Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Princípio do ‘Círculo de Uma Repetição’ – Por que volume não importa?


Guimers

Posts Recomendados

Em 28/09/2022 em 13:32, Guimers disse:

E a partir de um tempo as pessoas começaram a entender que suas repetições não tem o mesmo peso ao longo da sua própria serie, e eu já tenho dito bastante sobre as Effective Reps Theory from Chris Beardsley (Tem topico sobre isso), que basicamente diz que as últimas repetições próximas da falha são mais efetivas na hipertrofia do que as primeiras.
Isso importa para quem treina até a falha, ou para quem chega perto da falha, então importa para todos.

 

Lembrei do coreano falando "Gastar com creatina pra ganhar uma ou duas repetições? Coisa de bitolado."

 

Em 28/09/2022 em 13:32, Guimers disse:

Sempre disse que Execução não é uma variavel assim como carga, execução é uma obrigação, e até mesmo eu as vezes me pego progredindo carga numa execução feita com 70% de qualidade, onde me vejo tendo que retornar e dar um passo atras para garantir uma efetividade melhor e uma progressão REAL.

 

Em 28/09/2022 em 14:47, Guimers disse:

Eu aplicava essa ideia de uma repetição perfeita em varios exercicios, mas nunca pensei em consolidar isso.
Se for parar pra pensar, é praticamente deixar de lado o ego porque voce sabe que se melhorar a execução vai precisar abaixar o peso KKK.

 

Isso nem deveria ser discussão, né? Por isso me mantenho bem "terrorista" da boa técnica. É o que sempre falo: mover uma carga é muito mais fácil do que executar de fato um movimento.

 

Em 28/09/2022 em 13:32, Guimers disse:

De maneira geral, complementando o que ele disse, devemos partir do ponto onde cada repetição tem 100% de aproveitamento, talvez seja impossivel, mas procurar fazer o melhor possivel para chegar perto disso. Depois colocaremos certo volume de treino minimo e iremos mensurar como nos recuperamos entre as sessões de treinamento. Se houver espaço nós aumentamos, se não houver espaço nos mantemos, e se chegar na proxima sessão e voce estiver cansado, com DMT's e travado nas cargas, talvez seja o ideal abaixar o volume. Utilizando principio da sobrecarga progressiva sempre.

 

Por esse (entre outros) motivo comecei a relatar meu exercício base com repetições e tonelagem. A galera esquece que medir volume em número de séries é uma simplificação.

 

Sobre o (exaustivamente comentado) volume ideal de treinamento, é mais um vídeo que corrobora com o que acredito: que é sempre melhor iniciar com um volume moderado/baixo e ir ajustando com o tempo. É muito prático jogar com o volume na progressão. Qual variável um iniciante vai usar se começar com volume alto?

 

***

 

Baita contribuição pro fórum!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 29/09/2022 em 08:51, Alex_83 disse:

Isso nem deveria ser discussão, né? Por isso me mantenho bem "terrorista" da boa técnica. É o que sempre falo: mover uma carga é muito mais fácil do que executar de fato um movimento.

Nunca na vida vou entender quem coloca em discussão isso.

Em 29/09/2022 em 08:51, Alex_83 disse:

Por esse (entre outros) motivo comecei a relatar meu exercício base com repetições e tonelagem. A galera esquece que medir volume em número de séries é uma simplificação.

Tonelagem também só deve ser levada em consideração dentro de ranges específicos de carga (volume/intensidade), do contrário, é uma métrica que pouco importa.

Em 29/09/2022 em 08:51, Alex_83 disse:

Sobre o (exaustivamente comentado) volume ideal de treinamento, é mais um vídeo que corrobora com o que acredito: que é sempre melhor iniciar com um volume moderado/baixo e ir ajustando com o tempo. É muito prático jogar com o volume na progressão. Qual variável um iniciante vai usar se começar com volume alto?

Exatamente.
A pouco tempo conversando com o @SaBiih comentei sobre isso quando o mesmo estava elaborando a programação que iria usar. Programação nova praticamente sempre vai se inicia com volume baixo, a não ser que seja dentro de algo que já se tenha as métricas do indivíduo sobre resposta ao volume, aí poderia ser jogado um volume um pouco maior.

Começou com volume alto, limitou a progreção, matou o programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelo seu post, foi muito enriquecedor pra mim

Estava me questionando hoje sobre minha baixa quantidade de séries no treino de perna (treino pernas completas, e geralmente fico cansado pra executar um maior numero de séries, mas talvez com o tempo eu aumente um pouco), mas se eu observar pelo lado da qualidade da execução dos meus movimentos eu sei que tenho feito bons movimentos e obtido boas progressões de carga semanalmente, e dentro do raciocinio desse post me tranquiliza nesse sentido

Editado por kozakaah
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Como iniciante me preocupo demais com execução, respiração e se está tudo certo com o core durante o movimento. Sem estes em ordem, como posso pensar em evolução? E ótima publicação Guimers!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2022 em 19:20, upir disse:

Como iniciante me preocupo demais com execução, respiração e se está tudo certo com o core durante o movimento. Sem estes em ordem, como posso pensar em evolução? E ótima publicação Guimers!  

So de saber o que é core, você nao é iniciante kkkk. Mas de forma geral, o ideal é padronizar as execuções conforme as instruções, e após isso progredir. De tempos em tempos analisar as execuções e ver de estão ok.

As vezes na ansia de progredir acabamos sacrificando a execução, e é normal, mas se perceber que esta perdendo eficiencia do movimento, melhor dar passo atras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...