Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

RELATO: Dieta Reversa


drbiceps

Posts Recomendados

Fala pessoal, perguntei aqui sobre essa dieta há alguns dias.

Como encontrei pouquíssimos relatos sobre essa dieta, vou contar o que aconteceu com o meu corpo nesse meio tempo.

Vamos lá:

 

CONTEXTO:

 

Fiquei 5 meses em cutting. Na ultima semana desse cut eu estava comendo pouquíssimo, apenas 1000kcal/dia, sendo quase tudo de proteina e gordura.

Voltei a treinar há 4 - 5 meses, ja em cutting, pois o BF estava bem elevado. Antes disso, em 2019 - 2020, eu treinava e tinha um volume legal. Bati 92kg, 23%BF e 42cm de Biceps Contraido. Consequentemente, tenho uma memória muscular.

 

OBJETIVO:

Estou utilizando essa dieta reversa como uma transição para o bulking. No Bulking, meu objetivo é ganhar o máximo de massa magra até chegar nos 20% de gordura.

 

1) Primeira semana de dieta reversa:

Aumentei para 1450 kcal. Adicionei essas kcal em gorduras boas e carboidratos 

 

2) Segunda semana de dieta Reversa: 

Aumentei para 1900 kcal 

 

Terceira semana de dieta reversa:

Pretendo aumentar para 2400 kcal

 

Quarta semana:

Pretendo bater as 2900 kcal, que é a quantidade de energia inicial que pretendo ingerir no bulking. (Superplus de 200kcal)

 

O QUE ACONTECEU NESSAS DUAS SEMANAS:

 

1) NAO ganhei volume muscular. Pensei que teria um leve aumento de massa magra, mas não rolou. Pelo contrário, perdi um pouco de volume.

 

2) Continuei perdendo gordura. Achei inesperado, pois antes de descer para 1000kcal/dia estava comendo 1350kcal dia e meu peso estava estagnado.

 

3) Nos dois primeiros dias de aumento calórico a energia no treino aumentou bastante, bem como a disposição nas atividades diárias. Porém, após esses dias, parece que o metabolismo "se acostumou" à quantidade de calorias e o treino/ disposição normalizou.

 

● Medidas e peso antes de começar a Dieta Reversa;

-Cintura: 78cm

-Circ Abdominal: 84cm

-Biceps Contraido: 38.1cm

-Peso: 78kg

-BF%: 15%

 

● Medidas e peso na segunda semana de Dieta Reversa:

-Cintura: 76.5cm

-Circ Abdominal: 82cm

-Biceps Contraido: 37.7cm

-Peso: 76.5kg

-BF%: 14% (Olhometro). Claramente deu uma diminuída, o abdômen ficou mais nítido.

OBS: Altura de 177cm

 

Todas as medidas são ao acordar.

 

O que me surpreendeu muito foi o fato de continuar perdendo gordura / peso após aumentar as calorias gradativamente, já que havia estagnado com 1300 kcal anteriormente.

 

CONCLUSAO: 

 

Não faria de novo, é muito melhor aumentar direto pra quantidade de calorias de manutenção (no meu caso umas 2500kcal) e depois ir adicionando um superplus aos poucos. 

 

Recomendo no seguinte caso: você está há um mês de terminar seu cutting. Ao invés de continuar com as calorias muito baixas, vai aumentando aos poucos e segura os aeróbicos: você vai continuar queimando gordura e melhorar a qualidade de vida / disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 06/05/2022 em 11:40, AlemãoVazquez disse:

1000 kcal/dia? 

 

Jesus... tu tem quanto de altura, 80 cm? 

Não deveria estar surpreso em perder peso com 1300kcal, cara, isso é um déficit muito agressivo. Tá maluco!!

 

Opa, então, eu já estava há uns 5 meses no Cutting, cheguei a estagnar várias vezes. Comecei com 2300kcal e fui reduzindo, no final do quinto mês bati 1000kcal por 1 semana, com 2g/kg de proteína e 0,4g/kg de gordura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2022 em 11:34, drbiceps disse:

Bati 92kg, 23%BF e 42cm de Biceps Contraido

 

Lasanhão.

 

Em 06/05/2022 em 11:34, drbiceps disse:

● Medidas e peso na segunda semana de Dieta Reversa:

-Cintura: 76.5cm

-Circ Abdominal: 82cm

-Biceps Contraido: 37.7cm

-Peso: 76.5kg

-BF%: 14% (Olhometro). Claramente deu uma diminuída, o abdômen ficou mais nítido.

