Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quais características demográficas e geográficas infleunciam no nível de violencia de uma cidade?


Sabrine crystal

Posts Recomendados

Tenho essa curiosidade, eu assisto muito o Brasil urgente e desde crianca sempre ouvi falar que aqui no Brasil as cidades mais populosas sao mais violentas(ou pelo menos aparecem mais nos noticiários), como Rio de Janeiro ou Sao Paulo. Mas isso é realmente verdade?

Mas é possível uma cidade simples e pequena ser mais violenta do que uma cidade populosa e densa? Se sim, quais fatores contribuiriam?

Um aspecto óbvio é que em uma cidade pequena existe menos policiamento e menos cameras de seguranca e menos gente também lógico, o que dá para o bandido mais oportunidades para cometer um crime violento. Pelo que assisto no Brasil urgente explosoes de bancos sao mais comuns em cidades menores por exemplo por causa desses detalhes.

 

O relevo também influencia? Aqui a cidade do Rio de Janeiro tem muitos morros aos quais muitas comunidades ficam localizadas. Isso inflencia na violencia e criminalidade de alguma forma? Posso deduzir que com comunidades nos morros a polícia se cansaria mais facilmente ao ter que subir ladeiras rs.

Mas e crimes cruéis como estupros e pedofilia  por exemplo? Em uma cidade pacata e deserta(tipo essas que parecem fazendas e sítios de tao simples e pacatas) um maniaco sexual ataca uma vítima e mesmo gritando ninguém pode escutar e nao deixar testemunhas por que poucas pessoas andam nas ruas nesses locais depois de uma certa hora. O mesmo raciocínio é válido para sequestro e outros crimes. Porém esses crimes sao causados por distúrbios mentais e nao por dinheiro ou qualquer outro motivo. Um estuprador nao estupra mulheres porque quer tirar dinheiro delas.

 

O clima tambem influencia? Países mais frios sao menos violentos que países de clima quente como a Colombia e o Brasil. Por que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Publicidade

Na real acredito que o principal fator que gera violência é a desigualdade social.

Pode observar, quanto maior for a desigualdade em um país mais violento ele será, vide o nosso querido Brasilzão. Cidades como o Rio de Janeiro apresentam isso desde a época da colonização em no início do séc. XIX, onde a bendita família real (de Portugal) foge para o Brasil (na época colônia de Portugal), o bixo tava pegando lá na Europa, então eles decidem vir pra cá.

Como deve imaginar, muitas pessoas que moravam na região central do Rio foram expulsas para dar lugar pra família real, assim começaram a surgir as favelas, não tem tanta relação com o relevo ou temperatura.

Geralmente os países do hemisfério norte são menos violentos pois são países ricos, que conseguiram investir em educação e em políticas públicas que ajudam a reduzir a violência, porém onde tem humano tem violência, nós somos uma espécie fdp :(

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o clima, me lembro de ter lido matérias que indicavam que há estudos que provam que o aumento da temperatura no clima tbm aumenta os índices de violência.

 

Pelo menos até 2019, as 3 cidades mais violentas do Brasil não eram as mais populosas. Eu não lembro o nome das cidades, mas nenhuma delas era capital. 

 

Acho que o relevo influencia muito, sim. Primeiro porque é bem mais difícil de invadir, já que os traficantes têm uma visão de cima e podem ver facilmente quem entra e quem sai (não precisam nem instalar torres). E tem essa questão que vc citou, é bem mais puxado fisicamente e deve ser bem mais difícil taticamente (imagine ter que trocar tiro estando em um terreno em declive, enquanto o inimigo está numa posição bem mais privilegiada e conhece o morro em todos os seus detalhes).

 

Por fim, sobre roubos a bancos, têm ocorrido muitos roubos a bancos em cidades pacatas do interior mesmo. Acho que é mais fácil de praticar em cidades pequenas do que grandes, mas creio que em cidades pequenas é mais difícil o "pós-roubo", porque os caras ficam mais em evidência e podem ser facilmente cercados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desigualdade social não significa nada e não serve de parâmetro para nada.

 

Sobre o tópico, acredito que cidades maiores são mais violentas por simplesmente demandarem mais poder da polícia para manter a ordem, sendo que a polícia não possui (e nem possuirá) poder para cobrir áreas muito grandes com eficácia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2020 em 23:00, randevu disse:

Na real acredito que o principal fator que gera violência é a desigualdade social.

Pode observar, quanto maior for a desigualdade em um país mais violento ele será, vide o nosso querido Brasilzão. Cidades como o Rio de Janeiro apresentam isso desde a época da colonização em no início do séc. XIX, onde a bendita família real (de Portugal) foge para o Brasil (na época colônia de Portugal), o bixo tava pegando lá na Europa, então eles decidem vir pra cá.

Como deve imaginar, muitas pessoas que moravam na região central do Rio foram expulsas para dar lugar pra família real, assim começaram a surgir as favelas, não tem tanta relação com o relevo ou temperatura.

Geralmente os países do hemisfério norte são menos violentos pois são países ricos, que conseguiram investir em educação e em políticas públicas que ajudam a reduzir a violência, porém onde tem humano tem violência, nós somos uma espécie fdp :(

 

A taxa de desemprego e pobreza e taxa de inflacao também influenciam? A República Democrática do Congo é um dos países mais pobres do mundo e a capital Kinshasa tem dados socioeconomicos precários entao essa cidade é mais violenta que o Rio de Janeiro por causa disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou de portugal, e pelo menos por aqui a violencia é maior em zonas desfavorecidas, tal como foi dito acima, as desigualdades sociais são o maior fator a meu ver. Apesar de portugal nao ser um pais muito violento em comparação, nos ultimos anos temos assistido a uma escalada de crimes violentos, é cada vez mais frequente nas noticias aparecerem relatos/videos, tambem por causa das redes sociais e dos smartphones que registam tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...