Ir para conteúdo

Treinar dia sim/dia não (dsdn) - Como organizar o volume de treino?

gbf0x

Posts Recomendados

Postado

Olá senhores, li alguns posts aqui no fórum que falavam sobre métodos e divisões de treinamento e etc... 

E Também a versão 1.0 e 3.0.

Porém ainda me encontro em dúvida por isso queria pedir uma sugestão, eu trabalho em uma escala 12x36 e chego muito cansado em casa, então quero treinar DS/DN. O que seria melhor nesse caso? Um Fullbody? Um treino ABA/BAB?

AB, Fullbody? ABCD (posso fazer um esforço pra ir treinar alguns dias a noite, embora eu sinta que não renda muito)

Treino a 3 anos e atualmente faço ABC2x 

Obrigado pela ajuda.

Postado
Em 18/06/2024 em 18:22, gbf0x disse:

Olá senhores, li alguns posts aqui no fórum que falavam sobre métodos e divisões de treinamento e etc... 

Porém ainda me encontro em dúvida por isso queria pedir uma sugestão, eu trabalho em uma escala 12x36 e chego muito cansado em casa, então quero treinar DS/DN. O que seria melhor nesse caso? Um Fullbody? Um treino ABA/BAB?

AB, Fullbody? ABCD (posso fazer um esforço pra ir treinar alguns dias a noite, embora eu sinta que não renda muito)

Obrigado pela ajuda.

Fb encaixa bem nesse formato. Eh oque uso regularmente. 

Postado
Em 18/06/2024 em 18:22, gbf0x disse:

Obrigado pela ajuda.

FB 3x é bom, se enquadra legal. Frequencia de 3x na semana por grupo muscular. Ai é só equalizar o volume

Postado

FB nesse caso ia ser bem vantajoso.
Dependendo do volume do treino e tempo q passa na academia seria mais interessante dividir num ABC, para prolongar mais o descanso e elevando a intensidade, mas como disse, depende do volume e tempo disponível de treino.

Bons treinos!

Postado
Em 20/06/2024 em 12:01, S-O-R-D-A-D-I-N disse:

FB nesse caso ia ser bem vantajoso.
Dependendo do volume do treino e tempo q passa na academia seria mais interessante dividir num ABC, para prolongar mais o descanso e elevando a intensidade, mas como disse, depende do volume e tempo disponível de treino.

Bons treinos!

Intensidade = carga

Postado (editado)
Em 20/06/2024 em 12:30, S-O-R-D-A-D-I-N disse:

É só minha opinião irmão, fica na paz.

Irmão, com todo respeito mas tem coisas que não são opinião, ta ligado? Ou é ou não é. Não tem como intensidade ser algo pra mim e outro pra você, só porque isso é opinião. Intensidade é intensidade, ponto.

Intensidade = carga, que é medida através da % de sua 1RM

Editado por jovemsonhador
Postado
Em 20/06/2024 em 12:31, jovemsonhador disse:

Irmão, com todo respeito mas tem coisas que não são opinião, ta ligado? Ou é ou não é. Não tem como intensidade ser algo pra mim e outro pra você, só porque isso é opinião. Intensidade é intensidade, ponto.

Intensidade = carga, que é medida através da % de sua 1RM

Entendo, mas não vejo que a intensidade de um treino completo possa ser medida apenas pela "quantidade de carga" movida, ainda existem fatores como fadiga muscular, ROM  e tals.
Mas já tem tópicos destinados a isso, fica só meu ponto de vista kkk.

*Uma dúvida, quando você diz que a carga é medida através da %, o que seria essa porcentagem?

Tmj, bons treinos! 

Postado
Em 20/06/2024 em 12:42, S-O-R-D-A-D-I-N disse:

Entendo, mas não vejo que a intensidade de um treino completo possa ser medida apenas pela "quantidade de carga" movida, ainda existem fatores como fadiga muscular, ROM  e tals.
Mas já tem tópicos destinados a isso, fica só meu ponto de vista kkk.

*Uma dúvida, quando você diz que a carga é medida através da %, o que seria essa porcentagem?

Tmj, bons treinos! 

1RM = uma repetição máxima em determinado exercício. Ex: você consegue fazer 1 repetição de 100kg no supino reto.

Executar o exercício com 70kg significa treinar com 70% da sua 1RM. 

A intensidade é a carga que você utiliza. + carga = + intensidade.

Depois entra outros fatores como falha e proximidade da falha, volume de treino e diversas outras variáveis

Te sugiro ler o diário do @lorenzo_EP, tem muita informação sobre isso lá, de forma bem mais detalhada.

Postado

Volume de treinamento vai depender da intensidade e tempo de recuperação, o que é bem relativo.

Para hipertrofia qualquer carga que lhe deixa na faixa de  6-12 repetições é o suficiente, dito isto é usar uma carga pra ficar dentro dessa faixa.

Agora o volume é algo mais complexo, por que vai depender muito do teu feeling e sobre como o corpo ta se recuperando dos treinos.

Eu até hoje tenho dificuldade pra acertar o volume. Fiz umas duas semanas de choque com 32 séries pra grupo grande e na terceira semana o corpo já deu sinal de que tava dando merda. Reduzi para 24 séries e aparentemente ta recuperando melhor. 

Inclusive, se alguém puder contribuir com conhecimento sobre o ajuste de volume, é bem vindo kkk

Faço PP-descanso -LPP-Descanso.

