Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ficha De Treino Ou Almanaque Culinário?


LocoDiablo

Posts Recomendados

Ficha de treino ou almanaque culinário?

Em pouco tempo de experiência no treinamento resistido (com pesos), e com o agravante de morar em uma cidade interiorana, venho me deparando com os mais variados tipos de ‘absurdos’ já ouvidos no mundo da musculação, porém o mais resistente de todos, ainda é a famosa ‘ficha de treino’.

Nos dias atuais onde hora se descobrem ‘a pílula da juventude’ e hora já se alega aquilo ultrapassado, é difícil encontrar realmente em quem, e no que confiar. Geralmente quando um indivíduo procura um ginásio para se matricular ele almeja algo, seja o Sr. Glutão que deseja ‘perder a barriga’, a dona ‘Célialite’ que quer dar uma ‘afinada’ nos quadris, o Rufino que quer ganhar peso, ou o Ogrôncio que quer realmente fazer valer as palavras de sua ‘vovó’ que diz que o neto é um meninão forte!

Esses indivíduos, mesmo sem saber já saem de casa subconscientemente ‘pré-programados’ a aceitar o que o instrutor daquele ginásio irá lhes dizer, tal como alguém que procura a igreja e acredita no que lhes dirá o padre, ou pastor, e acreditam que, pelo simples fato de estarem dentro do templo já estão com a alma salva, também acreditam que pelo simples fato de estarem dentro de uma academia, já se tornaram ‘saudáveis’, e mesmo que eles não consigam modificar a composição corporal, ao menos a mente deles irá se transformar, como se por estarem ali naquele ambiente ‘healths’, cada palavra que ouvissem, em um passe de mágica aumentasse a massa muscular e/ou depletasse toda a gordura.

Porém, nem todos conceitos 'old school' empiricamente dominante em algumas academias (principalmente nas regiões interioranas, se bem que pior que a limitação geográfica,é a limitação mental) se podem ser levadas a sério. E o que esses indivíduos citados, felizes (ou não), têm em comum? O mesmo instrutor acéfalo e inescrupuloso e a mesma proposta de treinamento e dieta!

Sim, isso ainda acontece e com mais frequência do que se imagina, a velha receita de bolo se faz atual em pleno século XXI, após o homem ter pisado na lua, Charles Chaplin ter ficado em terceiro lugar em um concurso de sósias dele, clones, e a América eleger o primeiro presidente Negro, a famosa 'ficha' ainda se esta lá, com os mesmos exercícios pra mim ou pra você! E também juntamente com a proposta de dieta onde se utilizará da velha ‘vitamina de abacate, Caracu e ovo cru.’ Mesmo vivendo em uma epóca de abundantes informações a falta de consciência por ambas as partes ainda são grandes.

Não a uma receita de bolo para se construir um corpo perfeito, ou apenas melhorar o bem-estar no dia a dia, todo indivíduo é único, cada qual possui suas idiossincrasias e particularidades, e não há como saber o tipo de treinamento ou de dieta que melhor se adapta ao mesmo, a não, ser fazendo uma avaliação física e nutricional, pois muitas vezes, um desses indivíduos podem chegar com um objetivo simplório e estar além dele, ou se hipervalorizando sem ao menos ter feito um só exercício.

Portanto não se existe uma fórmula mágica ou receita pra se atingir uma meta dentro de uma academia, seja ela qual for, na determinação de um objetivo só um bom aconselhamento profissional se fará realmente eficaz, mas, algo que com certeza seria muito eficiente e indicado a todos para se ter qualidade de vida ou um belo físico, seria bom senso e conhecimento.

Isso sim é mágico!

Manoel Dias Moreira Júnior.

- Colaborador no site e Staff do Prof.Waldemar Guimarães

- Colaborador no site Estiloculturismo

- Relato pessoal publicado no livro "Musculação Intensidade Total" de Waldemar Guimarães Neto

- Contato: [email protected]

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...