Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como controlar a compulsão alimentar?


Ana pf

Posts Recomendados

Desde muito nova eu tenho algumas crises de compulsão alimentar, mas só comecei a registrar a frequência disso em fevereiro, o que me deixou abismada: durante todo esse tempo, meu recorde foi duas semanas de abstinência. Nas demais semanas, exagerava no fim de semana ou nas quintas-feiras. 

 

Achei que isso pudesse ser uma consequência das dietas restritivas que eu fazia, porém, mesmo em bulk, em que algumas refeições eu quase passo mal de tanto comer pra bater as kcal, isso prevalece. 

 

E observei que tenho isso quando ocorrem coisas fora do meu planejado: eu ficar triste, cozinharem alguma coisa que eu não faço ideia do que seja para calcular, não conseguir terminar um trabalho de escola antes do meu horário de dormir, etc.

Além de que virou algo normalizado na minha mente, pois como sempre retornava à minha rotina normal e continuava tendo resultados (seja para emagrecimento, ou manter o peso), não me preocupava tanto. Mas sei que isso destrói minha relação com a comida, e meu shape/algo que eu não veja externamente no meu corpo se corroe também.

 

Minha próxima consulta com a nutricionista seria mês que vem (6 meses de intervalo desde a última), mas por enquanto, não tem vaga para agendar. É atendimento público, acho ela um amor de pessoa e dá atenção para todo mundo, além de ter amizade com o meu clínico geral, então conversarei com ela sobre isso para obter conselhos e talvez ser encaminhada à um psicológo em breve. 

 

Mas por enquanto, queria saber se alguém aqui já teve problemas com isso e como fez para amenizar... podem usar esse tópico como desabafos também. 

Editado por Ana pf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 21/04/2022 em 11:23, Ana pf disse:

Mas por enquanto, queria saber se alguém aqui já teve problemas com isso e como fez para amenizar... podem usar esse tópico como desabafos também. 

 

Tratando o problema igual trataria um vício ou dependência.

  • Se vc não tem controle, evite tudo o que provoca gatilho. 
  • Alcoolatra não pode ter alcool em casa, então se vc não tiver nada fora da dieta em casa, dificilmente vai sair pra ir no mercado comprar alguma coisa pra se entupir. (já fiz isso, quando vc chega em casa a vontade passou e tu fica com cara de bunda pensando "nossa, que desnecessário)
  • Dá pra canalizar a compulsão com alimentos mais eficazes. Ex: em vez de comer 1 pacote de salgadinho, come 500g de mingau de aveia vai te encher até a tampa, é menos calórico, menos prejudicial a saúde e vai te deixar muito mais saciada. Ter frutas cortadas na geladeira, sempre que quero vou lá e belisco uma fruta. No geral carbo e proteina, com o mínimo de gordura.

 

Coisas assim, compulsão vc vai comer o que estiver de mais fácil acesso e for mais gostoso. Abacaxi gelado é bom demais, mingau de aveia 2-3min no microondas, tá pronto.

 

Aos poucos vc vai recuperando o controle, mas é difícil se "curar" pq compulsão é um sintoma e não a doença.

 

Editado por Zanne
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 11:23, Ana pf disse:

Desde muito nova eu tenho algumas crises de compulsão alimentar, mas só comecei a registrar a frequência disso em fevereiro, o que me deixou abismada: durante todo esse tempo, meu recorde foi duas semanas de abstinência. Nas demais semanas, exagerava no fim de semana ou nas quintas-feiras. 

 

Achei que isso pudesse ser uma consequência das dietas restritivas que eu fazia, porém, mesmo em bulk, em que algumas refeições eu quase passo mal de tanto comer pra bater as kcal, isso prevalece. 

 

E observei que tenho isso quando ocorrem coisas fora do meu planejado: eu ficar triste, cozinharem alguma coisa que eu não faço ideia do que seja para calcular, não conseguir terminar um trabalho de escola antes do meu horário de dormir, etc.

