Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Deixando de ser frango: em busca de um shape decente (com fotos)


Super Ogro

Posts Recomendados

Agora em 2023 completei 1 ano de academia, deixei de ir durante 1 mês no total, uns 15 dias por covid e 15 por gripe. Até então nunca havia feito musculação consistentemente, não sou adepto da prática de esportes e sempre fui sedentário. Tenho 30 anos, 1,70 m, e início do ano passado tava com 66 kg e bf em torno de, estimo, uns 22%. Digo que estimo porque a academia que eu frequentava era bem fuleira e não teve nenhum tipo de avaliação física no começo. Passaram primeiro um treino AB, com poucos exercícios compostos, depois de 1 mês trocaram pra ABCD (tinha um dia só pra braço...), que em seguida mudei pra ABCx2 e sigo nele com pequenas variações desde então.

Nesse ano troquei de academia e aí sim tive uma avaliação física, segundo a qual tô com 71 kg e bf de 17,6%. Agora estou assim:

Fotos:

Spoiler

1.png2.png3.png


Medidas e dobras:

Spoiler

Braço relaxado (esq. e dir.): 28 / 28 cm
Braço contraído: 33,5 / 34
Antebraço: 27 / 27
Coxa: 54 / 55
Panturrilha: 36,5 / 37
Tórax: 96
Cintura: 77
Abdome: 84
Quadril: 96
Ombro: 41
Dobras (subescapular / tríceps / suprailíaca / panturrilha): 13 / 12 / 15 / 12 mm


Treino:

Spoiler

Sigo fazendo o seguinte ABCx2:
https://ibb.co/Z2f6ZMk
 

Eu sei que tá volumoso, mas o treino que me passaram era mais longo ainda, nesse já cortei umas 3 a 6 séries por dia. Fiz algumas alterações tb, por exemplo troquei uma puxada alta com pegador triangular (que achei redundante) pelo pull down, e puxada baixa por remada curvada. Apesar do volume alto, minha mentalidade no treino é de me esforçar ao máximo nos primeiros exercícios compostos, os isoladores ficam mais pra agregar na carga de trabalho. Vai em média 1 hora e meia de treino, mais uma meia hora de esteira.

 


Dieta e suplementação:

Spoiler

Não sigo dieta, apenas tento intuitivamente manter uma ingestão alta de proteínas e moderada de gorduras. O carbo, também, regulo no olho com base na resposta da balança. Me mantive basicamente entre manutenção e bulking leve o ano todo e a ideia por enquanto é continuar assim, talvez buscando uns 75 a 80 kg até o final do ano. Estou fazendo mestrado numa federal, então tenho acesso ao restaurante universitário. A proteína é mirrada (imagino que dê pra tirar uns 40 g de proteína no almoço + janta), mas aproveito pra caprichar no carbo e na salada. Frutas, eu deveria comer mais. Em casa, a base da dieta é peito de frango, leite, massa, arroz e ovos. Suplemento com whey (geralmente 1 dose por dia, pós-treino), multivitamínico (1 cp/dia no almoço ou janta) e fibras (1 a 2 scoops do fiber premium), tudo da Growth. Tenho uma cafeína 210 mg também, mas como já tomo muito café acabo usando muito pouco por mal sentir efeito.


Cardio:

Spoiler

Mínimo de 35 minutos de "atividade moderada a intensa" (uso uma smart band que define isso como caminhada acima de 110 passos/min) e completar 10.000 passos, todos os dias. Final dos treinos sempre tento dar uma corridinha na esteira, 2 a 3 km.


Sono:

Spoiler

Uma merda. Tem que melhorar. Ultimamente tenho dormido umas 6 horas e pouco, em média. A meta é subir pra 7 a 7:30.



A ideia é atualizar o diário mensalmente pra acompanhar com maior facilidade a progressão de cargas e ler sugestões dos colegas. Com a troca de academia, ainda tô me entendendo com os equipamentos novos, mas também pretendo atualizar a tabela de treino aos poucos pra incluir as cargas e estreitar o intervalo de repetições.

Por enquanto é isso, agradeço de antemão as contribuições e desejo a todos bons treinos!

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 06/01/2023 em 14:50, cptgym disse:

Unica coisa que eu mudaria é no treino de pernas, não botaria agachamento livre junto com o hack no mesmo treino.

RT, trocaria um dos agachamentos por um RDL e tiraria um isolador de posterior (botar uma cadeira abdutora no lugar, talvez). O RDL vem me ajudando MUITO a construir meu posterior de coxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2023 em 15:08, Bonazinho disse:

Pq não seria interessante? Angulação do movimento referente ao quadriceps seria o mesmo?

Eu uso o hack acho excelente, porém uso em treinos diferentes, diversifico uma semana o agachamento livre e na outra semana o hack, e não tudo no mesmo treino.
É óbvio que a angulação muda, só que o estímulo do hack não substitui o agachamento livre nunca, acho que dando o volume a intensidade certa no agachamento não tem necessidade de acrescentar o hack, e sim substituir o hack por algo melhor, como o búlgaro no smith ou com halteres.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...