Postado
Em 20/06/2024 em 15:28, Eduardo Matta disse:

Inclusive, se alguém puder contribuir com conhecimento sobre o ajuste de volume, é bem vindo kkk

Pra mim o volume depende muito da pessoa e do dia, eu costumo ir aumentando 1 serie por execicio conforme me sinto, se estou me sentindo descansado, se o musculo nao esta dolorido etc... , no proximo treino eu faço essa nova autoanalise se fiquei muito cansado eu reduzo se to normal mantenho e por ai vai, ate o limite do mvr do mesociclo, e no proximo recomeço com volume baixo e vou ajustando.

Postado
Em 20/06/2024 em 15:33, Dougwar disse:

Pra mim o volume depende muito da pessoa e do dia, eu costumo ir aumentando 1 serie por execicio conforme me sinto, se estou me sentindo descansado, se o musculo nao esta dolorido etc... , no proximo treino eu faço essa nova autoanalise se fiquei muito cansado eu reduzo se to normal mantenho e por ai vai, ate o limite do mvr do mesociclo, e no proximo recomeço com volume baixo e vou ajustando.

Cara, talvez meu erro esteja ai. Eu não periodizo, vou martelando e ai quando vejo que o corpo ta pedindo eu paro 1 semana ou reduzo carga e volume até me sentir melhor. 

O parâmetro que você usa para comparação de evolução é carga? Se sim, devemos esperar progressão ou em repetições com aquela carga ou com peso propriamente dita a cada quantas semanas?

Postado
Em 20/06/2024 em 15:37, Eduardo Matta disse:

O parâmetro que você usa para comparação de evolução é carga? Se sim, devemos esperar progressão ou em repetições com aquela carga ou com peso propriamente dita a cada quantas semanas?

Sei que ninguém pediu a opinião do iniciante aqui mas vou dá mesmo assim, eu coloco metas de evolução de cargas bimestrais tenho uma planilha que anoto a carga que fiz o exercício e minha tenho minha meta a ser batida em 2 meses. 

Como funciona minha progressão, de início uma carga que consigo fazer 6 REP só aumento de carga quando eu começo a fazer 12 com 2 REP reservas. 

Antigamente eu fazia triângulo em todas as séries até que o careca que usa máscara aqui do fórum (esqueci o nome dele) falou que não era uma boa e sim fazer da maneira e realmente meus treinos evoluíram assim. 

Postado

O parâmetro que você usa para comparação de evolução é carga?

o parâmetro que eu estou usando hj é o feeling do corpo, tipo os músculos q vou trabalhar hj ainda estão doloridos?, qual a intensidade dessa dor? como foi a ultimo treino desse grupo muscular? foi tranquilo, foi médio ou foi pauleira, é mais se perguntando isso e conhecendo cada vez melhor o seu corpo, a progressão de carga, (peso e reps) vem como consequência disso. 

Certamente o pessoal mais experiente na area deve ter uma metodologia diferente, mas eu traço o plano seu o volume minimo e o maximo que é bom pra mim e com isso vou alterando conforme estou naquele dia.

Postado (editado)

Se sim, devemos esperar progressão ou em repetições com aquela carga ou com peso propriamente dita a cada quantas semanas?

Cara, isso é extremamente individual. O ideal é você se manter em constante progressão.

Ex: você faz supino reto com 50kg cada lado. Seu último treino foram 3 séries, sendo 11/10/9 repetições. Se você progredir uma repetição dentro dessas 3 (ex: 11/10/10) já é progressão.

Outra coisa: progredir carga não é só 5 ou 10kg viu, colocar que seja 2kg a mais já é progredir.

Não se encane com "em quanto tempo tenho que aumentar carga" e sim em "hoje eu vou treinar melhor do que o treino passado, com pelo menos uma repetição a mais, sem sacrificar a execução".

Como o @Dougwar disse: "extrair o máximo daquela carga"

Editado por jovemsonhador
Postado
Em 21/06/2024 em 22:23, jovemsonhador disse:

Cara, isso é extremamente individual. O ideal é você se manter em constante progressão.

Ex: você faz supino reto com 50kg cada lado. Seu último treino foram 3 séries, sendo 11/10/9 repetições. Se você progredir uma repetição dentro dessas 3 (ex: 11/10/10) já é progressão.

Outra coisa: progredir carga não é só 5 ou 10kg viu, colocar que seja 2kg a mais já é progredir.

Não se encane com "em quanto tempo tenho que aumentar carga" e sim em "hoje eu vou treinar melhor do que o treino passado, com pelo menos uma repetição a mais, sem sacrificar a execução".

Como o @Dougwar disse: "extrair o máximo daquela carga"

Progressão é essencial, mas pra isso não pode esquecer do resto, digo por experiência e por ver muitos, acabamos buscando essa progressão a qqer custo por isso disse q tem q ser pensada, primeiro vem a técnica, amplitude e a cadência, por termos uma meta de peso acabamos sacrificando essas bases que deveriam ser inegociáveis. Hj sempre paro pra analisar minha técnica e o resto.

Um cara q é exemplo disso é o Nick Walker, vc vê o cara treinando, a última repetição é igual a primeira, o cara parece um robô, técnica pura.

Postado
Em 22/06/2024 em 10:25, Dougwar disse:

acabamos buscando essa progressão a qqer custo por isso disse q tem q ser pensada, primeiro vem a técnica, amplitude e a cadência

Claro man, sacrificar o movimento não é nem cogitação por isso não falei ali.

Postado
Em 22/06/2024 em 11:14, jovemsonhador disse:

Claro man, sacrificar o movimento não é nem cogitação por isso não falei ali.

Eu sei e todo mundo sabe, mas na prática a gente se engana

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...