Ir para conteúdo

A Massa Muscular É Importante Para O Powerlifting


LocoDiablo

Posts Recomendados

Postado

A massa muscular é importante para o powerlifting

O Powerlifting (levantamento de potência, em português) é uma modalidade que consiste em três provas: o agachamento, o supino e o levantamento terra. Nestas competições, ganha o atleta que conseguir levantar mais peso numa única repetição (1 repetição máxima).

powerlifting.jpg

Os powerlifters são muitas vezes vistos como atletas fortes mas com pouca massa muscular, comparado com os bodybuilders. É comum encontrarmos em fóruns muita gente a afirmar que o powerlifting tem pouco a ver com muita massa muscular. Porém, um estudo recente sugeriu o contrário.

O estudo comparou powerlifters mais fracos e powerlifters mais fortes. Nenhum dos atletas tinha consumido substâncias dopantes ilegais nos últimos 2 anos. Os powerlifters fortes eram aqueles que tinham atingido uma pontuação superior a 417. Os mais fracos eram aqueles cuja pontuação não tinha passado dos 370.

Os investigadores compararam as seguintes características: comprimento dos membros, perímetro muscular, densidade óssea e massa muscular.

O estudo mostrou que a maioria das diferenças com alguma relevância encontravam-se ao nível da massa muscular e perímetro muscular por unidade de altura. Os cientistas observaram que os atletas que apresentaram maior massa muscular eram aqueles que tinham atingido pontuações mais elevadas, estabelecendo, desta forma, uma ligação entre a percentagem de massa muscular e o desempenho em competições.

No que diz respeito à densidade óssea, a única diferença significativa registada residiu na altura da parte inferior da perna: os powerlifters mais fortes tinham-na mais pequena do que os powerlifters mais fracos.

CONCLUSÃO

Esta foi a conclusão dos investigadores: “Os powerlifters precisam de dedicar uma parte do seu treino ao desenvolvimento de maiores níveis de hipertrofia muscular se quiserem continuar a melhorar o seu desempenho” [*1].

_________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS OU NOTAS:

[*1] – Keogh, J. et. al., Can absolute and proportional anthropometric characteristics distinguish stronger and weaker powerlifters?, Journal of Strength and Conditioning Research 23(8): 2256-2265, Novembro 2009 (link)

Fonte: Clique aqui

Então a recíproca deve ser verdadeira, o que prova a importância do treinamento de força, mesmo quando o objetivo é a hipertrofia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...