fortes mais rapidamente, e ai aumenta consideravelmente o risco de lesões na coluna, nas articulações, e etc... Seu corpo tem q acostumar gradativamente com a quantidade de peso, e vc só sabe q está realizando corretamente isto quando não "rouba" ao realizar os movimentos. Quando seu corpo se acostumar e vc conseguir realizar repetições(perfeitas) à mais, então vc poderá evoluir naquele exercicio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada!

primeira pergunta: Qual o tamanho desse instrutor? Deve ser um frango que fez fisioterapia!!!

Camarada, como você, também pego algumas cargas consideráveis. Atualmente levanto 450 kg no leg, mas faz alguns anos fiz um treinamento

de força para pernas onde cheguei a pegar 700kg no leg, nem por isso tive problemas nas articulações.

Uma coisa é fato, um frango que quer colocar mais carga que agüenta, realiza os exercícios errados e não respeita os limites do corpo, CERTAMENTE

terá problemas de todos os tipos (articulações, hérnia, etc)

Não acredito que exista uma carga limite na musculação, é o seu corpo (genética) que irá limitar isso.

Desde que os exercicios sejam executados de maneira correta não vejo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, de certa forma faz algum sentido o que esse professor te falou e além disso é FATO que algumas articulações não se fortalecem e muito menos utilizando máquinas para isso.

Eu acho que muita gente aqui não estudou biologia a fundo e por isso não podem falar COM CERTEZA se isso é verdade ou não. Eu acho que se você está em dúvida é interessante conversar com profissionais como ortopedistas por exemplo, principalmente aqueles especialistas em articulações, mas não somente com um e perguntar TUDO isso pra ele, leva anotado pra não esquecer suhauhsauhs.

:*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...