Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Creatina Ou Glutamina?


LucaG

Posts Recomendados

Publicidade

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Comprar glutamina é não ter amor próprio ao dinheiro.

Além de ser inibidor fisiológico do NO2 (o que poucos sabem) tem muitos, mas muitos estudos não mostrando se quer efeito imunomodulador dela. É saudável para os enterócitos, células do intestino, pois é o substrato principal dessas células. Uso bastante em pacientes com obstipação, pois a glutamina fica retida no intestino. E só!

Já creatina...o pessoal já falou tudo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprar glutamina é não ter amor próprio ao dinheiro.

Além de ser inibidor fisiológico do NO2 (o que poucos sabem) tem muitos, mas muitos estudos não mostrando se quer efeito imunomodulador dela. É saudável para os enterócitos, células do intestino, pois é o substrato principal dessas células. Uso bastante em pacientes com obstipação, pois a glutamina fica retida no intestino. E só!

Já creatina...o pessoal já falou tudo.

Abraços

Sem querer ser do contra ou coisa do tipo, mas como tantas pessoas relatam melhoras na recuperacao usando glutamina? Eu mesmo sinto diferenca notavel ao usar 20g/dia do que quando nao uso nada, e placebo nao é pois se tem uma pessoa que usa suplemento botando fé zero, com certeza sou eu :)

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O próprio André se não me engano comentou que nos EUA os IFBBs tomam shakes separados, e o pós-treino é Glutamina

Considerando-se que tem efeito na síntese protéica, doação de nitrogênio e é usado para tratamento de ferimentos, queimados, etc acho que é exagero falar que é placebo né não

http://www.bodybuilding.com/fun/goulet10.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

craw69: Não tem problema ser contra. Eu acho bacana quando é exposto um outro lado . Essa coisa de ser contra a opinião do outro é ótimo, o tópico "o qui comer no pós" só ficou show de bola por isso! Voltando ao assunto, não tem como ser provado que essa recuperação se deve à glutamina. E essa "melhora na recuperação" é algo tão subjetivo, tão subjetivo que não é um parâmetro. Já pensou fazermos estudos assim "Indivíduos x, treinados, tomam 50g de glutamina depois do treino. A maioria dos indivíduos relata "melhora na recuperaçãoo" (??) Que recuperação é essa? Dor muscular tardia? fadiga central? Estar apto para um próximo treino? Eu gostaria até que fosse mais esclarecido o que significa "melhora na recuperação" pq se for um dos itens que eu citei, apenas uma noite de sono, ou uma ingestão mais alta de carboidratos já faz isso.

O maior "estoque" de glutamina é o musculo esquelético (20mmol/kg de peso seco) seguido pelo plasma (+ - 550 mcmol/L) e essa homeostase de glutamina tende a ser mantida com ou sem exercício. O que eu quero dizer? Glutamina é doador de nitrogênio, qualquer "coisa" pode virar glutamina. Você ingerindo glutamina, grande parte dessa vai ficar retida no intestino , depois, caso ela seja transportada para o fígado pelo sistema porta,o que me garante um endereçamento correto dela (visto que ela é tipo um "coringa" ?)

Só o fato de voce estar treinando sua acidose aumenta. E a glutamina é catabolisada nas células renais para formar bicarbonato de cálcio e deixara solução mais básica. Talvez pensando assim, ela possa ser útil numa melhora global. Talvez ( se bem que eu to com um estudo aqui que nem na acidose sanguinea a suplementação de glutamina foi eficaz). Mas isso nos faz lembrar que o whey que agente toma (as vezes até 1g/kg só de whey) já vai ter glutamina suficiente para esse caso.

E sabe o que é complicado...eu queria que a glutamina funcionasse! Eu torço pela glutamina! Já tomei glutamina.

Só que por exemplo, você busca na literatura esportiva estudos com arginina e NO por ex. Alguns estudos (isso depende da metodologia usada) aprovam sua ação ergogênica. Outros desaprovam. Tudo bem, a ciência é assim mesmo. No caso da glutamina... a unanimidade impera. Não tem um estudo sequer que pelo menos arrisque dizer "a suplementação com glutamina melhora isso isso e aquilo" . Até como imunomodulador, na atividade de linfócitos, ela não apresenta nada!

Só que, para concluir, eu não acredito que será um investimento zero. Acho que para a saúde de um modo geral, a suplementação de 30g de glutamina por dia possa beneficiar o indivíduo (principalmente se ele não utilizar suplementos protéicos) e/ou tiver em um cutting cuja função intestinal fica pro muitas vezes comprometida.

Agora, como recurso ergogênico eu acho o suplemento mais carente de resultados que se pode ter. É um aminoácido usado para tudo. Você só via ter uma queda de verdade na glutamina imediatamente após o treino e quem, faz um pós treino com whey, reestabelece isso rapidamente. Sem falar na desculpa de que "glutamina melhora a síntese de glicogênio" que é balela.

No mais é isso.

Abraços

Editado por Ney Felipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo. Realmente, eu como auto-didata, vejo muito mais estudos sendo contra do que a favor da glutamina; mas como eu disse, nao tenho conhecimento cientifico o suficiente pra querer debater nesse nivel, entao limito minhas avaliacoes muitas vezes a pratica. Epocas em que uso doses altas de glutamina sinto que a reducao da dor tardia é consideravel, se costumo ficar com mais de 48-72h de dor no quadriceps, por exemplo, essa dor limita-se a 48h em geral; era este tipo de recuperacao que eu estava citando.

Aproveitando para deixar uma pergunta: teoricamente e pelo marketing, existem glutaminas (como é o caso da AKG, glutaminas com blends time-release etc) que dizem, pelo motivo de ter essas ramificacoes, tornam-se muito mais "objetivas"; isto é, o corpo consegue direciona-las de uma forma muito mais direta até o tecido muscular evitando assim o "desperdicio" que ela pode vir a sofrer no processo digestivo e afins. Ja leu algo sobre, isso existe ou nem nesses casos ela torna-se, teoricamente, viavel?

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu senti com a glutamina foi a recuperação geral mais rapido, com isso digo o seguinte.. jogava futebol no sabado e domingo, segunda feira o corpo estava estragado, estava indisposto, as pernas bambas.. quem ja jogou 2horas de futebol correndo direto sabe do que eu to falando.

Depois da glutamina eu sinto que no outro dia não estou tão cansado, na verdade, quando jogo só domingo, segunda feira estou praticamente inteiro. Agora sem a glutamina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado craw69, eu já tenho minha opinião formada pra esse tipo de glutamina (time released) pra mim, no sentido de ser barrada pelas células do intestino é pior ainda, no entanto minha opinião pouco importa. O que importa é o que a ciência diz. Deixa eu pesquisar um pouco e logo posto uma opinião mais consolidada ok?

Abraçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado craw69, eu já tenho minha opinião formada pra esse tipo de glutamina (time released) pra mim, no sentido de ser barrada pelas células do intestino é pior ainda, no entanto minha opinião pouco importa. O que importa é o que a ciência diz. Deixa eu pesquisar um pouco e logo posto uma opinião mais consolidada ok?

Abraçao

Claro, eu e todos interessados vamos ficar no aguardo haha :)

Abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...