Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Valores de creatinina e insuficiência renal.


lorenzo_EP

Posts Recomendados

O primeiro ortopedista que eu fui me disse que:

'Cara se voce por 200kgs nas costas e agachar, é obvio que sua coluna vai quebrar'

Primeiro que ele nunca fez pra saber e APOSTO que não conheça ninguem que consiga fazer.

E desde então minha meta de vida é agachar com 200kgs KKKKKKKKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Você percebe que o médico é ignorante quando ele é taxativo demais com um assunto e não faz o trabalho principal dele: investigação. Como tu disse, ela não te perguntou muita coisa, apenas vomitou um monte de preconceito com coisas ligadas a musculação. Quando eu tinha 16 anos fui em uma médica cardiologista (na época precisava de exame médico pra entrar na academia) e ela me perguntou algumas coisas, disse essas mesmas asneiras sobre suplementos e ainda disse que eu comia muitos ovos (3 por dia hahahahaha). Foi taxativa em dizer que "SEU COLESTEROL VAI AUMENTAR". Mas eu não era um leigo, eu SABIA que na verdade meu colesterol iria reduzir por causa da mudança no estilo de vida. E eu estava certo, 3 meses depois repeti os exames e meu colesterol baixou consideravelmente.

 

Mas voltando ao seu caso... a creatinina estar elevada sabemos que é normal em quem treina e se alimenta de bastante proteína, pois ela é metabólito da creatina. A taxa de filtração glomerular não é um exame que eu peço, então não sei te afirmar se é um número bom ou ruim. Porém, creio que não passaria batido pelos médicos, principalmente o urologista. Eu consultaria outro médico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um texto bem esclarecedor:

 

Estimativa da Taxa de Filtração Glomerular

 

A taxa de filtração glomerular (TFG) é um indicador importante para detecção, avaliação e tratamento da doença renal crônica (DRC).

 

A eTFG (estimativa da Taxa de Filtração Glomerular) é o resultado de um cálculo obtido a partir da dosagem da creatinina sérica, da idade do paciente, de seu gênero (sexo) e da sua etnia (raça). Deve ser relatada conjuntamente com a dosagem da creatinina sérica e é recomendada pelo MS (Ministério da Saúde). Embora seja uma estimativa da TFG, ela fornece ao clínico uma avaliação melhor da função renal que a creatinina sérica, isoladamente. Além disso, o uso da eTFG também se mostrou superior ao clearance de creatinina em amostras de urina de 24 horas, quando comparado ao método de referência (clearance da inulina).


Existem várias fórmulas para estimar a TFG. A fórmula CKD-EPI (Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration) é a recomendada pela Força Tarefa em Doenças Renais Crônicas IFCC-WASPaLM (formada pela Associação de Química Clínica Internacional e Sociedades Mundiais de Patologia/Medicina Laboratorial, respectivamente) e pela KDIGO. A fórmula CKD-EPI produz valores mais exatos e precisos que as fórmulas MDRD (Modification of Diet in Renal Disease) e Cockcroft-Gault. A fórmula CKD-EPI apresenta 8 variações de acordo com a etnia, sexo (gênero) e creatinina sérica dosada maior ou menor que 0,7mg/dL (para mulheres) ou 0,9mg/dL (para homens). Pode também ser representada em uma única fórmula:


eTFG = 141 x min(Cre/κ, 1)α x max(Cre/κ, 1)-1.209 x 0,993Idade x 1,018 [se mulher] x 1,159 [se negro]
Onde: Cre: é creatinina sérica, κ: é 0,7 para mulheres e 0,9 para homens, α: é 0,329 para mulheres e 0,411 para homens, min: indica o mínimo de Cre/κ ou 1; max: indica o máximo de Cre / κ ou 1.


A definição de acordo com publicação original para “Negros” é o indivíduo dos EUA de origem africana, considerado como etnia negra em outras localidades. Habitualmente, os laboratórios liberam os cálculos para negros e não negros para a avaliação do clínico.


