Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Valores de creatinina e insuficiência renal.


lorenzo_EP

Posts Recomendados

Não sou médico, mas acho difícil.

 

Creatinina alta em pessoa ativa fisicamente (que treina pesado) e com mais massa muscular, pode dar elevado por N razões e não ser insuficiência renal.

 

Quer ficar com a consciência limpa? Faz Cistatina C (outro exame de sangue) que também é usado pra medir a função renal. 

 

Geralmente pedem Cistatina C pra diminuir esses erros de diagnóstico (se cistatina C der normal e creatinina estiver alta, as chances de ser alarme falso são grandes, se ambas derem alta ai sim vc se preocupa).

 

Além disso, fazer o normal... manter os checkups periódicos pra acompanhar qualquer mudança (algo que provavelmente vc já faz).

 

EDIT:  a taxa de filtração mostrada no exame, não é um exame a parte da creatinina, ela é calculada usando uma equação que tem a creatinina como variável. Então, se a creatinina der alta por alarme falso, vai dar que sua taxa de filtração é de um senhor de 97 anos.

Editado por egoless
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Coisa de mais velho acho, kkkk.

Aconteceu comigo antes do início da pandemia, com o médico que acompanha meus check-ups anuais, bem rigorosos pela função q exerço.

 

Meu médico tem a cabeça bem aberta, e assim como o @egoless citou ele pediu cistatina, repeti creatinina e fiz o cistatina.

Ele mesmo descartou algo, mas recomendou uma consulta com nefrologista. 

Problema descartado, recomendação de aumentar água e tudo certo.

 

Então no seu lugar repetiria o exame, somaria cistatina e procuraria um nefrologista, assim fica livre de dúvidas.

 

Eh a velhice irmão.

 

Edit. Sobre a médica aí n vou nem comentar.

Edit2. Engraçado que nos outros check ups esses resultados n se repetiram.

Editado por Vitgtw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2022 em 20:09, Vitgtw disse:

Edit2. Engraçado que nos outros check ups esses resultados n se repetiram.

 

Se repetiram, sim. Como falei, pelo menos desde 2018 sempre tiveram nessa média.

 

Obs: nesse meio tempo eu passei por um nefrologista, no início de 2019, desconfiado de pedras nos rins (não tinha nada). Ele não teria me alertado sobre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2022 em 20:45, Alex_83 disse:

 

Se repetiram, sim. Como falei, pelo menos desde 2018 sempre tiveram nessa média.

 

Obs: nesse meio tempo eu passei por um nefrologista, no início de 2019, desconfiado de pedras nos rins (não tinha nada). Ele não teria me alertado sobre?

 

Não, disse referente a mim que não se repetiram nos anos seguintes.

 

Entendo que se o cara eh nefrologista dificilmente iria ver algo alterado em um simples exame e passaria desapercebido, por pior nefrologista que seja. 

Com certeza te deixou encucado, fazer o outro exame e tirar a dúvida em uma nova consulta se os resultados vêm se repetindo não fará mal algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2022 em 20:45, Alex_83 disse:

 

Se repetiram, sim. Como falei, pelo menos desde 2018 sempre tiveram nessa média.

 

Obs: nesse meio tempo eu passei por um nefrologista, no início de 2019, desconfiado de pedras nos rins (não tinha nada). Ele não teria me alertado sobre?

É Alex, concordo com o @egoless. Quando você voltar no gastro, questione ele sobre esses resultados - não espere que ele comente algo sobre -. Se necessário, procure nefro novamente e indague. 

 

Sobre a médica, passei por algo semelhante com ortopedista. Ao invés de demonizar suplementos ele demonizou a coitada da leg 45, nomeando-a de "destruidora de joelhos". Eu me contive pra não rir e estava cedo demais pra tentar um debate, não voltei mais pra ele e procurei um médico do esporte. Comentei com ele sobre a ocasião e rimos juntos, foi ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela despejou um caminhão de bobagem com base em mitos e achismos né, sobre whey, preço de proteína, consumo de proteína, soja, transgênicos... Reflexo de um conselho de medicina frouxo que vira o rosto pra aqueles que exercem mal a profissão, causando danos a saúde por desinformação ou pura negligência. Eu não voltaria nessa médica.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2022 em 11:13, Guimers disse:

Fala serio, não esta com vontade de atirar com uma bazuca onde ela atende?

 

Cara, foi bem constrangedor. Faltou uma pérola no relato, que comprova o quão desnorteada ela ficou quando comecei a questionar:

 

Perguntei "Se albumina é ruim, e se whey é batizado com albumina, carne seria a melhor opção pra substituir? Ou devo baixar o consumo de qualquer tipo de proteína?"

Resposta, depois de ficar uns 5 segundos com cara de idiota "Carne é carne. Carne em todas as refeições.".

 

Oi?!

 

Editado por Alex_83
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...