Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Manipular Sua Insulina = A Mais Musculo


Pimp my Body

Posts Recomendados

E ai galera do hipertrofia, bom visando sempre o acumulo de mais sabedoria e experiencias pessoais plausiveis, resolvi trazer a tona talvez um dos assuntos mais antigos, porem de grande importancia para nós amantes do BB, que estamos sempre querendo melhorar nossa performance e aumento de massa muscular, pois é a INSULINA pode ser nao, ela realmente é uma grd aliada nossa, basta saber como manipula-la.

Quatro Maneiras de Potencializar a Sensibilidade Insulínica

por Mike Roussell

traduzido do tmuscle.com 20.01.2010

Talvez o maior desafio entre os praticantes de musculação seja: ganhar músculos sem um grande aumento de gordura.

Não, retiro o que disse. O maior desafio provavelmente é perder gordura segurando a massa magra.

De fato, ambas as tarefas podem ser frustrantes. O interessante é que os dois objetivos podem ser alcançados se você aprender uma coisa: melhorar sua sensibilidade a insulina.

Em outras palavras, tornar o seu corpo mais sensível a insulina que é naturalmente liberada quando você come. Desta maneira você conseguirá tirar proveito dos efeitos construtores de músculos da insulina e evitar o acúmulo de gordura devido à produção excessiva da mesma (insulino-resistente).

Muitos nutricionistas esportivos voltados ao fisiculturismo acreditam que quanto mais sensível você for a insulina, durante um programa de ganho de massa, mais massa magra você irá ganhar e menos gordura acumular. E, em um cutting, a sensibilidade a insulina fará você perder mais gordura perdendo menos músculo.

Dois desafios solucionados.

Pedimos ao nutricionista e marombeiro Mike Roussell para nos dar um panorama sobre como melhorar a sensibilidade a insulina.

Fazendo os Carbos Funcionarem!

Qualquer leitor dedicado sobre nutrição sabe que um dos fundamentos básicos é a hora certa de comer cada nutriente. Comemos diferentes alimentos em diferentes horas do dia para maximizar seus efeitos biológicos no ciclo diário hormonal a fim de atingir máxima perda de gordura e ganho de massa.

Muito da racionalidade por trás dessa nutrição tem haver com fazer tudo que podemos para melhorarmos o controle da glucose e da sensibilidade insulínica, para que os carbos que comemos possam ser vistos em forma de músculos.

Você já escutou a dica padrão dada aos leigos: exercícios aumentam a sensibilidade a insulina. Ótimo, vamos assumir que você já faça isso.

A próxima dica é comer mais vezes. Você sabe isso também: seis pequenas refeições por dia ao invés de duas ou três maiores para melhorar a sensibilidade a insulina.(3)

Então vamos adiante conhecer alguns métodos para melhorar o controle glicêmico e a sensibilidade a insulina, incluindo um novo conceito chamado ´tempo certo do antioxidante´.

1. Antioxidantes na Hora Certa

Assim que me interessei por levantamento de peso e fisiculturismo eu li a respeito de profissionais e suas caixas cheias de suplementos e vitaminas. Skip La Cour mantinha uma dessas dentro do porta malas de seu carro. Assim que saia da academia ele abria e iniciava o seu ritual pós-treino de ingerir vitaminas E e C.

Com o físico que ele tinha fica difícil questionar seus métodos, mas e se a suplementação pós-treino com as vitaminas E e C estivessem, no entanto, impedindo potenciais resultados e diminuindo sua sensibilidade a insulina?

Ridículo, certo? Bom, continue lendo.

É de senso comum que um dos benefícios do treinamento é o aumento que ele provoca na sensibilidade insulínica. Recentemente um grupo de fisiologistas alemães examinou como a suplementação com vitamina C (1000mg) e vitamina E (400UI) afetam o aumento da sensibilidade a insulina no pós-treino.

Neste estudo, 40 jovens homens praticaram exercícios cinco dias por semana (sessões de 50 minutos incluindo bicicleta e treino em circuito) por quatro semanas. A suplementação de vitamina C e E neste grupo eliminou completamente os efeitos sobre a sensibilidade insulínica provocada pelo treino.

Com mais investigações chegou-se a conclusão que o aumento nas espécies reativas de oxigênio (ERO) – que é enfraquecida pela suplementação de vitamina C e E – é uma reação química necessária para aumentar a sensibilidade insulínica. O argumento para o beneficio temporário da ERO pós-treino é reforçado pelo fato da suplementação com antioxidantes de longa ação terem mostrado um reforço na sensibilidade a insulina.(1,2)

OK, então, o que você faz com essa informação? Enquanto alguns podem considerá-la um ´floreio´ da ciência da nutrição, e outros ´mais estudos precisam ser feitos nessa área´, eu diria para segui-la.

Se você está procurando por um potencial extra, então eu evitaria suplementação com antioxidante e a ingestão de alimentos ricos em tal nas refeições antes e depois de seus treinos. Isso irá permitir a melhoria natural nas espécies reativas de oxigênio pós exercícios e na sensibilidade insulínica.

