Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Absorção Da Batata E De Carboidratos Em Pó


slash_web

Posts Recomendados

Isso normalmente é defendido por quem segue teoria evolucionista. Faz quanto tempo que as pessoas comecaram a comer altas quantidades de carbo em pó? 50-100 anos? Será que o corpo ja teve capacidade pra evoluir nesse curto espaco de tempo e desenvolver aproveitamento desse tipo de alimentacao? X milhares de anos atrás a quantidade de carbo ingerida era MUITO mais baixa, nao existiam graos, acucar, sucos e coisas do tipo; será que do nada nosso corpo foi condicionado a ingerir todo esse tipo de coisa?

Há que se avaliar a disponibilidade que havia aos alimentos, bem como suas descobertas! ... A acessibilidade e novas descobertas é sinal, ao meu ver, de evolução (embora tenha acarretato coisas ruins tbm).

Eles não tinham mta noção sobre o que comiam, queriam apenas matar a fome. Eles não tinham conhecimento sobre nutrição, comiam quase que por instinto.. Não havia regras para comer. Não comiam de três em três horas, rs. Muito pelo contrário. Recentemente abri um tópico tratando sobre o "Jejum intermitente". Esse jejum foi retirado também de princípios que remota ao período paleolítico. A galera vai lembrar-se da "Tia" agora: esse período é chamado de "Idade da Pedra Lascada".. rs.

Era um período nômade. Tudo muito rústico. Era pesca, caça, frutas e raízes. A evolução sobre alimentação nesse período foi fraca, tudo era uma luta pela sobrevivência, e o frio e os perigos se sobressaiam, por isso ouve-se mais dessa época coisas como a descoberta do fogo, criação de armas rústicas, coisas para pesca, trajes para agüentar o frio, etc etc... por esse motivo eu acredito que uma dieta totalmente paleolítica não é mto adequada, saiu de atitudes um tanto irracionais e instintivas. Certamente se eles soubessem que o carboidrato, para eles naquela situação, seria mais prazeroso do que uma dieta basicamente protéica, eles estariam comendo.

Já no final desse período, entrando no Mesolítico, que é uma fase intermediária entre aquele e o Neolítico, começam o desenvolvimento da agricultura, e começam a domesticar animais. Esse desenvolvimento sobre o domínio da natureza marca a transição. Uma grande evolução (primeira revolução verde). Em contrapartida aumenta-se o sedentarismo, pois a vida nômade vai deixando de ser praticada, e o cardápio sempre aumentando. E começaram a reproduzir os grãos e outros alimentos.

Os grãos vieram da terra. Eles não fabricaram os grãos, apenas descobriram como reproduzir. São alimentos naturais. Se grande leva dos paleolíticos não usufruíam, era por falta de conhecimento, do contrário, hoje teríamos incorporados nos princípios paleolíticos os grãos, e, com esse detalhe, o corpo magicamente seria projetado tbm para esse tipo de alimento, e não estaríamos discutindo ele. Ou seja, um tanto controverso.

O leite é outro que não concordo, acima de tudo e antes de mais nada, pelos mamíferos que somos. Acredito essa seja nossa natureza alimentar maior... Somos primeiro mamíferos, depois onívoros.

O advento da agricultura foi prejudicial ao corpo humano não porque produziam alimentos nocivos, mas porque trouxe um novo estilo de vida, trouxe desigualdade social etc, e esses sim são prejudiciais.

É certo que o nosso estilo de vida atual é sujo. Prejudicial ao corpo. Em contrapartida, acredito que evoluímos em conceitos nutricionais, e hoje podemos agregar a esse novo estilo de vida, estilos antigos.

A agricultura surge numa fase em que se buscava mais segurança, e com ela é possível produzir grandes quantidades de alimentos com menos trabalho, além, é claro, de poderem ser estocados. Reduzimos progressivamente o consumo de proteínas animais, e passamos a consumir cada vez mais carboidratos, aliado ao sedentarismo. Isso foi um retrocesso ocasionado pelo falta de informação.

Sobre o ponto de vista nutricional, essas duas épocas são marcadas pela falta de informação.. Ao contrário da época em que vivemos.

Hoje temos acessos aos alimentos que eles tinham, e estamos em uma melhor situação, pois, além disso, sabemos o poder nutricionais da maioria deles, como eles atuam, o que eles oferecem ... Sabemos do rico poder nutricional do leite, e do poder da linhaça, por exemplo. E que ambos são ótimos para o corpo.