Devido às características das populações asiáticas orientais e sudeste asiático quanto a sua constituição física e hábitos alimentares, a sua geração de creatinina é distinta da observada em populações ocidentais analisadas no estudo que produziu a equação CKD-EPI. No Japão, foi desenvolvida uma modificação da fórmula CKD-EPI para uso em sua população. A modificação é um Fator Multiplicador de 0,813 sobre o resultado da CKD EPI. Em populações chinesas, coreanas e do sudeste asiático existem várias fórmulas propostas: desde o uso da fórmula japonesa, uso de fórmulas panasiáticas até várias fórmulas nacionais (Chinesa, Coreana, Tailandesa etc). Devido a misturas raciais presentes até mesmo em descendentes de asiáticos vivendo no país, há ainda dúvidas quanto à aplicabilidade dessas outras fórmulas no Brasil.


Algumas limitações da eTFG que devem ser observados são:


- A fórmula aplica-se apenas a adultos acima de 18 anos.
- Não pode ser utilizada em indivíduos com concentrações de creatinina instáveis, como hospitalizados, muito debilitados e com insuficiência renal aguda.
Extremos de massa muscular (amputados; paraplégicos; malnutridos; fisiculturistas) ou indivíduos com dietas vegetarianas ou em dietas com suplementos de creatina possuem uma produção basal de creatinina diferente do normal ou do esperado. Nestes casos, o clearance (ou depuração) de creatinina é uma alternativa superior a eTFG.
- Não é recomendado o uso de eTFG durante a gravidez, visto que neste período ocorrem modificações na TFG não capturadas pelas fórmulas para estimar a TFG.

 

A unidade de medida usada para eTFG é mL/min/1,73m2. Essa unidade deriva de uma área de superfície corporal média, isto é, os resultados correspondem à eTFG calculada para um indivíduo com área de superfície corporal média de 1,73m2. Como consequência, indivíduos com áreas muito diferentes desta média terão resultados da eTFG (cálculo da estimativa da TFG) mais distantes da TFG real.


Para crianças, a unidade do resultado é “mL/min”, isto é, não é um resultado corrigido para uma área de superfície corporal média, mas,sim, um resultado individual da eTFG (assumindo-se que a altura individual se correlaciona com a função renal individual). Neste grupo, recomenda-se o cálculo da estimativa da TFG através da fórmula de Schwartz simplificada, já atualizada para os novos métodos calibrados contra ID-MS :


eTFG = 0,413 x [Altura(centímetros)/Creatinina sérica(mg/dL)]


Os métodos mais comuns para dosagem da creatinina são os colorimétricos, que usam a reação do picrato alcalino (Jaffé). Existem várias modificações à reação de Jaffé original que podem produzir resultados distintos para uma mesma amostra. Alguns raros centros de pesquisa fazem a dosagem por ID-MS (isothope dillution mass spectometry), que é o padrão ouro.


Em 2006, o grupo LWG (Laboratory Working Group), através do NKDEP — NIH (National Kidney Disease Education Program — National Institutes of Health), criou os padrões calibradores para creatinina, mensurados por método de referência ID-MS. Esses calibradores (creatinina em soro congelado = NIST SRM967) foram disponibilizados para os fabricantes dos diversos métodos de ensaios de creatinina adequarem seus ensaios, tornando-os “rastreáveis a ID-MS”. Desta forma, pode-se aplicar o cálculo da eTFG, como descrito na fórmula anterior.


Os valores de referência para adultos saudáveis são: acima de 90 mL/min/1,73m2. Contudo, para os cálculos superiores a este valor, a recomendação é assinalar “> 90 mL/min/1,73m2”, devido à incerteza na medição.

 

Naturalmente, ocorre uma diminuição fisiológica da TFG com a idade. Pacientes com mais de 40 anos perdem, em geral, perto de 1 mL/min da TFG por ano, devido a perdas de néfrons, como parte do processo de envelhecimento. Portanto, não se pode assumir sempre que uma eTFG menor do que 60 mL/min/1,73m2 seja indicativo de doença renal crônica para pacientes com mais de 70 anos. Assim, em um idoso de 80 anos pode-se esperar uma eTFG de 45-50 mL/min/1,73m2.

