Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Academia de ontem vs academia de hoje


O Fantasma "1991"

Posts Recomendados

Antigamente principalmente na década de 80,90 e início dos anos 2000 academia borybillder era algo totalmente underground e "ninchado", existiam poucas academias comparadas com o que se tem hoje , academias com estruturas equipamentos mirabolantes e de tecnologia era coisa rara ,a grande maioria se resumia em equipamentos simples pesos livres ambiente não tão aconchegante como era hoje sem luz neon ,sem "pinturinha" estilizada sem catraca ou piso emborrachado,sem grandes marcas e logotipos estravagantes , não era algo tão comercial.

O ponto que quero chegar , não sei se é nostalgia ou impressão minha que pode sim ser uma impressão errada , mas mesmo sem estrutura ,era muito melhor , mesmo sendo um ambiente "feio" "a egregora" das academias era outra , mesmo as vezes o ambiente não sendo acolhedor acabava acolhendo de uma forma diferente ,vc poderia ser frango nunca ter treinado que algum marombeiro feio iria te "adotar" e te passar a algumas dicas , bastava ficar pouco tempo vc já criava um vínculo com seus "colegas"inclusive as vezes não precisava nem pedir ajuda que sempre alguém do lado mesmo treinando quando via sempre ia lá dar "aquela força",com isso o ambiente acabava se tornando mais sério e aconchegante e o empenho e adesão também aumentava .

Vc encontrava alguém da academia fora da academia o cumprimento era caloroso ,vc dizia " aquele cara treina no mesmo horário que eu ,vou alí dar um salve".

Hoje se tem uma grande oferta, academias em cada esquina , até às academias de bairros mais pobres tem uma certa estrutura e parece que tudo se perdeu ,vc pode morrer esmagado embaixo de um supino ou hack de agachamento que ninguém vai dar bola , praticamente vc entra mudo e sai calado o ambiente apesar de muitas vezes ser bonito limbo moderno se torna meio ostil porque as pessoas "mau e mau"olham para cara das outras ,os marombeiros de verdade se tornaram espécie de celebridade dentro do seu "micro abtate",onde entra de cabeça baixa e não fala com ninguém ,na verdade ninguém fala com ninguém , professsores vagabundos que claramente não tem aptidão para profissão , fora outras futilidades , é como se a magia terminasse .

Lembro que na minha primeira academia tinha um texto na parede escrito bem grande "cumprimente seu colega",era de praxe chegar e cumprimentar todo mundo mesmo que vc não conhecesse antes de fazer qualquer coisa ,as vezes vc tinha sorte de encontrar alguém mais próximo e estar treinando o mesmo músculo e já fazer um treino junto ali improvisado .

Então ,acredito que cada vez isso vai ser mais difícil , borybillder se tornou algo popular academias estão cada vez mais "gourmet",e essa cultura old School meio que está se perdendo , então qual a opinião de vcs sobre ??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara eu tenho essa impressão por essas bandas aqui também

 

Quando comecei a treinar, com meus 14-15 anos, lembro que a academia era bem mais simples, já tinha piso emborrachado, mas lembro que tudo era mais rústico - muito peso livre, poucas máquinas (eram caras, e a manutenção era feita ali mesmo na base do improviso) - mas era comum ajudar alguém sempre que estivesse "morrendo", o pessoal não era tão receptivo como o descrito, mas a regra era "se ver alguém tremendo no supino, dá uma força"

 

Hoje em dia, a academia tá bem mais aparelhada, mas vejo que a maioria entra mudo e sai calado, e quem conversa é só nos grupinhos deles e tirando o instrutor que já é meu conhecido de tempos, ninguém ajuda ninguém não, então se você estiver na 8a repetição e sentir fadiga no peito, nem tenta chegar na 10a porque o peso vai cair em você e tudo vai ter de se virar sozinho - e isso ficou tão explícito que até para iniciantes agora a regra é "baixa o peso e aumenta as reps".

