Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino fullbody 3x por semana


Pedro76880

Posts Recomendados

Pessoal, tudo é questão de planejamento. Dá tranquilamente pra fazer FB3x se houver equilíbrio entre volume / intensidade / descanso. Pra quem acha que não, basta conferir o diário do @t2ds, treinando FB 3x por semana há anos, natural, progredindo, e com mais resultados que 99% da galera que treina mais dias e divide mais o treino.

 

Vamos pegar leve no achismo, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 22/05/2022 em 10:43, Schrödinger disse:

Na verdade vc tá confundindo intensidade com nível de esforço.

  • intensidade: %RM
  • nível de esforço: RPE ou RIR (ou PSE), que é a medida de quantas repetições distante da falha se executou

De fato, treinar até a falha produz maior fadiga e exige maiores tempos de recuperação. Mas não é necessário treinar até a falha. Deixar 2 repetições no tanque costumam produzir resultados bem semelhantes, com um menor nível de fadiga e uma melhor recuperação.

 

Sobre tudo isso, talvez valha um lida no tópico [Versão 2.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?.

 

Sobre frequência alta (mais de duas vezes por semana), pra hipertrofia realmente não há grande diferença e pra grande maioria das pessoas é melhor limitar a essa frequência de duas vezes. Pra força e pra treinar esportes mais técnicos não tem muito jeito: tem que treinar mais de duas vezes os mesmo músculos (muitas vezes todos os dias). E, obviamente, ao treinar 3 ou mais vezes o mesmo músculo, por semana, é importante controlar tanto intensidade quanto nível de esforço (e, se for bem feito, pode confiar que o ganho de força vem, mesmo sem falhar uma única vez). 

 

Ahh, então falhar é ruim, tá errado treinar até a falha? Não, mas tem muitas nuances aí. Novamente, vale uma lida no [Versão 2.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?.

Obrigado pelo link, vou conferir. Bom, eu treino assim hoje, "deixando 2 reps no tanque". Mas estou curioso para chegar até meu limite 1x na semana e avaliar os resultados. Meu ponto é que 3x na semana FB, vai ter que cair muito a intensidade/esforço e não vai compensar, pelo menos para hipertrofia. Afinal, o músculo cresce na recuperação. Se treinar o mesmo músculo 3x na semana, vai descansar muito pouco. Se é assim, porque não treina tudo todo dia, rs.

Obviamente existe um equilíbrio entre esforço e volume. Só acho que muito volume e pouco esforço vai dar pouco resultado. Também acho que 2x FB é o limite. As vezes menos é mais. Eu, por exemplo, não entendo nego que fica 2h na academia. Se treinar com muita intensidade/esforço, 45-1h10 tá mais do que bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2022 em 10:41, yaggoX disse:

bro kkkk, vc sabe que frequência é importante pra melhor hipertrofia né ? se o volume estiver calculado e a sobrecarga constante é obvio que o cara vai evoluir, mas acho difícil conciliar tudo isso em 3 dias da semana, se fosse eu fazeria um lcf do jason 

Então treino ABCDE é ruim? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2022 em 09:55, Snowflake disse:

 

Olha a deselegância (2), nem citou...

Tem razão cara, melhor você escutar quem sai distribuindo ad hominem, chamando os outros de burro e distorcendo o que eles falam.

Aí vai dar certo.

Cara, nego nem entendeu o que eu disse. Vamos lá, vou tentar falar mais devagar pra ver se o sabe-tudo entende.

Eu treino 4x por semana, rs como eu ia dizer que treinar 3x é ruim?

Estou dizendo que treinar 3x na semana TODOS os grupos musculares me parece idiota.

É exatamente sobre isso que falei, tu que não entendeu 🤷🏽‍♂️

Se o tópico é sobre FB, é óbvio que o treinar 3x é falando sobre o FB 🤦🏽‍♂️

Em 22/05/2022 em 09:55, Snowflake disse:

Mas se você acha que faz sentido, vai lá, leva o peitoral à falha 3x na semana e depois me conta dos seus ganhos. Mas leva mesmo! O que eu acho que não vai ocorrer. Vai treinar com pouca intensidade pra poder treinar todos os grupos musculares 3x na semana.

