Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Musculação e discopatia degenerativa discal


NewbieTrack

Posts Recomendados

Senhores, acabei de voltar do médico após a entrega de exames, descobri que estou com uma discopatia degenerativa discal em L5-S1. Por decisão própria, decidi que não farei mais nenhuma atividade com impacto (corrida, futebol, tênis etc), pois era nessas atividades que sentia a pressão na lombar. As únicas vezes que senti dores na lombar na academia foi quando eu exagerava na ponte do supino para levantar mais peso (isso já faz um bom tempo).

 

O médico disse para eu evitar exercícios que sobrecarreguem a lombar... Minha pergunta é, alguém aqui que tenha o mesmo problema que eu, como reajustou os treinos? Aquele cinto que os atletas usam para agachar, é eficaz para preservar a lombar? Exercícios de fortalecimento ajudam? Quais fazer? 

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

59 minutos atrás, NewbieTrack disse:

Senhores, acabei de voltar do médico após a entrega de exames, descobri que estou com uma discopatia degenerativa discal em L5-S1. Por decisão própria, decidi que não farei mais nenhuma atividade com impacto (corrida, futebol, tênis etc), pois era nessas atividades que sentia a pressão na lombar. As únicas vezes que senti dores na lombar na academia foi quando eu exagerava na ponte do supino para levantar mais peso (isso já faz um bom tempo).

 

O médico disse para eu evitar exercícios que sobrecarreguem a lombar... Minha pergunta é, alguém aqui que tenha o mesmo problema que eu, como reajustou os treinos? Aquele cinto que os atletas usam para agachar, é eficaz para preservar a lombar? Exercícios de fortalecimento ajudam? Quais fazer? 

 

Agradeço desde já.

Tenho hérnia discal L4/L5, é só não faço agachamento e terra, fiz muita fisioterapia, foram anos e nunca estava 100%. Por insistência do fisioterapeuta e de um outro médico entrei no mundo da musculação, aos 45 anos de idade, para fortalecimento muscular, e hj raramente sinto alguma dor. Não faço agachamento e terra, pois o "custo/benefício" do exercício pra mim não compensa, não consigo pegar/progredir carga por receio, psicológico não deixa. Sobre exercícios de fortalecimento, procura um fisioterapeuta, será de grande valia. O cinto ajuda, com certeza.

Em tempo... no começo, eu só fazia alguns exercícios específicos, com o tempo fui variando e como disse, só não agacho e terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive esse problema desde os 20 e poucos anos. 

Antes de mandar nos treinos, machuquei novamente e parecia um robô com o dedo na tomada 220,tomando choque a cada movimento. 

Após anti inflamatórios e corticoides, voltei. 

Não faço agachamento nem coisas de alto impacto. 

Vou te dar uma dica de ouro. 

Caso vc volte a ter dores mínimas, compre cataflan(genérico mesmo) e uma bolsa de água quente. 

Se tiver aqueles bules elétricos melhor ainda. 

Vc passa a pomada e logo após manda a bolsa no local. 

Fiz isso por vários dias pós treino. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foda que eu agacho há anos e nunca senti dor alguma. O problema é só com essas atividades de impacto, triste isso. 

 

3 horas atrás, kkmultes disse:

Seria indicado adicionar Fisioterapia ao menos por um tempo pra fortalecer, alongar e melhorar a região, e nisso você mesmo aprenderia formas de fortalecer a musculatura envolvida sem agredir...

 

2 horas atrás, ErnaneFoz disse:

Tenho hérnia discal L4/L5, é só não faço agachamento e terra, fiz muita fisioterapia, foram anos e nunca estava 100%. Por insistência do fisioterapeuta e de um outro médico entrei no mundo da musculação, aos 45 anos de idade, para fortalecimento muscular, e hj raramente sinto alguma dor. Não faço agachamento e terra, pois o "custo/benefício" do exercício pra mim não compensa, não consigo pegar/progredir carga por receio, psicológico não deixa. Sobre exercícios de fortalecimento, procura um fisioterapeuta, será de grande valia. O cinto ajuda, com certeza.

Em tempo... no começo, eu só fazia alguns exercícios específicos, com o tempo fui variando e como disse, só não agacho e terra.

Como é o trabalho do fisioterapeuta nesse caso? E como eu identifico um bom? 

O meu médico disse que só recomendaria uma fisioterapia se eu estivesse sentindo dores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Irmão, em 2010 desenvolvi hérnia de disco na L4-L5 e L5-S1. O médico tocou o terror falando pra nunca mais tocar em pesos e partir pra hidroginástica...

 

O fisioterapeuta que me tratou, após 2 meses de tratamento na fase aguda com remédios, em 3 meses me colocou no lugar e me ensinou a cuidar da lesão. Em 2014 cheguei a competir no bodybuilding ;) e hoje faço terra pesado, agachamento livre, remada curvada, militar press e tudo mais, então aí vai algumas dicas:

 

- Foque em ter um CORE extremamente forte, treinando abdominal de 2 a 3 x por semana com boas cargas e faça exercícios como prancha e stomach vacuum de vez em quando;

- Ao contrário do que a maioria pensa, não utilize cinturão em treinos que exigem do CORE (terra, agachamento, remada curvada, cavalinho, etc...) para fortalecer seu quadrado lombar até virar uma rocha junto com a musculatura abdominal e o transversal;

- Em exercícios que não exigem tanto do CORE, pode utilizar SIM cinturão pois o mesmo tem mais funções que a galera não manja, como a compressão das vísceras e aliado a um bom controle neuromuscular da região, fica magnífico o resultado. Então SIM, tenha um bom cinturão!

 

Hoje aprendi a conviver com desconfortos durante o dia, não me afetam mais e trabalho muito alongamentos diários para o bem estar e mobilidade. Tenho 28 anos e estou no auge da forma física

 

Qualquer dúvida só mandar mp ;)

Editado por Kracks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2020 em 17:51, NewbieTrack disse:

Senhores, acabei de voltar do médico após a entrega de exames, descobri que estou com uma discopatia degenerativa discal em L5-S1. Por decisão própria, decidi que não farei mais nenhuma atividade com impacto (corrida, futebol, tênis etc), pois era nessas atividades que sentia a pressão na lombar. As únicas vezes que senti dores na lombar na academia foi quando eu exagerava na ponte do supino para levantar mais peso (isso já faz um bom tempo).

 

O médico disse para eu evitar exercícios que sobrecarreguem a lombar... Minha pergunta é, alguém aqui que tenha o mesmo problema que eu, como reajustou os treinos? Aquele cinto que os atletas usam para agachar, é eficaz para preservar a lombar? Exercícios de fortalecimento ajudam? Quais fazer? 

 

Agradeço desde já.

Tenho alguns alunos com essa patologia na coluna e como qualquer outra precisa ser analisado caso a caso, entretanto, desde que faça um trabalho bem feito de fortalecimento e controle do core, tende a não ter problemas com praticamente nenhum movimento. Os alunos que atende fazem terra, agachamento com barra nas costas, saltos, sem problemas ou dores durante e nem depois dos treinos mas como disse, caso a caso.

A priore, pode começar com as variações mais básicas de pranchas, focando nos padrões anti extensão, anti flexão lateral, anti rotação, anti flexão, para aprender a estabilizar o centro do corpo de forma mais eficiente mediante exposição a forças externas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...