Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Ingestão De Proteína


miguelmla

Posts Recomendados

Boa noite. Estava eu conversando com um amigo meu q está iniciando no fisiculturismo e ele me alertou sobre uma coisa sobre ingestão e absorção de proteínas.

Que para termos um efeito ideal da ingestão de proteína ao acordarmos, deveríamos ingeri-la em jejum e só podendo comer outro tipo de alimento, como carboidrato, cerca de 3hs depois. Ele disse que a ingestão de carboidratos antes disso quebraria o processo pleno de absorção da proteina pelo corpo.

O mesmo vale para a hora de dormir, onde nao seria adequado tomar albuima com iogurte, como venho fazendo, porque a ingestão de açúcar nessa hora faria com que organismo o absorvesse, e consequentemente, tb a proteina, de forma mais rápida, desqualificando assim a principal caracteristica do suplemento supracitado.

Gostaria de saber se tais informações têm fundamento, já que pesquisei a respeito, mas achei muita informação desencontrada, e sou meio leigo no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Nao, ta errado...os carboidratos tem um papel muito importante no desjejum, se nao o mais importante. Na ceia eu nao concordo muito com utilizar carboidratos, mas nao por causa desse motivo que ele falou.

Fala pra ele dar uma estudadinha melhor, ja que quer ser fisiculturista...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho conhecimentos muito profundos na área, mas creio que se você tomar a proteína em jejum, SEM carboidrato, a organismo irá a usar a proteína como energia, e não para a reconstrução muscular, afinal, o corpo ficou 8~7 horas sem se alimentar.

Utilizar proteína sólida como fonte energética não é um processo muito simples para o nosso organismo e dificilmente ocorre no nosso esporte. O corpo humano facilmente utiliza a proteína de rápida absorção como energia em duas situações:

1 - Escassez de glicogênio, o que praticamente NÃO ocorre no nosso esporte (a gente se entope de HC o dia inteiro para fazer um treino anaeróbio de 1h diário). Você dar a vida em 1h de treino ou ficar 8h dormindo, em jejum, faz seu organismo gastar quantias absurdas de glicogênio? Não. Um atleta em nível avançado e bem treinado pode gastar sim vastas quantias de glicogênio durante um treino, mas não a ponto de gerar escassez (exceto se estiver em dieta ON SEASON).

2 - Estado metabólico em que o corpo humano se encontra após o treino e logo ao acordar. Após o treino, seu corpo está cheio de hormônios catabólicos como o cortisol, além das aminotrasferases do fígado estarem frenéticas por glicose (sendo que você ainda tem reservas de glicogênio). Por este motivo não é adequado ingerir whey logo após o treino com pesos, e sim dar uma hiperdescarga de insulina com um HC de alto IG antes.

Ao acordar, nosso corpo se encontra em estado catabólico pelo mesmo motivo: Os níveis de cortisol estão mais elevados. Por isso, devemos fazer um desjejum com HC de glicemia média~alta com proteínas, para reverter esse quadro o mais rápido possível.

Moral da história: O corpo humano só utiliza a proteína como fonte energética se seus estoques de glicogênio estiverem MUITO baixos, até porque para transformar proteína como whey (absorção rápida e facilitada) em glicose seu organismo consegue na maior facilidade. No entanto, uma proteína sólida (ex: atum) para seu organismo utilizar como substrato energético (através da gliconeogênese) demanda muito trabalho do mesmo, é um processo complicado e não muito comum de se ocorrer.

@miguelmla: No café da manhã devemos mandar HC de glicemia média~alta. No período noturno, na ceia, o ideal é diminuir substancialmente a quantia de HC ou até mesmo zerá-los, sendo mais indicado mandar proteína de VB alto e lenta absorção (ex: ovos; atum; peixe) com alguma fonte de gordura insaturada (ex: azeite; amendoins; sementes oleganinosas).

Abraços.

Editado por pedroviski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por todas as respostas até o momento. Mas ainda estou com dúvidas.

A qstão do acordar eu tive pq estou para comprar aqlas caixas q nem de leite com claras de ovos, e queria toma-las ao despertar. Porém, como esse amigo disse, o ideal seria tomar umas 5 da manha, para que na hora em eu acordo, por volta das 8, meu organismo ja tenha processado a proteina da melhor maneira possível. Só que nao queria ter de acordar todo santo dia esse horario pra depois ter q dormir novamente. Mas pelo q vcs disseram, posso toma-la as 8 mesmo e logo em seguida tomar o café normal, certo?

Sobre a albumina, gostaria de saber se tomando com o iogurte, q tem uma boa quantidade de carboidrato e açúcar, o efeito dela será o mesmo ou se ao mistura-la com esse tipo de laticinio eu terei seu efeito prejudicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A qstão do acordar eu tive pq estou para comprar aqlas caixas q nem de leite com claras de ovos, e queria toma-las ao despertar. Porém, como esse amigo disse, o ideal seria tomar umas 5 da manha, para que na hora em eu acordo, por volta das 8, meu organismo ja tenha processado a proteina da melhor maneira possível. Só que nao queria ter de acordar todo santo dia esse horario pra depois ter q dormir novamente. Mas pelo q vcs disseram, posso toma-la as 8 mesmo e logo em seguida tomar o café normal, certo?

Use elas JUNTO com carboidratos. E de preferencia corte as gorduras nesse horario.

Sobre a albumina, gostaria de saber se tomando com o iogurte, q tem uma boa quantidade de carboidrato e açúcar, o efeito dela será o mesmo ou se ao mistura-la com esse tipo de laticinio eu terei seu efeito prejudicado.

Eu nao acho aconselhavel, prefiro zerar os carboidratos nesse horario, e mandar uma refeiçao de Proteina + Gordura. Um exemplo simples seria mandar ovos inteiros. Se quiser utilizar iogurte, ao menos utilize um iogurte desnatado sem açucar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...