Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudo - Ativação vs. desenvolvimento muscular


Torf

Posts Recomendados

Publicidade

1 hora atrás, Schrödinger disse:

Isso aqui eu achei esquisito, até por ser meio contrario ao senso comum. No mínimo é polêmico:

 

14.jpg

 

Nos estudo abordado nesse post do Chris Bersdsley no blog do Bret Contreras ele aponta esse estudo onde encontraram justamente o oposto: a ativação do glúteo aumenta com a profundidade.

 

https://bretcontreras.com/best-squat-depth-for-glute-activation/

 

Mas o que certamente não é polêmico é que agachamento profundo promove melhor desenvolvimentos dos glúteos.

 

 

Também já tinha visto estudos que citam isso,na verdade foi por causa deles que decidi fazer agachamento profundo

 

8 horas atrás, RenanTrz disse:

 

Não adiantaria. Tem gente que vai pra academia só pra fazer graça. Um personal (da academia) quando percebe que o sujeito é desses, só dá corda. 

A maioria só liga para o dinheiro no bolso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, escan0r disse:

Então. Meio agachamento pode ser quando eu estou com o quadril em cima (joelhos estendidos) ou quando estou com o quadril em baixo (bunda até perto do calcanhar). Em baixo pega mais glúteos, com certeza

Meio de agachamento seria cerca de 90°

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o maior problema ao se fazer agachamento profundo, é o fato de que a maioria das pessoas tem algum grau de encurtamento. Com isso há uma retroversão pélvica, que é extremamente prejudicial ao longo do tempo. Diria que, antes de apenas agachar fundo, deve se trabalhar mobilidade e alongamentos, principalmente dos adutores e posterior de coxa

Editado por Shadowify
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Shadowify disse:

Acredito que o maior problema ao se fazer agachamento profundo, é o fato de que a maioria das pessoas tem algum grau de encurtamento. Com isso há uma retroversão pélvica, que é extremamente prejudicial ao longo do tempo. Diria que, antes de apenas agachar fundo, deve se trabalhar mobilidade e alongamentos, principalmente dos adutores e posterior de coxa

Exatamente.

 

A um tempo atrás havia mandado um vídeo pro MBD analisar, ele falou exatamente isso, eu agachava até o chão, mas a retroversão começava um pouco depois de descer dos 90°.

 

Falou para mim trabalhar mobilidade do tornozelo, mobilidade torácica e fazer o trabalho e alongamento dos posteriores.

 

Enquanto eu não arrumasse isso, era para mim descer até onde iria começar a retroversão, que era um pouco abaixo de 90°, ainda tem muito a melhorar, ainda mais que não estou na acadêmia no momento, mas só de trabalhar a mobilidade do tornozelo já senti que posso ir mais fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acho que encurtamentos sejam o problema principal da maioria das pessoas que faz retroversão (eu fazia muita retroversão e briguei bastante tempo com isso). Os ísquios não interferem nisso, apesar de todo mundo falar isso. Não adianta alongar o posterior que não vai melhorar a retroversão.

 

A questão é de mobilidade e não de flexibilidade (pode ter algum problema de flexibilidade, mas o mais comum é ser mobilidade mesmo). Mobilidade é conseguir fazer força em determinadas posições. Então é conseguir ativar os músculos necessários pra ficar com a postura correta na parte baixa do agachamento e isso inclui glúteos, eretores, adutores, abdome... 

 

Não existe nada melhor pra melhorar a mobilidade do agachamento do que agachar. Alguns exercícios que ajudam muito são agachamento com excêntrica lenta e agachamento com pausa. Esses dois exercícios vão fazer melhorar a propriocepção e o entendimento do que tem que ser ativado durante o movimento de agachar.

 

Claro, fortalecer o core pode ajudar bastante. Outros trabalhos paralelos pra abrir o quadril e soltar os tornozelos também ajudam. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agacho profundo e só melhorei o agacho e consegui aumentar cargas depois disso. Coloco a barra de apoio no mais baixo pra mim, faço um agacho sem peso pra conferir esta altura, e mando ver nos agachos até quase bater nesta barra de apoio.

Vendo vídeos de powerlifters e levantadores de peso olímpico, comecei a copiar os alongamentos e trabalhos de mobilidade deles (pra quadril e tornozelo). Foi a melhor coisa que fiz há uns anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...