Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Carne Vermelha


pepsilitro

Posts Recomendados

Carne Vermelha: Propriedades Nutricionais

Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição

A carne vermelha é um alimento rico em nutrientes, com substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento humano. É o alimento que contém a maior quantidade de ferro, importante para a prevenção de anemia, principalmente nos grupos de risco: crianças, gestantes e idosos em geral.

Além disto, é fundamental na formação da hemoglobina, pois precisa do ferro para formar a molécula heme que se combina com uma cadeia polipeptídica muito longa, denominada globina, sintetizada pelos ribossomos, formando a subunidade de hemoglobina denominada cadeia hemogiobínica . Cada uma dessas cadeias possui peso molecular de cerca de 16.000; por sua vez, quatro delas ligam-se frouxamente entre si para formar a molécula completa de hemoglobina, e com funções do sistema respiratório, isso ocorre quando a Po2 (pressão do oxigênio) está elevada, como ocorre nos capilares pulmonares,o oxigênio liga-se à hemoglobina; entretanto, quando a Po2 está baixa, como nos capilares teciduais, o oxigênio é liberado da hemoglobina. Esta é à base do transporte de quase todo o oxigênio dos pulmões para os tecidos.É fonte de proteínas, essencial para o crescimento de músculos, órgãos e todos os tecidos. E fornece zinco, mineral com grande importância para o bom funcionamento do metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucléicos.

Os produtos de origem animal apresentam todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e as hidrossolúveis do complexo B. O mérito da carne bovina, como fonte de vitaminas, é a alta concentração e disponibilidade de vitaminas do complexo B, em especial a B12. A deficiência dessa vitamina na dieta apresenta como primeiros sintomas anemia megaloblástica e mudanças no sistema nervoso (dificuldade de locomoção e expressão) que, se não socorridas a tempo, podem resultar em deterioração mental e paralisia. Além de conter inúmeros nutrientes e possuir um alto valor nutricional, a carne vermelha auxilia na recuperação muscular. Por ser composta por proteínas de alto valor biológico, ou seja, que contêm todos os aminoácidos essenciais, é uma ótima opção de alimento para os praticantes de atividade física. Após o treino, uma refeição composta por carboidratos (massa, arroz, batata), salada e um filé de carne é uma ótima pedida. Junto com o carboidrato, auxilia na recuperação e crescimento muscular, e, portanto, pode fazer parte do cardápio daquele que visa melhorar o desempenho na corrida.

É, portanto um alimento indispensável do ponto de vista nutricional.

Na culinária, o conhecimento dos cortes da carne bovina é muito importante, pois tem influência direta no resultado final da receita, pois cada corte tem a usa preparação.

Principais cortes:

Alcatra - Um dos cortes mais versáteis do boi. Uma peça inteira mede 80cm e contém cinco tipos de carnes. São elas: picanha, maminha, baby beef, tender steak e o top sirloin.

Picanha - Carne símbolo dos churrascos pela sua maciez e por ser difícil de errar seu preparo.

Coxão mole - Ótimo para assados, escalopes e milanesas.

Lagarto - Primeiro corte de carne do coxão. Muito usado para fazer rosbife e carpaccio.

Patinho - Conhecido em vários países como noz: noce, na Itália; noix, na França e dió, na Hungria. Cortado em fatias transforma-se em um dos melhores escalopes que se pode conseguir do boi.

Coxão duro - Também chamado de "chã-de-fora". é um músculo grande e um pouco fibroso, indicado para caldos, cozidos e ensopados ou para ser moído.

Filé mignon - O corte mais macio do boi. De qualidade indiscutível, o filé mignon é considerado o melhor, aqui no Brasil e no exterior.

Fonte: Wessel, 2009

Os malefícios do consumo de carnes vermelhas estão geralmente associados aos casos em que o consumo é excessivo e quando há predominância dos cortes mais gordos, que são ricos em gorduras saturadas e colesterol. Deve-se dar preferência aos cortes mais magros, como patinho e lagarto, deixando os mais gordurosos, como picanha e cupim para as ocasiões especiais.

