Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

De: Mais Uma Polêmica Para O Shake Pós Treino


Visitante

Posts Recomendados

Bom Craw, em boa parte concordo com você. Ele realmente se contradiz em alguns pontos. A interpretação do texto que eu fiz, foi, resumidamente, que:

1º) A insulina em si ("isolada") é um hormônio com efeitos de "crescimento" (essa parte que eu não compreendi direito, se ele se refere à crescimento muscular, de outros tecidos, ou de ambos) apenas durante aquela fase dos 0-18 anos de idade.

2º) Adultos (maiores de 18 anos) podem sentir um efeito anabólico da insulina? Sim. Como? Com doses altíssimas (geralmente injetáveis), que seriam impossíveis (palavra do próprio Layne) alcançar com dieta.

Com apenas essas duas informações e com base em outros artigos que eu li, minha "conclusão" foi de que, como o papel principal do Carboidrato é fornecer energia (estocada no músculo na forma de glicogêneo)e que, durante uma sessão de musculação (leia-se treino), não há depledação "total" dos estoques desse glicogêneo (e mesmo que houvesse, a reposição do mesmo é independente da insulina), logo o malto/dex teriam basicamente como função principal repô-lo, logo a insulina torna-se "descartável" nesse processo, já que a reposição desse glicogêneio acontece com ou sem a insulina além de que ela não é responsável pela CONSTRUÇÂO de músculo esquelético/estriado. De acordo com as pesquisas, sabemos que (em ordem de potencial anabólico):

Leucina + Proteína + Carboidrato > Proteína + Carboidrato > Carboidrato (potencial nulo)

Bom, se a insulina em si não é anabólica, eu penso que deve ser algo diferente no carboidrato (eu não faço idéia do que seja, é apenas uma teoria superficial de um aspirante à estudioso: eu mesmo), que ao combinar-se com a Proteína (com ou sem adição de Leucina) melhora o potencial anabólico da refeição. Então, porque não comer apenas um carboidrato "bom", como uma fruta por exemplo, combinado com uma proteína de absorção rápida, no PWO? A partir daí também me indaguei se é realmente necessário consumir tanto carboidrato. Porque não ingerí-los apenas no pré e pós (para "potencializar" o anabolismo)?

Não sei se consegui me expressar bem, mas se eu falei alguma bobagem, POR FAVOR, me corrijam. Acho que qualquer tipo de opinião é muito contrutiva em uma discussão.

Essa discussão é ultra interessante, e envolve desde a duração do treino, intensidade, até a parte da nutrição.

Um artigo HIPER, MEGA interessante, que é até simples de entender: Metabolismo do glicogênio muscular durante o exercício físico: mecanismos de regulação

Valeu galera, abraços!

Entao Kiki, em relacao ao primeiro ponto que voce coloca, nao acho que tenha muito o que debater. Como voce mesmo disse, ele falou bem por cima sobre insulina em criancas/adultos, nao citou mecanismo algum que justifique, colocou uma ou outra referencia e só; por isso acho que, apesar do Layne Norton ter credibilidade, falta argumentacao (e muita). Nao vou entrar nesse ponto.

Sobre picos de insulina com quantidades absurdas de carbo, tambem nao sei até que ponto que é verdade, até porque isso depende de sensibilidade/resistencia. Seria o mesmo que dizer (exemplo MUITO escroto, mas acho que vai ser didatico) que cafeina nao melhora performance de treinos: ok, mas é fato? Porque tem gente que toma 200mg e ja perde 8 horas de sono, outros tomam 200mg e nao sentem nada. Como o proprio Ney citou (e eu agradeco a participacao, tinha pedido pela opiniao dele por MP, apesar de saber que está com tempo corrido), teve inclusive membro aqui do forum (foi o Paulmito se nao me engano) que tirava glicemia e mostrava um aumento MUITO notavel de insulina ao usar shakes com carbo alto IG; eu mesmo (e praticamente qualquer pessoa) consegue sentir sintomas de hipoglicemia de rebote se usar uma porrada de carbo alto IG de uma vez... e eu acho que, se nao fosse possivel ter um pico de insulina, nao seria possivel tambem sentir hipoglicemia de rebote.

O que está me perturbando aqui (e do ponto de vista bom da coisa, está me levando a refletir) é que o Layne mexeu em algo absurdamente aceitado e comprovado: anabolismo promovido pela insulina e a influencia dos carbos nesta. Alias, a definicao que ele cita de "anabolismo" no artigo está errada, ou no minimo especificada demais.

Sobre a fruta pós treino, frutose tem metabolismo diferente (seria muito eficaz pra repor glicogenio do figado, por exemplo) e nao é tao efetivo assim, alem de que, como voce está baseando 90% da sua argumentacao em cima de um unico artigo (o do Norton), ele tambem nao faz citacao alguma a usar um alimento sólido e o respectivo impacto na refeicao pós treino. Em relacao a ingerir tanto carboidrato, nao sei se estava falando sobre ingerir tanto apenas em uma refeicao (tipo 1g/kg no pós) ou se ao longo do dia todo; se for a segunda opcao, eu sou um dos que defende dietas low-medium carb ao longo do dia (tipo no maximo 50-75g ao longo do dia) e carb up no periodo do treino.

O segundo artigo que voce colocou agora, ainda nao tive tempo de ler, mas o farei :D

Abracos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...