2. Adicione Canela nas Suas Refeições

Além de temperar sua torta de abóbora, provavelmente você nunca deu a canela uma segunda chance. De qualquer maneira, foi comprovado em diversos estudos que a simples adição de canela na dieta é capaz de retardar o esvaziamento gástrico(4-5), diminuir o nível de glicose no sangue depois de uma refeição(4-5), reduzir o pico insulínico(6), e até talvez compensar a resistência a insulina causada pela falta de sono.(7)

Para obter resultados no controle da glicose através da canela você vai precisar de 3 a 6 gramas (aproximadamente 2-3 colheres de chá). Adicioná-las em suas refeições da dieta não exige esforço, então você não tem desculpa para não fazê-la.

3. Suplementando com Ácido Alfa-Lipóico (ALA)

ALA é um antioxidante encontrado no espinafre, brócolis, e tomates.(8) Porém, os testes de laboratório com ALA utilizam de 500 a 1000 vezes mais quantidade do que você consome em sua dieta, então se você pretende utilizar o ácido alfa-lipóico para impulsionar sua sensibilidade a insulina você precisará suplementá-lo.

Em diversos estudos com diabéticos tipo II a adição do ALA reforçou a sensibilidade insulínica em cerca de 18-57%. (9-11) Enquanto as dosagens variaram, chegando ao máximo de 600mg por dia para diabéticos, eu prefiro que você comece com uma dosagem mais baixa, 50-100mg por dia (quantidade recomendada para propósitos antioxidantes).

4. Não Pule o Seu Shake Pós-Treino

Ingerir proteína e carbo de qualidade nas refeições em torno do seu treino é importante, como você sabe.

Na verdade, a capacidade de repor o estoque de glicogênio cai em 50% se você esperar duas horas após o treino para prover os nutrientes certos. A diferença entre tomar imediatamente sua proteína e esperar três horas representa uma diferença entre 300% na síntese protéica contra míseros 12%.

Essa drástica diferença da janela de oportunidades é o que evita o máximo proveito do estado anabólico e sensível a insulina que o seu corpo se encontra, então não pule o seu shake pós-treino!

Finalizando

Quando se trata de potencializar a sensibilidade insulínica, os detalhes e conhecimentos específicos diferenciarão você dos desinformados da sua academia. Coloque essas dicas em ação, melhore sua nutrição e colha os benefícios.

Referências

1. Ristow M, Zarse K, Oberbach A, et al. Antioxidants prevent health-promoting effects of physical exercise in humans. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 2009;106:8665-8670.

2. Head K. Study suggests antioxidants inhibit exercise-induced insulin sensitivity. Alternative medicine review 2009;14:99-102.

3. Farshchi HR, Taylor MA, Macdonald IA. Beneficial metabolic effects of regular meal frequency on dietary thermogenesis, insulin sensitivity, and fasting lipid profiles in healthy obese women. Am J Clin Nutr 2005;81:16-24.

4. Hlebowicz J, Darwiche G, Bjorgell O, Almer L-O. Effect of cinnamon on postprandial blood glucose, gastric emptying, and satiety in healthy subjects. Am J Clin Nutr 2007;85:1552-1556.

5. Solomon T, Blannin A. Changes in glucose tolerance and insulin sensitivity following 2 weeks of daily cinnamon ingestion in healthy humans. European Journal of Applied Physiology 2009;105:969-976.

6. Hlebowicz J, Hlebowicz A, Lindstedt S, et al. Effects of 1 and 3 g cinnamon on gastric emptying, satiety, and postprandial blood glucose, insulin, glucose-dependent insulinotropic polypeptide, glucagon-like peptide 1, and ghrelin concentrations in healthy subjects. Am J Clin Nutr 2009;89:815-821.

7. Jitomir J, Willoughby DS. Cassia Cinnamon for the Attenuation of Glucose Intolerance and Insulin Resistance Resulting from Sleep Loss. Journal of Medicinal Food 2009;12:467-472.

8. Uma S, Ishwarlal J. Alpha-lipoic acid supplementation and diabetes. Nutrition Reviews 2008;66:646-657.

9. Jacob S, Henriksen EJ, Schiemann AL, et al. Enhancement of glucose disposal in patients with type 2 diabetes by alpha-lipoic acid. Arzneimittel Forschung 1995;45:872-874.

10. Jacob S, Rett K, Henriksen EJ, Hring HU. Thioctic acid—effects on insulin sensitivity and glucose-metabolism. BioFactors 1999;10:169-174.

11. Konrad T, Vicini P, Kusterer K, et al. alpha-Lipoic acid treatment decreases serum lactate and pyruvate concentrations and improves glucose effectiveness in lean and obese patients with type 2 diabetes. Diabetes Care 1999;22:280-287.

Agora trago a voces perguntas que para muitos podem ser batidas porem para outros pode ser a solucao:(Inteçao das perguntas e promover relatos e respostas coerentes)

1*- Relacao entre a insulina e o gh????

2*- Melhores horarios para a manipulaçao dos picos de insulina ex: desjejum, almoco, pós treino, antes de dormir... Qual maneira???