Um documento publicado pela Embrapa Gado de Corte, em 2000, procurou esclarecer os leitores sobre a importância do consumo de carne bovina na nutrição humana, discutindo extensamente os mitos e realidades ligadas a esse assunto. Como a ingestão excessiva de gorduras está associada à incidência de doenças coronárias, e estas estão presentes tanto em produtos de origem animal como vegetal, o objetivo do estudo foi o de apresentar e comparar os teores de gordura, total e saturada, e de colesterol na carne bovina aos das demais carnes e de outros produtos. Seguem abaixo, algumas considerações importantes:

Os cortes da carne vermelha (coxão mole, coxão duro, contra-filé e alcatra) e a espessura de gordura de cobertura dos mesmos influenciam nos teores de gordura total e saturada, e a costela independente da espessura de gordura, é o corte que apresenta maiores concentrações desses lipídeos;

Com relação aos teores de gordura e colesterol, a carne bovina é tão saudável quanto a carne branca de frango sem pele. No entanto, os demais cortes de frango possuem teores mais elevados desses componentes;

Com relação aos teores de gordura e colesterol, o contrafilé bovino e o lombo de suínos são semelhantes, e inferiores ao pernil, bisteca e bacon;

O contrafilé grelhado de Nelore comparado aos cortes de cordeiro (lombo, costela e pernil) é o que apresenta os menores teores de gordura e colesterol;

A carne bovina apresenta concentrações similares a algumas espécies de peixe (salmão e truta) e inferior ao relatado para crustáceos e outros peixes.

Na Tabela abaixo estão apresentados valores de colesterol e lipídios totais em carnes de bovinos, suínos e frangos. Nessas comparações podemos observar que a carne bovina apresenta valores de lipídios totais menores, semelhante a carne branca de frango e ao lombo (sem a camada externa de gordura).

TABELA – Concentrações de colesterol e lipídios totais em carnes cruas

Carne

--------------------------------- Colesterol (mg/100 g) 1 ------------------------ Lipídios totais (g/100 g) 2

Bovina

Contrafilé --------------------------------- 51,0 --------------------------------------------- 2,4

Coxão mole --------------------------------- 56,0 --------------------------------------------- 1,7

Coxão duro --------------------------------- 50,0 --------------------------------------------- 1,9

Suína

Lombo -------------------------------------- 49,0 --------------------------------------------- 3,0

Pernil ------------------------------------- 50,0 --------------------------------------------- 5,0

Toucinho ----------------------------------- 54,0 --------------------------------------------- 83,0

Frango

Carne branca ------------------------------- 58,0 ---------------------------------------------- 2,7

Fonte: 1 BRAGAGNOLO & RODRIGUEZ-AMAYA (1992, 1995);

2 BRAGAGNOLO (2001).

É importante frisar que para desfrutar dos benefícios do consumo da carne vermelha, é preciso saber escolher o tipo e o corte da carne e inserir este alimento em uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, cereais e outros tipos de carne, como peixe e frango. Outro aspecto que influencia na quantidade de gordura da carne é o tipo de preparo, dê preferência aqueles que não levem muito óleo, boas opções são os grelhados e assados.

Referências Bibliográficas:

BRAGAGNOLO, N;& RODRIGUEZ-AMAYA, D.B . Teores de Colesterol em Carnes de Frango. Revista Farmacêutica. e Bioquímica, v. 28, 122-131, 1992.

BRAGAGNOLO, N;& RODRIGUEZ-AMAYA, D.B . Teores de Colesterol em Carnes Suínas. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, v.22, 98-104,2002.

CARDOSO, M.A. Nutrição Humana: Nutrição e Metabolismo. II.Série. Rio de Janeiro: Ed Guanabara Koogan S.A., 2006. Capítulo 10, p. 155.

Embrapa Gado de Corte- Disponível em http://www.cnpgc.embrapa.br/. Acesso em 25.05.209.

MAFRA, D; COZZOLINO, S.M.F. Importância do zinco na nutrição humana. Revista de Nutrição, v.17, P.79-87,2004.

Wessel – Disponível em www.wessel.com.br. Acesso em 25.05.2009

World Health Organization (WHO). Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Report of a joint Who/ FAO expert consultation. Geneva: World Health Organization, 2003

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Mto bom tópico, esse valor do toucinho esta correto? 83g de gord? não seria 8,3?

Abraços e Obrigado.

Cara só peguei o artigo como estava, nao alterei nada, apenas fiz ajustes para colocar mais apresentável aqui, presumo que esteja correto sim, toucinho é pura banha hahahaha, 8,3 seria muito pouco... Acho que ninguém imagina um pedaço de 100g de toucinho por isso...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carne Vermelha: Propriedades Nutricionais

Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição

A carne vermelha é um alimento rico em nutrientes, com substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento humano. É o alimento que contém a maior quantidade de ferro, importante para a prevenção de anemia, principalmente nos grupos de risco: crianças, gestantes e idosos em geral.