Típica frase de quem não sabe distribuir e controlar as variáveis do treinamento. Acha que levar algo até a falha é importante e não sabe a diferença entre intensidade e esforço.

Em 22/05/2022 em 09:55, Snowflake disse:

Não faz sentido treinar peito 3x na semana. Quando ele vai descansar?

Entre uma sessão e outra tem 48h...

E nessa frequência cabe uma sequência gigante de dinâmica de cargas, com sessões mais pesadas, sessões mais leves, com sua somatória de estímulos.

Em 22/05/2022 em 09:55, Snowflake disse:

Quanto você vai castigar ele? Se castigar direito, fica em recuperação a semana inteira. Se não fica em recuperação a semana inteira, o treino não foi tão intenso assim. Estou vendo que eu mesmo não levo  meu peito completamente a falha. Se eu castigar ele direito, não consigo treinar ele 2x na semana, imagine 3!!!!

De novo não sabe a diferença entre intensidade e esforço, além de achar que precisa de elevado dano pra ter um estímulo bom para hipertrofia 🤦🏽‍♂️

Em 22/05/2022 em 09:55, Snowflake disse:

Mas cara, faz o que quiser. Galera aqui só posta a opinião. Vivemos numa democracia, você é livre pra seguir o senhor sabe-tudo.

 

 

O Schrodinger já fez o favor de colocar a diferença entre intensidade e esforço. Então AGORA você começou a são aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2022 em 11:04, Snowflake disse:

Meu ponto é que 3x na semana FB, vai ter que cair muito a intensidade/esforço e não vai compensar, pelo menos para hipertrofia.

O que precisa cair é o VOLUME por sessão, não a intensidade e muito menos o esforço.

Em 22/05/2022 em 11:04, Snowflake disse:

Afinal, o músculo cresce na recuperação. Se treinar o mesmo músculo 3x na semana, vai descansar muito pouco. Se é assim, porque não treina tudo todo dia, rs.

Também da sem problema nenhum, mas aí tu tem que saber o que está fazendo, diferente de outras divisões de frequência menor...

Em 22/05/2022 em 11:04, Snowflake disse:

Obviamente existe um equilíbrio entre esforço e volume. Só acho que muito volume e pouco esforço vai dar pouco resultado. Também acho que 2x FB é o limite. As vezes menos é mais. Eu, por exemplo, não entendo nego que fica 2h na academia. Se treinar com muita intensidade/esforço, 45-1h10 tá mais do que bom...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2022 em 11:04, Snowflake disse:

Obrigado pelo link, vou conferir. Bom, eu treino assim hoje, "deixando 2 reps no tanque". Mas estou curioso para chegar até meu limite 1x na semana e avaliar os resultados. Meu ponto é que 3x na semana FB, vai ter que cair muito a intensidade/esforço e não vai compensar, pelo menos para hipertrofia. Afinal, o músculo cresce na recuperação. Se treinar o mesmo músculo 3x na semana, vai descansar muito pouco. Se é assim, porque não treina tudo todo dia, rs.

Obviamente existe um equilíbrio entre esforço e volume. Só acho que muito volume e pouco esforço vai dar pouco resultado. Também acho que 2x FB é o limite. As vezes menos é mais. Eu, por exemplo, não entendo nego que fica 2h na academia. Se treinar com muita intensidade/esforço, 45-1h10 tá mais do que bom...

 

Sugiro REALMENTE que tu olhe o diário que citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2022 em 11:04, Snowflake disse:

Eu, por exemplo, não entendo nego que fica 2h na academia. Se treinar com muita intensidade/esforço, 45-1h10 tá mais do que bom...

