Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Valores de creatinina e insuficiência renal.


lorenzo_EP

Posts Recomendados

Pessoal, vou relatar uma situação pela qual passei hoje, e peço a opinião de quem puder ajudar. Por favor, opinião embasada de quem já estudou o assunto, ou trabalha na área, sem ctrl C ctrl V de Google - isso eu posso fazer.

 

Fui consultar uma endocrinologista por rotina, porque meu TSH sempre deu um pouquinho acima dos valores de referência. Tudo certo, tudo tranquilo, ela me explicou o que sempre me falaram: que em algumas pessoas esse é o normal, é o valor de equilíbrio, e que apenas devo seguir monitorando. Na sequência começou a situação: ela verificou todos os outros exames do meu checkup anual, e parou na Creatinina, esses foram os resultados:

 

- 1,32mg/dL - referência: 0,70 a 1,30

- Estimativa de filtração glomerular 67,95 mL/minuto/1,73m² - referência: Superior a 60,00

 

Ela comentou que essa estimativa de filtração deve ser entre 60 e 120, e esses 67,95 me colocam no limite de um insuficiência renal crônica. Que esse número é de um homem de 70 anos, e que meu rim tá trabalhando assim há anos (resultado de 2018 foi 71). Então veio minha dúvida: eu levei os mesmo exames no meu gastro, justamente porque é ele quem verifica como estão meus rins/fígado, e ele não falou absolutamente nada sobre esse número. Duas semanas depois fui num urologista examinar minhas bolas, ele viu todos os exames e tampouco comentou sobre os 67,95. Mas ok, quem sou eu pra discutir?

 

O problema foi a sequência. Caras, ela falou "essa quantidade toda de proteínas que tu consome tem que diminuir", sendo que nem perguntou quanto eu consumia. Emendou "esses suplementos, albumina, creatina, viraram uma moda perigosa". Bom, nesse momento me dei conta que tinha que me posicionar, falei "olha, eu não sou um grande consumidor de suplementos, como uma quantidade relativamente alta de proteínas, mas de fontes variadas, de preferência de comida de verdade. Albumina eu não compro, mas como alguns ovos". Ela perguntou quantos, e respondi "quatros ovos inteiros por dia". Ela disse que devo diminuir porque albumina é a proteína com mais peso molecular. Então questionei se seria bom substituir por outras fontes, e ela me interrompeu com:

 

"Esses whey protein são albumina, proteína de soja, tudo misturado". Eu falei que o que compro (growth) não é blend, é só whey protein. Ela retrucou dizendo que é impossível, porque não seria tão barato, que a proteína que usam pra suplementar em hospitais é caríssima... falei "então devo ser muito ingênuo, porque sou bem chato pra dieta e costumo conferir os ingredientes do que compro, e tu tá me dizendo que provavelmente tô sendo enganado".. e ela disse "provavelemente sim". Absurdo. @fernandows

 

Na sequência "albumina, creatina, proteína de soja - soja é um horror, sempre é transgênica, passa longe disso". Ela nem perguntou se eu consumo creatina e proteína de soja. A resposta seria "creatina apenas 4g por dia, proteína de soja não". Mas enfim, ela acha que meu whey é uma mistura de tudo isso.

 

O resumo da história é que acho que ela me julgou pela aparência, não esperava que eu questionasse, e se atrapalhou pra responder sobre coisas que não são a especialidade dela. Ah!!!!!!!!!!!!! Quase me esqueci da pérola que finalizou a conversa:

 

"Tu malha muitas horas por dia pra precisar de toda essa proteína?"

Pensei "da onde ela tirou que pra fazer mais horas de atividade física, precisamos de mais proteínas?", porém minha resposta foi:

"Não, eu malho o suficiente pra manter meu corpo onde chegou".  

Se eu falasse que são só 45min/5x por semana ela não entenderia mais nada.

 

Então, a dúvida: estou em risco de insuficiência renal?

 

De qualquer forma, tenho que voltar no meu gastro nas próximas semanas pra entregar o resultado de uma endoscopia, e vou aproveitar pra fazer essa pergunta pra ele (sem citar que foi a médica quem falou, pra evitar uma resposta corporativista).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara, eu acompanho meu irmão, que tem problema crônico renal. Toda vez ele passava raiva, até que chegou em um bom nefrologista, que apontou a creatinina e uns outros indicadores que os rins dele precisavam de atenção. Hoje ele tem recomendações para melhorar essa filtragem, não atrapalhou a vida dele.

 

Agora ela manda essa sobre whey.. tá sabendo muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2022 em 19:08, Alex_83 disse:

Então, a dúvida: estou em risco de insuficiência renal?

 

Eu pegaria uma opinião de um urologista, dificilmente ele deixaria passar algo como insuficiência renal.

Editado por Zanne
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ninguém aqui consegue dizer com base em um único achado laboratorial algo tão sério.

Mas se ajuda eu já passei por algo parecido com um cardiologista: na época tive um episódio de pressão alta, fiz mapa etc. Era episódico, nada demais, mas ele me vendo fortinho veio com o mesmíssimo papo contra suplementos etc. Dizendo que isso tudo era remédio disfarçado dentre outras bobagens. O meio médico tem muitas restrições a musculação em alta intensidade.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente na classe médica ainda existem muitos médicos que pensam dessa forma, demonizam muitas coisas e destorcem ao invés de estudar o que ''não acreditam'' e etc...

 

Enfim, a taxa de filtração glomerular cai sim com a idade e valores menores que 90 devem ser investigados dependendo da idade do paciente (os valores mais comuns são acima de 90 para adultos) assim como a queda abrupta destes valores mas... na medicina, nem sempre nem nunca.

 

Outra coisa, tem que tratar o paciente, não os exames. Você sente algo? Tem ou já teve algum sintoma? Se não, continua monitorando mas não fica tão preocupado assim. Aconselho procurar um urologista para fazer o acompanhamento, mas como falei acima, se não sente nada, não precisa ter pressa, mas também não larga pra lá.

 

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2022 em 19:08, Alex_83 disse:

O resumo da história é que acho que ela me julgou pela aparência, não esperava que eu questionasse, e se atrapalhou pra responder sobre coisas que não são a especialidade dela. Ah!!!!!!!!!!!!! Quase me esqueci da pérola que finalizou a conversa:

Me aconteceu algo parecido com uma clínica geral. Ela presumiu que tomava whey e não sei o que, falei que não tomava e ela pegou um indicador qualquer e falou "isso é de um senhor de 70 anos (sim, falou exatamente a mesma coisa)".

 

Repeti o que ela disse pra outros médicos e eles deram risada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2022 em 19:35, t2ds disse:

Me aconteceu algo parecido com uma clínica geral. Ela presumiu que tomava whey e não sei o que, falei que não tomava e ela pegou um indicador qualquer e falou "isso é de um senhor de 70 anos (sim, falou exatamente a mesma coisa)".

 

Repeti o que ela disse pra outros médicos e eles deram risada.

 

Bem vindo ao time de bocha da praça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...