Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calculando O Bf!


guivieira

Posts Recomendados

Publicidade

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

mas Kaled, isso a gente ve no espelho, se td ta dando certo os numeros q se danem, mudam tbm dependendo do método q usam...haahha...

números não ganham campeonatos!

o bom senso é o melhor...acho eu..rs

Saber como anda a sua evolução, é avaliar quais métodos funcionam melhores ou piores para o seu corpo.

Você monta um plano de treino, e um plano alimentar, e precisa saber se ele vai funcionar melhor que o anterior ... é saber se você tira ou coloca, por ex., o feijão do plano, é para saber se é melhor fazer um ABCDE, um ABCx2. Se é melhor fazer um pós com proteína, ou não se preocupar tanto com isso. Se é melhor fazer um aeróbico no pré, no pós, ou bem longe do treino. Como seu corpo funcionar com o AEJ... é saber se o seu cut mais manda massa magra embora do que gordura... etc etc.

Mas isso não significa ficar bitolado com números. É supre tranquilo. Por ex., a cada dois meses fazer uma avaliação física.

Enfim... tem suas importâncias.

.

Editado por Kaled
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho calculado por outro protocolo

PROTOCOLOS PARA TESTES DE AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA

Percentual de Gordura através de Medidas Antropométricas (circunferências corporais)

utilizando-se uma fita métrica

Protocolo de Dotson e Davis, 1991 (adaptado por torres 1998)

G% Homens = +[85,20969 . log (AB - Pç)] - [69,73016 . log (estatura em polegadas)] + 37,26673 (r=0,90) (S.E = 3,52%)

{Obs: AB = Circ. abdome e Circ. Pç = pescoço}

G% Mulheres= +[161,27327 . log (AB + GL- Pç)] - [100,81032 . log (estatura em polegadas)] - 69,55016 (r=0,85) (S.E = 3,64%)

{Obs: AB = Circ. abdome; Circ. Pç = pescoço e GL = quadril}

G% Homens ideal=12-20%

G% Mulheres ideal=16-30%

Resultado: SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS de tabela de cálculo do % de gordura do autor: A prática da avaliação Física - José Fernandes Filho - Shape (neste livro existem tabelas de comparação que merecem ser pesquisadas)

(Veja aqui como usar a fita e fazer a medição)

Protocolo de Penroe, Nelson e Fisher, 1985 e Coté e Wilmore eu tenho usado esse aki pra fazer os meus calculos

Perimetria para Homens= punho e abdome

Perimetria para Mulheres= abdome e glúteos

Homens: Massa Magra (MM)(Kg)= 41,955 + (1,038786 x PC) - ( 0,82816 x [ CA - CP])

%G= [PC - MM x100 / PC]x100

Mulheres:

%G=([0,55 x CG) - ( 0,24 x Est) + (0,28 x CA) - 8,43

{Obs: PC = Peso Corporal(kg); Est= estatura (cm); CA = circ.abdome(cm); CP=circ. punho(cm) e CG=circ.glúteo(cm)}

(Veja aqui como usar a fita e fazer a medição)

Protocolo de Wetman e col., 1988 para pessoas obesas

G% Homens = [0,31457 x (abdome)] - [ 0,10969 x (P) ] + 10,8336

G% Mulheres= [0,11077 x (abdome)]- [ 0,17666 x (A) ] + [0,14354 x (P) + 51,03301

{Obs: P = Peso Corporal; A= estatura; As medidas para abdômen devem ser feitas 2 vezes e tirar a média e em cm}

(Veja aqui como usar a fita e fazer a medição)

Fontes:

1)A Prática da Avaliação Física - Dr. José Fernandes Filho, ED. Shape. (neste livro existem tabelas de comparação que merecem ser pesquisadas)

2)Medidas e Avaliação - em ciências do esporte - E. Carnaval - Sprint

3)Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho humano, 1985

4)Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde - V.1 - N.4 - 1996

fonte: http://www.cdof.com.br/protocolos2.htm

eu acho muito valido saber sim, te ajuda a visualizar qnt de massa vc ta ganhando tbm, pq se sabe qnt tem de gordura pela logica sabe qnt de massa neh, ai da pra saber se a mudança o treino ou na dieta tem sido mais eficiente ou não

Editado por flauneves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, se quer calcular o BF, calcule com um profissional.

Fiz avaliação na academia, pegando 7 dobras, varios perimetros.

Meu peso é 75,60kg.

Resultado. BF = 7,96% e Peso Magro = 69,58kg.

Nesse método do primeiro post.

Resultado. BF = 12,72% e Peso Magro = 65,45kg.

Ou seja, resultados completamente opostos, pois 4% de gordura da muita diferença.

Só fiz a avaliação porque tenho direito a duas gratuitas anualmente, mas, como já falaram, o fundamental é a pessoal estar de bem com o espelho.

Valeu

Editado por Sandrow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...