Eu treino de segunda a sábado, em torno de 2 horas contando o cardio. Em um pouco menos de 5 meses de treino, ainda com uma semana de COVID no meio que deu uma derrubada e me 'roubou' +2 semanas até recuperar o mesmo nível, tenho tido um resultado bastante satisfatório. Tanto em termos estéticos quanto de progressão de medidas e carga. E, principalmente, saúde. Perdi barriga e culote, durmo melhor do que nunca e minha disposição foi de 8 a 80. Pra mim, além de efetivo, treino volumoso é um prazer, faço por gosto. O melhor treino depende de preferências pessoais e disponibilidade, mas FBx3, ABC, ABCx2, ABx2, ABCD, ABCDE, todos funcionam se bem feitos e associados a uma dieta adequada, consistente, e descanso suficiente e de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que vai depender bastante do teu objetivo, se quiser ficar giga certamente não é a melhor opção
Eu cheguei a fazer treino full body intercalando com aeróbico (um dia treinava, no dia seguinte cardio q durava + de 1 hora, depois repetia infinitamente) durante uns 3 meses pq tava sem grana pra academia. Perdi peso e fiquei c mais qualidade e na real o resultado foi satisfatório pra "manter" um pouco do tamanho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2022 em 12:23, jcarrocha disse:

Acredito que vai depender bastante do teu objetivo, se quiser ficar giga certamente não é a melhor opção
Eu cheguei a fazer treino full body intercalando com aeróbico (um dia treinava, no dia seguinte cardio q durava + de 1 hora, depois repetia infinitamente) durante uns 3 meses pq tava sem grana pra academia. Perdi peso e fiquei c mais qualidade e na real o resultado foi satisfatório pra "manter" um pouco do tamanho 

Exatamente o meu ponto. Não estou dizendo que é ruim. Mas você não vê nenhum Mr. Olympia fazer full body. Tudo bem, confesso que é exagero, até porque Mr. Olympia não é um padrão atingível pra maioria das pessoas. Acho que alguns fazem ABCDE x2. Mas ouso dizer que a maioria aqui que quer hipertrofia, não treina FB. Vi o diário do nosso colega e vou fazer questão de acompanhar. Pelo que entendi, ele treina em casa. Neste sentido, fica difícil ter uma variedade muito grande de exercícios e o FB pode fazer sentido. Mas será que ele não teria mais resultado numa academia, variando mais o treino, levando os músculos efetivamente até a falha e reduzindo a frequência com a qual ele treina os grupos musculares? Fica a questão.

 

O povo adora ser purista. Tá, eu confesso que sou ruim de terminologia. Mas vocês entenderam o que eu quis dizer. Levar o músculo até a falha. Ah não é o único jeito de hipertrofiar. Não, não é. Você pode também trabalhar em obra e ganhar bíceps, peito, etc. É o melhor jeito? Pois é. Evidentemente qualquer estímulo na musculatura pode servir, mesmo não chegando a falha. Mas será que é o melhor jeito?

 

Geral que tá apoiando essa iniciativa de FB não treina FB. Por que será? De novo, não tenho nada contra, achei legal, como aquele SL 5x5 também. Mas no momento atual que estou focado em hipertrofia, não acho o melhor caminho pra mim. Na real, acho que os outros métodos são mais eficazes para hipertrofia, mas enfim, meu "achismo". O que eu acho, na real, é que nosso colega no thread, que não teve resultado nos treinos anteriores, não foi culpa do treino em si, talvez na questão de chegar a falha e na dieta/descanso. Colocar um FB não me parece que vai ajudar nessa questão. Mas de novo, só minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2022 em 11:06, Snowflake disse:

Então treino ABCDE é ruim? 

pra um iniciante natural que n consegue extrair a maior parte do potencial por grupamento muscular sim,  fora que é dificil achar um natural que consegue fazer 24 séries pra peitoral com uma alta intensidade kkkk, melhor aumentar a frequência. Tem vários estudos mostrando que maior frequência ta relacionado com mais hipertrofia devido a janela de síntese proteica que se cria dps de estimular um grupamento muscular. E caso tu perca um treino ou esteja mal tu vai ser bem prejudicado num abcde, já que tu treina o músculo a cada 7 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...