Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Creatina Está Voltando...


Fst-7

Posts Recomendados

achei muito bom esse artigo, mas nao conssegui postar na sessao de artigos

:fonte>http://superperformance.blogspot.com/2010/04/creatina-esta-voltando.html

aconcelho a galera ler os outros artigos do site.Eu comprei meu 100% pure whey protein da probiotica ai veio um papelzinho dentro falando de cada produto, e na frente tinha uma foto do Dr Paulo Muzi e escrito "Dr. Paulo Muzi, medico ortopedista traumatolofista, fisiologista e biomecanico do exercicio",shape muito bacana do cara, foi dai que me chamou atençao para pesquisar mais sobre ele e achar esse site, ler de quem sabe sobre musculaçao na pratica e na parte teorica(medicina)

ps:tinha essa foto no papelzinho

IMG_7793.jpg

AGORA vamos ao artigo:

estadao+16.04.10.jpg

Pois é, pois é, pois é...

Muito burburinho na mídia nao tem a ver com qualidade, utilidade, relevancia ou importancia. Tem a ver com mercado.

Infelizmente o que movimenta o mundo hoje é o dinheiro. Talvez um dia a satisfação das pessoas possa ser o motivo final de tudo que é construído, desenvolvido, melhorado ou inventado, mas hoje o motor do mundo tem cifras... Nao vamos discutir certo ou errado nisso, mas vamos lidar como se fossem as regras atuais do jogo, ainda que na verdade o que gostaríamos é de poder mudá-las...

jogando o jogo...

A Karina do Estadão me procurou para batermos um papo sobre creatina, e acabei interrompendo a consulta do meu amigo Luciano Junqueira, triatleta, pai de família, empresário e homem de bem que já usou creatina na sua fase de preparacao para o meio Ironman que vai acontecer agora em maio em Floripa para poder investir alguns minutos em uma conversa que poderia iluminar um pouquinho a idéia das pessoas.

o que eu gostaria que estivesse escrito no jornal, seria algumas coisas muito simples:

1. creatina nao é um esteróide anabolizante;

2. creatina é um transportador de ATP (nossa molécula de energia primordial) para o sítio onde se dará a transferencia dessa energia para a geração da contração muscular;

3. nao se conhece dose tóxica dessa substancia, e alem disso, o que se tem na literatura e muito bem estabelecido é que nao se conhece efeitos deleterios com o uso de 5g ao dia; nao foram observados alteracoes metabolicas deleterias com o uso de 20g ao dia num período de 8 semanas; 30% das pessoas que usam creatina nao apresentam ganho de performance; o unico efeito colateral é ganho de peso e que diariamente perdemos aproximadamente 2g dessa substancia e tentamos reestabelecer nosso pool dela a partir dos alimentos (principalmente carne vermelha - por isso vegetarianos se beneficiam tanto com ela...);

4. o abuso nao traz incremento na capacidade física, portanto sua dosagem deve ser adequada por um profissional da área;

5. os profissionais que tem contato com desempenho esportivo ou com desenvolvimento muscular como educadores físicos, nutricionistas e fisioterapeutas tem conhecimento suficiente para indicar o uso e deveriam ter autonomia para tal, já que o uso desta esta adequado ao tipo de adaptacao muscular que se está buscando;

6. todo esportista que tem algum tipo de preparo físico em sala de pesos (teoricamente todos), se beneficiaria com o uso de creatina, e uma musculatura melhor preparada tambem significa, alem de um melhor desempenho, um menor risco de lesão, bem como nos traumas, intensidades de lesão menores devido a um fisico mais vigoroso; logo, ao contrário do que certos profissionais proclamam, corredores de distancia, jogadores de futebol ou qualquer outro esporte que envolva músculos (o que excluiria xadrez se nao houvesse uma baita contracao isométrica da musculatura cervical para manter a cabeça por tanto tempo sustentada) tem benefícios com o uso de creatina;

7. o uso nao é determinado pelo título, é determinado pela demanda. ou seja, voce nao precisa ser um atleta para usar este ergogenico, mas precisa estar fazendo alguma atividade física com orientaçao;

8. o que trata da demanda esportiva é o quanto determinada atividade é intensa para o praticante, logo, a avaliaçao do esportista, como a de um paciente, deve ser feita individualmente, de forma personalizada, assim, o ideal é que cada paciente tenha seu treinador pessoal para orientar seu treinamento e executá-lo da melhor forma possivel, portanto, desde um jogador de futebol treinando pesos para fortalecer sua musculatura até um idoso que precisa fazer musculaçao porque está com a musculatura fraca e osteoporótico se beneficiam do uso de creatina.

bom, com certeza, pensando mais tarde vou lembrar de mais alguma coisa, e se lembrarem, por favor, mandem seus comentários, porque é a partir deles que escrevo a maioria das coisas que estao aqui.

de resto, cuidado com os "falsos profetas"... tem muita gente querendo se aparecer fazendo polemica a partir da ingenuidade das pessoas. pesquisem, estudem e perguntem para seus orientadores de confiança e lembre-se: vai ter gente que usa sempre, vai ter gente que usa nunca e o que posso dizer para voces é que certos sao os que estao usando QUANDO precisam...

tempo, momento é tudo que importa pessoal...

um abraçao com muita performance e muita saúde!

Muzy

Editado por Fst-7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

7. o uso nao é determinado pelo título, é determinado pela demanda. ou seja, voce nao precisa ser um atleta para usar este ergogenico, mas precisa estar fazendo alguma atividade física com orientaçao;

Isso, com certeza, deveria aparecer nos jornais.

O artigo não ajuda muito, mas para os leigos é bom. Vou ver se esse cara tem alguns artigos legais... é difícil achar artigos em português de grande qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Siceramente, eu não li o artigos.

Mas eu ouvi hoje na rádio BandNews que a Anvisa liberou a creatina e os packs, só sob orientação médica e só para atletas.

Inclusive, durante a reportagem o reporter destacou que a creatina era proibida mas era facilmente achada no mercado informal.

Siceramente, eu não li o artigos.

Mas eu ouvi hoje na rádio BandNews que a Anvisa liberou a creatina e os packs, só sob orientação médica e só para atletas.

Inclusive, durante a reportagem o reporter destacou que a creatina era proibida mas era facilmente achada no mercado informal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que mandar fazer uma camisa escrito isso ai e sair desfilando pra ver se param de falar merda. Mas melhor ficar quieto, se até num artigo de algo que acho q é uma revista de quimica tinha uma tirinha q eles querendo ou não é preconceituosa com suplemento alimentar (no caso, o cromo), então imagina o que falariam da creatina.

biaggio.jpg

Engraçado que o artigo é bom :)

Editado por valtin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...