 

Claro que devo estar cheio de nostalgia, mas pô era legal quando perguntavam "levanta quanto no supino?" e sempre respondíamos duas vezes - o levantamento sozinho, e quando você tinha ajuda nas duas últimas reps (eu ficava mó felizão quando dizia que levantava 36 morrendo com ajuda nas últimas hehe, agora treinando sozinho morro com 30 e no cagaço de falhar e tudo cair em mim rs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2022 em 10:25, Mattheus P disse:

mas vejo que a maioria entra mudo e sai calado

 

Queria que todo mundo fosse assim, mania de cabaço de querer conversar na hora do treino...

 

Em 20/04/2022 em 10:25, Mattheus P disse:

ninguém ajuda ninguém não

 

Até hoje nunca vi alguém pedir ajuda e a outra pessoa negar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antigamente a gente tinha os coroas bolados que eram gente boa pra caralho e ajudava a galera na academia, hoje eles foram substituídos pelo youtube.

 

Falava-se muito em preconceito naqueles tempos, hoje eu paro para observar e vejo que está muito pior que antes. Antes a galera tinha preconceito com frango e tals, mas ajudavam. Hoje, em algumas academias, você percebe que todo mundo está te fotografando dos pés a cabeça, olham teu tênis, tua bermuda, tua camiseta, estão usando perfume na academia, olham o carro que você chega... Essa parte eu acho uma merda, prefiro o clima antigo das academias, a mulherada não ia arrumada para balada e os caras iam de abadá, camiseta rasgada, tênis furado e os krl a 4... era bom demais.

 

Editado por milleR tries
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que fones de ouvido tem um papel nisso tambem.

Na minha primeira academia todo mundo se cumprimentava, o espaço era pequeno e era uma das academias mais tradicionais da cidade. Todo mundo seguia os treinos dos instrutores sem reclamar, inclusive eles tinham shape.
Foi em 2013.

Tambem treinei recentemente em uma academia de bairro similar a primeira, porem com mais espaço. Depois de 6 meses já cumprimentava todo mundo e o ambiente era similar a uma 'familia', todo mundo se curtia e ajudava aos demais, instrutores com shape decente e com treinos bons.

Hoje treino numa academia mais 'xique', e acredito que o motivo dessa falta de acolhimento é devido a ter publico diversificado.
Desde playba com personal, até grupos de adolescentes, marombeiros solitarios e marombeiros em grupo. 
Fora que como a academia é mais atraente tem gente de todo lugar da cidade, isso dificulta a aproximação tambem.
Eu sou um dos que fico quieto, por 2 motivos: 
1 - Não quero ninguem dando pitaco no meu treino, na minha execução, e nem criar espaço pra isso.
2 - Tenho horario a cumprir, se eu ficar de conversa vou atrasar um monte, treino de 1:20mins facilmente dura 2h com alguem falando com voce.


Os unicos caras que eu comecei a me aproximar são pessoas similares a mim, geralmente tem a mesma altura, shape parecido e treinam da mesma maneira, mas isso é um processo natural. Do restante não tenho vontade de conversar ninguem, pelo contrario, vontade de mandar todo mundo pra aquele lugar KKKK bando de playboy mala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treinava em uma academia aqui da quebrada onde era um ambiente daora, cumprimentava todo mundo, pedia algumas dicas, a maioria dos caras grandes e estéticos eram fmz demais mas infelizmente tive que sair pq o dono foi preso por ter um lab under kkkkk

Após a prisão a academia ficou as traças, os pesos foram sumindo do nada (roubados), esteira pra fazer cardio pós treino todas estavam com problemas, e por ter pouco peso era foda, qualquer horário parecia horário de pico, um treino de 1h20 estendia pra mais de 2h fácil fácil.

 

Troquei por uma academia um pouco melhor (no sentindo de peso e equipamentos), mas não é a mesma coisa. Todo mundo muito mala e ficam te medindo dos pés a cabeça, só teve um cara (que é o maior de lá) que troquei uma ideia com ele quando ele veio fazer esteira do meu lado e troco ideia com o povo que era da academia anterior e foi pra lá, mas sinto saudade do ambiente da academia anterior.