Além disto, é fundamental na formação da hemoglobina, pois precisa do ferro para formar a molécula heme que se combina com uma cadeia polipeptídica muito longa, denominada globina, sintetizada pelos ribossomos, formando a subunidade de hemoglobina denominada cadeia hemogiobínica . Cada uma dessas cadeias possui peso molecular de cerca de 16.000; por sua vez, quatro delas ligam-se frouxamente entre si para formar a molécula completa de hemoglobina, e com funções do sistema respiratório, isso ocorre quando a Po2 (pressão do oxigênio) está elevada, como ocorre nos capilares pulmonares,o oxigênio liga-se à hemoglobina; entretanto, quando a Po2 está baixa, como nos capilares teciduais, o oxigênio é liberado da hemoglobina. Esta é à base do transporte de quase todo o oxigênio dos pulmões para os tecidos.É fonte de proteínas, essencial para o crescimento de músculos, órgãos e todos os tecidos. E fornece zinco, mineral com grande importância para o bom funcionamento do metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucléicos.

Os produtos de origem animal apresentam todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e as hidrossolúveis do complexo B. O mérito da carne bovina, como fonte de vitaminas, é a alta concentração e disponibilidade de vitaminas do complexo B, em especial a B12. A deficiência dessa vitamina na dieta apresenta como primeiros sintomas anemia megaloblástica e mudanças no sistema nervoso (dificuldade de locomoção e expressão) que, se não socorridas a tempo, podem resultar em deterioração mental e paralisia. Além de conter inúmeros nutrientes e possuir um alto valor nutricional, a carne vermelha auxilia na recuperação muscular. Por ser composta por proteínas de alto valor biológico, ou seja, que contêm todos os aminoácidos essenciais, é uma ótima opção de alimento para os praticantes de atividade física. Após o treino, uma refeição composta por carboidratos (massa, arroz, batata), salada e um filé de carne é uma ótima pedida. Junto com o carboidrato, auxilia na recuperação e crescimento muscular, e, portanto, pode fazer parte do cardápio daquele que visa melhorar o desempenho na corrida.

É, portanto um alimento indispensável do ponto de vista nutricional.

Na culinária, o conhecimento dos cortes da carne bovina é muito importante, pois tem influência direta no resultado final da receita, pois cada corte tem a usa preparação.

Principais cortes:

Alcatra - Um dos cortes mais versáteis do boi. Uma peça inteira mede 80cm e contém cinco tipos de carnes. São elas: picanha, maminha, baby beef, tender steak e o top sirloin.

Picanha - Carne símbolo dos churrascos pela sua maciez e por ser difícil de errar seu preparo.

Coxão mole - Ótimo para assados, escalopes e milanesas.

Lagarto - Primeiro corte de carne do coxão. Muito usado para fazer rosbife e carpaccio.

Patinho - Conhecido em vários países como noz: noce, na Itália; noix, na França e dió, na Hungria. Cortado em fatias transforma-se em um dos melhores escalopes que se pode conseguir do boi.

Coxão duro - Também chamado de "chã-de-fora". é um músculo grande e um pouco fibroso, indicado para caldos, cozidos e ensopados ou para ser moído.

Filé mignon - O corte mais macio do boi. De qualidade indiscutível, o filé mignon é considerado o melhor, aqui no Brasil e no exterior.

Fonte: Wessel, 2009

Os malefícios do consumo de carnes vermelhas estão geralmente associados aos casos em que o consumo é excessivo e quando há predominância dos cortes mais gordos, que são ricos em gorduras saturadas e colesterol. Deve-se dar preferência aos cortes mais magros, como patinho e lagarto, deixando os mais gordurosos, como picanha e cupim para as ocasiões especiais.

Um documento publicado pela Embrapa Gado de Corte, em 2000, procurou esclarecer os leitores sobre a importância do consumo de carne bovina na nutrição humana, discutindo extensamente os mitos e realidades ligadas a esse assunto. Como a ingestão excessiva de gorduras está associada à incidência de doenças coronárias, e estas estão presentes tanto em produtos de origem animal como vegetal, o objetivo do estudo foi o de apresentar e comparar os teores de gordura, total e saturada, e de colesterol na carne bovina aos das demais carnes e de outros produtos. Seguem abaixo, algumas considerações importantes:

Os cortes da carne vermelha (coxão mole, coxão duro, contra-filé e alcatra) e a espessura de gordura de cobertura dos mesmos influenciam nos teores de gordura total e saturada, e a costela independente da espessura de gordura, é o corte que apresenta maiores concentrações desses lipídeos;

