Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida em relação creatinina/uréia


giovanagio

Posts Recomendados

Salve galera. Uns 6 meses atrás comecei a malhar e estava gostando dos resultados. Minha suplementação era feita com uma dieta ok (nada regradissimo), creatina e whey. Porém, sou bastante preocupado com minha saúde, diria que até noiado, além do necessário. Fiz então um exame de sangue dia 02/02/2022, exame de rotina, entretanto meu resultado de creatinina e uréia deram alterado.

 

UREIA - 48,9 (Valor Ref. 10 a 45)

CREATININA - 1,4 (Valor Ref. 0,5 a 1,3)

 

Já fiquei bem preocupado, claro que não era necessário, mas fiquei. Além disso, cortei o whey e a creatina. Marquei nefrologista e levei os exames. Ele pediu para repetir e questionou se eu tomava whey e creatina, enfim..

 

Dia 10/03/2022 repeti os exames, sem estar usando whey e creatinina e os resultados foram:

 

CREATININA - 1,21 (Valor Ref. 0,4 a 1,4)

UREIA - 53,44 (Valor Ref. 10 a 50)

 

Retornei ao nefrologista e ele disse que realmente era por conta do consumo da creatina, o valor da creatinina ter dado acima, e recomendou eu cortar. Na ureia, ele disse que não tinha problema, que pode ser N coisas, que não era para preocupar.

 

Porém, tenho dúvidas. Se eu retornar a tomar creatina, minha creatinina vai se alterar novamente? Tomo mundo que toma creatina tem a creatinina alterada nos exames? E em relação a ureia.. ele disse que pode ser em relacao ao excesso de consumo de proteina, mas sei lá.. o que voces acham?

 

Foi mal pelo textão!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Creatinina é um subproduto da creatina (de forma simplista). Se você toma creatina, não é incomum ver um aumento na creatinina.

 

Somente o fato de você treinar de forma consistente, também altera creatinina por conta dos processos que envolvem a hipertrofia.

 

Porém algumas pessoas não tem resultado elevado não importa o que elas façam (outras, como você, tem).

 

Não sou médico, mas eu me preocuparia se sua creatinina estivesse acima da referência (e nem assim é 100% de certeza de problemas nos rins).

 

Se você quer adotar o lado mais seguro, tenta encontrar um nefrologista que lida com atletas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2022 em 23:40, giovanagio disse:

Salve galera. Uns 6 meses atrás comecei a malhar e estava gostando dos resultados. Minha suplementação era feita com uma dieta ok (nada regradissimo), creatina e whey. Porém, sou bastante preocupado com minha saúde, diria que até noiado, além do necessário. Fiz então um exame de sangue dia 02/02/2022, exame de rotina, entretanto meu resultado de creatinina e uréia deram alterado.

 

UREIA - 48,9 (Valor Ref. 10 a 45)

CREATININA - 1,4 (Valor Ref. 0,5 a 1,3)

 

Já fiquei bem preocupado, claro que não era necessário, mas fiquei. Além disso, cortei o whey e a creatina. Marquei nefrologista e levei os exames. Ele pediu para repetir e questionou se eu tomava whey e creatina, enfim..

 

Dia 10/03/2022 repeti os exames, sem estar usando whey e creatinina e os resultados foram:

 

CREATININA - 1,21 (Valor Ref. 0,4 a 1,4)

UREIA - 53,44 (Valor Ref. 10 a 50)

 

Retornei ao nefrologista e ele disse que realmente era por conta do consumo da creatina, o valor da creatinina ter dado acima, e recomendou eu cortar. Na ureia, ele disse que não tinha problema, que pode ser N coisas, que não era para preocupar.

 

Porém, tenho dúvidas. Se eu retornar a tomar creatina, minha creatinina vai se alterar novamente? Tomo mundo que toma creatina tem a creatinina alterada nos exames? E em relação a ureia.. ele disse que pode ser em relacao ao excesso de consumo de proteina, mas sei lá.. o que voces acham?

 

Foi mal pelo textão!!

Parabéns pelo exame, está treinando direito e comendo proteína em quantidade adequada talvez levemente acima da sua necessidade,  então vai haver mais desaminação de aminoácidos para virar energia e isso libera amônia que é tóxica então o fígado neutraliza essa amônia convertendo em uréia para ser excretada na urina

 

Creatinina só de você treinar minimamente bem já vai subir, usando creatina sobe um pouco mais, pois vai haver mais estímulo no músculo, um treino um pouco melhor, mais produção de fosfocreatina no músculo, mais atp e adp e um dos metabólitos é a creatinina, tem nada de errado.

 

Seu médico tá preso nos anos 80, creatina é de longe o suplemento mais seguro que existe, inclusive para crianças e idosos onde temos cada vez mais aplicações.

Editado por cadumonteiro
Ortografia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Meu nobre , nao se atente a creatinina , no nosso meio esta normal, ja a ureia está bem acima , é indicativo de problema renal ou catabolismo proteico em excesso o que para quem esta em cruise fazendo uso de testo seria exatamente o contrário, a tendência é a ureia baixar com uso de testo exogena, a sua fez foi subir , do mais melhor rever usso com o médico e abrir o jogo , vai nós informando aki do caso! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...