 

Treinei também aos 14 anos (hoje tenho 26) em uma aqui do bairro e realmente naquele tempo era muito foda o ambiente, dvdzao do black total tocando ou um rock, os cara que passava treino tinham shape, cartaz de atletas na parede, cartaz das marcas de suplemento com algum atleta e mostrando a anatomia e qual exercício fazer para cada grupo muscular... era foda. Lembro até hoje que eu tava fazendo tríceps todo torto no pulley e veio um maluco ensinar como se fazia direito, hoje na academia que eu treino já vi vários fazendo errado e quando fui dar a dica pra um o cara achou ruim kkkkk.

E se tem uma coisa que eu me arrependo é de ter saído da musculação, apesar de não ter parado de praticar alguma atividade física. Mas, se tivesse continuado treinando desde os 14, hoje acho que estaria muito mais feliz com meu físico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2022 em 10:47, Zanne disse:

Até hoje nunca vi alguém pedir ajuda e a outra pessoa negar.

 

Por aqui, se você pedir ajuda antes de começar o exercício, o pessoal ajuda na primeira, depois some kkk - se você começar sozinho e estiver morrendo, o povo olha e caga

 

Teve um senhorzinho que me pediu ajuda no supino inclinado com halteres (eu estava no voador que fica atrás do banco inclinado), e eu ficava revezando, fazia o meu enquanto ele descansava e aí vinha pra ajudar (se bem que ele sofria só na oitava repetiçao e olhe lá), e depois ele até disse que era estranho alguém ajudar e voltar, senhorzinho gente boa, até deixei um cartão do escritório com ele porque ele queria ver a aposentadoria

 

Agora mulher ganha ajuda de meio mundo, orra, não sei o que acontece, mas chegou guria nova, a mlkda corre pra ajudar kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2022 em 10:31, Torf disse:

Aqui na Alemanha tem até academia com DJ...

Tinha uma academia aqui perto de casa que tinha mesa de sinuca pra jogar entre as séries

A que frequento, na área de máquinas há uma máquina de fliperama pro povo jogar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2022 em 10:55, Guimers disse:

Acredito que fones de ouvido tem um papel nisso tambem.

Na minha primeira academia todo mundo se cumprimentava, o espaço era pequeno e era uma das academias mais tradicionais da cidade. Todo mundo seguia os treinos dos instrutores sem reclamar, inclusive eles tinham shape.
Foi em 2013.

Tambem treinei recentemente em uma academia de bairro similar a primeira, porem com mais espaço. Depois de 6 meses já cumprimentava todo mundo e o ambiente era similar a uma 'familia', todo mundo se curtia e ajudava aos demais, instrutores com shape decente e com treinos bons.

Hoje treino numa academia mais 'xique', e acredito que o motivo dessa falta de acolhimento é devido a ter publico diversificado.
Desde playba com personal, até grupos de adolescentes, marombeiros solitarios e marombeiros em grupo. 
Fora que como a academia é mais atraente tem gente de todo lugar da cidade, isso dificulta a aproximação tambem.
Eu sou um dos que fico quieto, por 2 motivos: 
1 - Não quero ninguem dando pitaco no meu treino, na minha execução, e nem criar espaço pra isso.
2 - Tenho horario a cumprir, se eu ficar de conversa vou atrasar um monte, treino de 1:20mins facilmente dura 2h com alguem falando com voce.


Os unicos caras que eu comecei a me aproximar são pessoas similares a mim, geralmente tem a mesma altura, shape parecido e treinam da mesma maneira, mas isso é um processo natural. Do restante não tenho vontade de conversar ninguem, pelo contrario, vontade de mandar todo mundo pra aquele lugar KKKK bando de playboy mala.

Treino na mesma academia desde 2012...

 

esses dias estava falando com maluco lá desta época também, das maquinas envolta em ferrugem, supino e desenvolvido maquina que tinha lá que era uma merda sem tamanho kkkk.

Bons tempos.

 

Hoje academia é uma rave de  luz neon e parede pretas mas as maquinas boas ainda lá se mantem, 

a noite ainda tem grande parte do pessoal das antiga.

então é só resenha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...