Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quinoa: O Grão Do Século 21


Gouki

Posts Recomendados

Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. Esta é a quinoa ou quinua, um vegetal cultivado nas regiões andinas há pelos menos 5 mil anos, e que continua a ser produzido principalmente no Peru e na Bolívia.

Conhecida também como o “trigo dos incas”, a quinoa é um tipo de cereal que produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, vitaminas e minerais. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinoa é um dos poucos vegetais completos, por apresentar um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana. De fato, as sementes constituíram, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e até hoje representam um elemento fundamental à dieta dos camponeses andinos.

O nome “quinoa” é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas. A quinoa real é só uma das muitas espécies do vegetal, que conta com mais de 2 mil variedades, classificadas em categorias distintas. Dotada de grande resistência, a planta se adapta a diversas condições de latitude e altitude, e pode crescer em zonas áridas e semi-áridas.

Mas apesar das incríveis propriedades da quinoa real, o alimento se manteve, durante muito tempo, exclusivamente destinado ao consumo próprio, principalmente por causa da sua baixa produtividade. O cereal produz uma única colheita anual, o que eleva o preço da unidade. Por isso mesmo, a planta, cujo cultivo segue técnicas basicamente artesanais, é perfeitamente aplicável à agricultura orgânica e às hortas familiares.

A quinoa, mesmo não sendo tão conhecida no Brasil quanto a soja ou a linhaça, grãos considerados muito benéficos para a saúde, aos poucos começa a fazer parte do cardápio dos brasileiros, que buscam os benefícios desse alimento, rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3. A quinoa possui também vitaminas C e E, embora em menores quantidades.

O consumo da quinoa é mais difundido na forma de grãos, podendo ser utilizada no preparo de pães, pudins, mingaus, massas para biscoitos ou panquecas, ou da forma que melhor agradar ao paladar do consumidor. É possível também cozinhar o grão e usá-lo na salada, ou em sopas ou junto com o arroz. No entanto, também as folhas podem ser consumidas refogadas e os botões das flores cozidos como brócolis.

Vale lembrar que é recomendável lavar os grãos da quinoa em água quente antes de consumi-los, para que sejam melhor aproveitados os valores biológicos de suas proteínas.

Propriedades Medicinais

Uma pesquisa revelou que a quinoa real age na prevenção de enfermidades crônicas, como a osteoporose, o câncer de mama, as doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.

O estudo observou que as mulheres do altiplano boliviano, cuja dieta é rica em quinoa, apresentam um índice reduzido de osteoporose em relação às mulheres de outras cidades, que não consomem o alimento. Os cientistas acreditam que isso aconteça pela presença, na quinoa, dos chamados fitoestrógenos, existentes na maioria dos cereais comuns.

Contudo, ainda não houve um exame científico que comprovasse a presença da substância na quinoa. A importância de uma análise mais aprofundada nesse sentido foi recentemente levantada pelo bioquímico Roger Carvajal, da Universidade de San Andrés (La Paz, Bolívia), em reunião com produtores de quinoa real.

Valores Nutricionais

O valor protéico da quinoa real é superior ao dos demais cereais. As sementes contêm 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, tais como B1, B2, B3, B6, C e E. É rica também em minerais como o ferro (9,5 mg/100 g), o fósforo (286 mg/100 g) e o cálcio (112 mg/100 g). Da mesma forma, o valor calórico está calculado em 350 Cal/100gr, o que faz da quinoa um alimento apropriado para áreas altas e épocas mais frias.

A composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável somente ao leite e ao ovo. Este valor biológico é medido segundo a quantidade de proteínas absorvidas pelo organismo por cada 100g do produto ingerido. O índice da quinoa é igual a 75 (por 100 g), do ovo 95, do leite 72, do trigo 60, e do milho 44. Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxiliam na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas.

Informação Nutricional 30gramas:

Calorias: 120kcal

Gorduras: 1,9g

Saturadas: 0,0g

Trans: 0,0g

Colesterol: 0,0g

Carboidratos: 17,6g

Fibras: 2,8g

Proteínas: 4,4g

Editado por Gouki
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Coloquei 200g. de Quinoa em um hipercalórico que eu fiz, até coloquei aqui no fórum, é muito nutritiva mesmo.

Mas tem um porém, seu gosto e cheiro são horríveis, 200g disso ai empregnou 5kg do hipercalórico, tem que ficar esperto na hora de tomar porque senão fica intragável, mas o grão é bom mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

"Uma pesquisa revelou que a quinoa real age na prevenção de enfermidades crônicas, como a osteoporose, o câncer de mama, as doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.

O estudo observou que as mulheres do altiplano boliviano, cuja dieta é rica em quinoa, apresentam um índice reduzido de osteoporose em relação às mulheres de outras cidades, que não consomem o alimento. Os cientistas acreditam que isso aconteça pela presença, na quinoa, dos chamados fitoestrógenos, existentes na maioria dos cereais comuns. "

AEh fala q eh bom pra mulher q esta na menopausa por causa da falta de estrogenos, e q reduz a osteoporose, e em muitos estudos sobre a soja diz o msm, e tem uns outros estudos q fala q a soja nao eh boa para o homem por abaixar os niveis de testosterona...

