Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Execução contínua vs com pausa

Posts Recomendados

Postado

Fala, pessoal.

O que vocês pensam em relação à execução do movimento: Ele precisa ser um ato continuo, ou vale uma pausa de alguns segundos no inicio do movimento? Faz algum diferença na prática?

Percebo que, para exercícios de dorsais, geralmente o movimento sai sempre continuo. Já para treino de pernas, especialmente exercícios com alta percepção de esforço como o agachamento ou legpress, eu faço a pausa no inicio do movimento. Sem ela, faria menos repetições com toda certeza. O problema que tenho percebido na pausa é que às vezes, na ansia de querer tirar uma rep a mais, acabo "descansando" mais que o devido. Outra dúvida que tenho é se isso pode ocasionar de sair alguma repetição além da falha técnica e qual a consequência disso para o manejo de fadiga e recuperação.

Enfim, só uma dúvida que me surgiu e não lembro de ter lido sobre em nenhum lugar.

Abraço

Editado por PranTs
Erros gramaticais (veja o histórico de edições)

Postado

Em alguns exercícios, acho válido uma pequena pausa - às vezes me excedo - pra respirar entre as reps. Os melhores exemplos talvez sejam terra e agachamento. No meu caso, especialmente o segundo. Há certo perigo da pessoa desistir excessivamente longe da falha por ter "ficado sem ar". Ou de se apressar demais pra reposicionar o "setup" e errar a técnica (o que pode ser perigoso nesses exercícios).

Talvez a coisa vá melhorando com a evolução nos cárdios da vida, mas tem exercício que meio que pede uma pequena pausa.

Mais importante mesmo talvez seja você padronizar. Fazer sempre de jeito x ou y, pra facilitar o monitoramento das progressões reais. Se dá umas três respiradas entre os agachos, manter assim. Por exemplo.

Editado por vitoriacampeao2 (veja o histórico de edições)

Minhas evoluções, "desevoluções" e patacoadas variadas - todos os erros possíveis, mas agora vai: https://drive.google.com/drive/folders/1BBWkpug3G0FllCrBLRvMfdRuZiyF6Qbq?usp=drive_link 

Criei um diário: Diário “Agora Vai”! - Dessa vez eu não desisto - Diário de Treino - Fórum Hipertrofia

Dica de vídeo bom pra iniciante: 10 Years of Muscle Building Advice in 23 Minutes

Postado

Eu não vejo problema nenhum em fazer uma pequena pausa ou fazer continuo. Em vários exercícios eu faço pausa para conseguir arrancar aquela rep a mais.

No geral nunca me preocupei com isso, só vou lá e executo o exercício. No fim acho que são detalhes que não fazem tanta diferença pra quem já tem a musculação como parte da vida.

[DIÁRIO de uma CLT] Em busca do shape ampulheta

Postado

Acho irrelevante. Tenho o costume de fazer isso, principalmente no agachamento. A diferença é que vai sair 1 rep ou 2 a mais e no final das contas o que vai importar é levar próximo a falha ou até a falha. Geralmente fazemos isso na última série, por conta do cansaço... mas se vejo que vai sair 5, 6 ou 7 movimentos mesmo com a pausa, faço um drop.

Postado
Em 15/09/2025 em 12:50, PranTs disse:

O que vocês pensam em relação à execução do movimento: Ele precisa ser um ato continuo, ou vale uma pausa de alguns segundos no inicio do movimento? Faz algum diferença na prática?

As pesquisas mais modernas apontam que:
- O importante é chegar perto da falha, o que conta são as últimas 3 ou 4 repetições antes de falhar.

Essas pesquisas apontam que o Tempo Sob Tensão é irrelevante.
Mas imagino que se você ficar fazendo pausa em tudo quanto é exercício, vai dificultar você chegar perto da falha, o Tempo Sob Tensão é importante, ele te leva próximo da falha, pausando sem precisar pode confundir tudo, nunca tentei.

Apesar disso, pesquisas ainda estão longe de ser padrão ouro na musculação, 50% é arte, é feeling.

Alguns exercícios não da para fazer repetições constantes nem nas primeiras, vai depender do peso usado, se estiver fazendo um agacho na faixa de 4 a 6 repetições, não da né.
Mas pelo risco de lesão, agora estou eliminando pesos para essa prática.

Tem algumas pesquisas novas (e outras ultra antigas) que apontam que o perímetro ideal de repetições para hipertrofia é entre 8 e 12 repetições, não precisa exagerar em ranges perigosos 4 a 6 por exemplo.

Mas ainda sim, alguns principalmente por causa do aeróbico, não da para ir constante até a falha.
Então começo constante, mas quando não da mais, eu dou uma pausa mínima, e completo as repetições até chegar perto da falha técnica.

As pesquisas apontam também que roubar, ir até a falha, ocasionam ganhos mínimos, então:
Não roubo mais, não passo mais da falha técnica, tô tentando fazer o básico-do-básico 😉😏😵‍💫

.

Editado por Kizen (veja o histórico de edições)

Postado

Pode ser técnica para arrancar repetição, pode ser técnica para evitar lesão, pode ser técnica para possibilitar respiração ou compensar cárdio fraco, pode ser muleta pra fazer o exercício, pode ser mal hábito, enfim ...

Tudo depende de como se usa, acho que o mais importante é você perceber que faz isso e escolher o uso, tem situações que é melhor deixar contínuo, outras vezes a pausa pode ser bem vinda, em outros casos é só uma forma de trazer conforto e fazer o exercício do jeito que você gosta. Se você entende que está te prejudicando e não gosta disso é só parar, mas no geral a diferença não é muito relevante, apenas faça da forma que acha melhor para sua situação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.