Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ideologia nutricional


Ana pf

Posts Recomendados

Se tem uma coisa que eu amo é ficar vendo nutricionista discutindo. Mesmo sendo uma ciência e tendo um rigor para os estudos, biologia varia tanto de pessoa para pessoa que as próprias crenças dela fazem com que enxergue diferente os efeitos de uma dieta. 

 

Eu li o começo do "Barriga de Trigo" e me rachei de como tantos conseguem levar ele a sério. Tem algumas afirmações como "olha as fotos do passado, nossos parentes eram magros", desconsiderando que a obesidade na atualidade tem diversos fatores que não o glúten, além de afirmações que colocam o corpo gordo como algo repugnante.

 

Só que as coisas ficam muito mais fabulosas quando nós vemos os tópicos "Low Carb x Dieta Flexível" e "Veganismo x Alimentação forte", porque entramos num limbo onde tem muitos fatos e muitas experiências positivas de ambos os lados. 

 

Na minha opinião, nutrientes que algumas pessoas têm intolerância podem sim causar efeitos adversos em outras porque são de uma digestão mais lenta. Eu mesma, bebo leite todo dia desde pequena e nunca me deu nada, enquanto meu namorado se tomar uma semana seguida bate refluxo.

 

Daí, é a pessoa que tem que decidir o que é melhor para ela ou não. Porém, também acho muito perigoso como essas informações são vendidas hoje em dia mais como um produto, porque criam-se dogmas. O fazer dieta hoje é muito mais relacionado a conquistas estéticas do que à reeducação alimentar, logo, a pessoa só pesquisa sobre essas consequências na saúde após alcançar seu objetivo para validar seu modo de vida e invalidar o outro, e no fim ninguém se ouve ou presta a tentar algo diferente.

 

Assim que se criam "doentes", que nem ao menos se lembram como comiam antes de entrar nesse mundo obscuro. 

 

Enfim, tenho vários pensamentos abobaiados sobre esse assunto, pretendo cursar pelo menos o técnico em nutrição em algum momento da minha vida para conversar mais sobre isso kdkska, queria saber se concordam com o meu ponto de vista 

 

(Nota: Eu não sabia se escrevia no off topic ou nesse, se eu estiver bagunçando o fórum podem desabilitar o tópico e já peço desculpa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Escreves bem para alguém de 17 anos ou me acostumei a redação terrível que normalmente está no mundo da internet.

Agora, o fórum é de musculação né, e esse esporte a partir do nível intermediário exige uma alimentação técnica que eu não encaixaria como saudável em sentido amplo. Os alimentos isoladamente são bons, mas se hiperalimentar depois fazer déficits absurdos, ficar contando comida, ingerir quantidades absurdas de certos nutrientes não pode ser considerado saudável. Tampouco pode ser modelo de saúde pessoas de 100 kg com 9% de gordura no corpo.

Se queres enveredar na questão de ter hábitos alimentares saudáveis eu diria que isso envolveria não comer apenas para estética ou desempenho atlético, mas envolve comer com as pessoas que gosta, envolve preparar sua alimentação de forma agradável, envolve comer aquilo que não agride ou destrói seu ambiente ao redor, tanto pessoas como a natureza, envolve ter uma experiência de degustação de qualidade e, claro, envolve também comer aquilo que melhora seu corpo e sua mente. Neste sentido, comer deve ser algo que te engrandeça e engrandeça as pessoas e a comunidade em que vive.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Infelizmente acontece e muito, a dieta "da vez" agora é a carnívora aonde dizem não precisam nem de fibras, frutas, etc e dando desculpa sem pé nem cabeça sobre antepassados e tudo mais.

 

O que eu vejo é que tem (muita) gente não quer fazer do grupo "depende, é um assunto com muitas variáveis e precisa ter moderação nos exageros" e querem mesmo ir para o lado mais radical/fanático das dietas.

 

Pode ter todo tipo de explicação da psicólogia possível nisso, mas eu não manjo o suficiente para explicar sobre essa área, de qualquer forma eu já digo que não existe nada de errado em mudar de opinião, ver pró e contra, tentar e errar, etc. O duro é ver a pessoa com todos fatos contrários na frente dela e sem nem pensar por 2s na possibilidade de que algo está "estranho"/errado, ela ainda assim insiste que é tudo mentira por x motivos e conspirações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chega a ser ridículo mesmo ver alguns tipos de discussões na área nutricional, hoje em dia a fisiologia e a bioquímica já são consistentes o suficiente para sabermos que o leite não engrossa a pele, por exemplo, realmente são "produtos" vendidos por picaretas para os preguiçosos que vivem em busca da fórmula mágica do corpo perfeito sem sacrifício. 