Entao...

Sera q a Quinoa nao pode fazer o mesmo??

fiquei interessado em tomar, + dps q li isto, previro evitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

É preciso saber preparar a QUINUA,da um pouco de trabalho mas vale a pena,ela é muito superior a AVEIA,CARNE,LEITE E SOJA.

QUINUA A proteína da quinua apresenta qualidade elevada,somente perde para o ovo.

Proteínas da QUINUA são mais favoráveis ao crescimento que as contidas no leite.O valor mais alto (95) corresponde ao do ovo, o que significa que a cada 100g de proteínas ingeridas, 95 são assimilados.

Para a QUINUA REAL o índice de 75 é considerado alto se comparamos com a carne (60), o Leite (72), Trigo (60) e o Milho (44).

A quinua é rica em proteína de alto valor biológico, pois contém todos os 20 aminoácidos que o organismo necessita. Entre eles, destacam-se em níveis altos, a metionina e a lisina.

Possui teor elevado do aminoácido lisina, a quinua apresenta ainda outras vantagens sobre os outros cereais, como possuir quantidades elevadas de vitaminas como tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina e minerais como magnésio, zinco, cobre, ferro, manganês e potássio.“Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo. Cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal além de histidina, isoleucina, leucina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e arginina.Quinua Fonte de vitamina A, B6, B1, e em menores quantidades, as vitaminas E e C. Rico em certos minerais, como o ferro (9,5 mg/100g de quinua), fósforo (286 mg/100g de quinua) e cálcio (112 mg/ 100g)

  • 10. Estudos relatam a qualidade da proteína dos grãos de quinua é superior à de outros cereais, incluindo o trigo, já que apresenta elevado teor de lisina, histidina e metionina.
  • MODO DE PREPARO.
  • É preciso lavar a noite a QUINUA e deixar de molho na água,isto vai tirar o gosto amargo,uma defesa do cereal contra aves.
  • No dia seguinte,jogue a água fora e lave novamente,colocando a QUINUA 10 minutos em água quente.
  • Retire e bata no liquidificador com uma fruta/maçã/pera/banana/laranja/.
  • A lavagem do cereal e o aquecimendo na água é fundamental para o aproveitamento dos aminoácidos,e para retirar o gosto amargo.

  • Tratamento térmico moderado O tratamento térmico em proteínas de origem vegetal é benéfico, levando á inativação de proteases e aumentando a digestibilidade e a biodisponibilidade de aminoácidos.
  • BIODISPONIBILIDADE A qualidade nutricional da quinua real é importante, sendo rica em aminoácidos sulfurados e no aminoácido lisina, ao contrário das proteínas dos cereais, são deficientes em lisina.
  • Fundamental no preparo,
  • Sempre lavar a quinoa em grão antes de prepará-la, para retirar o excesso de saponina que deixa ela com um sabor muito ruim e amargo.
  • Se não for aquecida por 10 minutos não libera todos os nutrientes,se aquecida por maior tempo perde os nutrientes.
  • 10 minutos na água quente depois de lavada,bata no liquidificador e você vai ter o melhor produto que existe no planeta terra depois do ovo para aumento de massa muscular.
  • A NASA escolheu a QUINUA como o alimento dos astronautas e não foi por acaso.


  • COMPOSIÇÃO DOS GRÃOS DE QUINUA EM RELAÇÃO A OUTROS CEREAIS (100g)

    Componentes


    Quinoa

    Trigo


    Aveia

    Calorias (Kcal)


    336

    330


    405

    Carboidrato (g)


    68,3

    71,6


    68,5

    Proteína (g)


    12,1

    9,2


    10,6

    Lipídio (g)


    6,1

    1,5


    10,2

    Água (g)


    10,8

    16,5


    9,3

    Fósforo (mg)


    302

    224


    321

    Cálcio (mg)


    107

    36


    100

    Fibras (g)


    6,8

    3


    2,7

    Cinzas (g)


    2,7

    1,1


    1,5

    Ferro (mg)


    5,2

    4,6


    2,5

    Tiamina (mg)


    1,5

    0,2


    0

    Niacina (mg)


    1,2

    2,8


    0

    Riboflavina (mg)


    0,3

    0,8


    0

    Ácido Ascórbico (mg)


    1,1

    0


    0

    AMINOÁCIDOS QUINUA TRIGO LEITE Histidina * 4,6 1,7 1,7 Isoleucina * 7,0 3,3 4,8 Leucina * 7,3 5,8 7,3 Lisina * 8,4 2,2 5,6 Metionina * 5,5 2,1 2,1 Fenilalanina * 5,3 4,2 3,7 Treonina * 5,7 2,7 3,1 Triptofano * 1,2 1,0 1,0 Valina * 7,6 3,6 4,7 Ácido Aspártico 8,6 - - Ácido Glutámico 16,2 - - Cisterina 7,0 - - Serina 4,8 - - Tirosina 6,7 - - Argina * 7,4 3,6 2,8 Prolina 3,5 - - Alanina 4,7 3,7 3,3 Glicina 5,2 3,9 2,0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...