Além de que virou algo normalizado na minha mente, pois como sempre retornava à minha rotina normal e continuava tendo resultados (seja para emagrecimento, ou manter o peso), não me preocupava tanto. Mas sei que isso destrói minha relação com a comida, e meu shape/algo que eu não veja externamente no meu corpo se corroe também.

 

Minha próxima consulta com a nutricionista seria mês que vem (6 meses de intervalo desde a última), mas por enquanto, não tem vaga para agendar. É atendimento público, acho ela um amor de pessoa e dá atenção para todo mundo, além de ter amizade com o meu clínico geral, então conversarei com ela sobre isso para obter conselhos e talvez ser encaminhada à um psicológo em breve. 

 

Mas por enquanto, queria saber se alguém aqui já teve problemas com isso e como fez para amenizar... podem usar esse tópico como desabafos também. 

Dá pra melhorar usando essa compulsão a teu favor ,no caso comendo apenas comidas saudáveis e de alto valor nutricional .

Eu não tenho experiência prática ,ao menos comigo ,mas o que eu noto na maioria das pessoas que dizem ter essa compulsão é que geralmente os gatilhos pra isso vem de algum outro transtorno como ansiedade , alguma fobia, distimia, depressão etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • nunca vi um comedor compulsivo de frango e batata doce
  • abusadores de drogas tem vida curta, normalmente
  • comida é uma droga
  • se não aguenta as dificuldades da vida, não adianta descontar na comida
  • o prazer de comer não eliminará nunca a dor de viver
  • desenvolva autocontrole ou seja controlado por seus vícios
  • simples assim 

 

Editado por Scant S.A.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você procurar um(a) psicólogo(a), talvez auxilie no trato da compulsão.

 

Tal profissional irá auxiliá-la em descobrir quais são os seus mecanismos pessoais que disparam estes episódios. É um tedioso e lento processo de terapia, preferivelmente semanal, onde você tratá o relato diário de como foi sua alimentação. O quão mais detalhista você for, maiores serão as chances de serem localizados os motivos que a fizeram ter este comportamento. Durante as consultas, o(a) profissional montará também o mosaico da sua vida para sugerir algumas causas.

 

O que achei estranho foi o seguinte: conseguir manter-se fiel a um planejamento alimentar por duas semanas, em geral, é coisa que um compulsivo não consegue manter. Mas isso é um bom sinal, pois a terapia suficiente possa ser só via psicólogo(a), evitando o tratamento medicamentoso que psiquiatras podem precisar prescrever para combater este transtorno (não que seja algo ruim. É que muitas vezes também é necessário).

 

Com relação ao(à) nutricionista, um recordatório (diário) alimentar que você leve para a reconsulta, acompanhado de horários onde as crises sejam comuns, poderá ser um feedback importante para este(a) profissional remanejar um outro plano alimentar (é uma técnica chamada de nutrient timing).

Outra coisa interessante também de você mapear seria a correlação dos episódios de compulsão com os alimentos em torno dos quais isto ocorre. É compulsão de arroz, feijão e salada? É compulsão de tudo que estiver à sua frente? Comendo em pé em frente à geladeira, sem paciência pra levar pro micro-ondas e aquecer? Ou é "compulsão-ostentação" (chocolatinho, pizza, enfim, só tem compulsão por certos alimentos)?

 

Repare que o termo compulsão alimentar começou a ser usado em demasia em diversos cenários e, muitas vezes, não chega a ser isso. Dou a você um exemplo: quem pratica low carb costuma adaptar seu paladar ao longo do tempo com certos alimentos in natura. Aí surgem episódios em que a pessoa tenha de se alimentar com processados e ultraprocessados. Tais produtos - industrialmente desenvolvidos para serem hiperpalatáveis - causam uma euforia tão grande na pessoa, que aqueles alimentos in natura que ela gostava e os comia sem questioná-los, passam a ser "sem graça". E os episódios de voltar a comer compulsivamente buscando "a liga" que os hiperpalatáveis causam são consequência normal, infelizmente. É por isso que, em tais casos alguns nutricionistas programam uma pequena quantidade deste alimento disparador para que a pessoa volte a olhar pra comida e dizer "é só um alimento... isso não pode me governar".

