Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posso catabolizar músculo mesmo estando gordo?


Tales191003

Posts Recomendados

Eu estou bem fora do peso e o personal da minha academia disse que tenho que tomar cuidado com treinos muito intensos pois posso estar catabolizando massa muscular e não queimando gordura isso é possível ? Pensei que só seria possível catabolizar massa muscular se já estivesse com o percentual de gordura baixo já estando magro etc posso catabolizar massa muscular mesmo sendo gordo e tendo acúmulo de gordura (que seria o meu estoque de energia e tals)  

 

E um dúvida, e que situações ocorre o catabolismo muscular ?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

De forma geral, o nosso corpo tem uma sequencia de estoques pra queimar( Glicogenio→ Lipideos→ Proteinas musculares), sendo que o produto final é sempre a Glicose e Acetil-CoA que é a forma mais simples pra teu corpo transformar em ATP nas mitocondrias e ter energia pra as funções vitais basicas, tipo respirar, manter teus orgãos vivos, controlar temperatura, fazer manutençao da imunidade etc.

 

So que os estoque dentro do musculo sao limitados, entao uma hora durante o treino os estoques intramusculares de glicogenio e acidos graxos vao acabar e ele vai acabar por quebrar as proteinas do musculo. Isso porque o corpo entende que as funçoes basicas (respirar durante o treino) sao mais importantes do que manter um musculo que vai estar so consumindo energia.

 

Isso vai ficar acontecendo ate teu figado mandar mais glicogenio e teu tecido adiposo do corpo liberar acido graxo no sangue pra suprir o musculo.

 

De forma beeeeem didatica e resumida é isso. É mais uma questao de prioridades e de reserva

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respondendo tua outra pergunta

 

catabolismo muscular vai acontecer sempre que tiver lesao em alguma parte do corpo, pode ser microlesão da academia ou até lesao de algum acidente que destrua algum tecido do seu corpo. Aí o corpo vai catabolizar o musculo pra reconstruir (anabolizar) outra partes. Por isso é importante descansar e nao entrar em overtraining 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O treino é, por si só, catabólico. Quanto mais tempo treinando, mais catabolismo ocorre. Os músculos crescem durante o descanso, não durante treino.

 

Isso quer dizer que teu treino tem que durar 10 min? Não, basta encontrar o equilíbrio entre mínimo volume efetivo e máximo volume recuperável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...