Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alterações no TGO/TGP e Ferro sérico


umaprendiz

Posts Recomendados

Galera, não sei se é só psicológico mas hoje durante o treino (costas e biceps) me deu um cansaço absurdo, a ponto de não conseguir terminar o exercício no final do treino. Vou fazer a refeição pós treino agora e ver como meu organismo vai ficar durante o resto do dia. Confesso que estou começando a ficar um pouco preocupado com tudo isso.
Apenas para atualizar o tópico, a única vez que fiz o uso de EAs oral foi em 2019, usei Dianabol por 4 semanas e parei justamente porque comecei a sentir um leve incomodo no abdomen (na altura do fígado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 19/08/2022 em 17:01, MBD disse:

Mede sua pressão, faz um eletrocardiograma.


O TGP não está exclusivamente ligado ao fígado? Li que quando é somente o TGO alterado, podem ser outros órgãos, mas quando o TGP também está, é um forte indício de que é o fígado que está alterado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 18/08/2022 em 13:47, umaprendiz disse:

TGO: Resultado: 88,0 U/L
Referência: 11,0 a 39,0 U/L

TGP: Resultado: 210,0 U/L
Referência: 11,0 a 45,0 U/L

Ferro sérico: Resultado: 186 ug/dL
Referência: 65 a 175 ug/dL

TGO/AST - 88 e TGP/ALT - 210,0, AST/ALT ratio => 0,4 + ou - isso significa basicamente destruição hepática (drogas/toxinas), HEPs B e C q já descartou, hep autoimune, hemocromatose ou esteato hepatite não alcólica, eu mediria ferritina, INR, abulmina se vc estiver acima do peso a muito tempo podemos ir pra essa linha de gordura no figado, enfim procura teu médico investigar melhor não faz mau algum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2022 em 11:45, Llommitti Vargas disse:

 

TGO/AST - 88 e TGP/ALT - 210,0, AST/ALT ratio => 0,4 + ou - isso significa basicamente destruição hepática (drogas/toxinas), HEPs B e C q já descartou, hep autoimune, hemocromatose ou esteato hepatite não alcólica, eu mediria ferritina, INR, abulmina se vc estiver acima do peso a muito tempo podemos ir pra essa linha de gordura no figado, enfim procura teu médico investigar melhor não faz mau algum!

 

Tenho retorno com o médico amanhã. Ontem passei por outro e ele me disse que esses marcadores do TGO e TGP não indicam uma doença grave (no caso de valores acima de 1.000). Ele disse que provavelmente é algo que ingeri (alcool ou até mesmo algum alimento) que alterou momentaneamente no exame, alguma inflamação leve que passou batido e que também alteraria no exame. Pediu para eu repetir os exames daqui 1 a 2 semanas (e acrescentar bilirrubina, FA e GGT) e caso continuar alterado, fazer uma ultrassom de abdomên, fígado e vesícula. Mas ele me "tranquilizou". Disse que esses marcadores são de risco leve para médio.
No caso também da hepatite autoimune, ele disse que daria mais sintomas também.

Sobre a ferritina, está dentro dos parâmetros. O que deu levemente acima foi o ferro sérico (limite de 175, o meu deu em 186). 

Amanhã tenho retorno com o primeiro médico que consultei. Vou atualizar aqui no tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2022 em 11:45, Llommitti Vargas disse:

 

TGO/AST - 88 e TGP/ALT - 210,0, AST/ALT ratio => 0,4 + ou - isso significa basicamente destruição hepática (drogas/toxinas), HEPs B e C q já descartou, hep autoimune, hemocromatose ou esteato hepatite não alcólica, eu mediria ferritina, INR, abulmina se vc estiver acima do peso a muito tempo podemos ir pra essa linha de gordura no figado, enfim procura teu médico investigar melhor não faz mau algum!

 

Somente acrescentando a resposta acima:

Ferritina: 181 ng/mL
Referência: de 23,9 a 336,2 ng/mL

Ferro sérico: 186 ug/dL
Referência: 65 a 175 ug/dL

 

Ferritina em ótimo nível.
Ferro sérico 11 ug/dL acima do recomendado, mas o médico que me atendeu ontem considerou como níveis normais, não sendo altos o suficiente para causar alguma alteração hepática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia pessoal, realizei os exames novamente, acrescentando fosfatase alcalina, bilirrubinas e Gama GT.

 

TGO anterior: 88,0

TGO agora: 59,0

Referências: 11,0 a 39,0 U/L

 

TGP anterior: 210,0

TGP agora: 134,0

Referências: 11,0 a 45,0 U/L

 

Fosfatase alcalina: 141,0 U/L - Referência: 27,0 a 100,0 U/L

Gama GT: 306,0 U/L - Referência: 7,0 a 58,0 U/L

Bilirrubinas normais e dentro das referências do lab

 

Como podem ver, TGO e TGP caíram consideravelmente nessas 2 semanas entre um exame e outro, porém Gama GT e FA estão elevados. Como da outra vez não fiz eles, não consigo usar um parâmetro para ver a diferença de valor no intervalo entre um e outro exame.

 

Tenho retorno médico na próxima segunda-feira (05) e vou atualizar aqui também.

 

Mas a opinião de vocês, esse valor de Gama GT é indicativo de lesão grave no fígado? Sintomas eu não tenho nenhum; continuo treinando normal, sem excesso de fadiga, minha digestão está certa, além de outros sintomas indicativos de doenças no fígado, que também não tenho nenhum sequer.

Meu ÚNICO sintoma é a coceira corporal que não passa de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...