Acredito mais em um plano 'natureba' a um plano paleolítico.

Como ensina uma frase daquele filme "O Último Samurais": "Eu pertenço ao guerreiro o qual o velho estilo juntou-se ao novo" ... rs

.

Editado por Kaled
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Nao, dieta metabolica é carbo zerado com refeed days (dias que voce ingere um monte de carbo pra repor). A minha dieta lembra mais TCD (Timed Carb Diet), onde eu ingiro apenas carbo em torno do horario de treino (pré/intra/pós) e nos outros horarios eu zero; o resultado é carbo todos os dias porem em baixas quantias e em horarios bem restritos. Apesar de ambas dietas serem low carb, a estrategia/lógica é bem diferente.

EDIT: @rockbalboa

Eu sigo Intermittent Fasting, fico algo entre 18-20 horas sem comer e depois 4-6 horas em overeating, lembra muito a Warrior Diet. Contando a quantidade de proteina que mando nessas horas de overeating, fica na casa das 180g; se for somar os aminoacidos (BCAA, leucina) que uso durante o dia/treino, sobe para 220g +-. E sim, tirando pré/intra/pós que rola um carbo (normalmente nao uso no pós, depende do dia e varias outras coisas... mas em geral só uso carbo no pré/intra mesmo), as outras refeicoes sao apenas proteinas + salada e antes de dormir que jogo fontes de gordura propositalmente, tipo amendoim/azeite...

que coincidendia.. ontem mesmo eu imprimi o texto do iron addict sobre a dieta TCD e vou dar uma lida hoje. Eu to fazendo acompanhamento com o ney e a minha dieta só tem carbo liquido quando acordo / antes / depois do treino, o resto é 0 carbo. Deu resultado porém cheguei meio que a um platô após 5 semanas.. To precisando daquele boost final pra passar de "seco" pra "trincado". Uma dieta que chamou a minha atenção é a xtreme fatloss diet do Joel Marion, que funciona +/- assim: São ciclos de 5 dias, 1 de lixo completo comendo o maximo que vc conseguir, seguido por um dia de jejum completo, tomando somente agua e chá verde, outro dia com pouco carbo e proteina alta, outro proteina moderada e carbo alto e o outro nao to lembrando! Cada dia tem um treino diferente, como um dia pra estimular a criação de acido lático e coisas do tipo! To afim de testar.. o foda é que o autor cobra u$67,00 pelo sistema.. Ainda to pensando se vale a pena testar.

Nessa sua tcd, quantas kcal estás ingerindo? Se podesse me passar um rascunho da sua dieta pra eu dar uma olhada ficaria extremamente grato!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O assunto pesou pra um lado muito complexo, e eu não tenho tempo de ler, interpretar e responder tudo :(

Mas quando eu disse que não faz sentido e que o corpo se acostuma, é a realidade, e é rapido, é só você seguir os príncipios básicos das dietas, você pode fazer seu corpo retirar energia dos carboidratos (dieta high ou low carb), como também pode da gordura (metabólica-anabólica) ou até mesmo da massa muscular é só seguir o príncipio correto da dieta voltada para o que você quer e isso acontece em poucos dias. Se você treinou ficou com o corpo fadigado, sem energia, ele precisa de uma forte de energia rápida, onde seu corpo vai encontrar isso? numa colher de açucar ou numa fatia de batata doce? Seu corpo precisa de aminoácidos de rápida absorção pra se recuprar o mais rápido possível, ele vai encontrar isso onde? Numa colher de whey protein ou em um pedaço de carne? Não adianta querer seguir príncipios antigos, o ser humano segundo a cíência já passou por diversos tipo de alimentação, desde carnívora a vegetariana, não era todos lugares do planeta que existiam animais. E se existisse seres humanos antes da era paleolítica, o que eles comeriam? nem isso nós sabemos.

Temos que pensar no hoje, o que seria melhor pra gente hoje? Não adianta dizer que pós treino seria melhor um carboidrato de médio indice glicemico cheio de fibras, que prolongaria sua digestão ao invés de algo de imediata ação.

