Postado 15/09/2025 às 15:50 09/15, 2025 Fala, pessoal.O que vocês pensam em relação à execução do movimento: Ele precisa ser um ato continuo, ou vale uma pausa de alguns segundos no inicio do movimento? Faz algum diferença na prática?Percebo que, para exercícios de dorsais, geralmente o movimento sai sempre continuo. Já para treino de pernas, especialmente exercícios com alta percepção de esforço como o agachamento ou legpress, eu faço a pausa no inicio do movimento. Sem ela, faria menos repetições com toda certeza. O problema que tenho percebido na pausa é que às vezes, na ansia de querer tirar uma rep a mais, acabo "descansando" mais que o devido. Outra dúvida que tenho é se isso pode ocasionar de sair alguma repetição além da falha técnica e qual a consequência disso para o manejo de fadiga e recuperação.Enfim, só uma dúvida que me surgiu e não lembro de ter lido sobre em nenhum lugar.Abraço Editado 15/09/2025 às 15:51 09/15, 2025 por PranTs Erros gramaticais (veja o histórico de edições)
Postado 17/09/2025 às 14:35 09/17, 2025 Em alguns exercícios, acho válido uma pequena pausa - às vezes me excedo - pra respirar entre as reps. Os melhores exemplos talvez sejam terra e agachamento. No meu caso, especialmente o segundo. Há certo perigo da pessoa desistir excessivamente longe da falha por ter "ficado sem ar". Ou de se apressar demais pra reposicionar o "setup" e errar a técnica (o que pode ser perigoso nesses exercícios).Talvez a coisa vá melhorando com a evolução nos cárdios da vida, mas tem exercício que meio que pede uma pequena pausa.Mais importante mesmo talvez seja você padronizar. Fazer sempre de jeito x ou y, pra facilitar o monitoramento das progressões reais. Se dá umas três respiradas entre os agachos, manter assim. Por exemplo. Editado 17/09/2025 às 14:36 09/17, 2025 por vitoriacampeao2 (veja o histórico de edições) Minhas evoluções, "desevoluções" e patacoadas variadas - todos os erros possíveis, mas agora vai: https://drive.google.com/drive/folders/1BBWkpug3G0FllCrBLRvMfdRuZiyF6Qbq?usp=drive_link Criei um diário: Diário “Agora Vai”! - Dessa vez eu não desisto - Diário de Treino - Fórum Hipertrofia Dica de vídeo bom pra iniciante: 10 Years of Muscle Building Advice in 23 Minutes
Postado 17/09/2025 às 16:16 09/17, 2025 Eu não vejo problema nenhum em fazer uma pequena pausa ou fazer continuo. Em vários exercícios eu faço pausa para conseguir arrancar aquela rep a mais.No geral nunca me preocupei com isso, só vou lá e executo o exercício. No fim acho que são detalhes que não fazem tanta diferença pra quem já tem a musculação como parte da vida. [DIÁRIO de uma CLT] Em busca do shape ampulheta
Postado 17/09/2025 às 17:57 09/17, 2025 Acho irrelevante. Tenho o costume de fazer isso, principalmente no agachamento. A diferença é que vai sair 1 rep ou 2 a mais e no final das contas o que vai importar é levar próximo a falha ou até a falha. Geralmente fazemos isso na última série, por conta do cansaço... mas se vejo que vai sair 5, 6 ou 7 movimentos mesmo com a pausa, faço um drop.
Postado 17/09/2025 às 18:03 09/17, 2025 Em 15/09/2025 em 12:50, PranTs disse:O que vocês pensam em relação à execução do movimento: Ele precisa ser um ato continuo, ou vale uma pausa de alguns segundos no inicio do movimento? Faz algum diferença na prática?As pesquisas mais modernas apontam que:- O importante é chegar perto da falha, o que conta são as últimas 3 ou 4 repetições antes de falhar.Essas pesquisas apontam que o Tempo Sob Tensão é irrelevante.Mas imagino que se você ficar fazendo pausa em tudo quanto é exercício, vai dificultar você chegar perto da falha, o Tempo Sob Tensão é importante, ele te leva próximo da falha, pausando sem precisar pode confundir tudo, nunca tentei.Apesar disso, pesquisas ainda estão longe de ser padrão ouro na musculação, 50% é arte, é feeling.Alguns exercícios não da para fazer repetições constantes nem nas primeiras, vai depender do peso usado, se estiver fazendo um agacho na faixa de 4 a 6 repetições, não da né.Mas pelo risco de lesão, agora estou eliminando pesos para essa prática.Tem algumas pesquisas novas (e outras ultra antigas) que apontam que o perímetro ideal de repetições para hipertrofia é entre 8 e 12 repetições, não precisa exagerar em ranges perigosos 4 a 6 por exemplo.Mas ainda sim, alguns principalmente por causa do aeróbico, não da para ir constante até a falha.Então começo constante, mas quando não da mais, eu dou uma pausa mínima, e completo as repetições até chegar perto da falha técnica.As pesquisas apontam também que roubar, ir até a falha, ocasionam ganhos mínimos, então:Não roubo mais, não passo mais da falha técnica, tô tentando fazer o básico-do-básico 😉😏😵💫. Editado 17/09/2025 às 18:43 09/17, 2025 por Kizen (veja o histórico de edições)
Postado 17/09/2025 às 19:05 09/17, 2025 Pode ser técnica para arrancar repetição, pode ser técnica para evitar lesão, pode ser técnica para possibilitar respiração ou compensar cárdio fraco, pode ser muleta pra fazer o exercício, pode ser mal hábito, enfim ... Tudo depende de como se usa, acho que o mais importante é você perceber que faz isso e escolher o uso, tem situações que é melhor deixar contínuo, outras vezes a pausa pode ser bem vinda, em outros casos é só uma forma de trazer conforto e fazer o exercício do jeito que você gosta. Se você entende que está te prejudicando e não gosta disso é só parar, mas no geral a diferença não é muito relevante, apenas faça da forma que acha melhor para sua situação.
Crie uma conta ou entre para comentar