3*- Adicao da canela na hora certa, qual seria???? (Na 1*refeicao ao acordar, após o almoco, shake pós treino, antes de dormir????? qnd?????

4*- Antioxidante pós treino, pre treino, tomar ou nao tomar????????

5*- MCT nao foi citado no artigo acima porem é um grd auxiliador dos picos de insulina... Portanto qual o melhor horario para ingerirmos???

Essas sao apenas algumas perguntas que pude ler em outros topicos que me veio a mente, portanto qnd surgirem outras favor colocar seguir a ordem que foi feita apartir desse meu topico inicial, e as respostas favor colocar numeradas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Já tinha um artigo sobre isso no fórum, mas esse está mais completo. Valeu por compartilhar brother!

Agora trago a voces perguntas que para muitos podem ser batidas porem para outros pode ser a solucao:(Inteçao das perguntas e promover relatos e respostas coerentes)

1*- Relacao entre a insulina e o gh???? Inversamente proporcional.

2*- Melhores horarios para a manipulaçao dos picos de insulina ex: desjejum, almoco, pós treino, antes de dormir... Qual maneira??? Pode-se adicionar de 3gr à 6gr de canela em todas as refeições que não sejam desjejum, pré-treino e pós-treino.

3*- Adicao da canela na hora certa, qual seria???? (Na 1*refeicao ao acordar, após o almoco, shake pós treino, antes de dormir????? qnd????? Pergunta respondida acima, mas o horário mais interessante é a ceia, pois ela retarda o esvaziamento gástrico, o que é muito interessante nesse horário.

4*- Antioxidante pós treino, pre treino, tomar ou nao tomar???????? Não tomaria. Já lí artigos (um deles aqui no fórum mesmo) onde mencionava que o uso de antioxidantes no pós-treino RETARDA a recuperação muscular.

5*- MCT nao foi citado no artigo acima porem é um grd auxiliador dos picos de insulina... Portanto qual o melhor horario para ingerirmos??? Desjejum e pós-treino.

Essas sao apenas algumas perguntas que pude ler em outros topicos que me veio a mente, portanto qnd surgirem outras favor colocar seguir a ordem que foi feita apartir desse meu topico inicial, e as respostas favor colocar numeradas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar aqui algumas dicas para acrescentar esse importante assunto:

Agora trago a voces perguntas que para muitos podem ser batidas porem para outros pode ser a solucao:(Inteçao das perguntas e promover relatos e respostas coerentes)

1*- Relacao entre a insulina e o gh????

Apesar de ser inversamente p´roporcional nos picos, eu fico com a insulina, pois sabemos que o Gh não é tão responsavél quanto se imagina no aumento de massa muscular.

2*- Melhores horarios para a manipulaçao dos picos de insulina ?(naturalmente)

desjejum, Pós treino

3*- Adicao da canela na hora certa, qual seria????

Acho que a canela poderia ser usada junto as refeiçoes sendo tirada do desjejum e pós, com isso vc teria somente picos insulemicos nas horas mais importantes. desjejum e pós. Com isso vc seria mais suscetivél aos picos estimulados.

A injestão de carbos complexos tbm ajudariam a aumentar sua sensibilidade somente quando necessárias.

4*- Antioxidante pós treino, pre treino, tomar ou nao tomar????????

Antioxidantes como o proprio texto ja diz não tomar no pós imediato, o correto 15 min antes do almoço e janta, se treina atarde deixa para a ceia.

5*- MCT nao foi citado no artigo acima porem é um grd auxiliador dos picos de insulina...

Esta sua informação esta errada, o MCt vem exatamete contra o pico insulemico, a uma linha pensamento que visa a troca de Carbos de Alto indice glicemico por Tigliceres de cadeia média MCTs.

trecho do artigo retirado do HIPERTROFIA.ORG por BIG RAFFA

"Ocorre que o Carboidrato de Alto Índice Glicêmico (I.G.) promove um pico de insulina que age contra nossa intenção de proliferar os hormônios anabólicos GH e IGF’s, já que o GH é um hormônio contra-regulatório da insulina, ou seja quando um está alto, o outro está BAIXO! Fora que com o uso destes carbos, acabamos por inibir diversos fatores de crescimento da Whey não justificando a sua suplementação. Portanto de nada adiantará o uso da proteína de alto valor biológico se estamos minando boa parte de sua ação anabólica."

_____________________________________________________________________________________________

Uma outra dica importante é a não ingestão de liquidos durante as refeições, deixando ás para toma-las entre as refeições.

Espero ter ajudado.

abrçs

Editado por Dennys Zidko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tornar o organismo mais sensível a insulina seria em outras palavras manter uma nutrição com baixos valores de indíce glicêmico para que o corpo liberasse pouco insulina a fim de não criar resistência a mesma? Daí devemos utilizar carbos de alto ig no pós treino (aproveitanto q a insulina está sem resistência) e com isso teremos um enorme pico insulêmico na "open window" (momento em que os os músculos estão mais receptivos a entrada de nutrientes que são transportados pela insulina). A idéia é essa?

Grato e bons treinos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...