Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como controlar a compulsão alimentar?


Ana pf

Posts Recomendados

Em 21/04/2022 em 15:45, milleR tries disse:

É muito fantasioso dizer para uma pessoa comer limpo durante a compulsão alimentar.

Né, é a última coisa que passa pela cabeça vei. Mas querendo ou não é uma solução, talvez se me bater a consciência disso no durante consiga controlar mais rápido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 21/04/2022 em 13:39, Vecchio disse:

Se você procurar um(a) psicólogo(a), talvez auxilie no trato da compulsão.

 

Tal profissional irá auxiliá-la em descobrir quais são os seus mecanismos pessoais que disparam estes episódios. É um tedioso e lento processo de terapia, preferivelmente semanal, onde você tratá o relato diário de como foi sua alimentação. O quão mais detalhista você for, maiores serão as chances de serem localizados os motivos que a fizeram ter este comportamento. Durante as consultas, o(a) profissional montará também o mosaico da sua vida para sugerir algumas causas.

 

O que achei estranho foi o seguinte: conseguir manter-se fiel a um planejamento alimentar por duas semanas, em geral, é coisa que um compulsivo não consegue manter. Mas isso é um bom sinal, pois a terapia suficiente possa ser só via psicólogo(a), evitando o tratamento medicamentoso que psiquiatras podem precisar prescrever para combater este transtorno (não que seja algo ruim. É que muitas vezes também é necessário).

 

Com relação ao(à) nutricionista, um recordatório (diário) alimentar que você leve para a reconsulta, acompanhado de horários onde as crises sejam comuns, poderá ser um feedback importante para este(a) profissional remanejar um outro plano alimentar (é uma técnica chamada de nutrient timing).

Outra coisa interessante também de você mapear seria a correlação dos episódios de compulsão com os alimentos em torno dos quais isto ocorre. É compulsão de arroz, feijão e salada? É compulsão de tudo que estiver à sua frente? Comendo em pé em frente à geladeira, sem paciência pra levar pro micro-ondas e aquecer? Ou é "compulsão-ostentação" (chocolatinho, pizza, enfim, só tem compulsão por certos alimentos)?

 

Repare que o termo compulsão alimentar começou a ser usado em demasia em diversos cenários e, muitas vezes, não chega a ser isso. Dou a você um exemplo: quem pratica low carb costuma adaptar seu paladar ao longo do tempo com certos alimentos in natura. Aí surgem episódios em que a pessoa tenha de se alimentar com processados e ultraprocessados. Tais produtos - industrialmente desenvolvidos para serem hiperpalatáveis - causam uma euforia tão grande na pessoa, que aqueles alimentos in natura que ela gostava e os comia sem questioná-los, passam a ser "sem graça". E os episódios de voltar a comer compulsivamente buscando "a liga" que os hiperpalatáveis causam são consequência normal, infelizmente. É por isso que, em tais casos alguns nutricionistas programam uma pequena quantidade deste alimento disparador para que a pessoa volte a olhar pra comida e dizer "é só um alimento... isso não pode me governar".

 

Enfim, resumindo: eu apostaria no seu caso, por ser tão jovem, em terapia com psicólogo(a) e um detalhado recordatório alimentar para a reconsulta com o(a) nutricionista.

 

 

Muito obrigada por todo o detalhamento do texto mano. Não sabia como funcionava essas consultas

 

Consigo ter ideia de algumas das causas mas já vi gente investigando tão a fundo, tipo falando que pode ter origem na amamentação, seria importante para mim ver com clareza esse mosaico para me conhecer até.

 

Naquelas duas semanas eu tinha me sentido muito feliz, como se tivesse curada, mas é um buraco bem embaixo mesmo. Também prefiro uma terapia mais longa, medo de desenvolver dependência de certos remédios...

 

Interessante esse método do diário. Seria tortuoso de escrever, mas parece muito eficaz

Vários tipos específicos de formas de compulsão cédoido.

 

Verdade. Nisso da low carb, já vi muita gente relatando que aderiram a ela por não conseguir adaptar-se a uma dieta flexível (provavelmente, após passarem pela própria low carb ou outra dieta restritiva), pois sempre exagerava no alimento gatilho, aí coloca a composição dele como causadora de todos os males... e essa demonização da comida me deixa triste e revoltada. Minhas compulsões envolvem principalmente bolachas sem recheio e arroz, não sei porque esses dois alimentos em específico akskakak, mas não quero excluí-los da minha vida. 

 

Buscarei os profissionais. Obrigada novamente 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 15:52, Ana pf disse:

 

Eu não gosto de pensar em comida como uma droga, mas concordo com o resto

não gosto de pensar em comida como uma droga = continue se enganando:suicide_anim:

Editado por Scant S.A.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 11:23, Ana pf disse:

Desde muito nova eu tenho algumas crises de compulsão alimentar, mas só comecei a registrar a frequência disso em fevereiro, o que me deixou abismada: durante todo esse tempo, meu recorde foi duas semanas de abstinência. Nas demais semanas, exagerava no fim de semana ou nas quintas-feiras. 

 

Achei que isso pudesse ser uma consequência das dietas restritivas que eu fazia, porém, mesmo em bulk, em que algumas refeições eu quase passo mal de tanto comer pra bater as kcal, isso prevalece. 

 

E observei que tenho isso quando ocorrem coisas fora do meu planejado: eu ficar triste, cozinharem alguma coisa que eu não faço ideia do que seja para calcular, não conseguir terminar um trabalho de escola antes do meu horário de dormir, etc.

Além de que virou algo normalizado na minha mente, pois como sempre retornava à minha rotina normal e continuava tendo resultados (seja para emagrecimento, ou manter o peso), não me preocupava tanto. Mas sei que isso destrói minha relação com a comida, e meu shape/algo que eu não veja externamente no meu corpo se corroe também.

 

Minha próxima consulta com a nutricionista seria mês que vem (6 meses de intervalo desde a última), mas por enquanto, não tem vaga para agendar. É atendimento público, acho ela um amor de pessoa e dá atenção para todo mundo, além de ter amizade com o meu clínico geral, então conversarei com ela sobre isso para obter conselhos e talvez ser encaminhada à um psicológo em breve. 

 

Mas por enquanto, queria saber se alguém aqui já teve problemas com isso e como fez para amenizar... podem usar esse tópico como desabafos também. 

caralho literalmente eu kkkkk, toda noite eu ataco a geladeira, mesmo em bulking.
Massa que é umas comidas nada a ver, tipo feijao congelado, caldo de cana com tomate junto com meio pote de leite ninho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 22:37, PPato disse:

caralho literalmente eu kkkkk, toda noite eu ataco a geladeira, mesmo em bulking.
Massa que é umas comidas nada a ver, tipo feijao congelado, caldo de cana com tomate junto com meio pote de leite ninho.

Mano tipo isso mesmo, já fiz cada mistura louca que não sei como ainda tô viva kakdkka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...