OBS: Altura de 177cm

 

Não dá pra perceber a diminuição de 1% de gordura no olho...

 

Em 06/05/2022 em 11:34, drbiceps disse:

CONCLUSAO: 

 

Não faria de novo, é muito melhor aumentar direto pra quantidade de calorias de manutenção (no meu caso umas 2500kcal) e depois ir adicionando um superplus aos poucos. 

 

Recomendo no seguinte caso: você está há um mês de terminar seu cutting. Ao invés de continuar com as calorias muito baixas, vai aumentando aos poucos e segura os aeróbicos: você vai continuar queimando gordura e melhorar a qualidade de vida / disposição.

 

Abaixo da TMB somente pré-competição.

Para fisiculturistas recreativos ficar abaixo da TMB é completamente desnecessário.

 

Tu tá complicando demais o que é simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso, 1000kcal/dia é demais, você danificou seu organismo com essa restrição absurda, fez ele trabalhar no mínimo, por isso que não teve quase nada de ganhos quando ingeriu mais calorias, porque ele apenas tá reparando todo o dano causado por essa restrição absurda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2022 em 11:48, Durt6 disse:

1000kacl/dia?

 

Deus é mais....

 

Em 06/05/2022 em 11:46, broken38 disse:

Que isso, 1000kcal/dia é demais, você danificou seu organismo com essa restrição absurda, fez ele trabalhar no mínimo, por isso que não teve quase nada de ganhos quando ingeriu mais calorias, porque ele apenas tá reparando todo o dano causado por essa restrição absurda.

 

Então, eu estava no quarto mês comendo 1600-1700~ por dia. Já estava estagnando; Como queria continuar o cut por mais um mês ou dois, fui abaixando gradativamente no ultimo mês.

 

Qual seria o correto nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2022 em 11:45, Zanne disse:

 

Lasanhão.

 

Po, acho 92kg, 23%BF e 42cm de Biceps Contraido uma composição corporal bacana. Com alguns meses de restrição daria para chegar nos 82kg, 13-14%BF e 40cm, o que é bem bacana para quem busca qualidade de vida e estética.

 

Não dá pra perceber a diminuição de 1% de gordura no olho...

Se você ler com atenção, no primeiro falei 15%, mas como eu observei uma maior definição em um curto espaço de tempo, chutei 14%. Tubo bem então irmão, foi 13%

 

Em 06/05/2022 em 11:45, Zanne disse:

 

 

Abaixo da TMB somente pré-competição.

Para fisiculturistas recreativos ficar abaixo da TMB é completamente desnecessário.

 

?? isso com base em?

Tu ja acompanhou pacientes com elevado percentual de gordura que precisam perder peso? Diria que se alimentar abaixo da TMB é algo bem constante para eles. Sim, abaixo da TMB, não da TDEE.

Sou Residente em Medicina do Esporte na FMUSP. Diversas vezes vi pacientes sendo colocados abaixo de sua TMB por profissionais com anos de experiência na área.

 

Tu tá complicando demais o que é simples.

... você está querendo simplificar demais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2022 em 11:50, drbiceps disse:

 

 

Então, eu estava no quarto mês comendo 1600-1700~ por dia. Já estava estagnando; Como queria continuar o cut por mais um mês ou dois, fui abaixando gradativamente no ultimo mês.

 

Qual seria o correto nesse caso?

 

Existe uma probabilidade de quase 100% de você não treinar adequadamente, não aumentar seu gasto calórico diário e, além disso, superestimar essas kcal, fazendo com que você ingerisse mais do que achava que estava ingerindo.

 

Salvo algum problema de saúde, como o @Zanne disse, não há necessidade de baixar as kcal abaixo da TMB. Se ingerisse só ela, em 5 meses você teria perdido, no mínimo, a mesma coisa que perdeu com essa loucura que você fez (se é que fez mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2022 em 15:03, AlemãoVazquez disse:

 

Existe uma probabilidade de quase 100% de você não treinar adequadamente, não aumentar seu gasto calórico diário e, além disso, superestimar essas kcal, fazendo com que você ingerisse mais do que achava que estava ingerindo.

 

Salvo algum problema de saúde, como o @Zanne disse, não há necessidade de baixar as kcal abaixo da TMB. Se ingerisse só ela, em 5 meses você teria perdido, no mínimo, a mesma coisa que perdeu com essa loucura que você fez (se é que fez mesmo).

 

Pois é, deve ter sido isso mesmo mano. Excesso de estresse devido à rotina corrida + treino rápido.

Valeu demais :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...