 

É cada absurdo que aparece no instagram que da vontade de deletar aquela porra, a pessoa estuda uma caralhada de anos, supostamente entende do assunto (ao menos deveria saber o básico) e ai vem com estudos ridículos de ruins e teorias mirabolantes... Na real é cansativo isso e infelizmente se estende às outras áreas esportivas também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/05/2022 em 21:27, Verdura disse:

Escreves bem para alguém de 17 anos ou me acostumei a redação terrível que normalmente está no mundo da internet.

Agora, o fórum é de musculação né, e esse esporte a partir do nível intermediário exige uma alimentação técnica que eu não encaixaria como saudável em sentido amplo. Os alimentos isoladamente são bons, mas se hiperalimentar depois fazer déficits absurdos, ficar contando comida, ingerir quantidades absurdas de certos nutrientes não pode ser considerado saudável. Tampouco pode ser modelo de saúde pessoas de 100 kg com 9% de gordura no corpo.

Se queres enveredar na questão de ter hábitos alimentares saudáveis eu diria que isso envolveria não comer apenas para estética ou desempenho atlético, mas envolve comer com as pessoas que gosta, envolve preparar sua alimentação de forma agradável, envolve comer aquilo que não agride ou destrói seu ambiente ao redor, tanto pessoas como a natureza, envolve ter uma experiência de degustação de qualidade e, claro, envolve também comer aquilo que melhora seu corpo e sua mente. Neste sentido, comer deve ser algo que te engrandeça e engrandeça as pessoas e a comunidade em que vive.

 

 

Obrigada pelo elogio hehe. 

 

Realmente. Antes de entrar nessa parada eu tinha muito medo de ter variações de peso para bulk e cut, acho que qualquer um de fora enxerga como algo problemático pra como o corpo reage. E mesmo sendo algo feito com todo o cuidado para trazer só benefícios, precisa de tanto planejamento que a gente esquece o bem estar mental. É bem complexo

 

Tão bonita essa frase final ♥️ concordo com tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2022 em 12:43, krebz disse:

Infelizmente acontece e muito, a dieta "da vez" agora é a carnívora aonde dizem não precisam nem de fibras, frutas, etc e dando desculpa sem pé nem cabeça sobre antepassados e tudo mais.

 

O que eu vejo é que tem (muita) gente não quer fazer do grupo "depende, é um assunto com muitas variáveis e precisa ter moderação nos exageros" e querem mesmo ir para o lado mais radical/fanático das dietas.

 

Pode ter todo tipo de explicação da psicólogia possível nisso, mas eu não manjo o suficiente para explicar sobre essa área, de qualquer forma eu já digo que não existe nada de errado em mudar de opinião, ver pró e contra, tentar e errar, etc. O duro é ver a pessoa com todos fatos contrários na frente dela e sem nem pensar por 2s na possibilidade de que algo está "estranho"/errado, ela ainda assim insiste que é tudo mentira por x motivos e conspirações.

Meu Deus, essa aí nem vi kkskadak. 

 

Sim Mano. Mesmo pessoas que seguem dietas mais inclusivas, se olharem só pra gordura carbo e proteína, podem ficar deficientes de micronutrientes e nem se dá conta. 

 

Eu queria manjar dessa área pra tentar explicar tbm kwkkwkwk. É o desespero por querer fórmulas rápidas para problemas que tem há muito tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2022 em 12:58, AlemãoVazquez disse:

Chega a ser ridículo mesmo ver alguns tipos de discussões na área nutricional, hoje em dia a fisiologia e a bioquímica já são consistentes o suficiente para sabermos que o leite não engrossa a pele, por exemplo, realmente são "produtos" vendidos por picaretas para os preguiçosos que vivem em busca da fórmula mágica do corpo perfeito sem sacrifício. 

 

É cada absurdo que aparece no instagram que da vontade de deletar aquela porra, a pessoa estuda uma caralhada de anos, supostamente entende do assunto (ao menos deveria saber o básico) e ai vem com estudos ridículos de ruins e teorias mirabolantes... Na real é cansativo isso e infelizmente se estende às outras áreas esportivas também. 

Kkskskakakakska. Também, se dá voz a qualquer pessoa para tais assuntos, isso pode zoar a vida inteira de uma pessoa

 

XD Instagram maioria dos post de dieta é repost, os donos das páginas nem respondem as dúvidas dos coments, mas tem umas pessoas sérias lá q dá vontade de chorar 

Sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...