Com relação aos teores de gordura e colesterol, a carne bovina é tão saudável quanto a carne branca de frango sem pele. No entanto, os demais cortes de frango possuem teores mais elevados desses componentes;

Com relação aos teores de gordura e colesterol, o contrafilé bovino e o lombo de suínos são semelhantes, e inferiores ao pernil, bisteca e bacon;

O contrafilé grelhado de Nelore comparado aos cortes de cordeiro (lombo, costela e pernil) é o que apresenta os menores teores de gordura e colesterol;

A carne bovina apresenta concentrações similares a algumas espécies de peixe (salmão e truta) e inferior ao relatado para crustáceos e outros peixes.

Na Tabela abaixo estão apresentados valores de colesterol e lipídios totais em carnes de bovinos, suínos e frangos. Nessas comparações podemos observar que a carne bovina apresenta valores de lipídios totais menores, semelhante a carne branca de frango e ao lombo (sem a camada externa de gordura).

TABELA – Concentrações de colesterol e lipídios totais em carnes cruas

Carne

--------------------------------- Colesterol (mg/100 g) 1 ------------------------ Lipídios totais (g/100 g) 2

Bovina

Contrafilé --------------------------------- 51,0 --------------------------------------------- 2,4

Coxão mole --------------------------------- 56,0 --------------------------------------------- 1,7

Coxão duro --------------------------------- 50,0 --------------------------------------------- 1,9

Suína

Lombo -------------------------------------- 49,0 --------------------------------------------- 3,0

Pernil ------------------------------------- 50,0 --------------------------------------------- 5,0

Toucinho ----------------------------------- 54,0 --------------------------------------------- 83,0

Frango

Carne branca ------------------------------- 58,0 ---------------------------------------------- 2,7

Fonte: 1 BRAGAGNOLO & RODRIGUEZ-AMAYA (1992, 1995);

2 BRAGAGNOLO (2001).

É importante frisar que para desfrutar dos benefícios do consumo da carne vermelha, é preciso saber escolher o tipo e o corte da carne e inserir este alimento em uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, cereais e outros tipos de carne, como peixe e frango. Outro aspecto que influencia na quantidade de gordura da carne é o tipo de preparo, dê preferência aqueles que não levem muito óleo, boas opções são os grelhados e assados.

Referências Bibliográficas:

BRAGAGNOLO, N;& RODRIGUEZ-AMAYA, D.B . Teores de Colesterol em Carnes de Frango. Revista Farmacêutica. e Bioquímica, v. 28, 122-131, 1992.

BRAGAGNOLO, N;& RODRIGUEZ-AMAYA, D.B . Teores de Colesterol em Carnes Suínas. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, v.22, 98-104,2002.

CARDOSO, M.A. Nutrição Humana: Nutrição e Metabolismo. II.Série. Rio de Janeiro: Ed Guanabara Koogan S.A., 2006. Capítulo 10, p. 155.

Embrapa Gado de Corte- Disponível em http://www.cnpgc.embrapa.br/. Acesso em 25.05.209.

MAFRA, D; COZZOLINO, S.M.F. Importância do zinco na nutrição humana. Revista de Nutrição, v.17, P.79-87,2004.

Wessel – Disponível em www.wessel.com.br. Acesso em 25.05.2009

World Health Organization (WHO). Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Report of a joint Who/ FAO expert consultation. Geneva: World Health Organization, 2003

Mt bom!!!

Bom msm!!!!

Principalmente esse parte q grifei!!!

So o padrao nutricional dos alimentos, mais tbeim devem ser levados em consideração a forma de preparo...

Editado por LAONDA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mto bom tópico, esse valor do toucinho esta correto? 83g de gord? não seria 8,3?

Abraços e Obrigado.

Toucinho quase nem tem gordura. Deixa ele no sol por 3-4 horas e depois procura ele !!! :-)))))))))))))))))))

Piada. Banha animal e a hidrogenada não derretem fácil. Mas esquenta ele e depois usa pra fazer batata frita. Se você usar a temperatura certa ele derrete TODINHO e fica só aquela casquinha marrom.

Dieta é colorida. Usar só carne vermelha é tão ruim quanto só frango. O aminograma da carne vermelha é ruim mesmo mas nem só de ptn/cho/lip vive o homem. PRAZER também conta e a picanha sangrando é o bicho !!! :-)))))))))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...