Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[+ Relato By Pamf +] - Aumentando A Força Com O Método 5X5


amf.paulo

Posts Recomendados

5x5 é apenas visando aumento de força, consequentemente haverá uma hipertrofia, porém qual é o objetivo? Já ouvi falarem deste tipo de treinamento, porém sou totalmente leigo no assunto.

Tem algum artigo interessante que eu possa dar uma lida a respeito?

To de olho aqui, muito bom o tópico. Abraço!

Meu objetivo, como dito na introdução do diário, é ganho de força, porém o 5x5 possibilita um ganho de massa muscular, principalmente na fase de preparação, onde as repetições são mais altas e as cargas ainda não são tão elevadas. Não estou comendo para ganhar massa, apenas mater e ganhar força, porém já notei ganhos de tamanho.

Quanto aos artigos, li todos em inglês, mas aqui no forum, tem um chamado FALSO DFHT, que é sobre 5x5.

Abraço.

Descordo, força não é igual a hipertrofia mas hipertrofia é igual a força...

Para ver isso é só notar o shape dos basistas

Por Arnold: "Eu não quero ser o mais forte, quero apenas ter os melhores musculos"

Abraços

não entendi o que vc quiz dizer Barboza. pode explicar ?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu quis dizer que nem sempre força vem acompanhada de hipertrofia mas hipertrofia sempre vem acompanhada de força, não é uma igualdade que vale para ambos os lados.

Do contrario o shape dos basistas seriam melhores que o dos fisioculturistas.

Abraços

Certo, entendi, concordo em parte, pois nem sempre em hipertrofia ganha-se força , e ainda é possível perder-la, é o caso do treinamento GVT.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quis dizer que nem sempre força vem acompanhada de hipertrofia mas hipertrofia sempre vem acompanhada de força, não é uma igualdade que vale para ambos os lados.

Do contrario o shape dos basistas seriam melhores que o dos fisioculturistas.

Abraços

E se hipertrofia viesse sempre acompanhada de forca, fisiculturistas seriam mais fortes do que basistas. Nao tem sentido querer relacionar diretamente uma coisa com a outra; até porque é só pegar shape de basista e secar o cara pra ver o tamanho que eles ficam... eles TEM que se manter "gordo" em 95% dos casos por questao de forca/seguranca, mas isso nao significa que eles tenham pouca MM.

E como voce citou o Arnold, tem uma citacao dele na Enciclopedia onde ele diz que só atingiu o nivel de densidade muscular que tinha devido a ter treinado um bom tempo de powerlifting.

@Topic

Estou acompanhando tambem, ja fiz "falso dfht" e gostei bastante, pena que na epoca me lesionei por falta de prudencia ):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estava com uma preguiça de ralatar hoje... Acabo de chegar em casa exausto, porém vou fazer o relato.

Hoje, foi F()da, além de ter muito instrutor ruim por ai, que ferram com muita gente desinformada, quando estes cara topam com alguém que tem o minimo de conhecimento porém não é formado, já levantam a bandeira da guerra. Veja o que aconteceu comigo esta semana, o desfecho foi hoje. Um amigo meu, que trabalha comigo, sedentário a muito tempo, entrou na academia por eu insistir muito com ele, e garantir que ia ajuda-lo dando dicas, ok, este cara já está a quase 6 meses malhando, eu nunca me intrometi a fazer séries para o cara, pois mesmo tendo conhecimento, a academia possui instrutores que deveriam ser qualificados (não é qualquer academia não, é nivel pouco abaixo da cia atletica, não vou citar nomes), mas sempre dei dicas de alimentação, forma de execução dos exercicios, etc, aquelas coisas, tipo, cuidado, sustenta o peso com o abdomem, olha este joelho ultrapassando a linha da ponta dos pés, e explicava os porques pro cara. De uns tempos pra cá este carinha vem se empolgando demais, e cada vez me sugando mais, ótimo, eu gosto de ajudar, porém ele começou a me sinucar, me mostrando as séries absurdas que o intrutor passava para ele, bom não resisti, analisei assim, ele é meu amigo, então tenho direito de dar um pitaco. O cara estava fazendo super-séries e exercicios de pré-exaustão, e ainda nem sabe fazer um agachamento, não ergue o próprio corpo na barra fixa, faz supino com 10 de cada lado, e meio desequilibrado. Bom a série foi passada a ele como : Série de Força, a divisão nem vou comentar. Eu não critiquei a série, só disse que ele deveria fazer um treino fullbody básico e começar a fortalecer alguns pontos chave para proteger as articulações e também aprender a forma correta de agachar, sem peso, barra oca nas costas, aprendendo a agachar mesmo, para depois fazer terra, Remadas, etc...Blz. Dei o toque para ele, ele vai e fala com o instrutor, o intrutor se recusa a montar a série, dai ele me pede para ensinar apenas ele agachar, só isto, eu fiquei com receio, falei que o instrutor poderia se doer, mas fui lá ajudar o cara num dia meu de descanço, coloquei ele na power cage com uma cadeira dentro, pedi para ele sentar e levantar da cadeia, totalemente torto, jogando peso na ponta dos pés, etc, ensinei ele jogar o peso no calcannhar e colocar a consciÊncia nos musculos superiores da coxa, ele repetiu atpe aprender, depois peguei uma barra oca de pump, e repeti o processo corrigindo a postura no geral, blz o cara estava fazendo isto. O tal instrutor viu, se doeu falou um monte, o meu amigo retrucou... e a história foi em obra. Cheguei no meu colega e expliquei que não seria bom eu continuar ajudando ele , e falei pra ele apenas insistir com o instrutor a passar um outro tipo de série para ele.

