Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Abdominal - essencial ou opcional?


Edmundo BJ

Posts Recomendados

Boa tarde. Alguns dizem que abdominal não é essencial, que pode aumentar o volume da cintura e que o abdomen já é trabalhado em vários outros exercícios, principalmente o agachamento. Por conta disso vou iniciar hoje uma periodização excluindo meus já costumeiros abdominais supra e levantamento de joelhos nas paralelas por mais exercícios de perna, que já julgo fazer pouco mesmo. Porém outros youtubers recomendam que é necessário sim fazer abdominais. o que vocês acham disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 21/03/2022 em 16:51, Edmundo Veg disse:

o que vocês acham disso?

 

É um grupo muscular e cumpre função...

É coerente vc fortalecer o abdomen igual qualquer outro músculo. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2022 em 16:51, Edmundo Veg disse:

Boa tarde. Alguns dizem que abdominal não é essencial, que pode aumentar o volume da cintura e que o abdomen já é trabalhado em vários outros exercícios, principalmente o agachamento. Por conta disso vou iniciar hoje uma periodização excluindo meus já costumeiros abdominais supra e levantamento de joelhos nas paralelas por mais exercícios de perna, que já julgo fazer pouco mesmo. Porém outros youtubers recomendam que é necessário sim fazer abdominais. o que vocês acham disso?

 

Cada um vai te dar uma opinião referente a isso, tem profissional que acha bobeira, tem profissional que é a favor.

Uma coisa é fato, o que vai mostrar teu abdômen é a dieta e o baixo percentual de gordura.

 

Em 21/03/2022 em 17:17, Zanne disse:

 

É um grupo muscular e cumpre função...

É coerente vc fortalecer o abdomen igual qualquer outro músculo. 

 

 

 

Concordo.

Editado por tmz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc quer abs mais forte? Igual disseram em cima, musculo igual outro que necessita de trabalho igual outros... independente da estetica, fortalecimento da regiao abdominal sempre é bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2022 em 17:30, PiiN23 disse:

Vc quer abs mais forte? Igual disseram em cima, musculo igual outro que necessita de trabalho igual outros... independente da estetica, fortalecimento da regiao abdominal sempre é bom

Sempre pensei assim também, até porque o core fortalecido previne lesões, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá.

A individualidade existe e deve ser sempre levada em consideração. O maior erro de várias pessoas na internet, independente de serem famosas ou não, é ignorar isto.

 

Sim, o abdômen é recrutado e estimulado em vários exercícios, principalmente os com pesos livres e outros que utilizam o peso do corpo. Agachamento, barra fixa, levantamento terra, etc etc etc. Quer dizer então que não é necessário fazer exercícios abdominais? Na maior parte dos casos realmente não é necessário, mas isto não quer dizer que não seja desejável. De maneira semelhante, em muitos casos não é absolutamente necessário fazer exercícios isoladores de bíceps e tríceps porque exercícios compostos de puxar e empurrar já dá um puta estímulo, mas quase sempre é desejável que se faça, quase sempre é indicado, aconselhado.

 

Há mais alguns pontos importantes a se pensar.

 

Se vc quer os gominhos aparecendo, o que vai te levar a isto é dieta, emagrecimento, deficit calórico, e não treino de abdômen. Porém, os abdominais podem sim te ajudar a ter gominhos mais salientes, tendo um músculo mais hipertrofiado, mais volumoso, ele vai ter cortes mais profundos. Só pra lembrar, não existe aquele lance de queimar gordura localizada; tu emagrece e o próprio corpo decide de onde ele vai tirar gordura e onde ele vai estocar.

 

Mais uma coisa. Um erro frequente das pessoas ao treinar abdômen é desconsiderar o fato de que essencialmente ele é um músculo como qualquer outro e deve ser treinado de maneira semelhante como se treina qualquer outra parte do corpo: com progressão de cargas e talvez periodização. Fazer séries de 50 ou 100 abdominais é pouco eficaz para hipertrofia, isso daí é basicamente exercício aeróbico. Quer treinar abdômen? Põe carga, igual quando tu faz uma rosca direta ou algo assim. Não treine demais porque já há algum volume de treino indireto, mas quando tu for treinar este músculo, bota carga e põe pra moer! Padrão.

 

Mas e aí, fazer ou não fazer os abdominais? A resposta é aquela chata de sempre: depende... para algumas pessoas nem compensa pq o bagulho vem "sozinho", para outras é absolutamente indispensável pq a pessoa gosta muito de ter o tanquinho e tem dificuldade de realmente trazer ele pra fora. Cada caso é um caso, mas veja que mesmo no segundo caso o abdominal só é "necessário" pq o próprio treinando deu importância ao músculo baseado no teu gosto e necessidade.

 

Só pra finalizar, vou deixar aqui como eu abordo este tipo de exercício no meu treino. De vez em quando eu faço abdominal como exercício aeróbico em casa, junto com o resto do meu aeróbico. Apenas um dia do meu programa de treinamento eu treino abdômen, e é apenas um exercício: abdominal declinado. Com carga e até a falha. 

Editado por RenanTrz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/03/2022 em 09:37, Edmundo Veg disse:

Sempre pensei assim também, até porque o core fortalecido previne lesões, né?

Isso manow, ajuda sim...

 

Eu fiz muito abs dos meus 13 até uns 18, pq jogava muita bola na praia, eu era volante/zagueiro, então a galera vazava do gol na hora das bicuda, eu fortalecia pra aguentar bem as pancadas e fica de boa.... hj em dia estou treinando para competir (31 anos) vejo como foi bom isso, os gomos do meu abdômen estão bem formados, a memoria muscular nele é nas pernas estão sendo ótima, resultados muito melhores do que o esperado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que treinar.

 

Da mesma forma que treinaria outro músculo, pelo menos 2 exercícios, 2 ou 3 vezes na semana, com carga ou sem 

 

Fica muito mais estético, fora as melhorias funcionais. 

 

Afinal, se você perde a gordura abdominal e fortalece (hipertrofia) a musculatura, fica muito mais estético, do que ficar liso e reto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...