Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aproveitar nutrientes - 10 dicas de preparo


Torf

Posts Recomendados

Por vezes menosprezamos a melhor forma de aproveitar o aporte vitamínico dos alimentos. O site Health recolheu os erros que o estão a impedir de extrair os benefícios na hora de comer.

brocolis.jpg

 

1. Cozer espargos em água

Cozinhá-los em água a ferver pode retirar-lhe toda a vitamina C. Por isso, opte por um grelhador. É importante que fiquem tenros e crocantes e não esponjosos e moles.

2. Deitar o soro do iogurte fora

O soro que costuma vir no iogurte contém proteína e vitamina B12, além de minerais como cálcio e fósforo. Por isso, não o deite fora. Beba-o.

 

3. Leite no chá preto

Não ponha leite no chá preto. Ao fazê-lo está a fazer com que o seu corpo tenha mais dificuldades em absorver os minerais do chá.

4. Cozer brócolos

Se quer aproveitar o máximo dos benefícios dos brócolos, a melhor forma de os cozinhar, para não perder tantos nutrientes, é mesmo a vapor. Evite cozê-los e assá-los.

5. Cortar morangos

Se quer aproveitar todos os benefícios dos morangos deve evitar cortá-los. Alguns nutrientes, especialmente a vitamina C, são sensíveis à luz e ao oxigénio. Quando corta os morangos está a danificar os nutrientes e as vitaminas.

6. Comer a linhaça sem a triturar

O seu corpo pode não conseguir assimilar o ómega 3 e a fibra da linhaça se a colocar num sumo de frutas. Coloque a linhaça no seu moinho de café, no moinho de especiarias ou triture-as.

 

7. Comer tomate fresco

Um tomate fresco dá cor e sabor a qualquer salada, mas se quer absorver o licopeno (substância que ajuda a combater doenças cardiovasculares), o melhor é usar o tomate em refeições quentes. Só quando cozinhado a temperaturas mais altas é que este componente é totalmente assimilado pelo corpo humano.

8. Carne grelhada de forma incorreta

Grelhar a carne diretamente sobre a chama ou brasa pode aumentar o risco de cancro do estômago e intestino. Troque a carne queimada, por carne levemente braseada. Use um termómetro para garantir que a carne está bem cozinhada e não se guie pela cor da carne. Pode queimá-la!

9. Não demolhar o feijão

Os grãos integrais com a camada exterior como as bagas de sorgo, o trigo integral, o feijão ou o farro, devem ficar em água durante a noite para ajudar a libertar os fitatos (que armazém fósforo). Caso contrário, não estará a tomar partido deste mineral.

10. Não cortar o alho

Ao contrário da vitamina C, as enzimas presentes no alho beneficiam da exposição ao ar. Portanto, corte o alho aos bocadinhos e deixe-o ao ar durante 10 minutos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Muito interessante!

A dica do tomate é nova pra mim, não sabia!


Sabia sobre a carne tostada demais ou com aqueles queimados que fazem mal, também tenho o hábito de deixar o feijão de molho , é até melhor para cozer.

 

Agora , sobre os queimados/tostados demais, vale para todos os alimentos, não?

Já li algo a respeito, libera uma substância que faz mal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 07:31, Fefa_duda disse:

também tenho o hábito de deixar o feijão de molho , é até melhor para cozer.

 

Até pq ao fazer isso, libera parte dos gases que acabam fermentando dentro da gente (ai já viu...).

Minha esposa costuma deixar de 1 dia pro outro de molho com vinagre e bicarbonato pra tentar extrair o máximo de gases (melhor os gases saírem direto do feijão do que de dentro de mim. Isso que ela fala 😔).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 07:53, AlemãoVazquez disse:

 

Até pq ao fazer isso, libera parte dos gases que acabam fermentando dentro da gente (ai já viu...).

Minha esposa costuma deixar de 1 dia pro outro de molho com vinagre e bicarbonato pra tentar extrair o máximo de gases (melhor os gases saírem direto do feijão do que de dentro de mim. Isso que ela fala 😔).

Sim! Deixar o feijão de molho tem seus benefícios. Não só o feijão, demais leguminosas também.
A água pode ser trocada nesse intervalo de tempo.


 

Em 21/04/2022 em 07:53, AlemãoVazquez disse:

 

 

Minha esposa costuma deixar de 1 dia pro outro de molho com vinagre e bicarbonato pra tentar extrair o máximo de gases

Há quem use algumas gotas de limão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 07:53, AlemãoVazquez disse:

 

Até pq ao fazer isso, libera parte dos gases que acabam fermentando dentro da gente (ai já viu...).

Minha esposa costuma deixar de 1 dia pro outro de molho com vinagre e bicarbonato pra tentar extrair o máximo de gases (melhor os gases saírem direto do feijão do que de dentro de mim. Isso que ela fala 😔).

 

Feijão carioca e vermelho são os melhores pra quem tem problema com gases.

Se deixar de molho então, é praticamente zero.

Feijão preto é o pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 08:02, Fefa_duda disse:

Há quem use algumas gotas de limão.

 

No final a reação será a mesma, vinagre é ácido acético e limão, ácido cítrico. Quando combinado com bicarbonato de sódio, ocorre uma reação ácido/base, favorecendo a degradação dessa primeira camada do feijão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 08:34, Zanne disse:

 

Feijão carioca e vermelho são os melhores pra quem tem problema com gases.

Se deixar de molho então, é praticamente zero.

Feijão preto é o pior.

 

Infelizmente não tem feijão melhor pra mim.

Nunca tive muitos problemas com gases e feijão, mas de uns tempos pra cá, após iniciar o off e começar a comer mais de 1kg de feijão por semana, desandou.

 

Pode ser o carioca, vermelho, preto, branco, qualquer que seja, quando como, o baguio fica feio... kkkkkkkkkk (rindo pra não chorar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 08:36, AlemãoVazquez disse:

após iniciar o off e começar a comer mais de 1kg de feijão por semana, desandou.

 

Mas aí é pra cair o cu da bunda. kkk

Em off, eu jogo caloria só em fruta, pão e doces.

 

Aveia, feijão e grãos desse tipo só me fodem...viro uma nuvem de peido ambulante. Sem falar no abdomen inchado o tempo inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 08:35, AlemãoVazquez disse:

 

No final a reação será a mesma, vinagre é ácido acético e limão, ácido cítrico. Quando combinado com bicarbonato de sódio, ocorre uma reação ácido/base, favorecendo a degradação dessa primeira camada do feijão.

Exato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2022 em 08:46, Zanne disse:

 

Mas aí é pra cair o cu da bunda. kkk

Em off, eu jogo caloria só em fruta, pão e doces.

 

Aveia, feijão e grãos desse tipo só me fodem...viro uma nuvem de peido ambulante. Sem falar no abdomen inchado o tempo inteiro.

Kkkkkkkkkkkkkkkk

 

1kg é feijão com força 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...