Sabe o que este FDP fracassado de instrutor de merda fez ? Eu sou o único que usa PowerCage na academia, na minha atual série, fora o supino, todos os exercicios são dentro dela, este FDP sabe disto, e pega a power cage e isola num canto e passa para os outros instrutores que fez isto pq ninguem usa.

Que babaca, chameio o coordenador, contei toda história, a Power voltou pro lugar dela, que já não é bom....

O babaca tinha feito o "encosto" da power cage ontem, e eu só viu hoje na hora do treino, aind bem que o coordenador se ligou no que aconteceu. Bom o instrutor é intrutora na verdade.

Bom, vou comer que estou morrendo de fome, antes do final da noite, vou postar o relato..

Abraço.

Editado por amf.paulo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ao relato agora...

Bom, a cretina "plus" da SCIFit já esta fazendo efeito, a recuperação entre as seŕies está acelerada, tanto que hoje dava vontade de descançar apenas 1 minuto entre as mesmas, no agachemtno mantive 5 séries, mas Remada e Peito Hoje fiz 6, a sensação é que poderia ter feito 8 ou 10 sem perda de performance. As repetições estavam explosivas.

Agachamento, superei o esperado, mesmo tendo me desconcentrado com a história da power cage, na última série do 1x5 foi com 154Kg, o previsto era 152. O peso estava ótimo, não estava leve, nem pesado demais, consegui fazer repetições bem explosivas na fase positiva do movimento. Já estou acostumando com as faixas, já aperto bem as mesmas enão sinto mais dores na panturrilha.

Supino, foi feito hoje com 106Kg (5x5), foi muito fácil, na primeira série é que senti uma dificuldade e pensei até que o peso estava demais, nas outras concentrei mais, apertei mais a barra, e foi. Nas outras 5 séries seguintes, a barra subiu como se estivesse sem peso. Ainda sinto um pouco da tendinite por isto na fase final estou desacelerando bem para evitar um LOCK-OUT muito forte. As barras desta academia não tem marcação para a pegada, depois do ocorrido da Power Cage, finalmente o coordenador, foi lá quando eu tinha terminado minha primeira série, e mandou um durex, eu tenho riscado a barra com caneta (ela é emborrachada).

Remada, senti a primeira série, depois encaixei melhor o abdomem, e as outras foram sussa, todas as 6 séries com muita explosão, voltei a fazer a pegada mais aberta, a pegada mais fechada estava exigindo muito dos meus braços, a pesar de sentir menos a tendinite com a pegada mais fechada, não estava tendo um bom desenpenho no exercicio, pois eu estava acostumado com a pegada com cotovelo formando 90 graus. Opa, esqueci, 108Kg, também 5x5.

Finalizai com os auxiliares: Supino Fechado (3 x 7 Reps com 90Kg) / Rosca Martelo Invertida no banco 45 graus (2 x 8 Reps com 16Kg) / Rosca Martelo em pé (2 x 5 Reps com 20Kg) / Abdominal Canivete na Barra (Normal e com Rotação, 3 x 10 Reps).

Bom este foi o treino pessoal, amanhã vou postar as metas para próxima semana, quer serão mais ousadas, já que esta é minha ultima semana de 5x5. Também vou falar um pouco da minha estratégia para fase de PICO (3x3).

Hoje o dia acabou e já estou indo dormir.

Abraço, obrigado a todos que estão acompanhando o relato.

Editado por amf.paulo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumo semanal de Cargas

[A]: 5x5 136Kg - 1x5 154Kg

[T]: 5x5 126Kg

: 5x5 106Kg - 1x5 116Kg

[R]: 5x5 108Kg - 1x5 120Kg

[M]: 5x5 074Kg

Cargas para próxima semana

[A]: 5x5 140Kg - 1x5 160Kg

[T]: 5x5 134Kg

: 5x5 108Kg - 1x5 118Kg

[R]: 5x5 110Kg - 1x5 122Kg

[M]: 5x5 080Kg

* [A]gachamento, [T]erra, upino, [R]emada, [M]ilitar

Já adiantando minha estratégia da semana seguinte. Será a minha primeira semana de 3x3, nesta semana os pesos vão ser iguais as da 5x5 porém vou executar 3x3, isto vai ser feito para dar um descanço ao corpo, também vou tomar 2 tagirfor-C pela manhã por dia durante a semana toda e 1 taurargin antes de dormir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...