 

Enfim, resumindo: eu apostaria no seu caso, por ser tão jovem, em terapia com psicólogo(a) e um detalhado recordatório alimentar para a reconsulta com o(a) nutricionista.

 

 

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 11:48, Zanne disse:

 

Tratando o problema igual trataria um vício ou dependência.

  • Se vc não tem controle, evite tudo o que provoca gatilho. 
  • Alcoolatra não pode ter alcool em casa, então se vc não tiver nada fora da dieta em casa, dificilmente vai sair pra ir no mercado comprar alguma coisa pra se entupir. (já fiz isso, quando vc chega em casa a vontade passou e tu fica com cara de bunda pensando "nossa, que desnecessário)
  • Dá pra canalizar a compulsão com alimentos mais eficazes. Ex: em vez de comer 1 pacote de salgadinho, come 500g de mingau de aveia vai te encher até a tampa, é menos calórico, menos prejudicial a saúde e vai te deixar muito mais saciada. Ter frutas cortadas na geladeira, sempre que quero vou lá e belisco uma fruta. No geral carbo e proteina, com o mínimo de gordura.

 

Coisas assim, compulsão vc vai comer o que estiver de mais fácil acesso e for mais gostoso. Abacaxi gelado é bom demais, mingau de aveia 2-3min no microondas, tá pronto.

 

Aos poucos vc vai recuperando o controle, mas é difícil se "curar" pq compulsão é um sintoma e não a doença.

 

Eu vou conversar com o pessoal aqui de casa sobre as bolachas, acho que são meu principal alvo quando tenho esses episódios, juntamente ao arroz (com ele já não tem muito o que fazer, então vou tentar recorrer a esses alimentos mais eficazes).

Vou tentar mudar os alimentos que belisco também, sempre que vou pra cozinha dá vontade de pegar alguma coisa, isso das frutas cortadas adorei.

 

Mingau de microondas mano, já cozinhava de tudo nele, mais um pra lista ksakdkfak

 

Achei poética essa última frase, mas realista mano, é mais uma reação sobre outras coisas do que algo inato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 12:29, O Fantasma "1991" disse:

Dá pra melhorar usando essa compulsão a teu favor ,no caso comendo apenas comidas saudáveis e de alto valor nutricional .

Eu não tenho experiência prática ,ao menos comigo ,mas o que eu noto na maioria das pessoas que dizem ter essa compulsão é que geralmente os gatilhos pra isso vem de algum outro transtorno como ansiedade , alguma fobia, distimia, depressão etc.

 

Alguns alimentos gatilhos meus são até que saudáveis (arroz, pão), mas como são carbos simples passam batido. O foda é que nessas situações a gente perde um tanto o controle do que está comendo e o valor deles para recorrer a alimentos melhores, porque é só um apetite exacerbado que quer ser calado rápido. Mas vou tentar aplicar essa dica com a outra lá de cima porque ficar empanturrada mais rápido ajudaria a barrar sim 

 

Sim, é bastante relacionado ao emocional, mas acho que ansiedade tenho bem fraca e o resto tá nos conformes hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 12:54, Torf disse:

Acho que melhor que procurar um nutricionista seria procurar um médico.

 

Em 21/04/2022 em 13:28, Scant S.A. disse:
  • nunca vi um comedor compulsivo de frango e batata doce
  • abusadores de drogas tem vida curta, normalmente
  • comida é uma droga
  • se não aguenta as dificuldades da vida, não adianta descontar na comida
  • o prazer de comer não eliminará nunca a dor de viver
  • desenvolva autocontrole ou seja controlado por seus vícios
  • simples assim 

 

Eu não gosto de pensar em comida como uma droga, mas concordo com o resto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...