 

Valores referenciais e estadiamento para adultos (KDIGO 2013)


Normal > 90 mL/min x 1,73m2 (estádio G1)

Redução Discreta 89 - 60 ml/min x 1,73m2 (estádio G2)
Redução Discreta-Moderada 59 – 45 ml/min x 1,73m2 (estádio G3a)

Redução Moderada-Severa 44 - 30 mL/min x 1,73m2 (estádio G3b)
Redução Severa 29 – 15 mL/min x 1,73m2 (estádio G4)

Falência Renal < 15 mL/min x 1,73m2 (estádio G5).


A diminuição da eTFG só configura Doença Renal Crônica se a alteração persistir por 3 meses ou mais. Se necessário, a confirmação da diminuição da eTFG pode ser realizada por dosagem da Cistatina C. Existem cálculos para eTFG a partir da Cistatina C e a partir da combinação creatinina + Cistatina C.


Outros testes comumente associados à Doença Renal Crônica são a pesquisa de albuminúria (ou proteinúria). Quando a proteinúria se mostra persistentemente positiva por mais de 3 meses, é indicativa de lesão renal. Pode ser feita em amostra isolada (ideal primeira urina da manhã), tanto com testes qualitativos (fitas reagentes para albumina urinária ou proteína total urinária), como com testes quantitativos. O ideal é usar a relação albuminúria/creatininúria, ou a relação proteinúria/creatininúria. Alternativamente, podem-se usar amostras de 12 horas noturnas ou coleta de 24 horas.


Assessoria Científica – Lab Rede


Referência:
Passo a passo para a implantação da estimativa da taxa de filtração glomerular(eTFG).www.sbpc.org.br/upload/conteudo/padronizacao_eTFG_4nov2015.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

eu fiz exames semana passada e minha creatinina deu alta tb, próxima a sua... me consultei ontem com uma endocrino e ela disse que era normal por conta do treino, etc.

 

fica tranquilo que vamo morrer junto

 

por outro lado já passamos da expectativa de vida, então estamos no lucro kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2022 em 17:10, Schrödinger disse:

eu fiz exames semana passada e minha creatinina deu alta tb, próxima a sua... me consultei ontem com uma endocrino e ela disse que era normal por conta do treino, etc.

 

fica tranquilo que vamo morrer junto

 

por outro lado já passamos da expectativa de vida, então estamos no lucro kkkkkkkkkk

Agora que fez exames vai ficar doente, fugiu da regra é penalizado.

 

Só fica doente quem vai para o medico.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um exame, chato pakarai... chamado microalbuminuíria[*]. Você coleta 24 horas de xixi e leva o galão no laboratório.

 

Teve uma vez que eu fiz esse teste de tanta encheção de saco que tinha por conta da "albumina"... disso, daquilo, etc.

 

Pode ser um contraponto que ajude você a sentir-se mais seguro na tomada de decisão de mandar a mulé à merda.

 

[*] https://www.tuasaude.com/microalbuminuria

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2022 em 18:03, Vecchio disse:

Pode ser um contraponto que ajude você a sentir-se mais seguro na tomada de decisão de mandar a mulé à merda.

 

Nem vou precisar, simplesmente não volto mais.

 

Aqui em casa virou piada, quando pego o pote de whey digo "vou tomar aquele blend de proteínas baratas".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é meu caro, trabalho há mais de dez anos na área da saúde com médicos, dá pra contar nos dedos de uma mão e ainda sobra, a quantidade de médicos realmente bons que eu conheci.

 

A maioria é "dublê", usa o jaleco por status e não por conhecimento, outro fator é que a faculdade de medicina, como qualquer outra da saúde , não fala especificamente sobre fisiculturismo ou performance atlética, então se o "profissional da saúde" não for especializado ou do meio esportivo, nem leve em consideração o que ela falar sobre isso ou ao menos seja mais cético e crítico em relação a opinião deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...