Editado por thiagobass
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao deu quote para nao deixar o post enorme, mas vamos lá:

@Kaled

O seu texto está correto do ponto de vista historico, porem nao tem validade contra a teoria evolucionista simplesmente porque voce está seguindo o ponto de vista errado: os seguidores de teorias evolucionistas (assim como dietas Paleos) nao o fazem apenas porque acham que nutricionalmente seja a melhor opcao, mas sim pois acreditam que o corpo ficou durante muito tempo nesse esquema e por tanto adaptou-se a comer assim.

Nao quero deixar meu post muito longo, mas acho que é necessario esclarecer isso que voce está confundindo. Nem eles e nem os atuais seguidores da dieta o fazem pensando apenas nas questoes nutricionais; hoje quem segue é devido a acreditar na pré disposicao genetica de consumir tais alimentos. O leite teoricamente (e nutricionalmente) é um alimento perfeito, mas como entao é possivel tantas pessoas terem intolerancia/sensibilidade a lactose? Por que esse tipo de coisa (tolerancia/sensibilidade) só ocorre com alimentos que foram posteriormente adicionados na dieta do homem, tipo lactose e gluten? Eu amo leite, por mim tomaria 5 litros por dia... mas é inegavel como eu me sinto melhor, em termos de qualidade de vida, ao retirar o leite da dieta; assim como varias fontes de carbo.

A questao da informacao é controversa. Hoje acreditamos ter as informacoes corretas assim como a galera que enxergava a Terra como plana, tambem acreditava. O que é certo hoje, pode ser provado como inutil amanha; a propria questao dos carbos pós treino, atualmente tem muito treinador ja defendendo o uso de carbo pré/intra e pós nao. A CEE quando saiu era milagrosa, hoje é considerada lixo; a soja é dita perfeita por uns, vista como o capeta por outros; e por ai vai, nao preciso ficar dando inumeros exemplos...

Quero ressaltar que, nao estou dizendo que a teoria esteja certa; até porque eu ja aprendi que querer debater muita teoria nao leva a lugar nenhum. Pegue uma pessoa que usa 1L de leite por dia, diversas fontes de carbo tipo macarrao/graos/aveia etc e mande ela cortar tudo isso, substituir por carnes/ovos/saladas/fontes de omega-3 e venha me dizer se ela nao vai reduzir BF, facilitar pra ganhar massa e ainda ficar mais satisfeita com qualidade de vida. Se manter nesse esquema por 8-12 semanas e achar pior, volte para a dieta normal, o que voce perdeu? 2 meses de experiencia? Essa era a intencao dos meus posts, nao é afirmar que X é correto e Y é errado, mas sim que talvez compense abrir os olhos para a teoria X e segui-la na pratica por um tempo e ver como o corpo reage. Foi o que eu fiz e nao me arrependo, pelo contrario, me arrependo de nao ter o feito antes.

@zell

Nunca vi essa Xtreme Fat Loss, mas nao gostei do fato de ter um fasting depois de um dia do lixo e de resto ela é basicamente carb cycling.

E eu nao sigo TCD, quis dizer que o principio que uso no meu IF é parecido com TCD (horario em que uso os carbos) :)

@thiagobass

Em partes eu até concordo com voce, se nao concordasse eu nao estaria hoje usando quase 40g de leucina/BCAA por dia (de treino) junto de carbo liquido no periodo do treino. De resto nao tem muito o que querer debater, se eu resolvesse ir contra o que voce disse eu estaria querendo defender demais Paleo Diet. Eu só acho que "seguir o que é bom hoje" é subjetivo, pois o que acreditamos ser benefico atualmente, pode ser provado como pessimo posteriormente.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

craw,

estes dias de jejum não afetaram de alguma forma o seu estomago?

pq quando entramos nesse estado de fome profunda parece que o estomago fica sendo corroido pelo suco gastrico! Eu não tenho gastrite, mas esse fast day nao pode causar uma ?

Editado por zell
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levando em consideracao que voce beba um monte de agua, nao é pra dar problema nao. Mas eu acho MUITO dificil isso ai funcionar, até porque duvido que um dia voce consiga fazer dia do lixo e no dia seguinte, fast day. A fome vai ficar demais mesmo, acho inviavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:blink:

nessa refeição de 13h come pouco ou normal ?

e come quantas calorias por dia mais ou menos ?

Foi mal pela montoeira de perguntas, eh que fiquei curioso mesmo, nunca tinha ouvido falar de nada parecido...

soh pra acumular conhecimento mesmo ! :D

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...