Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Definição. Bulk Ou Cut ?


Bia.M.

Posts Recomendados

Bom galera depois de matutar uns 3 dias em como expor minha dúvida aqui vai, espero que nao seja muito trivial hehe mas é que procurei bastante e n consegui chegar numa conclusão satisfatória...

Ainda vou fazer uma avaliação física (marcarei na seg-feira), por enqt oq eu sei é que tenho 19 anos; peso 63,5Kg e devo ter 1,67m por aí!

A minha dúvida é relativamente simples... Qual fase de treino seria preferível mandar primeiro?

É melhor inchar pra depois secar?

Ou melhor secar pra depois crescer?

Eu entendo que isso é um processo que nao pára, mas de algum lugar ele começa!

Sobre as estratégias para cada fase eu pesquisei legal e tenho algumas idéias para dieta e suplementação, a minha dúvida é se eu foco primeiro em secar ou em inchar ou se nao faz diferença? Eu tenho a impressão de que se eu crescer agora, vo ficar meio roliça, gorda, perdendo roupas e tdo hehe

Espero nao ter sido muito trivial minha dúvida!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pois é! Fiz uma avaliação rápida com meu endocrinologista e tal, e, medindo por cima, meu BF está de acordo com meu peso e tals.. Deixei pra fazer contas sobre o BF dps da avaliação física, pra ter uma base maior.. Não estou me sentindo gorda, na verdade, to me achando uma palito, mas ainda tenho aquela barriguinha chata e um pouco de gordura acumulada na parte dos quadris.. Então acho que vou partir pro bulk.. Até pq, a uns 3 anos atrás, cheguei a pesar quase 80Kg.. E como emagreci mto e relativamente rápido, meus braços ficaram flácidos na parte debaixo (o famoso tchauzinho), e isso me incomoda muito!! Acho que só botando massa ali com musculação pra tirar essa flacidez, né?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crescer e depois secar.

Sobre perder as roupas, caso voce secar tambem ira perder, pois ira faltar medidas para preencher o espaco.

Porem nao necessariamente voce tem de crescer rolica, voce pode realizar uma dieta para ganho com qualidade, assim nao ficando "rolica".

Também concordo com o Fernando, até mesmo porque com mais massa fica muito mais fácil secar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é uma coisa que só voce pode decidir.

O mais importante de tudo é você estar contente com o que você esta fazendo. Nao adianta nada voce fazer um bulk se achando gorda e estar infeliz, assim como nao adianta nada fazer um cut e estar infeliz por se achar magra demais.

É claro que ter MM é bom, é mais facil rpa secar depois tambem. Mas tambem nao é saudável pra ninguem ser gordo. Esse negocio de nego que tem 18% de BF e que faz bulk achando que é o bonzao, que vai crescer e nem liga pra gordura, na minha opiniao ta errado. Portanto, a minha dica é a seguinte, se voce esta com o BF toleravel, que voce se sente bem, aproveite pra crescer. Mas como o fernando falou, nao necessariamente precisa ser um bulk sujo, voce pode faze rum bulk mais limpo, e ter otimos resultados sem alterar o seu BF. Agora, se o seu BF estiver muito alto, ou voce nao esteja contente, se achando gorda, ai voce deve fazer um cut primeiro, baixar seu bf ate algo que seja mais saudavel fisica e psicologicamente. Ai depois voce cresce.

Enfim, espero que voce tenha entendido.

Boa sorte a sua escolha, e nao esqueça, é o seu corpo, ninguem conhece ele melhor que voce, voce tem que fazer aquilo que vai fazer voce mais feliz. Simples assim.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(paprut eu ri muito do seu GIF na assinatura) hiahiahahia

Vou falar da minha esposa...

Ela tem 1,60 e pesava 68kg (a 2 semanas atrás)

Ela apesar de ter todos os hormônios ok, tem dificuldade para perder peso, então fizemos o processo totalmente inverso... Dieta hipocalorica (pouca coisa, não chega a ser cutting), com enfase nas proteinas, e muito treino anabólico e pouco aeróbico. Meio controverso não!?

Pq disso: Simplesmente pq quero que ela crie mais músculos para na hora que ela reduzir o peso (com cutting) fique mais fácil (musculos adoram queimar gordura lembra!?), e já tenha uma qualidade muscular e o corpo fique mais modelado... e depois cresça + seca (sem bulking) com BF entre 15 a 20% (não gosto de mulher com BF baixo)

Eu se fosse vc, tentaria crescer o mais seca possível, é mais dificil, mas é um trabalho só, sem o estica e encolhe da pele que sabemos que é ótimo para as indesejaveis estrias...

Vc tem uma altura legal e um peso adequado, acho que é só fazer uma boa alimentação hipercalórica (mas bem pouco hipercalórica) e comer cerca de 130gramas de proteina por dia e malhar pesado, que vc vai crescendo aos poucos com qualidade e definição já!

Agora é contigo, acho que minha opinião foi a única diferente!

Porém! Se vc realmente quiser fazer um cutting ou bulking ao invez de crescer seca, faz bulking pois vc não deve ter muitos músculos e já esta um pouco magra, então vai ser dificil perder peso com um cutting e vai sobrar mais pele ainda e não vai se sentir bem...

Cutting no seu caso nem pensar... vc não tem massa magra para isso e mal vai conseguir puxar ferro (lembre-se em cutting agente fica mais fraco)

Editado por darlancs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pelas respostas! Já estou certa que vou partir pro Bulk a partir de semana que vem! E aproveito deste pra comunicar meu desapontamento:

Ainda nessa indecisão de cut ou bulk, comentei com meu professor na academia, que disse pra eu tirar a idéia de parar com o cutting da cabeça.. A justificativa dele? Foi exatamente e somente essa "É muito mais fácil pros seus músculos aparecerem quando você está sem gordura no corpo"..

Que isso é verdade, todos nós sabemos. Mas não devemos usar coeteris paribus (termo usado na economia onde tudo o mais permanece constante). Sim, está certo o que ele falou, mas, e os outros aspectos (por exemplo, a redução de força causada pelo cut, como o darlancs comentou)?

Acho que meu professor na academia é o único que ainda não entendeu que eu não estou lá como a maioria das outras meninas (por moda, literalmente falando), mas sim pra crescer, puxar ferro pesado, fazer o músculo arder, crescer e aparecer. To com uma série de adaptação a 1 mês, implorei pra ele pra gnt trocar por uma mais avançada: dia 10 o faremos. Na verdade, creio que ele tenha entendido que eu n quero apenas malhar, e sim treinar, mas não se esforça mais pra me ajudar só pra eu poder chegar e perguntar "é, acho que estou precisando de uma coisa mais específica. quanto vc cobra por semana pra ser meu personal?". Na minha cabeça não entra a idéia de que só posso ser auxiliada num treino sério e pesado se eu pagar R$200,00 por semana (é a média de preço de personal aqui onde eu moro). Como li em um artigo noutro dia, a ficha de treino passada pelos professores de academia tá virando almanaque culinário. "Treinamente Personalizado" está ficando cada vez mais distante e esses graduados fingem esquecer a tão famosa frase onde "Cada organismo se comporta de um jeito diferente".

Uma parte do artigo: ..."a famosa 'ficha' ainda se esta lá, com os mesmos exercícios pra mim ou pra você! E também juntamente com a proposta de dieta onde se utilizará da velha ‘vitamina de abacate, Caracu e ovo cru"...

Mudando um pouco de foco, o mesmo acontece praticamente com os nutricionistas e endocrinologistas. Você chega em um consultório, pensa que sua 1ª consulta demorará no mínimo 40min. e acha que vai sair de lá com uma dieta totalmente feita pra vc, sabendo sobre quantas kcal vc ingere, quanto de proteína tem que ingerir e o "pq", índices gligêmicos e tudo mais. Total enganação!

Fui a um endocrinologista que tinha pós em nutrição e várias especializações na área pra poder montar uma dieta e depois ir ajustando com a ajuda do pessoal aqui do fórum. Me desapontei a partir do momento em que comentei que queria perder ainda uns 3 ou 4Kg (na época), e ele me tira de uma pasta uma folha entitulada "Dieta para Emagrecer" (e dentro dessa pasta, várias outras cópias). Me mostrou aquilo, me deu uma explicada rápida e me liberou! Não demorou nem 15min. a "consulta"! Não tirou nenhuma medida, apenas me pesou. Interesse em fazer os cálculos das kcal? Nenhum!

Depois de 20 dias seguindo essa dieta dele (pq n tentar?!), visitei um site onde vc informava os alimentos que consumia em todas as refeições e em quais porções, informava seu peso, sua idade, seu objetivo e tal, e o próprio site fazia as contas de quantas kcal vc precisaria consumir e qntas vc estava consumindo. Todos os alimentos que informei foram realmente os que eu consumia (segundo a dieta dele e as orientações dele). Conclusão: O resultado do site foi que eu estava consumindo quase 2.000Kcal a mais do que eu poderia!!! Quase soquei a parede!

Assim realmente fica muito difícil pros novatos chegarem aos seus grandes (e ambiciosos, pq não?!) objetivos!

Só não estou mais perdida ainda pq leio muita coisa mesmo aqui no fórum que me dá uma base. Então não sou completamente alienada. Mas é chato ver que as primeiras pessoas que deveriam ajudar a gnt nesse processo, não estão nem aí.

Fica meu desabafo - grande - mas sincero!

Vou continuar estudando e pesquisando sobre o assunto pq não vou perder de vista meus objetivos! Pretendo ainda essa semana montar a minha dieta (dessa vez direito!) e postar aqui pra vcs avaliarem. E assim que eu mudar a série e ele me passar os novos exercícios de musculação, posto aqui tb o treinamento pra ir ajustando com vcs.

O Fórum me tem sido muito útil e desde já quero deixar meu agradecimento a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi...td bem?

ve só, embora vc ja tenha feito seu desabafo, achoq posso dozer algumas palavras q ainda possam t servir pra algo.

na maioria dos lugares, não digo aqui, mas em tds os fóruns, vc vai encontrar um monte d magrela q comem as bulas dos medicamentos, engolem as letras e dizem q sabem td.

O mesmo eu digo da maioria do Endoc. e principalmente de nutricionistas...

saca, vejo descreverem dietas com numeros idiotas e qtidade hilarias d coisas q parecem tiradas d revistinhas boa forma...( tipo, 2 gotas d óleo ninja; 3 centavos d torradas irlandesas...ahahha)

oq eu quero dizer...vc pode simplificar td...

6 ref. dia.

2 gramas d proteina pra cada kg seu... o dobro de carbo pra tetar ganhar peso.

divide isso nas 5 primeiras ref. nas ultima usa só proteina...

se vc usar suplementos, faz sempre alternando uma ref. sólida e uma liquida.

não sei como ta seu fisico hj, mas temos q ter uma certa qtidade d MM pra poder secar, então, seu objetivo é bulk...sei lá...só queria poder ajudar em algo, nem q fosse um " centavo"...heeh

boa sorte e se precisar d algo, só dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...